Três caixas térmicas no gramado em frente a um grande tronco de árvore e a traseira de um carro antigo azul ao fundo

Se você curte passar o dia na praia, em acampamentos, na pescaria ou, ainda, se você preza por uma alimentação saudável, este artigo é para você. Hoje vamos falar de um item indispensável para essas situações. Se você pensou na caixa térmica, acertou!

Elas são ideais para manter bebidas e alimentos na temperatura certa, em lugares e situações em que não há uma geladeira à disposição. E com a evolução da tecnologia, é possível encontrar uma variedade enorme de modelos, com diferentes tamanhos, acessórios e funcionalidades.

Para facilitar sua decisão de compra, em meio a tantas opções, vamos ajudá-lo a entender o que é importante considerar antes de escolher a sua caixa térmica ideal.




Primeiro, o mais importante

  • A caixa térmica funciona como uma geladeira portátil e é fundamental para quem preza por uma alimentação saudável, prática e econômica. Para o perfeito funcionamento da caixa é preciso que o material seja de qualidade. Vamos mostrar como analisar esses e outros fatores para você comprar a caixa térmica ideal.
  • A ideia de que a caixa térmica só é usada em ocasiões especiais está ultrapassada. Mostraremos que este é um item útil inclusive no dia a dia.
  • Não confunda cooler com caixa térmica. Explicaremos as diferenças entres os dois e por que a caixa térmica é a melhor opção.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores caixas térmicas do mercado

Uma caixa térmica é útil não apenas para passeios, como também para o dia a dia. Pensando na importância desse produto, selecionamos os melhores modelos do mercado para que você tenha opção de escolha. Confira abaixo:

1º – Caixa Térmica Coleman 9 QT com Alça

A caixa térmica Coleman 9T é uma das menores, com capacidade para armazenar 8,5 litros. E, justamente por isso, é ideal para o dia a dia.

Com isolamento térmico de alta performance, este modelo é feito com matéria prima ecologicamente correta. Fácil de carregar, já que possui alça telescópica confortável, também tem tampa articulada

2º – Caixa Térmica Igloo Sport 5 Gallon Roller

Esta caixa térmica é maior e tem capacidade para 18,9 litros. Possui rodas largas, para maior estabilidade, e alça telescópica com travas, para facilitar o transporte.

O Igloo Sport 5 tem tampa com trava de segurança, para impedir vazamentos; torneira removível, para facilitar a limpeza; e alças laterais.

3º – Igloo Island Breeze

A caixa térmica Island Breeze possui capacidade para 41 latas de refrigerante, ou seja, 26 litros no total.

Este modelo conta com alça telescópica com trava para facilitar o transporte, além de rodas esportivas, duráveis e de rolagem suave.

4º – Caixa Térmica Termolar SUV

A Termolar Suv tem tecnologia diferenciada que conserva bebidas por até 24 horas e comidas por até 12 horas.

A alça deste modelo é reforçada e mais resistente. A tampa tem abertura deslizante com estojo para guardar seus pertences.

5º – MOR Glacial

A caixa térmica MOR Glacial possui capacidade para 70 litros, comportando até 109 latias de 350ml.

Por ser maior, é ideal para grandes grupos e famílias. Possui material mais resistente, durável e que conserva a temperatura por muito tempo.

A tampa é articulada e presa à caixa, para evitar contato com o chão. Este modelo também possui também porta lata na tampa e alça para o transporte.

6º – Caixa Térmica Igloo Quick & Cool

Este modelo é um dos maiores, com capacidade para 95 litros. Isso corresponde ao armazenamento de 145 latas de refrigerante.

A Igloo Quick &Cool possui tecnologia que mantém o gelo conservado na caixa por até cinco dias, mesmo em uma temperatura ambiente de até 32°C.

Com material externo e o forro resistentes ao sol, a manchas e odores, esta caixa inclui dreno para prevenir a perda de líquidos.

Guia de Compra

Seja para seu acampamento, para ir à praia ou simplesmente transportar seus alimentos para o trabalho, existe a caixa térmica ideal para suas necessidades. Se você procura aprender mais sobre elas, siga com a gente

Veremos todos os detalhes sobre esse produto indispensável para qualquer residência. Para que você faça sua compra de forma segura, vamos falar das diferenças entre a caixa térmica e o cooler, além de outros detalhes.

amigos sentados no tronco no acampamento no meio da floresta

A caixa térmica funciona como uma geladeira portátil, com isolante térmico em sua parte interna. (Fonte: Roman Samborskyi / 123RF.com)

O que é uma caixa térmica?

Você pode se perguntar: por que eu deveria ter uma caixa térmica? Não seria melhor comprar as bebidas e comidas na hora que eu precisar?

Nós podemos te responder de forma simples. Com uma caixa térmica você não apenas se abastece dos alimentos que deseja e os conserva de forma adequada, como economiza tempo e dinheiro.

Sem contar que, dependendo de onde você estiver, pode não encontrar estabelecimentos que vendam comida.

Mas se essas justificativas não forem o bastante, vamos lhe explicar em detalhes como funciona uma caixa térmica e porque você deveria ter uma.

A caixa térmica é uma espécie de geladeira portátil, com isolante térmico em sua parte interna.

Capaz de preservar bebidas e alimentos por até 12 horas, é um item essencial para quem passa o dia na praia, viaja para lugares remotos, passa horas em pescarias ou acampamentos.

O fato é que, pelo sistema de condicionamento e refrigeração é possível que você garanta alimentos e bebidas frescos e saudáveis mesmo quando não houver uma geladeira ou estabelecimento comercial por perto.

Falaremos sobre os fatores a serem observador antes de escolher sua caixa térmica, logo abaixo nos Critérios de Compra.

Por que você deve ter uma caixa térmica?

A caixa térmica, no entanto, não serve apenas para garantir a praticidade na hora do lazer e diversão.

Hoje em dia, com o retorno aos hábitos alimentares mais saudáveis, muitas pessoas preferem cozinhar suas próprias refeições.

E a caixa térmica entra como aliado para levar suas comidinhas com você seja para o trabalho ou faculdade, por exemplo.

Para isso existem as caixas térmicas menores e muito fáceis de serem transportadas.

Este é uma função cada vez mais comum já que a caixa térmica é a forma mais segura de manter suas refeições frescas até a hora do consumo. E, com isso, evitar o risco de uma intoxicação alimentar causada pelo calor, por exemplo.

Fato é que, de acordo com o Ministério da Saúde, anualmente são registrados cerca de 670 casos de intoxicação alimentar no Brasil. Geralmente causados pela má conservação dos alimentos.

Outra função especial da caixa térmica é a preservação adequada de vacinas e remédios.

Apesar de não ser é um produto que se use sempre no dia a dia, nem por isso você deve pensar que a melhor opção é ter uma caixa de isopor ou ainda uma caixa térmica muito barata.

Mesmo que você utilize a caixa térmica apenas nos fins de semana, feriados e férias, você precisa garantir a resistência, o bom funcionamento e a durabilidade da sua caixa.

Caso contrário, além de estresse e possíveis problemas de intoxicação alimentar você acabará tendo mais gasto para substituir sua caixa térmica por uma melhor.

Quais as vantagens e desvantagens da caixa térmica?

Já sabemos de algumas vantagens da caixa térmica. Este é um produto que mantém os alimentos e as bebidas frescos e saudáveis por até 12 horas o que, por si só, já vale a compra.

Também é um produto prático já que, por ser portátil, a caixa térmica pode ser levada para qualquer lugar.

Outra vantagem é que com o uso da caixa térmica, além de economizar com a compra de comidas – muitas vezes mais caras e menos saudáveis –, você também economiza na energia.

Até mesmo em casas de praia ou de campo, caso você decida passar apenas um fim de semana, sairá mais barato utiliza a caixa térmica do que a geladeira.

Sem contar que com a caixa térmica você terá tudo o que precisar sempre á mão, inclusive em um churrasco no clube ou num passeio de barco.

Mas, como diria o ditado, nem tudo são flores. Apesar de todas essas vantagens, a caixa térmica também tem alguns contras.

Um deles é que a caixa térmica não funciona sozinha. É preciso acrescentar gelo ao seu interior para manter a temperatura adequada. E isso pode significar um gasto extra, dependo do tempo que você utilizar a caixa.

Neste ponto, é importante garantir a qualidade do gelo, que deve ser feito com água potável.

Isso porque sempre existe o risco de o gelo derreter e entrar em contato com o alimento dentro da caixa.

Latas de cerveja e rodelas de laranjas imersas sobre gelo.

O gelo é a fonte principal de refrigeração na caixa térmica. Prefira o gelo feito com água potável para não haver risco de contaminar os alimentos. (Fonte: unsplash.com / Emiel Molenaar)

Para evitar qualquer tipo de contaminação e ainda economizar nos gastos, você pode fazer seu próprio gelo, utilizando garrafas pet já que o mais recomendável é usar pedras grandes de gelo.

Também por isso é importante considerar a organização da sua caixa térmica, que deverá ter espaço suficiente para acomodar o gelo.

Hoje é possível, inclusive, encontrar tutoriais no Youtube de como organizar sua caixa térmica. Dessa forma você consegue otimizar o espaço interno e garantir a forma correta de armazenamento para preservar seus alimentos.

Também é importante que você utilize potes pequenos e com travas, para que toda a comida fique bem protegida e o conteúdo não derrame dentro da caixa.

O vídeo abaixo é um bom exemplo de como você pode organizar o conteúdo na sua caixa térmica:

Outro ponto que pode ser considerado uma desvantagem é que, se a caixa for grande, pode ser mais difícil o transporte. Mas nós mostraremos logo mais que alguns modelos oferecem solução para isso.

Como vimos até aqui, a caixa térmica possui inúmeras vantagens.

Já o que chamamos de desvantagens são quase sempre cuidados extras que você deve ter para garantir o melhor funcionamento do produto.

Para que você possa, então, ter uma visão geral sobre este tema, confira abaixo a tabela de vantagens e desvantagens de uma caixa térmica:

Vantagens
  • Prática: pode ser levada a qualquer lugar
  • Versátil: pode armazenar comida pronta, comida fresca, bebidas, sorvetes, remédios e vacinas
  • Economiza energia
  • Garante alimentos frescos, evitando intoxicação alimentar
  • Economiza dinheiro com alimentos na rua, como na praia, por exemplo
Desvantagens
  • Pode ser pesada e difícil de transportar dependendo o tamanho
  • Requer cuidados extras para armazenar bem a comida em portes herméticos
  • Gasto extra com gelo, que deve ser de água potável
  • É preciso organização para acomodar gelo, alimentos e bebidas

Caixa térmica ou cooler?

É muito comum também que você se confunda entre a caixa térmica e o cooler, que são diferentes em termos de eficiência.

Mas é importante que você saiba que são dois itens diferentes quando falamos de eficiência térmica.

O cooler possui formato arredondado e é feito de material rígido na parte externa e tecido na área interna. Alguns são totalmente feitos de tecido e podem ser dobrados.

Por conta do seu material, o cooler possui menor poder de conservação da temperatura, é menos resistente e menos durável. Por isso, não é indicada para armazenar alimentos.

Já a caixa térmica é a opção que resiste mais ao tempo, condiciona melhor alimentos e bebidas e tem vida útil maior.

Caixa térmica vermelha, com tampa branca e duas alças laterais.

A caixa térmica é mais resistente, mantém a temperatura dos alimentos por mais tempo e é mais durável. (Fonte: ericlefrancais / 123RF.com)

Por conta do seu material mais resistente, a caixa térmica é a melhor opção se você quer um produto eficaz e de qualidade.

Além de também oferecer mais opções de tamanho e conservar a temperatura por até 12 horas.

Confira abaixo a tabela com as diferenças básicas entre uma caixa térmica e o cooler:

Caixa Térmica Cooler
Material Mais resistente e mais durável Menos resistente e menos durável
Conservação de temperatura Poder maior de conservação da temperatura Não conserva bem a temperatura

Quanto custa?

A variedade de modelos, tamanhos e tecnologias reflete também na variação dos preços das caixas térmicas.

Hoje é possível encontrar caixas térmicas cujos preços vão desde de R$ 6 chegando até R$ 1.500.

Como já dissemos neste artigo, o importante é garantir que sua caixa térmica seja feita de um material de qualidade, durável e que garanta o isolamento térmico.

O ideal é ter uma boa caixa térmica, de qualidade e durável. Para isso, talvez seja necessário desembolsar um pouco mais, mas com a certeza de que poderá ter uma caixa térmica por longos anos.

Para tanto, uma caixa térmica muito barata pode trazer surpresas desagradáveis. Por outro lado, você também não precisar comprar a mais cara.

Onde comprar?

Você encontra caixas térmicas em lojas de esportes de aventura e de pesca. Também é possível encontrar, em menor variedade, em lojas de departamento como Lojas Americanas e Ponto Frio.

No entanto, hoje em dia, a melhor opção de compra está nas lojas online como a Amazon e o Mercado Livre.

Nelas você encontra mais opções de marcas, modelos e preços mais variados. Além, é claro, de realizar sua compra do conforto da sua casa com apenas alguns cliques. E você ainda recebe o produto na porta.

Critérios de compra: Fatores para comparar antes de comprar sua caixa térmica

Antes que você decida qual caixa térmica comprar é importante saber que existem alguns itens fundamentais que as diferenciam umas das outras.

Nós queremos que você adquira um produto que atenda às suas necessidades e que tenha uma vida útil longa para você tirar o máximo proveito.

E, como existem diversos modelos, é normal que haja confusão sobre o tamanho ideal, os acessórios mais importantes e o tipo de material isolante.

Para esclarecer suas dúvidas, vamos mostrar os principais fatores que você deve observar antes de comprar sua caixa térmica:

  • Material Isolante
  • Capacidade
  • Sistema antivazamento
  • Tampas multiuso
  • Alças e rodas

Nos próximos tópicos vamos explicar cada um desses fatores para você possa fazer a melhor escolha.

Material isolante

Como já mencionamos, a caixa térmica é composta de uma parte interna com isolante térmico e uma parte externa.

Ambas as partes devem funcionar em harmonia, de modo que mantenham a temperatura interna adequada.

A parte externa é geralmente é feita de polietileno, uma resina plástica resistente ao impacto, temperaturas baixas e substâncias químicas.

Os especialistas sugerem que você opte pelas caixas de cor clara e branca. Isso porque, como a cor branca reflete melhor os raios solares, ocorre uma maior conservação da temperatura interna da caixa.

Já a parte interna da caixa térmica é geralmente feita de espuma de poliuretano, que é considerado um dos melhores isolantes térmicos.

Trata-se de um material que impede que a temperatura aumente ou diminua dentro da caixa. E é o que, junto do gelo, vai garantir a conservação de comidas e bebidas por longas horas.

Dica dos especialistas para avaliar se o produto é de alta qualidade: quanto mais branca for a parte interna da caixa térmica, melhor será a qualidade do material isolante.

Capacidade

Outro fator decisivo a se considerar antes de comprar sua caixa térmica é a capacidade de armazenamento.

Em geral, a capacidade deste produto varia de 5 a 150 litros. Mas a maioria dos fabricantes te ajuda nessa conta informando o número de latas que cada caixa comporta.

Uma caixa térmica com capacidade para 26 litros comporta 41 latas de refrigerante.

Lembre-se que você precisará de espaço para colocar gelo, além dos alimentos e bebidas.

Também é preciso avaliar o espaço que você tem disponível para guardar sua caixa quando não a estiver usando.

Tampas multiuso

Juntamente com o sistema antivazamento, a tampa de múltiplas funções pode te ajudar e muito.

Hoje é possível encontrar modelos que tem tampa com trava automática para reforçar a manutenção da temperatura interna, a conservação dos alimentos e tornar o transporte da caixa mais seguro.

Algumas tampas também são reversíveis, servindo de bandeja para apoiar latas e copos.

Casal mais velho sentado em frente a trailer de camping com caixa térmica ao lado.

As tampas podem ser multiuso, servindo inclusive como bandejas. (Fonte: Moodboard / 123RF.com)

Alças e rodas

Não deixe de observar se a sua caixa térmica possui alças e rodas. Esses itens vão facilitar sua vida na hora da locomoção.

A escolha do tipo de alça é pessoal. Os modelos mais comuns são equipados ou com duas alças laterais ou com apenas uma alça maior.

Já as rodas são essenciais principalmente se você optar por caixas maiores. Levar o produto cheio do carro até o local de uso pode ser uma tarefa muito complicada sem as rodinhas. Então, certifique-se que sua caixa possua essa facilidade.

Sistema antivazamento

É importante observar se o modelo de caixa térmica que você escolheu possui o sistema antivazamento.

Este é um recurso fundamental que reforça a preservação da qualidade dos alimentos e bebidas em sua caixa.

Já pensou perceber que o gelo derreteu e escorreu pelo seu carro no momento do transporte? Evite essa dor de cabeça garantindo que sua caixa tenha esse sistema.

(Fonte imagem principal: Andrea Church / FreeImages)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.