Na foto um homem olhando para o horizonte em um lugar alto vestindo uma calça jeans masculina.
Ultima atualização: 5 de novembro de 2019

Como escolhemos

15Produtos analisados

12Horas investidas

2Estudos avaliados

82Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje falaremos de uma peça que pode ser combinada com praticamente todos os itens do vestuário e que não pode faltar no guarda-roupa de qualquer homem: a calça jeans masculina.

Seja para o trabalho ou para o dia a dia, esse é um produto que tem como principal característica ser versátil. Ele está disponível nas mais diversas cores, tamanhos e modelagem e dificilmente você encontrará um homem que não possua uma dessas no armário.

Desde a sua criação, a calça jeans foi um sucesso, tornando-se uma peça que não conhece barreiras de tempo ou de diferentes modas. Se você está pensando em adquirir uma nova ou quer conhecer mais sobre, ela basta continuar conosco.




Primeiro, o mais importante

  • A calça jeans está disponível em diversas modelagens e as que mais se adaptam a todos os tipos de homens são a tradicional e a slim.
  • Antigamente, essa peça possuía um tecido mais rígido, porém atualmente ganhou em sua composição novas matérias-primas e já há modelos feitos 100% em algodão e com elastano, tornando-a mais macia, maleável e confortável.
  • A variação de preço de uma calça jeans é grande, mas é possível encontrar peças por um valor muito em conta.

Você também pode gostar:

Melhores calças jeans masculinas

A durabilidade e o conforto são duas características importantes que uma calça jeans deve ter. Para garantir isso, é essencial fazer uma boa escolha. Fomos então em busca dos melhores modelos para te ajudar nessa tarefa. Descobrimos que a tradicional marca de jeans Levi’s dispara no ranking com as calças mais bem avaliadas, confira quais são elas:

Guia de Compra

A calça jeans masculina é uma das peças do vestuário mais utilizadas. Ela é versátil e ideal para todos os momentos, podendo ser uma excelente opção tanto para ocasiões mais formais quanto para as informais.

Disponível em modelos que de adaptam a todos os gostos e tipos de corpo, essa é uma peça que todos os homens devem ter no armário e nesse guia de compra trazemos todas as informações sobre ela para te deixar ainda mais por dentro das suas características. Vamos lá?

Na foto um homem sentando em uma pedra com um violão.

A calça jeans é resistente e confortável, podendo ser utilizada nos mais diversos lugares. (Fonte: SplitShire / Pixabay)

Como surgiu a calça jeans masculina?

A história do jeans tem início na França quando marinheiros vindos de Nimes, na Itália, começaram a utilizar um tecido confeccionado com algodão e ligamento de sarja em suas calças. Na época essa matéria-prima foi chama de Denin, em referência ao local onde foi criada.

Porém, foi somente nos Estados Unidos que a calça jeans se desenvolveu e passou a ser o sucesso que é atualmente

O percursor dessa peça é Oscar Levi-Strauss, um comerciante alemão que percebeu que as roupas utilizadas pelos mineiros da região da Califórnia não eram adequadas para o tipo de trabalho que realizavam e decidiu buscar uma alternativa para a confecção de seus uniformes.

A empreitada começou com a produção de calças feitas de lona, material que Levi vendia para carroças. Porém, mesmo sendo resistente, o produto era pouco flexível, o que causava certas dificuldades e desconfortos aos trabalhadores.

Foi então que Levi passou a importar da Europa o Denin e o transformou em calças que possuíam três bolsos fixados por tiras.

A peça foi um grande sucesso, já que aliava resistência, durabilidade e conforto. Graças a isso ela passou a ser utilizada também por trabalhadores ferroviários e rurais e foi em 1873 que Levi Strauss e o alfaiate Jacob Davis patentearam o produto.

Esse primeiro modelo de calça jeans inventado ganhou o número de 501, que posteriormente entraria para a linha regular da marca Levi’s e que segue sendo produzido até hoje.

Calvin Klein foi um estilista que também entrou para a história da calça jeans masculina quando na década de 70 provocou polêmica ao adicionar a peça em um de seus desfiles nas passarelas.

Quais são as modelagens da calça jeans masculina?

Passados tantos anos desde a sua criação, a calça jeans masculina foi ganhando novos cortes, estilos e modelagens.

Justamente por isso essa é uma peça universal. Ela é capaz de se adequar a todo tipo de ocasião, estilo e conformação corporal.

O corte e o caimento são duas características que mais se modificam dentre os modelos de calça jeans masculina e abaixo você encontra quais são os mais comuns:

Straight ou Tradicional

Essa é a calça jeans de corte mais básico e universal, vestindo bem todos os tipos de pessoas. Nessa modelagem a calça não fica nem muito justa nem muito larga, se adequando às linhas do corpo.

A cintura é de tamanho médio e o modelo 501 da Levi’s segue esse padrão de corte.

Slim Fit

Esse é o modelo de calça jeans mais vendido atualmente. Muito confundido com o skinny, essa opção tem um corte mais ajustado ao corpo, destacando suas formas. É elegante e justa na medida certa.

Skinny

Sabe aquela calça jeans bem justa ao corpo? Essa é a skinny. Nesse tipo de modelagem a peça segue do cós até o final das pernas bem colada, lembrando uma legging.

É do tipo ame ou odeie, visto que tem homens que não usam de jeito nenhum e outros que só utilizam esse tipo. Porém, calças desse modelo pecam um pouco no quesito conforto.

 Na foto um homem de costas sentado em uma pedra olhando a paisagem.

Calças jeans skinny são mais preferidas por homens mais jovens. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Bootcut

Tendo um corte parecido com a straight, essa modelagem de calça jeans masculina ganha um caimento mais largo logo após o joelho. Ele foi desenvolvido pensando nos cowboys, que utilizam botas com calças.

É um bom corte para quem possui panturrilhas grossas, porém homens baixos devem evitar.

Loose Fit

Aqui entram as calças jeans mais largas e com menos caimento. Elas são muito utilizadas por rappers e costumam ser bem confortáveis, já que não “pegam” em lugar nenhum. Devem ser evitadas por homens mais baixos, porque acabam achatando a silhueta.

Jogger

Inspirada nos moletons, essa modelagem conta com um cós mais longo, dando um grande espaçamento entre a cintura e a parte que une as pernas da calça. Ela é mais estilosa e costuma ser bem confortável, visto que é confeccionada com jeans mais elásticos.

foco

Você sabia que usar uma calça jeans muito apertada pode causar problemas de saúde?

De acordo com os médicos, um modelo extremamente justo pode prejudicar a circulação sanguínea e, especificamente pensando nos homens, gerar orquialgia, que é uma dor crônica no testículo. Por isso, cuidado principalmente com os modelos skinny.

Quais as vantagens da calça jeans masculina?

A calça jeans masculina é uma peça do vestuário masculino extremamente versátil, que pode ser utilizada em diversas ocasiões. Elas combinam com o verão e o inverno, compromissos formais e informais e se adaptam a todos os estilos.

Outro ponto positivo é o conforto. Atualmente o jeans tem sido confeccionado com matérias-primas que dão a ele maciez e elasticidade, dando liberdade para utilizá-la nas mais diferentes tarefas.

Não podemos deixar de destacar que a durabilidade desse produto costuma ser alta. Se escolher comprar uma calça jeans de uma marca de qualidade, é quase 100% garantido que você terá aquela peça bonita e usável por muitos e muitos anos. Inclusive, se optar por um modelo mais clássico, ela será atemporal.

Uma desvantagem dessa peça está relacionada aos dias de calor. Normalmente calças produzidas com um jeans mais grosso costumam esquentar, e com isso são menos indicadas nas altas temperaturas.

Além disso, existem algumas ocasiões extremamente formais, como as que requerem trajes finos, em que elas não devem ser utilizadas.

No mais é só escolher a sua e aproveitar!

Vantagens
  • É uma peça versátil e atemporal
  • Fácil de ser combinadas com outras roupas
  • Ideal para diversas ocasiões
  • Alta resistência e durabilidade
  • Variadas modelagens e cortes
Desvantagens
  • Não combina com ocasiões que pedem um traje fino
  • Modelos com jeans mais grosso podem ser quentes

Em quais tons e lavagens a calça jeans masculina é produzida?

Mesmo que o jeans azul seja um clássico, conforme essa peça foi se popularizando as marcas passaram a investir em novos tons e lavagens para as calças, criando assim mais opções para o cliente final.

O jeans escuro ou sem lavagem é aquele no qual se encontram poucos detalhes e que tem um aspecto mais sério. Ele é ótimo para quem quer uma peça atemporal e discreta e costuma combinar bem com roupas sociais, além do fato de que dão o aspecto de que a pessoa é mais magra.

O jeans de lavagem média é aquele azul que não tem um tom nem muito escuro, nem muito claro. É extremamente versátil e diversos modelos de calça jeans são confeccionados nesse tom. Combina com variadas ocasiões e não pesam no visual.

Já o jeans claro é aquele que costuma marcar mais, seja o corpo ou na composição com outras peças. É um pouco mais novo do que os tons anteriores e não passa despercebido.

 Na foto um homem sentado de blusa branca e calça preta.

Calças de jeans azul escuro e pretas são as mais básicas. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Existem também outras tonalidades de calças jeans que ganham cores além do azul. As pretas, por exemplo, são clássicas, básicas e atemporais, combinando com todos os tipos de ocasiões e pessoas.

As brancas, muito utilizadas por profissionais da área da saúde, nos últimos anos acabaram indo para as ruas e são ótimas para quem busca um visual mais clean.

Já as coloridas podem ser um destaque na roupa e se combinadas com peças que conversem com o tom da calça criam ótimos looks.

Em quais situações os homens não devem utilizar uma calça jeans?

A calça jeans é uma peça com tantas vantagens que muitas vezes se tornam um item padrão do vestuário e acabam sendo utilizada para todos os momentos. Porém, mesmo sendo muito versátil, existem algumas ocasiões em que ela pode não ser a escolha mais acertada.

Os casamentos são um exemplo. Quando falamos em cerimônias mais formais, o terno é a melhor opção e se pensarmos nas que acontecem na praia ou no campo pode-se optar por calças de linho ou alfaiataria.

Em alguns ambientes de trabalho elas também podem não ser uma boa opção, principalmente se falarmos em escritórios de advocacia. É comum que pessoas que trabalham nessa área usem apenas terno durante o dia a dia de trabalho e não vale a pena ir contra as regras e colocar uma calça jeans.

Para a prática de atividades físicas essa peça também não é uma boa escolha. O ideal para esse tipo de exercício é utilizar peças leves e soltas e por mais que existam modelos de calça jeans muito confortáveis elas são mais grossas e podem prejudicar os movimentos.

Quanto custa?

Quem não liga muito para marcas pode se beneficiar bastante com calças jeans mais em conta. Há opções à venda por um preço inicial de R$ 20, porém vale sempre a pena checar a qualidade do tecido em que ela é confeccionada, visto que se for muito fino a durabilidade pode ser menor.

Pensando nos modelos mais caros, existem opções de calças jeans que chegam a custar por volta de R$ 600. Normalmente essas são de marcas de renome e importadas.

Na foto uma prateleira de loja com algumas calças jeans.

Por ser produzida por muitas marcas, a calça jeans tem grande variação de preço e opções mais em conta são facilmente encontradas. (Fonte: Jarmoluk / Pixabay)

Onde comprar?

Em qualquer loja de roupa que venda produtos masculinos é possível encontrar pelo menos um modelo de calça jeans à venda.

Essa é uma grande facilidade desse produto e quem gosta de fazer compras em estabelecimentos físicos pode acha-lo na Renner, C&A, Riachuelo, Levi’s, Fórum, Damyller, Brooksfield, dentre outras.

Online há também uma grande gama de opções, sendo que sites como Amazon, Dafiti, Zattini, Americanas e Mercado Livre são alguns dos que comercializam essas peças.

Também é possível adquirir os modelos que elencamos em nosso ranking. Para isso, basta clicar no produto que você será direcionado ao site onde ele está à venda.

Critérios de compra: fatores para comparar os modelos de calça jeans masculina

Em meio a tantas opções escolher uma calça jeans pode não ser uma tarefa fácil. Porém, há algumas questões que se forem levadas em consideração podem fazer a diferença na hora da escolha.

Abaixo separamos todas elas e quando bater a dúvida basta pensar nesses critérios.

  • Tamanho e caimento
  • Modelagem
  • Cor
  • Efeitos e detalhes
  • Ocasião

Tamanho e caimento

É essencial escolher uma calça jeans que tenha um tamanho correto para garantir um bom caimento no corpo.

O mais importante nesse momento é checar se a cintura está bem ajustada e se não está sobrando pano em nenhum lugar. A não ser que você esteja adquirindo uma calça skinny, ela não deve estar muito justa nos joelhos e nas panturrilhas.

Outra questão de atenção está relacionada ao comprimento da calça, que muitas vezes não fica 100% correto. O ideal é que a barra encoste apenas encoste no sapato na parte da frente, nem fique muito acima dele, nem muito abaixo.

Naturalmente as barras das calças masculinas são ligeiramente mais curtas na frente do que atrás e na hora de fazer o ajuste isso deve ser respeitado.

Também é necessário levar em consideração quando falamos em calça jeans que esse é um tecido que pode facilmente ceder. Com isso, se você escolher uma peça que está um pouco mais larga do que deveria, saiba que com o uso ela pode acabar bem maior e isso pode não ser o desejado.

Um bom truque na hora de experimentar é agachar até ficar de cócoras, dessa forma, você já irá esticar um pouco as fibras e ver quanto o jeans vai ceder.

 Na foto um homem andando por uma calçada com calça jeans e sapato social.

Deixar a barra da calça jeans na altura correta é muito importante para ter um caimento correto da peça. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Modelagem

Quando falamos na modelagem da calça jeans é muito importante definir qual te agrada mais e valoriza melhor a silhueta.

Conforme explicamos mais acima existem diversas opções à venda e se você ainda não decidiu qual gosta vale a pena ir em uma loja especializada nesse produto e experimentar um modelo de cada.

Porém, existem opções que são mais indicadas para determinados tipos de pessoas e para te ajudar esclarecemos isso na tabela.

Modelagem Indicação de uso
Tradicional Pode ser usada por todas as pessoas. Não marca a silhueta e dependendo da cor pode alongar
Skinny Não é recomendada para quem tem ombros muito largos e pernas finas
Slim Pode ser utilizada por todas as pessoas, com exceção de quem tem pernas muito grossas. Também pode alongar a silhueta
Jogger Costuma ser mais justa nas panturrilhas e tornozelos e quem possui essas áreas mais grossas deve evitar
Loose Fit Não tem caimento e pode achatar a silhueta
Boot Cut Boa para quem usa botas ou tem panturrilhas mais grossas

Além disso, vale destacar que calças com bolsos mais volumosos, abas ou botões também alteram a silhueta, podendo fazer com que se pareça maior do que realmente é e isso não é o desejado por algumas pessoas.

Cor

A escolha da cor da calça jeans também é importante. Se você optar por modelos em azul escuro, médio ou preto terá peças mais básicas e que se não possuírem detalhes muito atemporais.

As opções mais claras em azul ou até mesmo o branco costumam ser um pouco mais marcantes e sujar com facilidade, portanto, dependendo da atividade que você realiza deve evita-las.

Falando nos modelos coloridos é importante saber que podem facilmente sair de moda e que são peças que chamam mais atenção, sem falar que deve-se pensar na hora de utilizar para não sair completamente colorido e com peças que não combinem entre si.

Efeitos e detalhes

Além da tonalidade e da modelagem é importante pensar nos efeitos e detalhes que a calça pode ter.

Quanto mais enfeitada a peça mais ela chamará atenção e se tornará informal. Rasgos, desgastes, dobras e amassados são comuns hoje em dia, porém na hora de adquirir uma peça com esse design é importante pensar que ela não combinará com algumas ocasiões mais sérias.

Pensando em efeitos o mais comum é o resinado, que deixa o jeans lembrando um couro. Essa pode ser uma boa opção para o inverno, porém não combina em nada com o verão.

Na foto um homem no meio de uma pista olhando um avião.

Calças jeans rasgadas são mais modernas e despojadas, podendo ser utilizadas em ocasiões informais e do dia a dia. (Fonte: Tobi / Pexels)

Ocasião

Ao escolher uma calça jeans deve-se pensar em qual é o seu intuito com aquela peça e algumas perguntas básicas podem te ajudar como: Eu quero uma calça para o dia a dia ou para o trabalho? Busco por um jeans atemporal ou mais moderno?

Se você está buscando um jeans atemporal ou para trabalhar deve pensar em peças com modelagem tradicional ou slim, elas combinam facilmente com diversas ocasiões, podem ser utilizadas com camisas e não são nem largas demais, nem justas demais. Em tons de preto e azul se tornam básica e simples de combinar com todas as roupas.

Quem quer algo mais moderno pode abusar dos rasgos e efeitos que estão super em alta, mas é importante saber que daqui a pouco essa moda pode passar. Pode-se dizer o mesmo das mais coloridas.

Fazendo essa análise fica mais fácil tomar uma decisão e comprar uma peça que realmente será bem aproveitada.

(Fonte da imagem destacada: Parth Piplani / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.