Imagem de uma mulher usando uma calça pantalona.
Ultima atualização: 24 de outubro de 2019

Como escolhemos

16Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja muito bem-vinda ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre a calça pantalona, um modelo clássico no guarda-roupa feminino. Com modelagem ampla e corte reto, a calça pantalona é uma peça elegante e versátil, pois pode ser usada em situações formais e informais.

A calça pantalona também é democrática, pode ser usada por mulheres de diferentes biotipos, basta escolher um modelo que valorize suas curvas. Quer saber mais sobre a tendência do momento? Continue lendo este artigo.




Primeiro, o mais importante

  • Você encontra a calça pantalona em diferentes tecidos: malha, jeans, linho, seda, cetim, algodão, entre outros.
  • A peça pode ser lisa, colorida, estampada, listrada ou texturizada. A escolha depende do estilo pessoal.
  • Você pode usar a calça pantalona para trabalhar, estudar ou passear. A peça também pode substituir o vestido em festas de formatura ou casamento.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de calça pantalona: Nossas recomendações

Embora a calça pantalona seja sinônimo de sofisticação, engana-se quem pensa que a peça só pode ser usada em combinações formais. Existem opções em diferentes modelagens e acabamentos, para diferentes ocasiões. Selecionamos algumas sugestões de compra abaixo:

O melhor modelo para trabalhar

Com caimento fluído e faixa de amarração na cintura, essa peça é ideal para montar um Office Look. A tonalidade rosada combina com blusas em diferentes texturas e cores. Este modelo é confeccionado em algodão e poliéster.

Um modelo versátil

Se você precisa de uma calça versátil, para usar em looks formais e informais, esse é o modelo ideal. A peça é confeccionada em tecido leve, na cor verde militar, com cintura alta, corte elegante, cinto removível, bolsos frontais e traseiros – apenas decorativos.

A opção ideal para eventos

Procura uma calça pantalona para usar em eventos, como festa de formatura ou casamento? Essa é a opção ideal. A calça é confeccionada em malha, possui shape ajustado na cintura e amplo nas pernas. A peça vem no tom Off White com listras verticais texturizadas.

Guia de Compra

A calça pantalona está nas vitrines das lojas, nos looks das fashionistas e em editoriais de moda. Também chamada de Wide Legs Pants, este modelo é elegante, moderno e versátil.

Se você deseja apostar em uma calça pantalona mas não sabe como usá-la, veio ao lugar certo. Neste Guia de Compra vamos falar sobre os diferenciais deste modelo, dar algumas dicas de como usá-la e como escolher o modelo ideal.

Mulher com calça pantalona listrada e blusa branca.

A calça pantalona está super na moda e é moderna, alegante e versátil. (Fonte: Aleksander Kaczmarek / 123RF)

Quais são as características da calça pantalona?

A calça pantalona possui corte reto, modelagem larga e ampla. É o modelo ideal para quem procura uma calça elegante, versátil e que promova a sensação de silhueta alongada.

foco

Você sabia que a calça pantalona é diferente da Flare? Embora muitas pessoas confundam os modelos, a calça flare é justa até os joelhos e depois alarga, enquanto a calça pantalona tem a modelagem folgada por toda a extensão.

Você encontra a calça pantalona em diferentes estilos, depende do tecido utilizado na confecção da peça, modelagem, tonalidade, estampa e detalhes – como cintos, botões e bolsos.

Versátil, pode ser usada em qualquer ocasião: Da combinação casual ao traje de festa. Basta escolher um modelo adequado à ocasião e combiná-lo com as peças perfeitas.

Outra característica interessante da calça pantalona é que a peça valoriza todos os biotipos: Mulheres magras, Plus Size, baixas e altas. Conheça todas as vantagens – e algumas desvantagens – da calça pantalona na tabela abaixo:

Vantagens
  • Valoriza todos os biotipos
  • Pode ser usada em looks casuais ou sociais
  • Você encontra modelos lisos e estampados
  • Pode ser usada com qualquer calçado
Desvantagens
  • Geralmente é necessário ajustar a barra da calça

Devo combinar a calça pantalona com qual modelo de blusa?

A calça pantalona deve ser usada com blusas mais justas. A combinação traz equilíbrio ao look. No entanto, você pode usá-la com blusa larga, mas deve acomodar a peça, acomodando uma parte da blusa dentro da calça.

Dica: Decote combina calças mais largas, como a pantalona, pois contrabalanceia o visual. Se não gostar de decote, você pode apostar em blusas de frente única ou com um ombro só, use a imaginação.

Como usar calça pantalona em looks casuais?

Para ocasiões informais, escolha uma calça pantalona despojada. Os modelos estampados são ideais para passeios diurnos, os modelos lisos combinam com passeios noturnos e os modelos metalizados ou com paetê são ideais para festas.

Você pode combinar a calça pantalona com um cropped para um look harmonioso – enquanto a blusa deixa a pele à mostra, a calça é discreta e larga – basta escolher uma pantalona de cintura alta.

Para sair à noite, ouse na textura ou paleta de cores. Você pode combinar a calça com um body ou corset, trazendo ainda mais sensualidade ao look.

Aprenda a montar looks com calça pantalona com ViihRocha, em seu canal no Youtube, que conta com quase 600 mil inscritos:

Posso usar calça pantalona para trabalhar?

Quer apostar na calça pantalona para montar um office look? Dê preferência a um modelo social – confeccionado em tecidos finos como linho ou seda – e combine com uma blusa de tecido nobre.

Você pode escolher um modelo com corte reto clássico, em estilo alfaiataria ou em estilo envelope. Combine com salto alto e acessórios delicados. Essa produção é ideal para mulheres com estilo tradicional.

Em dias frios, você pode combinar a calça pantalona com um blazer feminino de corte reto e modelagem justa, combinando com a cor da calça ou em uma tonalidade contrastante.

O que é calça pantalona envelope?

A calça pantalona envelope, possui amarrações sobrepostas e transpassadas, que adicionam ainda mais fluidez à calça. Geralmente esse detalhe é feito em modelos com tecidos mais estruturado.

Você encontra modelos de calça pantalona envelope em tecidos suaves e estampados e nos modelos de alfaiataria.

Imagem de uma mulher.

A calça pantalona em estilo envelope transmite leveza. (Fonte: Nicoletaionescu / 123RF)

A calça pantalona valoriza todas as mulheres?

A calça pantalona veste mulheres de todos os biotipos. O segredo é encontrar um modelo que valorize suas curvas, destaque os pontos que você deseja valorizar e disfarce as imperfeições.

Se você tem uns quilinhos a mais, evite as estampas, principalmente as grandes, que dão a sensação de volume (se os desenhos forem pequenos, tudo bem). Prefira os modelos lisos e dê preferência às cores escuras.

Dica: Para disfarçar a barriguinha, use uma blusa escura com uma calça pantalona clara. Para disfarçar o quadril, faça o inverso, ou seja, combine blusa clara com calça escura. Os modelos com vinco marcado ajudam a harmonizar a silhueta.

A calça pantalona também é perfeita para mulheres magras, com braços e pernas compridos. Nesse caso, aposte em um modelo com tecido encorpado, com texturas ou estampas, para causar a sensação de volume e quadril mais largo.

As mulheres baixas devem estar atentas à barra, o ideal é que seja um pouco mais estreita. Além disso, aposte na sandália de salto, principalmente os modelos em estilo plataforma ou Anabela. Deixe que a calça cubra quase todo o calçado, apenas a ponta deve ficar de fora.

Outras dicas para mulheres baixas são: Usar sapato nude – dá a sensação que as pernas são mais longas – montar looks monocromáticos (peças da mesma cor não criam divisão entre tronco e pernas) e com detalhes verticais.

Com qual calçado devo usar a calça pantalona?

Você pode usar a calça pantalona com qualquer calçado. Depende do seu estilo, só não esqueça de adequar o comprimento da calça com o calçado.

A calça pantalona combina com qualquer calçado.

Uma opção interessante é combinar a calça pantalona com um tênis casual, dessa forma, você consegue unir estilo e conforto no mesmo look. Nossa recomendação é apostar no tênis branco.

Você também pode usar calça pantalona com sandália, de salto ou rasteirinha. Se quiser usar com uma rasteirinha, deixe os dedos aparecer. Em casos assim, a barra deve estar um pouco acima da sola dos pés.

Outra opção é combinar a calça com um calçado mule. Se preferir usar salto, coloque uma calça que cubra maior parte do sapato, mas não arraste no chão.

Outra opção, menos usual, é combinar a calça pantalona com bota, principalmente no outono e inverno. Dica: Para valorizar ainda mais o calçado, use uma calça pantacourt.

Quais são as diferenças entre calça pantalona e pantacourt?

A calça pantacourt possui a mesma estrutura de uma calça pantalona, ou seja, corte reto e modelagem folgada, a diferença está no comprimento, que vai até o calcanhar ou termina abaixo dos joelhos.

Este modelo vem ganhando cada vez mais adeptas, pois confere personalidade e jovialidade ao look. Você pode montar combinações mais básicas, com tênis ou sandálias baixas, ou looks sofisticados com sapatos altos.

Imagem de uma jovem.

Você também pode dobrar a barra da calça pantalona e transformá-la em uma pantacourt. (Fonte: Vinicius Wiesehofer / Unsplash)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de calça pantalona

Tão importante quanto saber usar a calça pantalona, é saber escolher o modelo perfeito. Pensando nisso, preparamos alguns direcionamentos para que nossas leitoras acertem na compra:

  • Tecido
  • Lisa, estampada ou listrada?
  • Tamanho e comprimento da barra
  • Detalhes

Vamos detalhar cada um dos critérios ao longo desta seção.

Tecido

Você encontra a calça pantalona em variados tipos de tecido. Os modelos em linho são muito sofisticados. Com uma peça dessa, a mulher vai se sentir bem vestida e elegante. Ideal para ir a eventos sociais e festas.

A calça pantalona jeans é uma peça descontraída, ideal para quem quer se sentir à vontade. Pode ser usada em combinações elegantes, sem deixar de lado sua essência. Dica: Escolha um modelo de cintura alta e com poucos detalhes, dessa forma você pode usá-lo por várias temporadas.

Os modelos de malha são confortáveis e ideais para os looks casuais do cotidiano. Você encontra opções em várias tonalidades, com ou sem estampa. Este modelo também costuma ser mais barato.

Lisa, estampada ou listrada?

Você também terá que decidir se prefere uma calça pantalona lisa – nesse caso, escolha um modelo da sua cor preferida – estampada ou listrada. Quer encontrar o modelo ideal para o seu estilo? Confira a tabela que preparamos abaixo:

Lisa Estampada Listrada
Ideal para Criar um look sofisticado e sério Montar um look leve e alegre Para quem quer alongar a silhueta
Opções Variedade de cores Estampa floral, xadrez, étnica e animal print Espessura das listras varia de acordo com o modelo
Combine com Blusa lisa da mesma cor para um look monocromático, ou de uma tonalidade oposta Blusa lisa da mesma cor ou uma tonalidade próxima Sapato na cor nude

Em relação às cores, você tem como opção tonalidades tradicionais como o preto – dá sensação que você é mais magra – branco, azul marinho e cinza, ou cores vibrantes, como o amarelo, lavanda e living coral.

Tamanho e comprimento da barra

Apesar da calça pantalona ser larguinha, você deve escolher uma peça do seu tamanho, nada de comprar um número acima, pois a cintura – que pode ser média ou alta – deve ficar certinha.

Além disso, comprar a calça pantalona em um número maior não é necessário, porque a modelagem da peça é naturalmente larga.

A barra da calça nunca deve encostar no chão.

No entanto, é preciso estar atento ao comprimento da calça pantalona, que tem uma proporção ideal. A barra da calça nunca deve encostar no chão e o ideal é que deixe uma parte dos pés para fora.

Dica: Se o modelo que você comprou está com a barra grande, vá a uma costureira e peça para ajustar.

Imagem de uma pessoa vestida com uma calça social.

A barra da calça pantalona não deve arrastar no chão. (Fonte: Dellon Thomas / Pexels.com)

Detalhes

Quando for escolher a calça pantalona, esteja atenta aos detalhes. Você encontra modelos com cintos, fivelas, bolsos laterais, zíper frontal, vincos, botões laterais, laço para ajustar ou decorativo e cinto de tecido.

Alguns modelos também contam com uma fenda lateral em uma ou nas duas pernas. Também há modelos com transparência – analise se a região do bumbum e pelve possui forro.

(Fonte da imagem destacada: soloway / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.