Imagem de mulher utilizando uma calcinha absorvente estampada.
Ultima atualização: 29 de outubro de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o site onde você encontra as melhores análises de produtos para saúde e bem-estar. Nesse artigo vamos falar da calcinha absorvente e como incorporá-la em sua rotina.

Nos últimos anos houve uma preocupação crescente com o meio-ambiente e formas de preservá-lo, evitando o desperdício e adotando opções mais sustentáveis. A calcinha absorvente segue essa onda. Veja mais detalhes.




Primeiro, o mais importante

  • A calcinha absorvente é uma ótima opção para mulheres que tendem a sofrer de alergias e irritações da pele, já que seu tecido é mais macio e livre de tantos produtos químicos.
  • É extremamente importante higienizar corretamente a calcinha absorvente para evitar a proliferação de germes e bactérias que podem causar doenças.
  • Além do tamanho, é importante conhecer bem seu fluxo menstrual e escolher o modelo de acordo para evitar vazamentos.

Você também pode gostar:

As melhores calcinhas absorventes: Nossas recomendações

Diferente dos absorventes tradicionais, as calcinhas se adaptam naturalmente melhor ao corpo, oferecendo muito mais conforto. Além disso, eles são reutilizáveis. Veja abaixo alguns modelos que estão disponíveis no mercado.

O melhor modelo para mulheres com fluxo leve

Com modelo de tanga, essa calcinha absorvente é perfeita para mulheres com o fluxo menstrual leve. Ela é confeccionada em material respirável e de secagem rápida, além de ser antibacteriana e impermeável, evitando manchas no tecido.

A calcinha absorvente para as mulheres que não abrem mão do estilo

Esse modelo se destaca por ser extremamente discreto, passando naturalmente por uma calcinha comum. Além do conforto, seu tecido extremamente leve e macio combina propriedades absorventes, indicada para fluxos leves e moderados.

O modelo indicado para todas as situações

Projetada para suportar dos fluxos mais leves aos mais intensos, essa calcinha absorvente da Herself se destaca por ser antifúngica e antimicrobiana, o que ajuda a evitar odores indesejáveis. Ela ainda pode ser usada tranquilamente por até 12 horas antes de precisar ser lavada.

Guia de Compra

Uma coisa é certa, a menstruação acompanha as mulheres por boa parte de sua vida. Você já passou por um momento em quantos absorventes descartáveis vão para o lixo todos os dias?

As calcinhas absorventes buscam reduzir esse impacto, além de oferecer um produto muito mais confortável e higiênico sem abrir mão do estilo. Para mais detalhes sobre o produto, confira nosso Guia de Compra.

Imagem de mulher utilizando uma calcinha absorvente.

Muitos modelos de calcinha absorvente são maiores e mais confortáveis, mas você pode encontrá-las em vários estilos. (Fonte: Divulgação / Pantys)

Como utilizar uma calcinha absorvente?

A forma de utilização é muito semelhante à de uma calcinha tradicional, já que a grande diferença entre eles é a parte forrada designada a absorver e conter o fluxo.

Em caso de fluxos muito intensos, é recomendado usar a calcinha com um absorvente.

Conhecer bem o seu fluxo é a melhor maneira de escolher o modelo mais adequado. O mais importante aqui é lembrar-se de não a utilizar por períodos superiores a 12 horas e higienizá-las adequadamente para evitar odores, manchas ou até mesmo problemas a sua saúde.

Em caso de fluxos muito intensos, os fabricantes recomendam que a calcinha seja usada em conjunto com um absorvente, externo ou interno, ou até mesmo um coletor menstrual.

Quais as vantagens e desvantagens das calcinhas absorventes?

As calcinhas absorventes têm ganhado destaque por serem reutilizáveis, mas elas também são mais confortáveis do que os absorventes tradicionais. O tecido costuma ser mais leve e causar menos problemas de alergias e irritações.

Porém, existem algumas desvantagens. O preço de entrada costuma ser alto, já que elas são caras e você vai precisar mais do que uma. Algumas vezes pode ser necessário realizar a troca ao longo do dia e o tecido pode acabar manchando com o tempo.

Vantagens
  • Elas são reutilizáveis
  • São mais confortáveis do que absorventes tradicionais
  • O tecido costuma ser mais leve e confortável
Desvantagens
  • O preço de entrada costuma ser alto
  • Talvez seja necessário trocar de calcinha ao longo do dia
  • O tecido pode acabar manchando com o tempo

As calcinhas absorventes podem substituir os absorventes descartáveis em minha rotina?

Sim, e esse é um dos grandes atrativos das calcinhas absorventes. Elas não são apenas ótimas para cumprir seu propósito de conter o fluxo menstrual com segurança, mas também ajudam a diminuir o impacto sobre o meio-ambiente.

É claro, adotá-las exige uma certa logística. Em primeiro lugar, é preciso adquirir alguns modelos para ter uma ou duas calcinhas sempre limpas e prontas para a troca. Você pode ir se adaptando com o tempo, conforme adquirir o número ideal para seu ciclo menstrual.

Além disso, é importante lembrar-se sempre de carregar uma calcinha limpa com você sempre que estiver fora de casa, seja a lazer ou durante o trabalho. Embora alguns modelos resistam até 12 horas, pode ser necessário realizar a troca com maior regularidade.

Nesses casos, também é sempre bom ter lenços umedecidos para realizar uma higienização rápida entre as trocas.

Mulheres com lingerie.

As calcinhas absorventes são feitas para serem usadas durante o fluxo e diminuem o impacto ambiental. (Fonte: Anna Bizoń / 123RF)

Como higienizar a calcinha absorvente?

Há várias formas de higienizar a calcinha absorvente. Você pode fazer isso no tanque, com ajuda de um sabão neutro ou até mesmo na máquina de lavar com uma programação dedicada a roupas íntimas ou tecidos mais suaves.

Muitas mulheres também têm o hábito de lavar as calcinhas durante o banho, o que também pode ser feito. De preferência, utilize um sabonete neutro ou até mesmo o sabonete íntimo de sua preferência.

Depois de estar bem limpa e sem manchas, deixe secar em um ambiente com sombra para não desbotar o tecido e, de preferência ao ar livre para que o tecido possa respirar bem.

As calcinhas absorventes podem manchar?

Infelizmente, sim. Principalmente em modelos com cores mais claras. Muito em função disso, muitos fabricantes optam por cores mais escuras. Mas não há motivo para desespero.

Em caso de manchas, você pode deixar a calcinha de molho e até mesmo usar um removedor de manchas. Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante para não danificar o tecido.

Qual a importância de produtos reutilizáveis para a preservação do meio-ambiente?

Os seres-humanos são responsáveis por uma quantidade imensa de lixo que nem sempre é descartado de maneira adequada e que muitas vezes acabam prejudicando o meio-ambiente.

Os produtos descartáveis estão entre os principais vilões, entre eles, os absorventes.

Por isso é tão importante reduzir os danos causados, e isso começa com pequenos atos, como adotar uma calcinha absorvente, um produto reutilizável e de alta durabilidade.

Melhor ainda quando esses produtos podem ser reciclados e reutilizados pela indústria, reduzindo a necessidade de matéria-prima. Veja o vídeo abaixo para ver se vale a pena o investimento.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar uma calcinha absorvente

Quando se trata de sustentabilidade e conforto, não há dúvidas de que as calcinhas absorventes são uma ótima escolha e você pode começar a incorporá-las em sua rotina hoje mesmo.

Mas, antes de realizar a compra, é importante estar atento a alguns fatores para ter certeza de que você está escolhendo o modelo que mais vai se encaixar com seu corpo e dar conta do fluxo menstrual.

  • Material
  • Tamanho
  • Cores e estampas
  • Estilos

Depois de ler com atenção cada um dos tópicos abaixo, você estará pronta para adotar as calcinhas absorventes e abrir mão de vez dos produtos descartáveis.

Material

As calcinhas absorventes podem ser feitas em vários materiais, tanto naturais quanto sintéticos. Em muitos casos, há uma combinação entre eles. Os mais comuns são o algodão, poliéster, polipropileno e polietileno.

Para garantir seu poder de absorção, o mais comum é usar uma mistura de gel absorvente, pasta de papel branca e polipropileno não tecido. É importante conhecer bem esses materiais, pois isso pode influenciar no método de lavagem e conservação da calcinha.

Em caso de alergias, é bom conhecer bem seu histórico e optar sempre por materiais atóxicos e dermatologicamente testados para evitar riscos a sua saúde.

Imagem de mulheres utilizando calcinha absorventes de várias cores.

A calcinha absorvente deve proteger sem limitar os movimentos. (Fonte: Divulgação / Pantys)

Tamanho

Principalmente nas calcinhas absorventes, o tamanho é muito importante. Ela não deve ficar muito justa para não incomodar, mas também não pode ser muito larga para que não haja o risco de vazamentos. Veja abaixo uma tabela de tamanhos para se guiar.

Tamanho Manequim Quadril (cm)
PP 32 – 34 75 – 85
P 36 – 38 85 – 96
M 40 – 42 96 – 104
G 44 – 46 104 – 112
GG 48 – 50 112 – 120
XG 50 – 52 120 – 127
2XGG 52 – 54 127 – 134

Cores e estampas

A maioria das calcinhas absorventes são fabricadas em tons mais escuros, já que isso ajuda a disfarçar melhor possíveis manchas. No entanto, muitos modelos têm dupla cobertura, com uma parte interna e outra externa.

Nesses casos é possível abusar de cores e estampas, já que a calcinha absorvente pode muito bem passar por um modelo tradicional. Além disso, os tecidos mais escuros podem dificultar a visualização do fluxo menstrual, tornando mais difícil notar irregularidades.

foco

Você sabia que as calcinhas absorventes, quando bem conservadas, costumam durar até dois anos?

Estilos

Por último, é possível encontrar calcinhas absorventes de vários estilos. Embora elas não se proponham a fazer o papel de lingerie sensual, elas também não precisam ser necessariamente enormes.

Desde tangas, modelos mais cavados até as calcinhas estilo shorts, o verdadeiro diferencial é a forragem que entra em contato com o fluxo, o que permite que os fabricantes abusem de modelos cheios de estilo. Assim as mulheres podem utilizá-las não só pelo conforto e praticidade, mas para melhorar a autoestima durante esses períodos.

(Fonte da imagem destacada: Yuliya Kosolapova / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.