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Ultima atualização: 31 de julho de 2019

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Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Aqui vamos falar sobre um suplemento alimentar muito importante para quem tem deficiência desse nutriente no corpo ou não o ingere na alimentação: o cálcio.

Tomar o cálcio como suplemento é uma forma de prevenir o aparecimento da osteoporose ou fraturas ósseas. A ingestão do cálcio em cápsulas é principalmente indicada para quem possui deficiência dele.

Aqui, vamos falar sobre os melhores cálcios à venda no mercado, os benefícios e desvantagens de tomar esse suplemento e no que você deve prestar atenção antes de fazer sua compra. Vem com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A suplementação de cálcio é muito útil para quem não consome a quantidade diária indicada. Porém, sempre consuma em conjunto com alimentos ricos em cálcio.
  • Existem diversos tipos de cálcio disponíveis no mercado, entre eles cálcios que também contém outros nutrientes como vitamina D, magnésio e zinco.
  • Nunca comece a suplementar sozinho! Sempre consulte um médico ou nutricionista, pois o excesso de cálcio pode causar danos no seu organismo.

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Melhores suplementos de cálcio: Nossas recomendações

Aqui vamos mostrar os melhores e mais populares suplementos de cálcio que estão à venda atualmente. Isso vai te ajudar a decidir qual é o melhor suplemento alimentar para você. Além do mais, ao longo desse Guia você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre esse suplemento. Fique agora com a lista continue com a gente até o fim!

O suplemento de cálcio mais bem avaliado

O suplemento de cálcio e magnésio da Now Foods vem em tabletes e cada pote conta com 250 unidades. Este suplemento é muito bem avaliado na internet no mundo inteiro, já que é distribuído para diversos países. Uma ótima opção para quem quer investir em sua saúde.

Excelente opção de cálcio com vitamina D3

Este suplemento mineral de cálcio 600 e vitamina D3 da marca Fitoway destaca-se no mercado por auxiliar a formação de ossos e dentes e também no metabolismo energético. É vendido em cápsulas e cada pote conta com 180 unidades.

Combinação de cálcio, magnésio, zinco e vitaminas

Este suplemento da BioVitamin conta com uma poderosa combinação entre cálcio, zinco e magnésio, além das vitaminas D e K. Uma junção verdadeiramente poderosa para aumentar sua disposição no dia a dia e trazer dezenas de outros benefícios.

Guia de Compra

Muitas pessoas, por motivos diversos, não alcançam a quantidade diária recomendada de cálcio. Por isso, a suplementação é uma boa alternativa para repor a falta dele no corpo, sempre, é claro, seguindo uma recomendação médica.

Aqui vamos falar sobre tudo que você precisa saber antes de comprar seu cálcio. As vantagens e desvantagens, no que prestar atenção, preços, onde comprar e o que você deve avaliar antes da compra.

mulher jovem sorrindo e ingerindo cápsula, ela está segurando a cápsula em uma mão e o copo de água na outra

É importante repor o cálcio que muitas vezes não conseguimos alcançar. (Fonte: puhhha / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens do cálcio?

Como vimos, para alcançar a quantidade diária recomendada de cálcio, muitas vezes a suplementação é necessária. Para mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70, essa quantidade é de 1.000 mg por dia.

Já para mulheres com mais de 50 anos e homens acima dos 70, a quantidade é 1.200 mg por dia.

A suplementação de cálcio é indicada para casos nos quais a quantidade ingerida é inferior às necessidades diárias. Para essas pessoas, o cálcio é indicado para a prevenção e tratamento da osteoporose. Além disso, ele diminui as chances de fratura óssea.

Mesa com uma garrafa de vidro e um copo de vidro cheios de leite. Há um canudo verde dentro do copo.

O cálcio dos alimentos é mais fácil de ser absorvido. (Fonte: Imoflow / Pixabay)

Mais um benefício do cálcio é que ele tem a função de transmitir mensagens no interior das células e fortificar a estrutura óssea.

Porém, há diversos alimentos que oferecem o cálcio necessário para seu corpo. Além do leite e seus derivados, vegetais como brócolis, peixes como sardinha e salmão, sucos e alimentos fortificados oferecem alta quantidade de cálcio.

Em um artigo em seu portal, o médico Dráuzio Varella explica que o suplemento só deve ser usado quando não ingerimos a quantidade recomendada.

Dráuzio VarellaMédico oncologista

"A rigor, a suplementação só está justificada nos casos em que a quantidade ingerida é inferior às necessidades diárias. O cálcio presente nos alimentos é absorvido com mais facilidade do que o dos suplementos."

Entretanto, a suplementação de cálcio também possui desvantagens. Ela pode facilitar problemas digestivos e aumentar o risco de cálculos renais. Quanto maior a dose, mais risco você corre.

O ideal é ingerir o cálcio apenas com orientação de endocrinologista ou nutricionista. Ainda assim, tome doses mínimas, divididas em pelo menos duas porções diárias.

Vantagens
  • Previne a osteoporose
  • Auxilia no fortalecimento da estrutura óssea
  • Algumas suplementações de cálcio possuem outros nutrientes
Desvantagens
  • O cálcio dos alimentos é mais facilmente absorvido
  • Pode causar problemas digestivos
  • Aumenta o risco de cálculos renais

Posso começar a suplementação de cálcio por conta própria?

É indispensável a ida ao médico ou nutricionista antes de começar a tomar a suplementação de cálcio. Isso porque ela pode trazer complicações se for tomada em excesso.

Além disso, a alimentação balanceada é muito importante para garantir que o cálcio será absorvido pelo seu corpo. Alguns alimentos inibem seu efeito.

Excesso de sal, café, refrigerantes, chocolate e gorduras são inimigos da boa absorção do cálcio. Se você não está tomando sua dose diária de cálcio, é muito importante evitar a ingestão desses alimentos.

O excesso de ferro e de proteínas também pode prejudicar a absorção. Isso acontece porque o cálcio e o ferro são absorvidos pela glute, e competem entre si para serem absorvidos. Além disso, o organismo gasta muito cálcio para processar a proteína.

Quanto custa?

Os suplementos de cálcio costumam custar preços bem acessíveis. A partir de R$ 10 é possível achar cálcios de pouca concentração e marcas menos conhecidas.

Alguns suplementos são mais caros, podendo chegar até R$ 700. Porém, esses são exceções. A maioria dos cálcios mais populares entre os consumidores custam cerca de R$ 50 para marcas nacionais e a partir de R$ 100 para as importadas.

Onde comprar?

Nas grandes farmácias e lojas naturais é possível encontrar a suplementação de cálcio. Se você quer comprar uma embalagem nas lojas físicas, procure na Drogaria Onofre, Drogaria São Paulo ou Drogasil.

Adquirindo online, é possível encontrar uma variedade maior de produtos. Os suplementos de cálcio estão disponíveis em lojas como Mercado Livre, Amazon e Lojas Americanas, além dos sites de produtos naturais.

https://www.instagram.com/p/BWIz_K-Atn7/

Critérios de compra: Confira as principais características para avaliar o cálcio

Existem diversas opções de suplementação de cálcio de várias marcas e tamanhos. Como escolher o ideal para você? Para começar, essas são as principais características que você deve avaliar antes de fazer sua compra:

  • Quantidade de cálcio
  • Tamanho da porção
  • Outros nutrientes
  • Marca

Vamos explicar porque cada um desses itens é importante na hora de escolher sua suplementação de cálcio.

Quantidade de cálcio

É muito importante, ao comprar seu cálcio, verificar a concentração de cálcio presente em cada cápsula. Porém, nem sempre a cápsula com mais concentração será a certa para você.

A quantidade ideal de cálcio ingerido deve ser de 1.000 mg por dia para mulheres de 19 a 50 anos e homens de 19 a 70 anos. Já para mulheres com mais de 50 anos e homens acima dos 70 anos, a quantidade certa é 1.200 mg por dia.

Porém, será necessário calcular o quanto você ingere através de alimentos. Um iogurte desnatado contém cerca de 480 mg de cálcio, o que já é praticamente metade da quantidade necessária diariamente para a maior parte da população.

Outros alimentos ricos em cálcio são espinafre, castanha do pará, feijão cozido, ameixas secas e brócolis cozidos. Confira a tabela de alimentos ricos em cálcio:

Alimentos Peso (mg) Cálcio (mg)
Iogurte desnatado com baixo teor de gordura 245 488
Leite desnatado 245 300
Iogurte integral 200 300
Leite integral 244 290
Espinafre cozido 95 140
Sardinha sem pele 100 84
Tofu 124 138
Castanha do pará 70 123
Feijão cozido 127 64
Ameixas secas 85 43
Brócolis cozido 85 42

Consulte-se sempre com um médico ou nutricionista antes de começar a tomar suplementação de cálcio, para verificar exatamente a quantidade que você precisa ingerir. O excesso de cálcio pode causar problemas como insuficiência renal e hipotireoidismo.

Tamanho da porção

Além de analisar a quantidade de cálcio, é necessário ler a tabela nutricional para verificar quantas cápsulas você precisará tomar para alcançar aquela porção.

Muitas vezes, no rótulo, você encontra grandes números como 1000 mg. Porém, ao analisar melhor a tabela nutricional, vê que seria necessário tomar 4 cápsulas para atingir esse valor.

Por isso, é essencial sempre verificar o tamanho da porção que deve ser ingerida antes de comprar seu cálcio, para verificar se realmente vale a pena o investimento.

Algumas embalagens vêm com 30, 60, 90 ou até 120 cápsulas, mas fazer o cálculo da durabilidade é importante para analisar o melhor custo benefício.

Outros nutrientes

Alguns cálcios vem com benefícios extras. Há suplementações de cálcio que também são fortificadas com vitamina D, magnésio, zinco, 2-Aminoetilfosfato, entre outros.

Antes de adquirir sua embalagem, leia sobre os benefícios de cada um desses nutrientes para ver se compensa. Porém, não se esqueça de sempre perguntar antes para seu endocrinologista ou nutricionista. Esses são alguns dos benefícios desses nutrientes:

  • Vitamina D: Manutenção dos ossos, estimula o sistema imunológico, melhora a saúde hormonal, reduz o risco de diabetes, melhora a saúde cardiovascular, beneficia a performance mental e auxilia na perda de peso.
  • Magnésio: Regulariza a pressão arterial elevada, previne o infarto do miocárdio, melhora a qualidade de ossos e dentes, auxilia no tratamento de asma e alivia enxaquecas.
  • Zinco: Ajuda a prevenir doenças crônicas, aumenta a imunidade, previne doenças cardiovasculares, regula o sistema endócrino, auxilia na saúde mental e combate os sinais de envelhecimento.
  • 2-Aminoetilfosfato: Auxilia nas funções da membrana celular, facilita a absorção de nutrientes e protege as células.

Marca

Há muitas marcas hoje que comercializam suplementação de cálcio. Porém, sempre procure pesquisar mais sobre as marcas antes de adquirir o seu.

Verifique as avaliações de outros consumidores para saber se aquela marca é confiável ou não. E, claro, sempre pergunte para seu médico ou nutricionista quais marcas você deve escolher.

(Fonte da imagem destacada: 1966666 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Gustavo Conceição Nutricionista
Na escola, Gustavo participava de todas as modalidades. Ele acabou não se tornando atleta profissional, mas manteve-se próximo do universo esportivo cursando nutrição e, depois de graduado, prestando consultoria a atletas de várias modalidades e clubes de futsal e vôlei pelo país. Pós-graduado em suplementação, compartilha online seu conhecimento sobre o que há de melhor em complementos alimentares.