Um calibrador de pneus eletrônico na mão de uma pessoa
Ultima atualização: 4 de maio de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil, hoje vamos ensinar a como comprar calibrador de pneus com mais vantagens. Aprenda a adquirir este importante acessório indispensável no porta-luvas de qualquer carro.

Se você pesquisou pelo produto já percebeu que existem diferentes versões de calibradores. Diante de tanta diversidade de escolhas apenas um pensamento surge na mente: Qual a melhor opção para comprar?

Calibradores são todos iguais e basta levar a promoção mais popular? Ou é melhor adquirir as produções um pouco mais custosas garantindo assim uma perfeita calibração? Veja as respostas destas e outras perguntas.




Primeiro, o mais importante

  • Calibrador de pneus moderno pode medir a calibragem em poucos segundos.
  • Algumas versões de calibradores funcionam para medir calibragem, inflar ou encher pneus.
  • Há modelos com leitores digitais maiores e funcionalidades adicionais como a memória que salva os dados da última calibragem, automaticamente.

Você também pode gostar:

Melhores calibradores de pneus: Nós recomendamos

Calibrador de pneus Vonder

Calibrador de pneu digital capaz de medir os resultados da pressão de ar em 3 segundos. Com 90 dias de garantia de fábrica, este acessório funciona usando uma bateria de lítio. O visor de fácil leitura apresenta numerações grandes muito fáceis de serem lidas. Este aparelho avisa via recursos visuais quando a bateria está fraca e precisa ser trocada.

Calibrador de pneus Western

O grande destaque do produto está no preço baixo, embora seja fabricado por uma marca bastante confiável. Com funcionamento específico para medir a pressão dos pneus, este modelo tem um formato de caneta. Trata-se de uma versão com funcionamento analógico. A medição acontece na régua que está presente no lado interno da produção. Este calibrador é muito durável, tendo em vista a composição de aço inox.

Calibrador de pneus Stels

O produto de apenas 3 quilos e compacto pode ser levado em qualquer carro sem problemas. Com somente uma produção você pode medir a pressão, encher ou retirar o ar dos pneus. Esta versão é ideal para a calibração de veículos leves, desde automóveis populares até bicicletas dos mais diferentes aros.

Guia de compra

Quando o pneu fura chega a hora de usar um estepe que em geral nunca está com a pressão adequada para ser utilizado de maneira segura.

Para evitar este problema muitas pessoas sempre possuem disponíveis no carro o calibrador portátil que pode medir a pressão ou encher o pneu reserva.
Veja algumas dicas para comprar este produto com mais benefícios ao seu bolso.

 Um homem trocando um pneu. O carro está levantado por um macaco. No chão existe uma parafusadeira elétrica

Aprenda a comprar o melhor calibrador de pneus para usar no sentido de medir até a calibração do estepe (Fonte: stux/ Pixabay)

O que é o calibrador de pneus?

Um calibrador de pneus é o acessório automotivo para medir os níveis de pressão dos pneus.
Por causa da capacidade de medição da calibragem esta peça tem o papel importante de garantir que os veículos tenham ótimas condição de tráfego.

Por exemplo, com uso do calibrador, ao garantir que os pneus estejam calibrados perfeitamente, o motorista pode trafegar usando menos gasolina, já que o motor não precisa ter o mesmo esforço para funcionar como quando o pneu está descalibrado.

É possível usar este produto para calibrar os pneus de bicicletas e automóveis de porte leve.

Como usar um calibrador de pneus?

Alguns calibradores devem ser conectados no pino do pneu para funcionar, diretamente. Já outras versões possuem uma mangueira usada para realizar a conexão.

Para saber qual é a calibragem ideal do seu veículo existem diversos fatores que podem influenciar: Peso, tamanho de carro, entre outros aspectos. Por isto vale a pena procurar qual deve ser a medição perfeita de acordo com o manual do veículo.

Coloque o calibrador no pneu. Veja se a calibragem está certa. Se existir muita pressão retire o ar. Caso haja pouca pressão coloque mais ar.

Observe como medir a calibração no seguinte vídeo:

Quais as vantagens dos calibradores de pneus?

Conhecer os pontos positivos e negativos do produto é um dos primeiros passos para ter sucesso ao comprar calibrador de pneus ou qualquer outro acessório automotivo.

Uma vantagem está nos preços, já que em versões analógicas dá para comprar das melhores marcas pagando valores populares. Por outro lado modelos digitais podem custar um pouco mais alto.

Este produto possui bastante capacidade para medir a pressão ou inflar pneus. A produção também se destaca por ser simples de levar para muitos lugares diferentes, cabendo com facilidade nos diversos espaços internos do carro.

Negativamente podemos dizer que as versões digitais apenas funcionam com perfeição quando possuem bateria. Também não devemos esquecer que estes produtos são muito frágeis, uma simples queda inviabiliza a utilização.
Abaixo veja com mais propriedade as vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Preços populares em versões analógicas
  • Bastante precisão nas medições
  • Fácil de levar no porta-luvas
  • Enche pneus
  • Infla pneus
  • Mede a pressão dos pneus
Desvantagens
  • Necessidade de bateria
  • Fragilidade
  • Preços superiores nas versões digitais

Qual o melhor tipo de calibrador de pneus?

Versões analógicas, digitais ou canetas, estas são as 3 principais formas de calibrador de pneus disponíveis. Algumas produções sevem melhor para quem deseja gastar o mínimo de dinheiro. Já outras se destacam pelas funcionalidades adicionais.

Conheça a seguir alguns detalhes dos tipos de calibradores de pneus:

Analógico

Em termos populares esta versão é a campeã. Ela possui preços médios e são simples de serem usadas. Interessante notar que tal aparelho tem bastante precisão, embora não necessite de baterias para funcionar.

Os marcadores de medição do modelo estão presentes na forma de relógio analógico, com cada número correspondendo a um tipo específico de pressão no pneu. Utilize esta versão para medir, inflar ou desinflar.

Um calibrador de pneus analógico

O calibrador de pneus analógico tem um visor redondo, normalmente (Fonte:/ Pixabay)

Digital

No aspecto tecnológico o calibrador de pneus digital se destaca, principalmente por causa da rapidez nas medições. Ele possui menos capacidade em PSI do que versões analógicas, normalmente.

O produto precisa de bateria para funcionar. Esta versão oferece recursos adicionais, inclusive a memorização da última medição para orientar melhor os motoristas e mecânicos.

Caneta

No formato de caneta o calibrador pode apenas medir ou inflar, ou seja, jamais pode ser usado para encher. Com pouco dinheiro você pode comprar uma versão das melhores marcas.

O medidor é analógico no formato de régua. Ao contrário das outras produções que possuem diversas opções de design, este calibrador portátil não apresenta muitas variações na forma, mudando apenas o material (plástico ou aço).

Veja mais sobre as diferenças dos modelos:

Calibrador de pneus analógico Calibrador de pneus digital Calibrador de pneus caneta
Sistema Analógico Digital Analógico
Bateria Não Sim Não
Velocidade na medição Média Alta Média
Velocidade para encher Alta Média Não enche
Peso Médio Médio Baixo
Preço Médio Alto Baixo
Compatibilidade Média Média Alta
Variação de design Média Alta Baixa

Quanto custa um calibrador de pneus?

O preço do calibrador de pneus pode chegar a até R$ 200, embora com apenas R$ 50 você consiga encontrar versões de marcas famosas. Modelos digitais são custosos e funcionam à base de bateria.

As edições menores e analógicas são populares pelos preços baixos. Calibradores de 3 funções (inflar, desinflar e medir pressão) são mais custosos. Produções que apenas retiram ar ou medem pressão custam valores inferiores.

Onde comprar um calibrador de pneus?

Lojas de departamentos e hipermercados são comércios físicos que vendem versões do calibrador de pneus, oferecendo mais modelos analógicos do que digitais. Alguns exemplos: Americanas, Leroy Merlin e Wallmart.

Modelos digitais e analógicos estão disponíveis com mais diversidade nas compras online. Sem sair da sua casa você consegue comprar em lojas virtuais seguras como Amazon Brasil, Shoptime ou Submarino.

foco

Você sabia que ao usar os pneus calibrados é possível aumentar a vida útil deles? Sem contar que também há ganhos de estabilidade e frenagem. Existe inclusive a vantagem da diminuição do efeito de aquaplanagem na pista.

Critérios de compra: como comparar os modelos de calibrador de pneus

Existem potentes calibradores nos postos de gasolina. Só que muitas vezes eles não geram o resultado da calibragem correta porque estão com problemas pelo vandalismo praticado por parte da população.

Para ter mais precisão nos resultados da medição muitas pessoas compram os calibradores de pneus portáteis. Veja a seguir alguns critérios que ajudam você a encontrar os melhores modelos conforme suas necessidades:

A seguir conheça as definições de cada critério:

Um calibrador de pneus grande em um posto de gasolina

Fuja da imprecisão dos calibradores de pneus de posto de gasolina ao aprender a comprar o seu calibrador portátil (Fonte: bernswaelz/ Pixabay)

Agilidade

Se você precisa de agilidade para medir calibragem dos pneus vale usar calibradores digitais, que também podem inflar conforme o tipo de modelo.

or outro lado, caso seu negócio seja mais economizar na compra sem se preocupar com a velocidade da medição é válido optar por versões analógicas.

Calibradores de pneus digitais medem a pressão em até 3 segundos, já os modelos analógicos demoram 5 segundos ou mais para medir.

Memória

Há algo em comum nas melhores versões digitais de calibradores de pneus: A função que denominada “memória”. Graças a esta funcionalidade você consegue registrar as últimas medições e consultar quando quiser.

A função de memória é ótima para quem tem ou precisa cuidar de muitos carros ao mesmo tempo, com atenção redobrada quanto à calibragem do pneu de cada automotivo.

Um calibrador encostado no bico de ar de um pneu.

Calibradores de pneu analógicos não possuem função memória (Fonte: Ian Allenden/ Pixabay)

Zerar

Versões um pouco mais custosas demoram menos tempo para zerar a marcação na medida da pressão.

Esta demora deve ser no máximo de 20 segundos. Se demorar mais do que isto para restaurar e preparar o modelo ao novo uso é recomendável procurar outras produções.

Marcações

Se você não possui uma vista muito boa, ou, quer garantir a visualização com qualidade é recomendado comprar um calibrador de pneus que possui marcações grandes dos ponteiros, números e traços.

Esta regra vale tanto para modelos digitais como analógicos.

(Fonte da imagem destacada: tesatool0/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.