Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre algo que proporciona muita felicidade para as crianças: a cama elástica. Agora, você vai ter acesso a um guia completo para que você faça a melhor escolha ao comprar a sua.

A cama elástica é o brinquedo dos sonhos da maioria das crianças e uma análise bem cuidadosa deve ser feita antes de adquirir este produto, para que ele ofereça a maior segurança possível para que as pessoas não se machuquem.

Neste artigo, você irá encontrar informações importantes que deve saber antes de adquirir uma dessas, além de uma listagem com os melhores modelos disponíveis na Internet.

Primeiro, o mais importante

  • Dentre as vantagens de ter uma cama elástica em casa, uma delas é que seus filhos irão se divertir e aproveitar melhor o jardim.
  • Uma cama elástica pode ser quadrada, redonda, oval ou retangular e cada formato proporciona diferenças nos saltos.
  • As características importantes de uma cama elástica são: tamanho, porta de segurança, proteção das molas, lona de salto, peso, montagem, durabilidade e acessórios.

Ranking: As 5 melhores camas elásticas

Quem nunca pulou em uma cama elástica? É diversão na certa. Esse brinquedo agrada até mesmo os adultos e pode ser diversão para a família toda. A seguir, você vai conferir uma lista com os melhores modelos disponíveis no mercado.

1° – Cama Elástica AX Esportes

[amazon box=”B07GT7KZB2″ description_items=”0″]

Essa cama elástica é uma excelente escolha, pois o seu sistema de montagem por encaixe facilita muito a instalação do equipamento na sua casa por conta própria.

Ela proporciona segurança, já que possui proteção para as molas laterais da cama elástica, além de uma rede de proteção em polipropileno. Ela possui 4 metros de largura e suporta um peso de até 150kg.

2° – Cama Elástica Mor

[amazon box=”B079J5Z817″ description_items=”0″]

O sistema de montagem por encaixe facilita muito a instalação deste equipamento. Esse modelo tem 3,70 metros de largura e suporta até 120kg. Sobre a segurança, uma porta que pode ser fechada com zíper garante que ninguém possa cair da cama elástica.

O fato de ter uma espuma de proteção no mastro de sustentação e também uma rede de proteção para as molas, garante proteção extra.

3° – Cama Elástica com Rede de Segurança

[amazon box=”B07957C35K” description_items=”0″]

Essa cama elástica possui uma estrutura que proporciona alta resistência para um peso total de até 150 kg. Sua dimensão de largura é de 4,27 metros.

Além disso, as molas são cobertas com uma espuma revestida em PVC, para que as crianças não corram risco de ter contato com as molas. A montagem por encaixe proporciona com que a instalação seja realizada facilmente e, além disso, ela acompanha ferramentas e um manual em português.

4° – Cama elástica com proteção lateral

[amazon box=”B07G7HM11M” description_items=”0″]

Essa cama elástica com proteção para as molas ajuda a evitar com que as crianças tenham contato com as molas durante os saltos. A rede de proteção também ajuda a proporcionar maior segurança durante os pulos.

Os mastros de sustentação dela também oferecem segurança já que possuem uma espuma que protege contra eventuais acidentes.

5° – Cama Elástica Multicolorida

[amazon box=”B07DNG821F” description_items=”0″]

Essa cama elástica tem 1,83 metros de largura e aguenta até 80 kg, e possui um protetor para as molas com espuma, além de uma lona de salto extraforte e sem emendas.

Uma rede de proteção muito resistente e com 130cm de altura também garante a proteção das crianças. O revestimento das hastes com isotubos blindados permite que os saltos sejam feitos com segurança, sem que as crianças possam se machucar caso haja contato com elas.

Guia de Compra

Veremos a seguir as vantagens desse equipamento, mas já podemos destacar que ele é uma excelente forma de tirar as crianças de dentro de casa e dar uma pausa nos eletrônicos.

Se você quer saber tudo sobre uma cama elástica, nesse Guia de Compra, vamos lhe mostrar como escolher o modelo mais seguro para suas crianças.

Imagem mostra duas crianças pulando em uma cama elástica pequena que possui tela de proteção.

A cama elástica proporciona um melhor condicionamento físico e auxilia na redução do estresse. (Fonte: Tatyana Tomsickova / 123RF)

O que é uma cama elástica?

A cama elástica, como o nome diz e todos sabemos, é um espaço fechado que conta com um material elástico onde, ao pular sobre, crianças e até adultos ganham impulso e podem alcançar alturas incríveis, dando a possibilidade da realização de manobras e giros diferenciados.

As camas elásticas surgiram juntamente com o circo, já que eles costumam improvisar uma rede de segurança. Com o tempo, percebeu-se que combinando essa rede de proteção com um sistema de amortecimento, os artistas poderiam se apresentar de uma nova forma.

foco

Você sabia que na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, o trampolim era utilizado como treinamento pelos soldados da marinha e aeronáutica?

Atualmente as camas elásticas são muito utilizadas em festas infantis e em casa, para divertir as crianças.

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma cama elástica em casa?

A principal vantagem de possuir uma cama elástica em casa é a diversão que seus filhos podem vivenciar com este equipamento. Afinal, as crianças atualmente estão muito propensas a ficar dentro de casa jogando vídeo game. Esse pode ser o incentivo que faltava para que seus filhos passem a aproveitar mais o tempo livre para brincar no jardim.

Além disso, atividades físicas, proporcionam um melhor condicionamento físico e auxiliam na redução do estresse. Crianças também estão sendo atingidas pelo estresse atualmente, por conta dos pais e da escola, e esse é um ótimo motivo para permitir momento de lazer aos seus filhos.

Como consequência desta atividade física, as crianças irão desenvolver sua flexibilidade. Quem sabe isso não leva a descoberta da paixão por um novo esporte, como a ginástica olímpica, por exemplo?

Dentre as desvantagens que um equipamento desses pode apresentar, estão a sobrecarga muscular que ele pode causar nas crianças. Até porque os pequenos têm uma tendência a exagerar nas brincadeiras, então é importante que utilizem a cama elástica com moderação.

As brincadeiras na cama elástica não são adequadas para menores de cinco anos, já que eles ainda não possuem o equilíbrio necessário para dar saltos, e isso pode ocasionar lesões.

Outro fator de risco é quando crianças de idades e pesos diferentes querem brincar juntas na cama elástica. A criança mais leve pode ser lançada para mais longe, e como consequência pode se machucar.

Vantagens
  • Diversão
  • Redução do estresse
  • Melhora a condição física
  • Estimula a flexibilidade
Desvantagens
  • Sobrecarga muscular
  • Não adequado para menores de cinco anos
  • Idades e pesos diferentes podem causar acidentes

Cama elástica redonda, oval, retangular ou quadrada?

Uma cama elástica costuma ter formatos como os seguintes: quadrada, redonda, retangular ou oval. Existem algumas diferenças entre os formatos, que costumam ser fatores decisivos para a escolha do equipamento mais adequado.

  • Redonda. Uma cama elástica redonda, que é o tipo mais comum. Normalmente faz com que as pessoas se movam para o meio, por ser uma reação das molas comum a esse formato. Esse tipo de cama elástica costuma ser ideal para 1 ou 2 pessoas.
  • Oval. A cama elástica oval também faz com que as pessoas também se movam para o meio do equipamento. Mas uma vantagem em relação a este outro formato, é que oferece maior área para saltos. O formato mais alongado das camas elásticas ovais também proporciona que ela se adeque melhor a espaços irregulares, já que uma cama elástica redonda acaba ocupando muito espaço.
  • Quadradas. Essas não oferecem o risco de as pessoas colidirem entre si, como ocorre com as redondas e ovais. Quando você salta em uma cama elástica quadrada, você cai no mesmo lugar em que saltou. Além disso, esse formato é excelente para colocar a cama elástica em um canto do jardim, já que ela se adequa perfeitamente aos espaços.
  • Retangular. Formatos retangulares são mais usados em competições, pois eles oferecem maior área de saltos. Normalmente, as estruturas das camas elásticas quadradas e retangulares são mais pesadas, por elas terem uma estrutura mais robusta do que os outros formatos.

Todas possuem o mesmo objetivo: garantir muita diversão. Porém, elas também possuem características diferentes, como vimos descrito acima. Para fácil comparação, analise a tabela abaixo:

Quadrada Redonda Retangular Oval
Salto Pessoas caem no mesmo lugar que pularam Move pessoas para o meio do equipamento Pessoas caem no mesmo lugar que pularam Move pessoas para o meio do equipamento
Destaque Ótima para colocar em cantos Ideal para 1 ou 2 pessoas Ótima para colocar em cantos Se adequa a espaços irregulares

Quanto custa?

O preço de uma cama elástica pode variar bastante, e a melhor escolha para você será aquela que oferece bom preço e segurança.

Caso acabe optando por um modelo mais barato, verifique com cuidado a durabilidade dela através da avaliação de outros usuários que compraram o mesmo produto. Afinal, você não deseja que ela estrague durante a primeira tempestade que enfrentar, não é mesmo?

Além disso, se você acha que seus filhos vão brincar com as redes de proteção e tentar subir nos mastros de sustentação, o melhor a fazer é investir um pouco mais, e assim comprar um produto que ofereça resistência extra nestas áreas. Neste artigo listamos produtos que custam entre R$ 989 e R$ 2.352, sendo que essa costuma ser a média de preços das camas elásticas.

Imagem mostra um homem pulando de ponta cabeça na cama elástica.

O ideal é que a cama elástica ofereça bom preço e segurança. (Fonte: 21150 / Pixabay)

Onde comprar?

Dentre os sites que comercializam camas elásticas estão a Amazon, Netshoes, Carrefour e Casas Bahia. A vantagem de comprar esse produto online, é que você recebe na sua porta e não precisa se preocupar em retirar na loja.

Mas caso deseje comprar em uma loja física, pode ser uma boa opção buscar por lojas de festas ou lojas de brinquedos na sua cidade.

Camas elásticas usadas também podem ser encontradas em sites como Mercado Livre e OLX. Neste caso, verifique as avaliações do vendedor antes de tomar sua decisão, pois um equipamento usado pode colocar a segurança dos seus filhos em risco caso esteja danificado.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cama elástica

As camas elásticas podem ser motivo de muitas dúvidas antes da compra, afinal, não é fácil garantir que o equipamento seja realmente seguro para as crianças. Algumas características que devem ser observadas antes de adquirir uma cama elástica são as seguintes:

  • Tamanho
  • Porta de segurança
  • Proteção das molas
  • Lona de salto
  • Peso
  • Montagem
  • Durabilidade
  • Acessórios

Abaixo, explicaremos detalhadamente quais são cada uma dessas características.

Tamanho

O tamanho é uma das características mais importantes a serem observadas, pois a cama elástica pode não caber no local que você deseja colocá-la. Além disso, deve existir também espaço em volta do equipamento, para que seja possível, por exemplo, colocar uma escada.

Os diâmetros de uma cama elástica podem variar entre 81cm e pouco mais de 4 metros, dependendo da idade para a qual o equipamento seja indicado. O tamanho também ajuda a definir o peso que ela suporta.

Se você estiver comprando a cama elástica para crianças pequenas, talvez o ideal seja comprar o tamanho menor. Também existirá quem te aconselhe a pensar no futuro ao comprar o equipamento, para aproveitá-lo também quando as crianças crescerem.

Pense nessa hipótese levando em conta que uma cama elástica, considerada de menor qualidade, tem uma vida útil de 2 ou 3 anos em média.

Imagem mostra três crianças brincando em uma cama elástica, vistas através da tela de proteção.

O tamanho é importante, pois as crianças adoram entrar juntas na cama elástica. (Fonte: Quimuns / Pixabay)

Porta de segurança

Camas elásticas que possuem uma rede de segurança devem ter uma porta para que as crianças acessem o equipamento, e elas devem oferecer segurança, não deixando espaços abertos que possibilitem que os pequenos caiam para fora dela.

Além disso, a porta deve fechar de forma segura para que crianças pequenas não entrem por conta própria no brinquedo, e acabem se machucando por conta disso.

A maioria das portas de camas elásticas é fechada através de um zíper, e a costura dele deve ser reforçada, pois essa é uma das áreas mais frágeis da rede de proteção. É importante que você se assegure também que a porta possua zíperes dos dois lados, pois assim fica bem mais fácil acessar a cama elástica.

Proteção das molas

As molas são uma das partes que causam mais danos na cama elástica, pois elas são duras e possuem pontas afiadas.

A proteção das molas é fundamental em uma cama elástica, pois sem isso as crianças podem cair e ficar em contato com as molas. Elas podem enroscar os cabelos ou causar ferimentos aos dedos. Por isso é tão importante possuir uma proteção adequada sobre as molas, evitando acidentes mais graves.

Lona de salto

A parte mais importante de uma cama elástica é a área onde ocorrem os saltos, e por isso existem alguns detalhes que devem ser observados. O material do que são feitas as lonas de salto costuma ser padrão, por isso é importante focar em alguns fatores:

  • Costuras: é importante verificar se as costuras são reforçadas para saber se a durabilidade do produto vai ser longa.
  • Prova d’água: saber se o material da lona de salto é a prova d’água, novamente para avaliar a durabilidade do equipamento que ficará exposto ao ar livre e apanhará chuva.
  • Proteção contra raios UV: assim como a chuva, o sol também pode danificar o equipamento, reduzindo a durabilidade dele. Verifique se oferece esse tipo de proteção.

Por ser a parte mais utilizada da cama elástica, é muito importante que ela tenha a durabilidade adequada, então é importante avaliar com cuidado essa área.

Peso

Um dos fatores fundamentais para garantir a segurança de uma cama elástica é saber exatamente qual é o peso que o equipamento aguenta.

Afinal, as crianças querem entrar em grupos na cama elástica, e, muitas vezes, o brinquedo pode não aguentar o peso de muitas pessoas ao mesmo tempo. Então, tome cuidado.

A maioria dos produtos que mostramos neste artigo suportam um peso de até 150kg, mas existe um deles que suporta apenas 80 kg. Quanto mais peso a cama elástica suportar, mais robusta ela será, pois isso significa que ela será mais reforçada para aguentar o peso extra.

Montagem

Montar uma cama elástica não é das tarefas mais fáceis, mas em compensação, não será um objeto que você terá que desmontar novamente. Nem para limpá-la isso é necessário.

Normalmente as camas elásticas vêm com um manual em português e instruções claras de montagem, basta seguir cada um dos passos para ter o seu equipamento pronto dentro de algum tempo.

Caso sinta muita dificuldade em montar o equipamento, uma opção é chamar um técnico para ajudar na instalação. Apesar de a instalação ser relativamente tranquila, às vezes é melhor chamar um técnico para ter mais segurança na montagem da cama elástica, e também no seu funcionamento.

Durabilidade

É importante verificar essa se a cama elástica em que você está interessado possui durabilidade suficiente para aguentar todos os tipos de condições climáticas, já que o equipamento fica em tempo integral do lado de fora da casa.

Como vimos acima, um dos principais atributos para a durabilidade de uma cama elástica é a proteção contra raios UV em sua lona de salto, pois eles são um dos principais responsáveis por ocasionar desgastes ao longo do tempo.

Para que a durabilidade do equipamento seja ainda maior, é importante também que ele seja limpo regularmente, e que folhas e resíduos sejam retirados com regularidade.

Acessórios

Os acessórios são itens que nem sempre estão incluídos no preço do produto, por isso é importante verificar se eles já acompanham a cama elástica, ou se você terá que comprar separadamente.

No caso da cama elástica, as coisas que nem sempre estão incluídas são:

  • Capa protetora: ela tem como função garantir durabilidade à cama elástica, já que através dela o equipamento estará protegido contra a variação das condições climáticas.
  • Protetor de molas: ele vai evitar que a crianças tenham contato com as molas, o que pode ocasionar acidentes, caso o cabelo enrosque em uma delas, por exemplo.
  • Escada: ela é muito útil para facilitar o acesso à cama elástica, principalmente no caso de crianças pequenas, que possuem dificuldades para subir no brinquedo.
  • Rede de proteção: é muito importante, pois evita que alguém caia para fora da cama elástica. Na maioria das vezes ela virá junto com a cama elástica, mas é preciso prestar atenção na descrição do produto para saber se ela está mesmo incluída.

(Fonte da imagem destacada: Riala / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
31 Voto(s), Média: 4,52 de 5
Loading...

Publicado por REVIEWBOX