câmera 360 graus branca em cima de uma mesa
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

66Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o seu portal de reviews na internet! Hoje, nas redes sociais, é cada vez mais comum encontrarmos fotos e vídeos incríveis produzidos pelas câmeras 360 graus.

Esses dispositivos registram todas as direções e sentidos ao mesmo tempo, oferecendo uma sensação de imersão semelhante à gerada pelo olho humano. Quer saber tudo sobre as câmeras 360 graus? É sobre elas que falaremos neste artigo.




O mais importante

  • A câmera 360º entrega resultados diferentes, mais “redondos” do que os gerados pela fotografia comum.
  • Ela é ideal para quem quer registrar viagens, aventuras e ambientes com detalhes únicos.
  • Existem modelos para todos os bolsos e gostos: para videomonitoramento, para transmissão ao vivo no Youtube e até para veículos.

Câmera 360 graus: nossa recomendação dos melhores produtos

A câmera 360 graus pode ser encontrada em várias versões. Há modelos grandes e pequenos. Alguns possuem mais memória, outros mais autonomia da bateria, e assim por diante. Dentre tantas opções, certos modelos são considerados os melhores por consumidores e especialistas. Para te mostrar quais são eles, preparamos a lista a seguir.

Guia de compra: O que você precisa saber sobre a câmera 360º

Ao procurarmos uma câmera 360° é comum surgir várias dúvidas. Afinal, muitas vezes se trata da primeira aquisição desse tipo de produto. Para ajudá-lo, preparamos um guia de compras completo com as principais perguntas sobre o assunto. Confira a seguir tudo sobre a câmera 360°!

: Foto panorâmica de um palácio tirada com câmera 360 grau

As imagens produzidas em 360 graus oferecem a sensação de imersão, semelhante à gerada pelo olho humano. (Fonte: Allphotobangkok/ Pixabay)

O que é a câmera 360°?

A câmera 360º é caracterizada, na prática, por ter várias lentes que capturam imagens de maneira simultânea. Cada lente registra um campo angular específico e, depois, o equipamento combina tudo, produzindo uma imagem panorâmica única.

Como funciona a câmera 360°?

Esses equipamentos possuem duas ou mais lentes por dentro, as quais são responsáveis por gerar os disparos simultaneamente. Além disso, outra diferença em relação aos modelos tradicionais que conhecemos é que essas lentes são do tipo grande-angular, possuindo um campo de visão maior.

Por que comprar uma câmera 360 graus?

Elas produzem imagens de alta qualidade (muitas vendidas no Brasil), fazem fotos em 4K, entregam resultados/recordações diferentes e são ótimas para gravar detalhes de viagens, aventuras e ambientes de uma casa ou empresa.

Como usar a câmera 360°?

A depender do modelo, ela pode ser usada por youtubers, instagrammers e influencers (para fazer vídeos/fotos diferentes), para vídeos de trilhas e esportes radicais (como salto de paraquedas), como equipamento de segurança em residências e veículos, para produção de conteúdos tridimensionais (de realidade virtual) e até ser colocada em drones. Veja um resumo das principais funcionalidades:

  • Videomonitoramento de casas e empresas, permitindo “visitas virtuais”
  • Transmissões ao vivo pela Internet e Geração de conteúdo para realidade virtual
  • Controle da execução de obras e outras atividades empresariais
  • Vídeos e fotos de viagens e eventos em ângulos não convencionais
  • Vídeos e fotos profissionais aéreas, sendo usadas também em drones
  • Em veículos, servem como assistente de manobras

Como fazer fotos em 360 graus?

As imagens 360 graus podem ser feitas com câmeras 360°, com a aquisição de lentes específicas e até com celulares comuns, realizando fotos panorâmicas ou baixando aplicativos com essa função.

Como funciona a câmera 360 graus para carros?

São instaladas no veículo quatro câmeras 360°, localizadas na dianteira, na traseira e embaixo de ambos os retrovisores. Juntas, elas produzem imagens que podem ser observadas em separado ou em uma só, oferecendo uma vista aérea simulada do entorno do veículo.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de câmera 360 graus

Agora que você já conhece bem a câmera 360°, chegou o momento de saber quais critérios deve avaliar antes de realizar a compra. O ReviewBox Brasil separou os aspectos mais essenciais para lhe ajudar.

Objetivo

Para cada uso é adequado um tipo de câmera. A dica aqui é listar o que você pretende fotografar e filmar. Uma vez em posse dessas respostas, fica mais fácil definir a ideal para você, eliminando várias opções.

Por exemplo, para transmissão ao vivo no Youtube o modelo é diferente de uma câmera 360° para monitorar uma casa. Para aventuras na água, por sua vez, é fundamental uma “câmera de ação”, resistente à água, à lama e a possíveis impactos.

Além disso, listar os objetivos também o ajudará a refletir sobre a memória, bateria, lentes, entre outros pontos relevantes.

Lentes

Sempre que se fala em qualidade de imagem é comum pensarmos em megapixels. Contudo, existem outros fatores que influenciam a composição da qualidade da imagem, a exemplo das lentes.
Fique atento em relação à distância entre elas, pois quanto mais perto estejam umas das outras, será menos perceptível o entrelaçamento das imagens.

Para limpar a lente da sua câmera 360° você pode comprar um kit de limpeza, composto por líquidos/soluções específicos para lentes, pincel soprador e tecido para lente.

Ao iniciar a limpeza, comece retirando as partículas soltas e maiores com o pincel soprador e depois passe na lente o tecido com o líquido de maneira suave. Importante: compre tecidos que não soltem fiapos e use soluções líquidas de fabricantes confiáveis.

Vídeo

Além de tirar fotos, você também pode precisar da câmera para gravar vídeos. Desse modo, fique atento às configurações de seu possível equipamento, tais como: formatos de vídeo e codificações, resolução do vídeo, taxas de quadros por segundo e estabilização.

Acessórios

Também é importante verificar como a câmera fica em suas mãos, o que é um aspecto fundamental na aquisição de qualquer câmera para uso pessoal. Se você não curtir nem se sentir confortável ao segurá-la, provavelmente não vai querer pegá-la daqui a um ano. Assim, tente segurar o modelo antes de comprar ou ler bons reviews.

Certifique-se, também, se o modelo escolhido vem acompanhado de um kit de acessórios e, lembre-se, veja se vale a pena adquirir um braço extensível.

várias lentes de câmera espalhadas no chão fotografadas de cima

Para usar a sua máquina de maneira mais completa, existem acessórios que ajudam a elevar a qualidade das fotos e também a proteger o aparelho. (Fonte: Pexels/ Pixabay)

Qualidade de imagem

Busque câmeras que sejam capazes de gravar pelo menos em Full HD.

Câmeras 360º Full HD costumam ter qualidade de imagem suficiente.

Alguns modelos permitem a gravação na tecnologia 4K, mas isso vai depender bastante do seu orçamento.

No geral, as câmeras 360º com gravação em Full HD já oferecem excelente qualidade de resolução da imagem.

Capacidade de armazenamento

Esse é um item fundamental. A exemplo de quando compramos celulares e computadores, é preciso dedicar atenção especial a ele. Existem modelos no mercado que chegam a 128Gb de capacidade de armazenamento.

Entretanto, vale lembrar que é importante descarregar as fotos no computador ou em nuvem sempre que possível, diminuindo dessa forma o risco de perder material valioso. Algumas câmeras já fazem a gravação direto na nuvem e outras no cartão MicroSD.

Conectividade

Em geral, os modelos de câmera 360 graus possuem WiFi e são excelentes no que diz respeito à conectividade, seja para parear com outros dispositivos, transferir arquivos ou fazer transmissões ao vivo.

Essas câmeras normalmente possuem entradas de microfone, de bateria, do cartão de memória e USB. No entanto, para garantir uma boa conectividade, confira se o modelo escolhido tem pelo menos uma entrada USB. Aproveite e verifique se ele aceita a utilização de cartão de memória, o que é importantíssimo caso o seu objetivo seja gravar vídeos longos e de alta resolução.

Bateria e app

Pesquise também sobre a autonomia de bateria, ou seja, quanto tempo ela dura sem deixar você na mão. Às vezes, para evitar surpresas, vale a pena ter ao menos uma bateria extra. E não esqueça de ler reviews sobre o aplicativo do modelo escolhido, verificando se é bom e de fácil uso.

Resumo

As câmeras 360º entregam bons resultados, inclusive são ideais para a produção de conteúdo de realidade virtual. Mas não só para isso, também são excelentes para registrar viagens e aventuras com detalhes e perspectivas singulares.

Além dessas vantagens, é importante conhecer alguns “contras”, como o design (que muitas vezes não é prático nem cabe no bolso), o preço e a pouca variedade de produtos no Brasil.

Por fim, diante de tantas novidades e funcionalidades, precisamos avaliar bem se o modelo de câmera pretendido vale a pena. Assim, devemos sempre pensar nos objetivos da compra e também olhar a ficha técnica do equipamento.

(Fonte da imagem destacada: MikuAalto/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas