Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre câmera filmadora profissional, um item que está sendo cada vez mais buscado no Brasil, pois as pessoas querem filmagens cada vez melhores para postar na Internet.

Ao contrário das câmeras filmadoras profissionais do passado, que eram grandes e pesadas, os equipamentos comercializados atualmente são leves e compactos, permitindo que o usuário filme por um longo tempo sem cansar.

Neste artigo vamos falar sobre as câmeras filmadoras profissionais e dar as melhores dicas para que você escolha o equipamento que melhor se adequa ao que você deseja.

Primeiro, o mais importante

  • Não se esqueça de observar antes de comprar a sua câmera filmadora profissional se ela possui boa qualidade de imagens noturnas.
  • Câmeras que filmam em 4k são os equipamentos de última geração do mercado atualmente, e por isso é difícil encontrar players (aparelhos que exibem imagens) que suportam esse formato.
  • Além do preço de uma câmera filmadora profissional, é importante contabilizar também o valor dos acessórios que você vai querer comprar, como cartões de memória, por exemplo.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores câmeras filmadoras profissionais

Vamos apresentar agora os melhores modelos de câmeras filmadoras, selecionados especialmente para que você faça a escolha certa para melhorar as suas gravações pessoais e profissionais.

1° – Câmera Filmadora Profissional Canon XF105 HD

Essa câmera filmadora profissional é compacta e está repleta de recursos como o sensor de imagem CMOS nativa de 1/3, em que podem ser gravados vídeos Full HD com mínimo ruído.

O processador de imagem DIGIC DV III proporciona um sombreamento aprimorado, imagens com tons realistas, além de um menor consumo de energia.

2° – Câmera Filmadora Profissional HXR-NX100 NTSC

Essa câmera filmadora profissional possui uma lente Sony G com zoom ótico de 12x, além de um zoom de imagem transparente de 24x. Além disso, possui um bom desempenho, adaptabilidade e facilidade de uso.

Ela possui dois slots de cartão de memória SD, e você pode optar por gravar simultaneamente em ambos ou utilizar um modo para alternar a gravação automaticamente para o segundo cartão quando o primeiro estiver cheio.

3° – Câmera Filmadora Profissional Panasonic AG-AC30

Essa câmera filmadora profissional possui um excelente zoom óptico de até 20x, uma lente grande ocular de 29.1 mm e um iluminador de LED que permite que sejam gravadas imagens de qualidade mesmo em ambientes com pouca iluminação.

Essa câmera pode ser utilizada para filmar casamentos, conferências de negócios, exposições e muito mais. Ela possui dois slots para cartões SD, e pode gravar simultaneamente em ambos.

Guia de Compra

Comprar uma câmera filmadora profissional não é uma tarefa fácil, pois os equipamentos são caros e cada um tem particularidades complicadas de serem entendidas.

O Guia de Compra a seguir foi criado para que você encontre o melhor equipamento de acordo com as características mais adequadas para o seu objetivo.

Imagem mostra um homem com uma câmera filmadora profissional Sony nas mãos.

Esse Guia de Compras vai te ajudar a encontrar sua câmera filmadora profissional. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

O que são as câmeras filmadoras profissionais?

As câmeras filmadoras profissionais são equipamentos utilizados para gravar vídeos, sejam eles documentários, eventos, empresas, casamentos, dentre outros.

Nem todo mundo que deseja começar a gravar vídeos profissionalmente precisa de uma câmera filmadora profissional, pois se você quer, por exemplo, fazer filmagens enquanto joga videogame e colocar no Youtube, talvez não será necessária uma câmera filmadora profissional.

Se você quiser saber mais informações sobre as câmeras filmadoras, também conhecidas como camcorders, veja o vídeo abaixo:

Quais as vantagens de uma câmera filmadora profissional?

Uma das principais vantagens de comprar uma câmera filmadora profissional é seu zoom, que na maioria das vezes é de 20x ou mais, o que é mais difícil de encontrar nas câmeras fotográficas.

Mesmo que você encontre uma câmera fotográfica que ofereça um bom zoom, normalmente não é possível controlar a velocidade dele como ocorre nas filmadoras. Esse é um ótimo recurso para introduzir lentamente o telespectador ao local que você está filmando, ou para cenas de ação rápidas.

Outra vantagem das câmeras filmadoras profissionais é suas baterias, que normalmente duram mais do que as câmeras fotográficas normais, e permitem que eventos, palestras e performances sejam gravados com mais tranquilidade.

O áudio também costuma ser uma característica pela qual as câmeras filmadoras profissionais são muito buscadas, pois elas permitem que sejam acoplados microfones e que o volume e a qualidade do áudio sejam ajustados no próprio equipamento.

Dentre as desvantagens de uma câmera filmadora profissional, está o preço dos equipamentos. As que possuem uma boa qualidade da imagem são caras, o que as torna pouco acessíveis para quem está começando a se profissionalizar na área.

Outro fator que acaba fazendo com que muitas pessoas optem por câmera fotográficas ao invés de filmadoras, é que muitas camcorders não permitem que suas lentes sejam trocadas, o que limita um pouco a filmagem.

Abaixo você encontrará uma tabela com as principais vantagens e desvantagens das câmeras filmadoras profissionais:

Vantagens
  • Zoom ampliado e com controle de velocidade
  • Bateria com mais duração
  • Possibilidade de conexão com dispositivos de áudio externos
Desvantagens
  • Preço alto
  • Não é possível trocar as lentes

Câmeras filmadoras profissionais Full HD ou 4K?

O 4K é um formato de resolução (4096×2160) que ainda é novidade para muitas pessoas, e ele é quatro vezes maior que o Full HD (1920×1080).

Um dos principais problemas do formato 4K é que ainda é complicado encontrar um player que suporte a reprodução dos arquivos neste formato, e, por isso, muitas vezes eles precisaram ser convertidos para Full HD.

Uma das principais vantagens do 4K aparece na pós produção dos arquivos, pois na edição é possível incluir um zoom digital e corrigir a cor sem perder a qualidade da imagem.

Apesar disso, o espaço que o formato 4K ocupa na memória é de aproximadamente 1 GB por minuto de gravação, o que pode levar a um gasto enorme com cartões de memória, principalmente para quem grava eventos.

Abaixo, fizemos uma tabela com as principais diferenças entre o formato Full HD e o 4K:

Full HD 4K
Suporte Muitos players suportem este formato Poucos players suportam formato
Pós Produção Edição durante pós produção não é tão eficiente Facilita incluir zoom durante edição de vídeos
Memória Não requer muita memória Ocupa espaço

Quanto custa?

O custo de uma câmera filmadora profissional normalmente fica entre R$ 7.000,00 e R$ 25.000,00, e quanto mais cara, maior é a qualidade das imagens produzidas.

Além do preço, é importante contabilizar também o valor dos acessórios que você comprará para a sua câmera filmadora profissional, como, por exemplo, os cartões de memória.

É importante também ter em mente que tipo de bateria a filmadora utiliza e quanto tempo ela dura, pois talvez seja necessário comprar mais de uma, caso você queira fazer filmagens longas.

foco

Você sabia que a primeira câmera filmadora portátil do mundo foi inventada para estudar o voo das aves, em 1882?

Ela foi criada pelo cientista Étienne-Jules Marey e através dela eram registradas 12 imagens em sequência rápida por segundo.

Através dessa invenção foi possível que fosse criado o cinema, cuja primeira exibição pública ocorreu em 1895, em Paris.

Onde comprar?

Você encontrará as câmeras filmadoras profissionais à venda em muitos lugares, principalmente em lojas de eletrônicos. Lojas de departamento também podem ser uma boa opção, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Lojas Colombo.

Na Internet você também encontrará boas opções de câmeras filmadoras profissionais, como na Amazon, Shoptime e Submarino. O fato de receber o produto em casa é uma das maiores facilidades de comprar o seu equipamento online.

Além disso, poderá também encontrar o seu produto em sites que comercializam equipamentos usados, como é o caso do Mercado Livre. Eles são uma boa opção para encontrar filmadoras por um preço mais baixo.

Critérios de compra: Principais fatores para avaliar câmeras filmadoras profissionais

Existem certas características que são fundamentais em uma câmera filmadora profissional, como as listadas a seguir:

  • Iluminação
  • Áudio
  • Zoom
  • Lentes

A seguir vamos detalhar essas características para que você consiga escolher o equipamento mais adequado para você.

Iluminação

Uma das características mais importantes a serem observadas em uma câmera filmadora profissional é a capacidade de filmar com qualidade mesmo em ambientes com pouca iluminação natural.

Um dos fatores que mais ajudam uma câmera a ter um bom desempenho em situações de baixa luminosidade é o sensor, pois quanto maior ele for, maior será a capacidade de captar luz.

Além disso, algumas câmeras filmadoras profissionais possuem também um iluminador de LED, que ajuda a melhorar as gravações em situações de pouca luz.

Imagem mostra uma câmera filmadora profissional durante as filmagens de um evento.

É importante que a câmera filmadora profissional tenha um desempenho confiável em situações de baixa luminosidade. (Fonte: Donald Tong / Pexels)

Áudio

A maioria das pessoas utiliza as câmeras filmadoras profissionais com o microfone que já vem instalado de fábrica, o que não é ruim, mas pode proporcionar um som com menor qualidade do que você gostaria.

Um microfone externo pode fazer toda a diferença na sua filmagem, especialmente para dar a sensação de imersão ao telespectador. Muitas câmeras filmadoras profissionais já vem com um microfone externo instalado, o que ajuda a economizar, já que você não precisará investir neste item.

Zoom

Uma das características mais importantes de uma câmera filmadora profissional é o zoom, que pode fazer a diferença em qualquer filmagem, pois através dele você pode conseguir aproximar a imagem de um objeto sem perder a qualidade.

As câmeras filmadoras podem possuir zoom óptico ou digital, sendo o primeiro uma aproximação do objeto através da lente, e o segundo uma ampliação da imagem através de um software interno, o que faz com que a imagem perca bastante qualidade.

As câmeras filmadoras profissionais possuem o zoom óptico, que proporciona qualidade sem que ocorram distorções na imagem.

Imagem mostra o visor de uma filmadora fazendo a filmagem de um praça.

O zoom de uma câmera filmadora profissional permite aproximar a imagem sem perder a qualidade. (Fonte: al-grishin / Pixabay)

Lentes

Uma das coisas que os consumidores mais apreciam a respeito de uma câmera é a possibilidade de trocar as lentes, pois isso proporciona maior criatividade à filmagem.

Infelizmente este não é um recurso que está presente em muitas câmeras filmadoras profissionais, e é um dos motivos pelos quais muitas pessoas tem preferido fazer as filmagens com máquinas fotográficas.

Portanto, se está é uma característica que você gostaria de ter na sua filmadora, pesquise antes de adquirir, para não correr o risco de ficar frustrado depois de comprar o equipamento.

(Fonte da imagem destacada: Lirofilm / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
47 Voto(s), Média: 4,00 de 5
Loading...