Duas câmeras da Fujifilm.
Ultima atualização: 7 de maio de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

79Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Desde de os tempos das máquinas de filme as câmeras Fujifilm estão presentes no segmento da fotografia. E, hoje em dia, ainda que os smartphones tenham substituído a maioria das máquinas, a marca se mantém forte oferecendo uma câmera Fujifilm ideal para cada gosto e objetivo.

No artigo de hoje, nós vamos mostrar para você quais são os principais modelos de câmera Fujifilm, as características, funcionalidades e como escolher e a melhor.




Primeiro, o mais importante

  • A câmera da Fujifilm é uma das melhores e mais renomadas do segmento de máquinas fotográficas no Brasil.
  • Os modelos de câmera Fujifilm disponíveis vão desde as mais básicas e compactas até as máquinas fotográficas mais avançadas e profissionais.
  • Vamos mostrar como analisar os aspectos que diferenciam um modelo de outro como, por exemplo, a resolução da imagem e do vídeo, o tipo de lente, de zoom, o modo de disparo e o alcance do flash.

Você também pode gostar:

Melhores câmeras Fujifilm: Nossas recomendações

A ideal para cinegrafistas e fotógrafos

O copo da câmera Fujifilm X-T3 Mirrorless é projetado para cinegrafistas e fotógrafos de ação, já que faz vídeo 4K e tem conexões Bluetooth e Wi-Fi. O sensor desse modelo, um X-Trans CMOS 4 de formato APS-C de 26.1MP, possui um design retroiluminado. Além disso, essa câmera conta com um sistema de autofoco expansivo de detecção de fase de 2.16m.

A melhor câmera instantânea da Fujifilm

Na cor roxa, a câmera Fujifilm instantânea Mini 9 revela as fotos até 2 minutos após você tirar a foto. Esse modelo vem acompanhado de três filtros coloridos: Verde, laranja e vermelho. Além disso, essa câmera vem com espelho para selfie, lente close-up acoplável para a captura de imagens mais próximas com maior riqueza de detalhes, e seletor de ajuste de luminosidade.

A câmera Fujifilm ideal para os aventureiros

A câmera Fujifilm FinePix XP140 é à prova d'água, resistindo até 82 pés; à prova de choque até 5.9 pés; à prova de congelamento a 14º; e à prova de poeira. Além disso, esse modelo possui recurso que tira a foto automaticamente, faz vídeo em resolução 4K e conta ainda com Bluetooth para transferir automaticamente as imagens para smartphones e tablets.

Guia de Compra

Comprar uma máquina fotográfica em tempos de grande oferta de smartphones que oferecem câmeras de qualidade, pode sim ser um desafio. Isso porque é preciso que você entenda um pouco sobre o funcionamento do aparelho para adquirir a melhor de acordo com o seu objetivo.

Com as câmeras da Fujifilm a história não é diferente. Como a marca dispõe de vários modelos para objetivos diferentes, é preciso atenção antes de comprar o modelo ideal. E é sobre isso que vamos tratar neste Guia de Compra.

Mulher tirando fotografia com câmera Fujifilm.

A câmera Fujifilm é conhecida internacionalmente por sua qualidade. (Fonte:
Lina Kivaka/ Pexels.com)

A câmera Fujifilm é boa?

Para falar da câmera da Fujifilm é preciso entender a trajetória e a história da sua fabricante. A Fujifilm é uma das maiores multinacionais no segmento de fotografia e imagem. Fundada em 1934, no Japão, a marca está presente em 25 países.

Os primeiros produtos fabricados pela Fujifilm foram as películas de 35 mm para cinema e filmes fotográficos e as películas para Raio-X.

No Brasil, a empresa chegou em 1958 e, em 1982, lançou a Fotorama, que foi a primeira câmera fotográfica instantânea a chegar ao consumidor brasileiro.

Câmera Fujifilm.

A câmera Fujifilm está no mercado desde quando as máquinas fotográficas ainda eram de filme.(Fonte: Bru-nO/ Pixabay.com)

De lá para cá, a Fujifilm evolui, investiu pesado em tecnologia e em design, e se firmou com uma das fabricantes mais renomadas e tradicionais de máquinas fotográficas tradicionais e digitais, para amadores e profissionais.

Entre os produtos produzidos e vendidos nos dias de hoje pela Fujifilm estão as câmaras fotográficas digitais e instantâneas, além de impressoras digitais, papéis fotográficos e etc.

Sendo assim, por conta da tradição e do alto investimento no desenvolvimento de máquinas modernas e diversificadas, a Fujifilm é considerada umas das melhores marcas de câmeras fotográficas e lentes do mundo.

E isso vale tanto para os modelos compactos e básicas, quanto para as opções de câmeras semi profissionais e profissionais.

foco

Você sabia que o nome da marca Fujifilm tem a ver com Tóquio, no Japão, cidade onde fica a sede da marca?

Fujifilm é uma referência ao famoso ponto turístico Monte Fuji, que é um vulcão e a montanha mais alta do Japão, localizada à oeste de Tóquio.

Quais as principais linhas e séries de câmera Fujifilm?

A Fujifilm oferece diversos modelos de máquinas fotográficas, desde as mais simples, passando pelas câmeras instantâneas até as mais robustas e profissionais.

A seguir, você confere as características dos principais modelos de câmeras da Fujifilm: As digitais e as instantâneas.

Câmeras digitais

Aqui você vai encontrar desde os modelos de câmera sem espelho, de nível profissional, até as compactas, geralmente utilizadas por amadores.

De modo geral, a câmera digital da Fujifilm conta com lentes, sensores e estabilizador, além de diversos recursos e ainda faz filmes em alta resolução.

Dentro da categoria de câmeras digitais para amadores e profissionais da Fujifilm, você encontrará duas linhas principais: Série X e a GFX.

Na série X, a câmera Fujilm X-T3 se destaca, ao lado da nova X-T4. Com sensor APS-C X-Trans retroiluminado de 26,1 MP, essa câmera tem capacidade de disparo contínuo de alta velocidade, além de aumentar a área de AF de detecção de fase para o quadro inteiro com 2,16 milhões de pixels de detecção de fase.

Já o sistema GFX possui 51,4 MP e faz impressões de grande formato. Suportada pelas lentes GF, as câmeras Fujifilm da linha GFX são de uso profissional.

Além dessas duas linhas, a Fujifilm também oferece a câmera digital de ação, a Fujifilm FinePix XP. Como característica principal dessa máquina fotográfica está a resistência à água, quedas e poeira, além dos recursos de conectividade, que incluem transmissão via Wi-Fi e Bluetooth.

Câmeras instantâneas

Além das câmeras digitais, a Fujifilm também se destaca pelas câmeras instantâneas, que permitem imprimir as fotos logo após o disparo. A Mini Instax é uma das mais populares.

Com design retrô, essa câmera Fujifilm é uma das queridinhas principalmente de quem trabalha com redes sociais e de quem viaja e quer enfeitar as paredes ou geladeira com as fotos instantâneas, seja de casa ou do escritório.

A Instax Mini 9, que é uma das câmeras Fujifilm mais populares, conta ainda com um acessório que imita uma lente macro para acoplar na máquina. Para utilizar o aparelho, são necessárias duas pilhas alcalinas do tipo AA.

Quais as tecnologias e funções presentes nas câmeras da Fujifilm?

A Fujifilm também se destaca por conta das tecnologias e funções presentes nas suas câmeras. É claro que isso vaira dependendo do modelo. Mas nós selecionamos as principais para você conhecer:

  • Objetiva: As objetivas e lentes da câmera Fujifilm oferecem alta precisão e diminuem ao máximo os problemas nas imagens como reflexão, faixa roxa entre outros;
  • Sensor CMOS EXR BSI: Esse sensor oferece resolução de 16 milhões de pixels e alta qualidade de imagem;
  • CMOS BSI: Esse recurso reduz o ruído e melhora a sensibilidade da câmera digital;
  • Detecção de piscada: A função detecta a piscada de qualquer pessoa na imagem e avisa para que você refaça a foto;
  • Foco profissional: Com essa tecnologia você consegue um desfoque no fundo, enfatizando  a pessoa ou objeto em primeiro plano;
  • Upload na Web: Com esse recursos você escolha quais fotos e vídeos vai publicar na rede social. Com isso, assim que a câmera Fujifilm é conectada ao computador, o upload é feito automaticamente.

Como funciona a assistência técnica para câmeras Fujifilm?

Caso ocorra algum problema com a câmera Fujifilm, e se o aparelho estiver dentro da garantia, o prazo de reparo é de até 30 dias.

A Fujifilm do Brasil atua com empresas contratadas para prestarem o serviço de manutenção.

A Fujifilm do Brasil atua com empresas contratadas para prestarem o serviço de manutenção das câmeras digitais que são comercializadas no país.

De acordo com a fabricante, para receber atendimento para as câmeras digitais profissionais da linha X e GFX, a assistência técnica responsável é a Portssar Câmeras Digitais.

Para câmeras Instax e Finepix, a assistência técnica responsável é a Lovatec Assistência Técnica. Para entrar em contato com o suporte você deve acessar o site oficial da Fujifilm.

Quanto custa uma câmera Fujifilm e onde comprar?

A variação de preço de uma câmera Fujifilm é bem alta. Isso se deve por conta da diferença de especificações técnicas e recursos entre os diversos modelos de máquinas fotográficas.

Por conta disso, você vai encontrar à venda no mercado opções de câmera da Fujifilm que custam a partir de R$ 160, podendo ultrapassar os R$ 33 mil.

Câmera Fujifilm Mini Instax.

O preço da câmera Fujifilm vai depender do modelo e dos recursos da máquina. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

É claro que você não precisa investir na câmera mais cara de todos. Até porque, em lojas de departamento, como Lojas Americanas, e em hipermercados como o Extra, em geral você encontra os modelos mais populares de Fujifilm.

Mas se a ideia é adquirir uma câmera Fujifilm mais sofisticada, o ideal é comprar online em lojas como a Amazon. Ali você encontra todos os modelos de câmera Fujifilm, das mais simples aquelas que só são vendidas internacionalmente.

Critérios de Compra: O que analisar na câmera Fujifilm

Na hora de escolher a melhor câmera da Fujifilm, além de levar em conta o preço é preciso observar as configurações técnicas que variam dependendo do modelo. Para acertar na compra, veja aspectos que você deve analisar:

Abaixo você confere como levar em conta esses critérios.

Tipo de câmera

Como vimos, existem diversas linhas e séries de câmeras Fujifilm. Por isso, o primeiro critério que você deve considerar é o tipo de máquina fotográfica.

Lembrando que, para adquirir uma câmera Fujifilm profissional é preciso conhecimento avançado para manusear todas as funções e recursos.

Mas, para lhe dar uma visão geral, confira as diferenças entre os tipos de câmera da Fujifilm.

Profissional e semi Amadora e de ação
Modelo Linha X e GFX Compactas, Mini Instax e FinePix XP
Características Mais recursos, visor óptico ou digital, e lentes intercambiáveis Menos recursos, visor digital e lente fixa
Custo Médio e alto Médio e baixo

Resolução

Leve em conta a resolução de imagem que está ligada ao megapixels (MP) da câmera Fujifilm. Em geral, quanto maior o número de megapixels, melhor a qualidade da imagem, principalmente quando você for imprimi-la.

A variação aqui vai ser grande, entre 10 MP e 40 MP, pois depende do tipo de câmera que você escolher.

Vídeos

Se você quiser usar a câmera Fujifilm para criar vídeos, também é preciso considerar a qualidade de filmagem. Alguns modelos permitem que você realize filmagens em HD.

Mas as câmeras Fujifilm semi e profissionais têm recursos para filmar em 4k, que é a mais alta resolução, conferindo mais qualidade aos detalhes, cores e contrastes.

Além disso, algumas câmeras da Fujifilm permitem que você tire fotos ao mesmo tempo em que grava os vídeos.

Recursos

Se a ideia é comprar uma câmera Fujifilm semi profissional ou profissional, você também precisa ficar atento a alguns recursos que serão essencial para garantir a qualidade e a diversidade do tipo de fotografias que você poderá fazer, em ambientes variados.

Veja a lista com os principais recursos que você deve levar em conta na hora de escolher e melhor câmera Fujifilm:

  • Lentes;
  • Alcance do flash;
  • Capacidade de armazenamento (memória);
  • Zoom (ótico ou digital);
  • Modo de disparo;

Conectividade

Se você quer compartilhar suas fotos e transferi-las da câmera Fujifilm para o celular ou tablet, é preciso observar qual o tipo de conexão disponível na máquina. Os modelos mais completos, oferecem conexão via Bluetooth e Wi-Fi.

(Fonte da imagem destacada: Fujifilm North America/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Henrique Torres Técnico em Eletrônicos/Fotógrafo por Hobby
Henrique entrou na faculdade de jornalismo, mas logo no segundo período, percebeu, na aula de fotografia, que as câmeras eram sua grande paixão. Da dedicação às lentes, surgiu o interesse por outros eletrônicos, e hoje ele passa seu tempo consertando gadgets e fotografando por hobby.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.