Seja bem-vindo a ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre um equipamento que tem se tornado cada vez mais importante para proporcionar segurança: a câmera IP.

Atualmente, há inúmeras opções no mercado, o que torna difícil a escolha. Por enquanto, as câmeras analógicas ainda são maioria no Brasil, mas o mercado de câmeras IP tem crescido muito, e cada vez conquistando mais consumidores.

Neste artigo você encontrará um guia completo sobre câmeras IP, e saberá quais são as características mais importantes a se buscar nestes produtos.

Primeiro, o mais importante

  • Neste artigo você encontrará informações sobre as vantagens de possuir uma câmera IP, que proporcionam que você tenha acesso a elas a partir do seu próprio celular, por exemplo.
  • Você também encontrará explicações sobre qual é o melhor formato de câmera IP: Bullet, Dome ou Turret.
  • Além disso, listamos algumas características que você deve buscar em uma câmera IP, como: uso interno ou externo, resolução, infravermelho, memória, facilidade de instalação, gravação de áudio, acompanhamento automático, posições pré-definidas, estabilizador de imagem, ângulos e máscara de privacidade.

Você também pode gostar:

Ranking: As 6 melhores câmeras IP

A falta de segurança é o que mais causa medo nas pessoas hoje em dia. Dessa forma, se busca cada vez mais por recursos que possam fazer com que a gente se sinta mais seguro dentro na nossa própria casa.

Pode ser por esse motivo que você busca saber mais sobre a câmera IP. Então selecionamos os 7 melhores modelos do mercado. Aqui você vai encontrar uma câmera que atenda sua necessidade e caiba no seu bolso. Confira:

1° – Câmera de Vídeo ProView

Esta câmera, apesar de ser a mais cara da lista, impressiona pela qualidade da imagem e pelo nível de detalhes que o zoom proporciona. A marca também possui um aplicativo, chamado IP Cam Viewer Pro, em que é possível controlar a câmera.

A configuração dela pode ser feita de forma simples e fácil e o detector de movimentos é excelente. É um ótimo modelo para garantir a segurança que deseja.

2° – Câmera IP VIP 3212 SD IR Intelbras

A Intelbras é uma das empresas que tem mais renome no mercado de câmeras de segurança, e uma delas é a VIP 3212 SD IR, que tem um zoom de 12x, o que permite visualizar as imagens em alta resolução de rostos e placas de automóveis.

Ela também possui uma instalação muito simples, que pode ser feita facilmente através de uma interface da web.

3° – Câmera IP TRENDnet

Essa câmera é muito fácil de instalar e possui uma excelente qualidade de vídeo. Ela é indicada para ser utilizada dentro de casa (indoor). Ela possui um microfone super sensível, que detecta qualquer barulho na casa.

Além disso, tem um sistema de áudio que funciona da maneira inversa, em que é possível que você converse com as pessoas no local em que ela está instalada através da câmera IP.

4° – Câmera IP Dome

Essa câmera IP possui um zoom de 4x, que permite detectar detalhes das filmagens com precisão.  Os ângulos – horizontal que chega a 355° e vertical que chega a 90° – permitem filmar mesmo que o objeto esteja em uma posição complicada.

A visibilidade noturna dela também é excelente, pois permite captar a imagem de objetos que estejam até 60 metros de distância.

5° – Câmera ARFO IP speed

Encontre esse produto em Amazon.com.br

Essa câmera possui uma rotação horizontal de 360° e sua capacidade de alcance de objetos pela noite pode chegar a 60 metros de distância.

Além disso, ela possui um zoom de até 18x, o que significa que até objetos que estejam a uma distância considerável serão captados com precisão. Essa câmera IP é uma excelente aquisição para quem busca por um equipamento confiável e eficiente.

6° – Câmera Ip K-mex AW-P103

Essa câmera possui uma incrível qualidade de vídeo e captura de imagem, e sua visão noturna com infravermelho pode chegar a um alcance de até 8 metros.

Ela oferece fácil instalação, possui um design discreto e pode ser acessada remotamente por celular ou tablet. Além disso, ela possui suporte para cartão SD de até 32 GB.

Guia de Compra

Seja para fazer a segurança da sua casa, ou ainda da sua empresa, a câmera IP pode ser exatamente o que você busca. Já vimos os 7 melhores modelos do mercado, agora vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de adquirir uma dessas.

Nesse guia de compra você aprenderá tudo que precisa saber antes de escolher o seu modelo.

Homem instalando câmera ip.

É possível gravar, observar e retransmitir sinais de vídeo através de uma câmera IP. (Fonte: Wattanaphob Kappago / 123RF)

O que são as câmeras IP e quais são as suas vantagens?

As câmeras IP permitem gravar, observar e retransmitir sinais de vídeo e ver tudo o que está acontecendo em um lugar que seja do seu interesse. Além disso, elas possibilitam que a vigilância seja feita a partir de qualquer rede, como Lan, Intranet ou Internet.

Uma das principais vantagens de uma câmera IP é que ela permite que você receba alertas nos seus dispositivos móveis caso ocorra qualquer coisa fora do normal.

O sistema de algoritmos avançado que elas possuem permite que detectem falsos alertas e que não reajam a eles.

Revisar uma filmagem também é muito mais fácil, pois elas possuem marcadores inteligentes, que diminuem o tempo que tomaria para verificar o vídeo inteiro.

Outra vantagem é que elas podem atuar juntamente com os sistemas automatizados da casa, como iluminação, por exemplo. Uma das desvantagens das câmeras IP são as interferências que elas sofrem, por estarem conectadas através de sinal wireless.

Estas câmeras também costumam ter um preço mais alto do que as analógicas, por serem produtos mais inovadores e altamente tecnológicos.

A variedade de modelos de câmeras IP que o consumidor encontra à disposição costuma ser menor do que ocorre com as analógicas, que ainda são as mais procuradas.

Outra desvantagem das câmeras IP é o seu armazenamento, pois elas devem possuir uma boa capacidade de memória para gravar os vídeos, já que eles são filmados em alta resolução.

Vantagens
  • Vigilância através da rede
  • Alertas nos seus dispositivos
  • Detectam falsos alertas
  • Marcadores inteligentes
  • Atuam juntamente com sistemas automatizados da casa
  • Fácil instalação
Desvantagens
  • Interferências
  • Preço mais alto
  • Menor variedade de modelos
  • Memória limitada

Câmera IP: Bullet, Dome ou Turret?

Existem diferenças entre as câmeras IP, pois elas podem ser do tipo Bullet, Dome ou Turret. Escolher entre um destes tipos de câmera IP vai depender muito da situação do ambiente em que você quer instalar o equipamento.

A decisão não deve ser tomada baseada apenas na aparência da câmera IP, pois cada um destes tipos tem uma função específica. Abaixo, listamos algumas características de cada um destes tipos de câmera IP:

Bullet Dome Turret
Qualidade Melhor zoom Mais popular Pode ser montada na vertical ou horizontal
Imagem Infravermelho eficiente Pingos de água podem embaçar imagem Infravermelho eficiente
Tamanho Grande em comparação às outras Proteção contra vandalismo Mais exposta para o vandalismo

Quanto custa?

As câmeras IPs ainda são um pouco mais caras do que as analógicas, mas valem a pena diante de alguns fatores, como, por exemplo, o fato de que não é necessário que uma equipe vá até sua casa instalar as câmeras, o que já representa uma economia.

Neste artigo, listamos algumas câmeras que custam entre R$88,78 e R$7.232,99. Elas ainda são de sete modelos diferentes, para que você possa escolher o produto mais adequado para o seu caso.

Onde comprar?

Como hoje em dia as pessoas compram diversos itens online, sites como Amazon, Americanas, Ponto Frio, e outros acabam se destacando na venda deste tipo de produto, e possuem diversas opções de câmera IP.

Além disso, é possível comprar também em lojas físicas, como, por exemplo, na Leroy Merlin, que é uma loja de materiais de construção e produtos para casa, que poderá ser o local ideal para encontrar o equipamento que deseja.

Imagem mostra uma pessoa segurando uma câmera de segurança, enquanto outra câmera de segurança está grudada na parede.

Câmeras de segurança podem ser compradas na Internet ou em lojas físicas como a Leroy Merlin. (Fonte: cctvsmartsystems / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar modelos de câmera IP

Embora você já tenha aprendido muita coisa em relação às câmeras IP, ainda existem certas características que determinam a sua qualidade, como as seguintes:

  • Outdoor ou Indoor
  • Resolução
  • Infravermelho
  • Memória
  • Facilidade de instalação
  • Gravação de áudio
  • Acompanhamento automático
  • Posições pré-definidas
  • Estabilizador da imagem
  • Ângulos
  • Máscara de privacidade

Veja abaixo uma descrição detalhada destes importantes fatores a se pensar antes de comprar uma câmera IP.

Outdoor ou Indoor

Uma das principais coisas a se pensar antes de comprar uma câmera IP é se ela vai ser posicionada do lado externo (outdoor) ou interno (indoor) da residência.

As câmeras específicas para o lado externo possuem uma proteção contra as intempéries, que são a chuva, o vento, o sol, dentre outras manifestações naturais.

Normalmente as câmeras colocadas na área externa são mais utilizadas para a segurança da casa, enquanto as câmeras da área interna podem tanto ser para segurança, quanto para vigiar um bebê, por exemplo.

As câmeras do tipo indoor não possuem a proteção que as externas possuem, por isso não podem ser colocadas do lado de fora, pois assim você corre o risco de estragar o equipamento.

Imagem mostra câmera de segurança contra um fundo abstrato.

As câmeras de segurança devem ter proteção contra as variações climáticas. (Fonte: 5448208 / Pixabay)

Resolução

A resolução é um dos aspectos mais importantes de uma câmera IP, pois através de uma boa qualidade de imagem você poderá ver todos os detalhes com clareza. Além disso, a imagem poderá ser ampliada sem que tenha nenhuma perda da qualidade, e assim diversos objetos e pessoas distantes poderão ser identificados.

O lado negativo das resoluções cada vez melhores das câmeras IP é que elas ocupam cada vez mais espaço na memória, e por isso é importante ter onde armazenar essas imagens.

Infravermelho

O infravermelho é uma luz que é emitida pela câmera, mas que não é visível aos olhos humanos.

O alcance que ela possui vai depender do modelo da câmera. Quanto maior for este alcance, maior é a segurança que a câmera proporciona, pois significa que ela consegue detectar objetos a uma longa distância.

O infravermelho é, portanto, uma característica importante das câmeras para ambientes com pouca ou nenhuma luminosidade.

Memória

As câmeras normalmente acompanham um cartão SD, que é o responsável por armazenar as filmagens dos equipamentos.

Diante da alta resolução das imagens das câmeras IP, estes cartões devem possuir bastante memória. Quanto mais Gb possuir o cartão SD, maior será a sua tranquilidade sabendo que não precisará mexer nas imagens por algum tempo.

Facilidade de instalação

A facilidade na instalação é um dos aspectos que agradam as pessoas em relação às câmeras IP, pois, em alguns casos, basta seguir algumas instruções para colocar ela pra funcionar.

Muitas delas podem ser configuradas a partir do seu próprio dispositivo, sem que tenha que ficar dependendo de manuais e tutoriais da Internet. Contrariamente ao que acontece com as câmeras analógicas, que normalmente precisam que um serviço especializado instale os equipamentos.

Gravação de áudio

Uma das características que quase todas as câmeras IP possuem é a captação de áudio através de um microfone incorporado.

Essa é uma característica interessante, pois permite que a câmera capte diversos sons do ambiente em que está instalada. Existem relatos de algumas câmeras que conseguem captar até o som de objetos, como o ar condicionado.

Existe também um recurso interessante que é a saída de áudio, que algumas delas possuem. Isso possibilita que você fale através da câmera, seja com seus filhos, animais ou mesmo se verificar que há invasores na sua casa.

Acompanhamento automático

Essa função é interessante, pois assim que a câmera verifica a presença de alguém, ela acompanha os movimentos da pessoa, como se estivesse seguindo seus passos.

Também pode ser feito o acompanhamento de objetos, como carros e motos que você esteja com suspeitas ao redor da sua casa, por exemplo. Isso permite que a vigilância seja completa, já que, enquanto o objeto estiver dentro do ângulo da câmera, ela efetuará esse acompanhamento.

Para que esse acompanhamento seja ainda mais eficiente, o ideal é que sua câmera tenha uma excelente resolução de imagens, tanto diurnas, quanto noturnas.

Posições pré-definidas

As posições pré-definidas de uma câmera IP, são os posicionamentos da câmera que você mais gosta, e que podem ser salvos como favoritos. Assim, basta clicar em um botão para colocar ela novamente na posição que você mais gosta, sem precisar ter que mexer em nenhuma outra configuração.

Existem câmeras que aceitam diversas posições pré-definidas, assim, também é possível trocar de posições rapidamente.

A quantidade de posições pré-definidas que ela aceita depende muito do modelo que você vai comprar, mas algumas delas permitem selecionar até 10 posições pré-definidas.

Para facilitar ainda mais, nos aplicativos normalmente é possível nomear as posições da forma como você achar melhor, para que seja mais fácil saber qual é o posicionamento salvo.

Estabilizador da imagem

Este é um item importante em uma câmera IP, principalmente para as que ficam na área externa (outdoor), pois as imagens dessas câmeras estão muito sujeitas a ação de fenômenos naturais como ventos e chuvas.

Uma estabilização de imagem eficiente ajuda a mantê-las nítidas e claras, e ajuda a diminuir os efeitos da vibração. Afinal, de nada adianta ter uma câmera do lado externo se as imagens ficam tremidas e não é possível verificar os objetos e pessoas nas filmagens.

Ângulos

Os ângulos que a câmera IP alcança são muito importantes na filmagem, pois permitem conseguir filmar locais complicados.

Uma câmera IP que consegue, por exemplo, efetuar uma rotação de 360 ° na horizontal, é bastante completa na captação de imagens, pois isso quer dizer que ela consegue efetuar uma rotação total para conseguir as imagens.

Além disso, câmeras que conseguem chegar a um ângulo vertical de 90 °, conseguem captar imagens de pessoas e objetos que estejam posicionadas bem abaixo ou bem acima delas.

Máscara de privacidade

A máscara de privacidade permite que uma parte da imagem seja coberta, visando ofuscar uma parte que você não queira que seja gravada. Assim, mesmo que a câmera IP se mova, a máscara de privacidade continuará cobrindo aquela parte da imagem.

Como o nome mesmo menciona, esse recurso ajuda a proteger a privacidade das pessoas, pois é possível, por exemplo, cobrir janelas da casa que não precisam ser filmadas.

Isso pode ser feito através de uma função da própria câmera IP, ou através de um software específico.

(Fonte da imagem destacada: riko000 / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
22 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...