Ultima atualização: 12 de agosto de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

22Horas investidas

8Estudos avaliados

77Comentários coletados

Bem-vindo à ReviewBox! Hoje em dia, tirar fotos se tornou bastante comum, não porque todos saibam como fazê-lo, mas devido à facilidade que nos é dada através da tecnologia para possuirmos um dispositivo, como um telefone celular ou um tablet, capaz de capturar esse tipo de imagens.

Sem dúvida, certos dispositivos proporcionam maior fidelidade de imagem do que outros, entretanto, as câmeras que deram os melhores resultados até agora são câmeras profissionais que, graças à sua avançada tecnologia, materiais e outros acessórios, estão prontas para capturar momentos-chave com a melhor qualidade.

Sendo dispositivos profissionais, eles requerem conhecimento prévio sobre sua composição, operação e, é claro, como usar os múltiplos botões que eles contêm. Para obter sua câmera profissional ideal, você terá que esclarecer suas necessidades e então, analisando os componentes desses diferentes dispositivos, tomar a melhor decisão.




O mais importante

  • Uma câmera profissional é um dispositivo de alta tecnologia, que permite a captura de imagens com alta fidelidade. Eles são geralmente usados por pessoas que se dedicam profissionalmente à fotografia ou que gostam de investir em seu hobby.
  • Embora haja uma grande variedade de câmeras profissionais, uma variável que se tornou muito famosa por seu curto tempo de existência é a nova câmera sem espelho Full Frame (FF). Embora cumpram a mesma tarefa que as câmeras reflex FF, elas têm algumas vantagens e desvantagens em relação a estas últimas.
  • Para escolher a câmera profissional que melhor se adapta às suas necessidades, você terá que prestar atenção a fatores como os controles e botões de acesso rápido, o tamanho do sensor, o tipo de foco e os materiais de que são feitos.

Câmera profissional: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você precisa saber sobre uma câmera profissional

Investir em uma câmera profissional não é qualquer coisa, por isso criamos várias seções onde você encontrará as informações mais relevantes sobre esses dispositivos, esperando que isso o ajude a tomar a melhor decisão de compra.

Capture os momentos mais importantes com uma câmera que lhe dá a melhor qualidade (Foto: Niekverlaan /pixabay.com)

O que é uma câmera profissional e quais são suas vantagens?

Câmeras profissionais, também conhecidas como DSLRs por causa de suas lentes intercambiáveis, são dispositivos tecnológicos muito avançados que lhe permitem capturar imagens com alta fidelidade. São geralmente usadas por pessoas que se dedicam profissionalmente à fotografia ou que gostam de investir em seu hobby.

Distinguem-se por terem a opção de modificar a faixa de zoom dependendo da foto a ser obtida, além de possuírem muitos ajustes manuais, como o visor elétrico e uma grande superfície fotossensível, o que gera imagens quase perfeitas.

Se você souber usar esse tipo de câmera corretamente, você produzirá fotografias de alta qualidade, no entanto, essas ferramentas não só representam vantagens, mas também têm algumas desvantagens. Aqui está uma tabela de fatos que você pode querer saber.

Vantagens
  • Excelente qualidade de imagem
  • Controle total de zoom através de lentes
  • Grande variedade de modelos, acessórios e custos
  • Alta fidelidade de imagem
  • Poderosas faixas ISO.
Desvantagens
  • Devido às suas muitas funções, elas se tornam complicadas
  • As lentes são vendidas separadamente
  • Tamanhos grandes
  • Corpo da câmera e lentes podem ser pesados
  • Muito caro.

FF Mirrorless Camera + FF Reflex Camera - A que você deve prestar atenção?

Câmeras profissionais podem ser tanto espelhadas quanto sem espelho, mas ainda são Full Frame ou full frame, isto significa que haverá algumas variações, como peso e ergonomia, mas a qualidade ainda será boa.

Atualmente, houve uma disputa para definir qual é a melhor, pois ambos os tipos servem a mesma tarefa, mas têm vantagens e desvantagens um sobre o outro. Aqui estão suas diferenças.

FF câmera sem espelho. FF câmeras sem espelho fazem a luz, ao invés de passar pelo visor óptico típico de uma câmera reflex tradicional, diretamente para o sensor. Isto torna o dispositivo menos complexo e mais prático.

Câmera reflexa FF. Nas câmeras reflex, nós vamos encontrar este famoso visor, que vai complicar a tarefa de levar a luz para o sensor, mas vai tornar fatores como o foco automático mais eficazes. Além disso, haverá mais complexidade no sistema e isso o tornará uma ferramenta grande e pesada.

Full Frame Mirrorless Camera Full Frame Reflex Camera
Peso e size Leve e compacto em size Pesado e maior em tamanho
Velocidade de obturação Fast Não tão rápido
Foco de rastreamento Fair Bom
Variedade de lentes Small Wide
Qualidade de vídeo High Medium

Critérios de compra

Escolher uma câmera profissional não é fácil, portanto, a primeira coisa a fazer é descobrir as características mais importantes que definem estas ferramentas, como seus controles e botões de acesso rápido, o tamanho de seu sensor, o tipo de foco e os materiais dos quais são feitos.

Para economizar seu tempo de busca, explicaremos cada um dos critérios acima mencionados em detalhes abaixo, para que você possa identificar que tipo de câmera atenderá suas necessidades completa ou quase completamente.

Controles e botões de acesso rápido

Ao contrário de outras câmeras, as câmeras profissionais se distinguem por um maior número de controles e botões de acesso rápido, que servem para responder imediatamente a situações que exigem isso. Alguns exemplos destes botões são:

ISO. O botão ISO permite que você mude a quantidade de luz que o sensor da câmera irá capturar, tornando a imagem mais brilhante ou mais escura.

Botão Playback. dá a possibilidade de visualizar imagens ou vídeos previamente capturados que ainda estão na memória SD da câmera.

Discador de operação. é aquele com o qual determinamos como a câmera irá funcionar, em modo automático, manual, etc.

O discador principal. combinado com outro botão, permitirá controlar os valores do obturador, do diafragma e até da ISO.

Uma das conseqüências do grande número de controles e botões, será que o corpo da câmera aumentará em tamanho e peso devido ao design mais complexo. Além disso, quanto mais tais funcionalidades o dispositivo tiver, maior será o custo.

Tamanho do sensor

O sensor da câmera é composto de milhões de células fotossensíveis de tamanho microscópico. Estes servem para capturar a luz da imagem a ser capturada e depois convertê-la em eletricidade. Quanto mais células, maior o número de megapixels e melhor a qualidade da imagem.

Para dar a você uma melhor compreensão do que queremos dizer, explicaremos a seguir: 1 megapixel é igual a 1 milhão de pixels, então 3,1 megapixels nos darão uma resolução de 2048 × 1536 pixels.

O tamanho do sensor pode variar, entretanto, é um fato que quanto maior o sensor, mais luz pode entrar, eliminando o máximo de ruído e tornando a imagem mais perfeita. Câmeras profissionais geralmente têm um sensor de quadro completo, o que sem dúvida aumenta o preço.

Sistema Autofocus

Como um diferenciador das câmeras menos sofisticadas, estas câmeras têm um sensor especializado, rápido e preciso, que, através da detecção de fase, pode rastrear um alvo sem perder o foco. Esses dispositivos geralmente têm sensores maiores, mais sensíveis e mais pontos de foco.

Materiais

Câmeras profissionais, sendo destinadas ao uso em condições às vezes hostis, têm que ser feitas de materiais duráveis e resistentes. Estes são geralmente metais como carbono, titânio, magnésio, silício e até mesmo mercúrio.

Estes são normalmente selados para manter o pó e a água fora, se houver. Por outro lado, as lentes podem ser feitas de metais, porém, para resistência, você também pode encontrar algumas feitas de polímeros de alta resistência.

(Fonte de imagem em destaque: Annie Spratt/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas