carro com uma câmera veicular estacionado no acostamento da estrada.

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No guia de compras de hoje, vamos aprender tudo sobre câmera veicular. Se você quer adquirir este produto é bom parar, respirar e ler as palavras abaixo antes de confirmar a compra.

Após a leitura, você vai ficar craque em encontrar as melhores ofertas dos modelos que valem a pena. Existem diversos tipos de câmera veicular, algumas custam caro, já outras cabem no preço de qualquer trabalhador.

Será que vale a pena comprar as câmeras veiculares mais caras ou baratas? Há muitas diferenças entre os modelos? Quais recursos tecnológicos não podem faltar no produto? As respostas destas e outras perguntas são reveladas a seguir.

Primeiro, o mais importante

  • Uma câmera veicular de qualidade apresenta recursos como visão noturna, sensor de movimento e estabilizador de imagens.
  • Há algumas versões mais baratas que são muito frágeis e podem parar de funcionar quando estão em contato com a chuva.
  • O tempo de gravação das câmeras veiculares pode ir de 30 minutos a até 120 minutos ou um pouco mais. Depois é preciso esperar algumas horas de recarregamento para gravar novas imagens.

Você também pode gostar:

Ranking: As 4 melhores câmeras veiculares

O primeiro passo no guia dos compradores conscientes que gostam de economizar e ao mesmo tempo comprar coisas de qualidade é conhecer os detalhes técnicos nos modelos. Veja agora o que podem oferecer as quatro melhores câmeras veiculares do mercado.

1° – Câmera veicular Motorola

Essa câmera de veículos capta e registra todas as cenas da frente do carro com imagens cristalinas. A gravação acontece em Full HD e não deixa dúvidas para a polícia ou às companhias de seguro nos casos de acidentes ou roubos.

O produto se destaca também por causa da tela de 2.8 polegadas que decora melhor o interior automotivo. É possível salvar todas as gravações da câmera de modo simples com uso de cartões de 32 gigas.

É a câmera veicular que não te deixa na mão no tráfego de noite, já que este aparelho também trabalha com visão noturna. O modelo grava por até 120 minutos e exige 2 horas de recarregamento para voltar a gravar.

2° – Câmera veicular Multilaser

Uma vantagem do produto está no sistema inteligente que detecta movimentos. Graças à esta tecnologia, a câmera veicular liga no automático logo nos primeiros movimentos dos carros. Você não precisa se preocupar em ligar ou desligar o aparelho.

Essa câmera veicular grava no sistema looping. Quando a memória está cheia o aparelho começa a gravar por cima das antigas gravações. Isto é prático para você ter sempre as imagens mais recentes do tráfego.

Para economizar bateria, você também pode ajustar o período no qual o sistema salva as gravações: a cada 60 minutos, 120 minutos ou 180 minutos.

3° – Câmera veicular Multilaser

Essa câmera veicular da Multilaser possui visão noturna, detecção de movimentos e grava imagens em HD com resolução de 1080P.  Ela possui ciclos de gravação de 1, 2, 3, 5 e 10 minutos.

Sua tele de LCD é de 2,2″. Possui memória externa expansível de 4 a 32 GB e a bateria dura cerca de 30 minutos.

4° – Câmera veicular Tech One

Quem busca um aparelho com alguns benefícios e menos custos pode investir na câmera veicular da marca Tech One. O produto possui todos os recursos básicos de uma boa câmera, inclusive as funções de gravação e visão noturna.

A tela do modelo tem um menu simples de acessar e ajustar. Esta versão possui 90 dias de garantia contra os problemas de fábrica.

Guia de Compra

Talvez você esteja buscando uma câmera veicular para registrar todo o tráfego e ter provas suficientes aos policiais ou às seguradoras nos casos de acidentes. Ou talvez seu negócio é dirigir em alta velocidade nas corridas off road e registrar tudo para depois assistir com calma.

Não importa qual for a sua necessidade, sempre existe uma câmera veicular que cabe no seu bolso. E você vai saber tudo sobre esse assunto no Guia de Compras a seguir.

Homem instalando câmera veicular no para-brisa

A câmera veicular é aparelho usado para diversas finalidades. (Fonte: Kittichai Boonpong / 123rf.com)

O que é uma câmera veicular?

A câmera veicular é um aparelho que registra e grava as imagens nas partes interior ou exterior do carro. Em veículos de luxo elas são como um acessório de fábrica. Já pessoas com automóveis populares precisam comprar as câmeras separadamente.

Câmeras veiculares oferecem mais segurança aos motoristas. Muitas pessoas usam estes aparelhos para registrar os detalhes do tráfego. Esta é uma precaução para ter documentado as causas de um acidente para inquéritos da polícia e das seguradoras.

Em tempos nos quais a violência está elevada, as câmeras também servem como uma ferramenta para ajudar a identificar bandidos que roubam veículos nas pistas e até no interior do carro, como você pode ver neste vídeo:

Existem diferentes funções nas melhores câmeras veiculares, por exemplo:

  • Captar e gravar imagens no interior e exterior do carro
  • Trabalhar com GPS para identificar a localização do veículo
  • WiFi
  • Sensores de movimento que fazem a câmera ligar ou desligar no automático
  • Controle dos tempos de gravação para poupar mais energia
  • Estabilizadores de imagens para a câmera gravar tudo sem travar nada

Quais as vantagens de uma câmera veicular?

Vantagens e desvantagens existem em todos os produtos à venda no mercado. Só que vendedores têm apenas costume de apresentar benefícios, né? Sem problemas, porque agora você vai entender melhor o lado bom e ruim da câmera veicular.

Começando com as vantagens, não podemos esquecer dos preços acessíveis. Custa mais caro encher o tanque no posto de gasolina do que comprar uma câmera veicular de modelos mais simples.

Até as versões básicas que custam preço de banana oferecem alguma segurança nas funções. Exemplo: Elas gravam por até 30 minutos e possuem certa nitidez para identificar objetos grandes, pedestres ou outros carros.

Agora vale a pena comentar sobre as desvantagens. Você quer ter um equipamento com estabilizador de imagens, sensor de movimentos, visão noturna e resistência? Então, não tem jeito, existe a necessidade de gastar um pouco mais caro na compra do produto.

Não podemos esquecer que a instalação da câmera é complicada para quem não conhece muito sobre sistema elétrico de carros.

Dá até para seguir alguns vídeos da internet que ensinam como fazer a instalação, mas nestes casos tudo fica por sua conta e risco.

O vídeo a seguir mostra como fazer um dos tipos de instalação de micro câmera veicular:

Ao considerar a opinião de muitos condutores nos fóruns de notícia da internet não podemos esquecer de outra desvantagem. No caso dos modelos com preços mais baixos existe pouca resistência contra água.

Já imaginou? Realizar uma viagem longa na estrada com chuva e perceber que no final do trajeto a câmera não está funcionando? Nestas horas a gente pode se arrepender de ter comprado algo tão barato.

Na tabela mais para a frente você pode conferir o resumo das vantagens e desvantagens da câmera veicular:

Vantagens
  • Há versões com preços em conta
  • Gera mais segurança aos motoristas e passageiros
  • Existem diferentes formatos e recursos
Desvantagens
  • Sem visão noturna e estabilizador de imagem nos modelos baratos
  • Não é fácil de instalar
  • Versões populares não são resistentes à água

Quais os diferenciais dos melhores modelos de câmera veicular?

Para atender às mais diferentes necessidades dos condutores as fabricantes oferecem diversas versões de câmera veicular. Os consumidores devem estar atentos para comprar uma produção que atende as necessidades sem precisar pagar muito caro.

Existem versões que apenas gravam as partes externas do carro. Já outros modelos além de gravar o lado exterior também permite captar as imagens no interior automotivo.

Outro diferencial é o GPS, que permite localizar as imagens gravadas no aparelho. Este recurso apenas está disponível nas versões mais caras, assim como o sensor de movimento, que liga a câmera quando o carro começa a trafegar.

Também é importante destacar que cada câmera veicular possui um tempo determinado para gravação. Os aparelhos precisam ser recarregados para voltarem a gravar.

Uma regra não muda entre os modelos de câmera veicular: Se você quer qualidade superior nas imagens, precisa pagar preços superiores em versões avançadas na tecnologia.

Mão feminina mexendo em câmera veicular instalada no para-brisa

Câmeras com alta tecnologia podem custar caro. (Fonte: Pramote Soongkitboon / 123rf.com)

Qual a qualidade de imagem de uma câmera veicular?

Uma versão Full HD 1080p custa preços baixos. Ela não tem muitos recursos especiais para capturar imagens, só que os vídeos possuem uma qualidade boa o suficiente, embora não registrem tudo em detalhes.

Já as versões de preços altos têm visão noturna e sensores de movimentos. Nestes produtos há excelente qualidade no vídeo, justificando o valor mais elevado.

Estes modelos caros possuem até o estabilizador de imagens, que permite existir uma gravação sem travamentos até quando o automóvel trafega em estradas muito irregulares.

Vamos comparar a seguir diferenças básicas entre as versões de preços baixos e altos:

Câmera veicular com preços altos Câmera veicular com preços populares
Preço Alto Baixo
Qualidade da gravação Alta De baixa para média
Visão noturna Sim Não
Sensor de movimento Sim Não
Tamanho de monitor De pequeno para médio Pequeno
Resistência contra água Sim Não
Estabilizador de imagens Sim Não

Câmera veicular simples ou de alta performance?

Se você tem costume de participar das competições automobilísticas ou de trafegar por diversas horas em estradas é melhor escolher uma câmera veicular de preços elevados, em principal por causa do GPS e da resistência contra a água de chuva.

O vídeo abaixo mostra o potencial de uma câmera veicular cara em carros de corrida:

Por outro lado, se seu negócio é o tráfego na cidade, de noite, para ir à balada ou apenas trabalhar em percursos curtos, escolha uma versão de preços médios. Não esqueça de que a câmera veicular precisa ter visão noturna.

Caso o seu perfil seja de usar carro apenas de dia e nos trajetos curtos pode valer a pena uma câmera de preços mais populares. As luzes do dia ajudam a manter certa qualidade na gravação que dura entre 30 e 60 minutos nos modelos populares.

Se você usar uma câmera veicular popular na estrada consegue até comprovar que não cometeu nenhuma infração de trânsito em determinados trajetos, caso receba multas por engano.

Quanto custa uma câmera veicular?

Em média, o preço de uma câmera veicular pode ir de R$ 50 a até R$ 1.000. Os modelos personalizados para a marca e a versão do veículo são mais caros.

As versões de câmeras universais à venda no mercado para qualquer automóvel podem custar muito ou pouco, conforme as variedades de funções.

Produtos com preços elevados têm funcionalidades como visão noturna, estabilizador de imagens, GPS e gravam por até 120 minutos ou mais.

Onde comprar?

Carrefour e Walmart são hipermercados que vendem câmeras veiculares. Também é possível comprar o produto em lojas de departamentos como Americanas, Fnac e Magazine Luiza.

Amazon Brasil e Shoptime são lojas da internet que vendem muitas variedades de câmera veicular. Tuning Parts ou Conect Parts, ambas lojas online, são especialistas na venda de acessórios deste tipo para automóveis.

foco

Para instalar a câmera veicular, os instaladores conectam o aparelho na tomada de 12 volts do automóvel ou realizam a conexão direta no sistema elétrico dos carros. Câmeras veiculares também podem captar o áudio nas estradas.

Critérios de Compra: Fatores que permitem comparar os modelos de câmera veicular

Você sabia que existem sete mandamentos para comparar as ofertas de câmera veicular no mercado? Com estes pontos de vista você tem menos chances de cair no papo do pessoal de vendas:

  • Tela
  • Gravação
  • Lente
  • Imagem
  • Manual
  • Controle
  • Cartão

Vamos conhecer cada um destes critérios a seguir.

Tela

Em geral as telas maiores estão presentes nos modelos mais caros. O tamanho do monitor pode ir de 2 polegadas a até 4 polegadas.

Se você não tem uma vista muito boa, é melhor optar por modelos que possuem telas maiores e de qualidade. Já quem enxerga bem pode não ter problemas ao usar monitores menores ou com menos qualidade na resolução.

Gravação

O tempo de gravação de uma câmera veicular pode ir de 30 minutos a até 2 horas. Se você fica muito tempo na pista, vale mais investir nos modelos avançados que gravam por longos períodos.

Quem usa o veículo por apenas 30 minutos diários, no período diurno, pode economizar nos modelos que gravam menos tempo.

Lente

Existem versões com lentes-duplas úteis para gravar a parte da frente e o lado interior do veículo. As imagens destas produções podem ter muita ou baixa qualidade, conforme o valor de mercado e de acordo com a capacidade de resolução dos aparelhos.

Há modelos baratos que gravam o interior ou o exterior do carro, tornando menos flexível o funcionamento das câmeras.

Em algumas versões, as lentes são um pouco mais escuras para gravar imagens com menos reflexos do sol. Já as versões mais baratas não possuem este recurso, o que prejudica na nitidez dos vídeos.

Imagem

A qualidade da imagem gravada ou reproduzida tem relação com duas características da câmera veicular: resolução de tela e resolução de vídeo.

As telas de qualidade reproduzem imagens em Full HD. Uma média de 940×240 na resolução de tela é aceitável para quem quer um ótimo visual.

Na busca por imagens de qualidade em uma câmera veicular, você também precisa ficar de olho nas resoluções de vídeo. Algumas das melhores versões possuem resolução de vídeo de 1920×1080 ou com valores semelhantes.

Algumas câmeras são capazes até de tirar fotos e capturar imagens do trânsito.

Câmera automotiva com suporte de ventosa em para-brisa filmando trânsito

Uma das melhores resoluções de imagem da câmera automotiva é 1920×1080. (Fonte: Robert Chlopas / 123rf.com)

Manual

Se você não conhece muito bem a língua inglesa, é melhor comprar aparelhos que já vêm com manual em português. Desta maneira se pode aproveitar os melhores recursos que o aparelho consegue oferecer.

As versões populares quase nunca possuem o manual na língua portuguesa.

Algumas produções de preços médios com visão noturna oferecem manuais de instruções em português – fique de olho.

Controle

Se você usa o carro por muitas horas e quer economizar na câmera veicular, vale a pena comprar algumas versões com preços intermediários. Elas gravam por pouco tempo, mas possuem um eficiente controle do tempo de gravação.

Este recurso de controle funciona da seguinte maneira: O condutor programa quantos minutos ou em quais momentos a câmera salva as gravações. Por exemplo, de 30 em 30 minutos.

Esta forma de controle é útil para fazer o sistema de gravação durar por mais tempo antes de ser recarregado.

Cartão

Se você quer bastante capacidade para salvar vídeos, é melhor comprar uma câmera com entradas de cartão de memória de 32 gigas. É importante prestar atenção, porque alguns modelos aceitam apenas cartão de 16 gigas ou menos.

(Fonte da imagem destacada: ID 453169 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Os redatores do portal REVIEWBOX pesquisam e escrevem artigos informativos de alta qualidade sobre os mais variados produtos e assuntos.