Foto de um homem negro, em uma pista de corrida, se preparando para arrancar. Ele usa camiseta térmica branca, short preto, meia preta e tênis branco.
Ultima atualização: 29 de agosto de 2019

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

61Comentários coletados

Sejam bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje nós vamos conversar sobre a camiseta térmica, peça que ajuda no desempenho corporal de atletas e praticantes de atividades físicas.

Ao contrário do que se pensa, a camiseta térmica pode ser usada em qualquer estação do ano. Ela foi idealizada para manter a temperatura corporal e também para evitar possíveis assaduras.

O Guia abaixo vai abordar o assunto com bastante clareza e tirar todas as suas dúvidas, caso você esteja planejando comprar uma camiseta térmica.




Primeiro, o mais importante

  • A camiseta térmica é uma roupa especialmente projetada para a prática de atividades físicas. Sua principal função é manter a temperatura corporal estável.
  • Dentre as vantagens desta peça está que ela evita assaduras decorrente da fricção da pele com a própria pele ou com outros tipos de tecidos.
  • Trata-se de um produto leve, confortável, bastante elástico, que possui secagem rápida e não precisa ser passado.

Você também pode gostar:

Ranking: As 3 melhores camisetas térmicas

Além de confortáveis e práticas, alguns modelos de camiseta térmica são unissex. No nosso Ranking selecionamos os melhores modelos para te dar boas referências na hora da sua compra.

1º – Camiseta térmica Lupo Sport Run

Este modelo é ideal se você busca a camiseta em manga longa. Ela é desenvolvida com a mais alta tecnologia para diminuir os pontos de fricção e não causa assaduras na pele, proporcionando mais conforto nos movimentos.

Possui ventilação estratégica, colocada em zonas críticas de suor para absorver a transpiração e manter a temperatura corporal. Além disso, ela é fabricada com diferentes níveis de compressão que melhoram o contrapeso do músculo e a postura corporal. O tecido é composto por 93% de poliamida e 7% de elastano.

2º – Camiseta térmica repelente UV.Line

Para quem busca mais conforto durante a prática de esportes, essa é uma boa saída. Além de manter a temperatura corporal no nível correto, ela é repelente e tem fator de proteção contra os raios solares.

O tecido feito 100% de poliamida possui a tecnologia Shield Effect, que repele a camiseta dos insetos, uma vez que ela é tratada com permetrina, de acordo com as normas liberada pela OMS. Além disso, o tecido é ultraleve, não permite fricção da pele e garante secagem rápida.

3º – Camiseta térmica TWR Grafic Umbro

Esta é uma opção de camiseta em manga curta que também vale muito a pena. Ela é totalmente confeccionada em malha de poliamida, tecido leve e confortável, que promove liberdade e elasticidade nos movimentos.

Por ser indicada para prática esportiva, ela possui recortes estrategicamente posicionados nas costas e nas axilas, que garantem a absorção do suor e maior conforto durante o processo de transpiração. Além disso, ela é leve, não incomoda, e possui detalhe na frente, em meio ao peitoral.

Guia de Compra

A prática diária de atividades físicas requer alguns cuidados, especialmente no caso dos atletas. É importante se atentar à questões como a temperatura corporal e o desempenho dos movimentos, por exemplo.

A camiseta térmica é uma vestimenta que contribui muito para o bom desenvolvimento em algum esporte, e pode ser uma solução para problemas com a temperatura.

Foto de um grupo de pessoas sentadas em círculo, com as pernas esticadas, se alongando. Um dos homens usa uma blusa térmica de manga comprida na cor verde neon.

A blusa ou camiseta térmica é de grande ajuda na prática de qualquer esporte, seja corrida, futebol, vôlei ou até musculação. (Fonte: Rawpixel.com / Pexels)

O que é uma camiseta térmica?

A camiseta térmica é uma peça destinada à prática exercícios físicos que possui finalidades diferentes daquelas tradicionais, que se costuma usar diariamente na academia.

Trata-se de uma vestimenta que pode ter manga longa ou curta, e é totalmente colada ao corpo. Ela pode ou não ser usada por baixo de uma camiseta normal, mais larga.

Seu objetivo principal é a manutenção da temperatura do corpo, tanto nos dias frios como nos dias quentes.

Quanto ao seu uso, não há restrições. No entanto, ela é altamente indicada a esportistas e atletas que façam treinos de alta intensidade e que queiram melhorar seu desempenho.

Quais as vantagens da camiseta térmica?

A principal vantagem da camiseta térmica está diretamente relacionada às temperaturas. Basicamente, com a aderência no corpo e com o tecido especializado, essas peças não permitem que o calor se dissipe rapidamente.

Em locais com baixas temperaturas, é uma excelente saída para manter o desempenho sem sentir frio ou enrijecer demais a musculatura.

E ao contrário do que se pensa, também é de grande ajuda no calor, pois o aquecimento melhora a elasticidade dos músculos e evita distensões. Apesar disso, algumas pessoas não se sentam confortáveis com ela em dias com temperaturas muito altas.

As fibras de tecidos como poliéster e poliamida, frequentemente encontrados na composição da blusa, possuem facilidade em absorver o calor e diminuir o suor, tornando a transpiração menos intensa.

Foto de um ciclista usando camiseta térmica pedalando em lugar com mata.

Mesmo em dias mais quentes é possível usar uma camiseta térmica para a prática de atividades físicas. (Fonte: avemario / 123rf)

Além disso, a camiseta térmica protege a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas, especialmente quando a atividade é realizada no sol.

Elas ainda evitam assaduras provocadas pelo contato da pele com a própria pele ou outros tecidos mais grossos. Algumas, inclusive possuem poucas ou nenhuma costura, para garantir mais conforto ao atleta.

A maioria das pessoas relata que nas primeiras vezes o uso da camiseta pode ser um incômodo, uma vez que ela comprime bastante o corpo. No entanto, trata-se de uma questão de costume, e com o tempo você começará a notar a diferença no desempenho.

As camisetas térmicas são leves, secam rapidamente, não amassam e garantem total facilidade de movimentação.

Vantagens
  • Não permite que o calor corporal se dissipe com facilidade
  • É confortável e leve
  • Evita assaduras decorrentes de fricção na pele
  • Protege contra os raios solares
Desvantagens
  • Pode parecer incômodo nos primeiros dias de uso
  • Algumas pessoas não se adaptam com seu uso em dias muito quentes

O comprimento da manga faz diferença?

Como já citamos, as camisetas térmicas podem ser de manga longa ou curta, no entanto, trata-se de uma questão de preferência e conforto pessoal.

O tamanho da manga não irá influenciar no efeito proposto pela peça, porém é importante que ela sempre fique justa ao corpo. Nos dias de inverno, por uma questão de se proteger do frio, recomenda-se que você dê preferência a uma peça de manga longa.

Porém, se você está no verão e a sua preocupação é apenas o desempenho da musculatura, a escolha deve ser aquela que faz você se sentir melhor.

Foto de dois homens em corrida de cadeiras de rodas, usando blusa térmica e capacete. Ao fundo, o asfalto bastante molhado.

O comprimento da manga não influencia no desempenho e trata-se de uma questão de preferência. (Fonte: RUN 4 FFWPU / Pexels)

Quanto custa?

Agora vamos falar sobre a parte mais chata: os valores. Por se tratar de uma peça bastante especializada, o custo de uma camiseta térmica não é o mesmo se comparado a uma peça fitness tradicional.

Sempre gostamos de frisar que o preço de um produto varia muito de acordo com a marca. A média da camiseta térmica fica entre R$ 50 e R$ 200.

Onde comprar?

Por se tratar de um item esportivo, os melhores lugares para comprar esses tipos de camisetas são as lojas de vestuário fitness, como a Centauro, a Decathlon, e até mesmo lojas de algumas marcas, como Adidas e Nike.

No entanto, você pode encontrar opções por valores mais acessíveis, mas variedades reduzidas, em lojas de departamento como a Renner e a Riachuelo.

Por fim, também há a possibilidade da compra online. Nesse caso, existe a possibilidade de comprar diretamente no e-commerce das marcas, ou em sites de vendas como Amazon, Netshoes e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de camiseta térmica

A camiseta térmica é uma peça bem especializada, e por isso a atenção aos detalhes deve ser redobrada. Para ajudar na sua compra, vamos pontuar o que você deve observar na hora da escolha:

  • Composição
  • Acabamento
  • Tecidos especiais
  • Design

A seguir, iremos explicar um pouquinho melhor cada um desses pontos. Vamos lá?

Composição

A maioria das pessoas não se atenta a isso, mas é obrigatório que todas as peças de roupas possuam uma etiqueta indicando a composição do tecido.

Apesar de não parecer importante, devemos nos habituar em dar uma olhada nessa etiqueta antes de efetivar a nossa compra, uma vez que a composição do tecido está diretamente ligada à sua qualidade.

As camisetas térmicas, por exemplo, costumam ser feitas de fibras sintéticas como poliéster ou poliamida, sendo a segunda a mais indicada para roupas esportivas. Algumas ainda possuem o elastano, responsável pela elasticidade no tecido.

Foto de um homem de lado, em um local que aparenta ser alto, vestindo um short preto e uma camiseta térmica preta, fazendo exercício físico com um peso.

Assim como toda roupa projetada para a prática esportiva, é importante ficar atento ao acabamento da camiseta térmica. (Fonte: Taco Fleur / Pexels)

Acabamento

O bom acabamento é super importante em qualquer roupa. Na camiseta térmica ele é essencial, pois a pele pode ficar irritada. Observe as costuras da blusa e veja se elas são firmes e confortáveis.

Inclusive, quando menos costuras ela tiver, melhor, pois isso significa que sua pele não irá sofrer com a fricção da linha aparente.

Vale lembrar que roupas térmicas são bem justas e qualquer incômodo é sentido intensamente, por isso observe bem se a peça possui um bom acabamento e te passa conforto suficiente, ok?

Tecidos especiais

Por se tratar de uma roupa com uma função específica, espera-se que o tecido da blusa térmica seja também especializado. Dê preferência para aquelas que, além de serem confortáveis e reterem bem o calor, vão além.

Algumas peças possuem funções protetoras dos danos provocados pelos raios UVA e UVB e outras são até repelentes.

Esses modelos são os melhores e mais indicados principalmente para quem pretende treinar em ambientes abertos e expostos à luz solar. Existem também as camisetas que possuem tecnologia antibacteriana, responsável por proteger o tecido da proliferação de bactérias provenientes do suor excessivo.

Apesar desses modelos serem os mais caros, eles são os mais vantajosos para a prática de esportes, além de promoverem algumas comodidades que valem a pena.

Foto de uma mulher se preparando para correr no inverno.

Escolha tecidos especiais que oferecem funções extras. (Fonte: Kaspars Grinvalds / 123rf)

Design

De maneira geral, as peças térmicas possuem design simplista. Normalmente são lisas e sem muitos detalhes. Mas, ainda assim, é importante que o design te agrade, assim como a cor!

Opte por opções em cores que você gosta e que combinem com seus outros trajes de treino. O importante é você curtir o que está vestido e se sentir confortável durante a prática esportiva, ok?

(Fonte da imagem destacada: Nappy / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Anna Liz Melo Personal Stylist
Formada em moda e prestes a concluir o curso de cosmetologia e estética, Anna Liz tem no currículo experiência suficiente para aconselhar qualquer pessoa sobre o look certo para qualquer ocasião. A experiência de dois anos em Paris ajudou muito, mas seu feeling é o que faz dela a pessoa certa para te ajudar a escolher a roupa, o perfume e os acessórios certos para cada compromisso.