Campainha.
Ultima atualização: 30 de julho de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

51Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você está em busca de uma campainha que pode ser facilmente instalada nos mais diversos locais da sua residência ou escritório, veio ao local certo. No artigo de hoje, nós vamos tratar da campainha sem fio.

A seguir, você vai descobrir como funciona, quais as vantagens e desvantagens e como escolher e comprar a melhor campainha sem fio disponível atualmente no mercado.




Primeiro, o mais importante

  • A campainha sem fio é mais prática e versátil, já que pode ser facilmente instalada em qualquer local e não depende de fiação elétrica.
  • Mais do que uma simples campainha, esse aparelho pode ajudar até mesmo na segurança de idosos e doentes.
  • Para garantir a compra da melhor campainha, de acordo com o seu objetivo, leve em conta as funções extras e a quantidade de toques e níveis de volume presentes no aparelho.

Você também pode gostar:

Melhores campainhas sem fio: Nossas recomendações

A campainha sem fio com melhor custo-benefício

A campainha sem fio da Multilaser conta com quatro modos de toque para você escolher, além de cinco níveis de volume. Essa campainha opera com uma distância de até 300 metros desde o receptor. O interruptor já vem com uma bateria embutida. Além disso, esse modelo é à prova d'água.

A campainha sem fio mais completa

A CIB100 é uma campainha sem fio da Intelbras. Com alcance entre os módulos interno e externo de até 100 metros, sem obstáculos, esse modelo de campainha possui volume ajustável em até quatro níveis. Além disso, possui cinco opções de toque e uma bateria que dura 1 ano.

A campainha sem fio com mais toques

Bivolt e na cor preta, a campainha sem fio da Comfort Door conta com alcance de até 100 metros, sem obstáculos. Essa opção oferece 52 opções de toques para você escolher, além de quatro níveis de volume e sinal luminoso. Esse modelo também é à prova d'água.

Guia de Compra

Na hora de instalar uma campainha, ou trocá-la por uma nova, é preciso considerar algumas variáveis, como o local de instalação e as funções do aparelho. Agora, se a ideia é ter uma campainha versátil, que pode ser colocada em qualquer lugar, o modelo ideal é sem fio.

Hoje em dia, existem diversos modelos de campainha sem fio à venda. Antes de escolher o melhor modelo, convidamos você a entender quais são os principais opções e como funciona esse tipo de campainha.

Mulher tocando a campainha.

A campainha sem fio é versátil e prática. (Fonte: Auremar: 12647974/ 123rf.com)

Como funciona a campainha sem fio?

A campainha sem fio não é uma novidade no mercado, mas ainda é pouco conhecida. Trata-se de um aparelho mais moderno e versátil, já que funciona por meio de pilhas ou bateria e, por isso, dispensa o trabalho da instalação elétrica.

Em geral, a campainha sem fio é composta de duas partes: O módulo externo, que será instalado do lado de fora do local e acionado pelo visitante; e o módulo interno, conhecido como receptor, que irá reproduzir o toque dentro da residência ou escritório.

De modo geral, a campainha sem fio pode ser conectada a um ou mais receptores. Mas na hora de comprar, você vai perceber que a maioria das marcas disponibiliza apenas um.

De todo o modo, o fato é que a campainha sem fio pode ser instalada em qualquer lugar, até mesmo onde não há fiação elétrica.

Dedo tocando a campainha.

A campainha sem fio possui, basicamente, um módulo acionador e um interno. (Fonte: Nandeenopparit: 33367491/ 123rf.com)

Mas não é apenas a forma de instalação da campainha sem fio que é versátil. O seu modo de funcionamento também é.

Quando a campainha sem fio é acionada, o som é disparado no receptor por meio de Wi-Fi ou por radiofrequência. Em alguns modelos também é possível que a campainha sem fio acione luzes e até vibre. Sem contar que a maioria é à prova d'água.

Com isso, fica claro que a variedade desse tipo de campainha é bem grande. Alguns modelos, por exemplo, podem até mesmo acompanhar controles remotos, que permitem regular o volume do toque à distância.

Além disso, a quantidade de tipos de toque também costuma ser vasta, permitindo que você personalize o som.

Quais os tipos de bateria e voltagem da campainha sem fio?

Como vimos, a campainha sem fio pode funcionar por meio de bateria ou pilhas. Mas esse modo de funcionamento se refere ao módulo externo do aparelho.

Por exemplo, alguns modelos já vêm equipados com uma bateria de alta performance, que possui duração estimada de até 1 ano. Outras campainhas, no entanto, funcionam com pilhas AA, que podem ser trocadas.

Agora, quando tratamos do módulo interno da campainha sem fio é preciso ficar atento à voltagem do local. Isso porque o receptor deve ser plugado em uma tomada.

De maneira geral, é sim possível encontrar modelos de campainha sem fio que são bivolts. Mas, como isso não é uma regra, recomendamos que você verifique essa informação na descrição do produto.

Onde e como instalar a campainha sem fio?

A versatilidade de uma campainha sem fio se dá justamente por conta da facilidade da sua instalação. Por não conter fios, esse aparelho pode ser colocado nos mais variados locais, tanto em áreas externas quanto em espaços fechados.

Ou seja, a campainha sem fio é especialmente funcional para ambientes onde não existem fiações.

Por exemplo, você poderá instalar a campainha sem fio do lado de fora de casa, no muro, portão, em cercas, ou na entrada de apartamentos, ao lado da porta.

Homem instalando interfone.

Diferentemente de campainhas e interfones com fiação, a instalação da campainha sem fio é simples e rápida. (Fonte: Auremar / 123rf.com)

Para instalar o módulo externo, no qual os visitantes irão acionar a campainha, existem algumas opções que variam dependendo da marca fabricante. Mas, de modo geral, basta fixar a campainha sem fio na parede com a ajuda de parafusos ou fita dupla face.

Geralmente os kits de instalação (parafusos ou fitas) acompanham a campainha sem fio quando você realiza a compra.

Com isso, a instalação dispensa a quebra de paredes e o uso de cabos elétricos. Já o receptor, como vimos, deverá ser ligado em uma tomada elétrica.

foco

Dica: A campainha também pode compor a decoração ou o visual do ambiente.

Hoje existem modelos nas cores branca, prata e preta. Alguns modelos vêm até com estampas e desenhos decorativos.

Ainda assim, vale ficar atento se, entre o local de instalação do módulo externo e do interno existem obstáculos.

Isso porque, paredes, árvores, muros, entre outros, podem interferir no disparo e alcance do som da campainha sem fio, principalmente nos modelos que funcionam por radiofrequência.

Quais são as outras utilidades de uma campainha sem fio?

Além de servir para anunciar um visitante, seja em casa ou no escritório, a campainha sem fio pode trazer outros benefícios. Listamos a seguir os principais deles:

  • Segurança de idosos: Ao instalar o módulo externo da campainha sem fio ao lado da cama de uma pessoa idosa ou doente, ela poderá acioná-lo sempre que precisar de ajuda do acompanhante ou cuidador;
  • Locais silenciosos: Para ambientes que precisam de silêncio, como consultórios e clínicas, a campainha sem fio permite que você retire o módulo interno da tomada por um determinado período;
  • Situações emergenciais: Caso a fiação da sua residência tenha sido danificada e, por algum motivo, você tenha que esperar para realizar o reparo, a campainha sem fio pode servir como uma solução imediata.

Afinal, vale a pena ter uma campainha sem fio?

Como vimos até aqui, são muitas as vantagens de uma campainha sem fio. Primeiro, porque esse tipo de campainha dispensa pequenas obras e reparos na fiação. Segundo, porque o aparelho pode ser instalado onde você quiser e de forma simples.

Outra vantagem é que, em geral, a campainha sem fio tem longo alcance, muitas opções de toques e volumes, além de recursos que reforçam a segurança do local. Um bom exemplo é a campainha com vídeo, que funciona também como um olho mágico.

No entanto, também existem algumas desvantagens. Caso você e o seu vizinho possuam a campainha sem fio, é possível que haja interferência de sinal.

Por exemplo, quando alguém aciona o dispositivo na casa ao lado, a sua campainha pode acabar sendo acionada também.

Outro ponto negativo é que, ainda que os fabricantes garantam um determinado alcance do som, às vezes o toque da campainha acaba sendo mais curto do que o prometido.

Para resumir, criamos uma tabela que mostra os principais pontos positivos e negativos da campainha sem fio. Veja:

Vantagens
  • Pode ser instalada em qualquer local
  • Não requer fiação elétrica
  • Existem muitos modelos
  • Grande variedade de toques e volumes
Desvantagens
  • Pode haver interferência
  • Alcance nem sempre é o prometido

Onde comprar e quanto custa a campainha sem fio?

Você poderá comprar a campainha sem fio em lojas de materiais de construção, de departamento, como o Ponto Frio, e até em alguns supermercados como o Carrefour.

Outra opção, mais cômoda, é comprar pela internet. Na Amazon Brasil, por exemplo, existe uma boa variedade de modelos e marcas, além de preços promocionais interessantes.

A maioria das campainhas sem fio custa entre R$ 20 até R$ 300. Essa variação de preço ocorre devido aos diferentes tamanhos, alcances e funcionalidades.

Critérios de Compra: Como avaliar a campainha sem fio

Pronto, agora você já sabe os benefícios da campainha sem fio. Mas na hora de escolher o melhor modelo é preciso conhecer os critérios que diferenciam um do outro. Nós listamos os principais para você. Veja:

Abaixo vamos explicar como levar em conta cada um desses aspectos.

Recursos

Quando você for comprar a sua campainha sem fio, vai se deparar com vários tipos que podem ser divididos de acordo com suas funcionalidades. Confira a seguir as opções mais populares e suas caraterísticas:

  • Campainha sem fio tradicional: Esse tipo é o mais simples e cumpre a função básica de uma campainha, que é anunciar o visitante por meio de uma melodia;
  • Campainha sem fio com Led: Alguns modelos, além de dispararem o som, também acionam uma luz de Led no receptor como sinalizador;
  • Campainha sem fio portátil: Nessa categoria, a campainha vem com um receptor portátil, que pode vibrar, e é ideal para levar no bolso;
  • Campainha sem fio com câmera: Algumas campainhas sem fio possuem uma câmera de vídeo integrada, o que aumenta a segurança.

Modo de toque

Na hora de escolher a melhor campainha sem fio, você também deve analisar o modo de toque.

Nesse quesito, você vai encontrar opções que oferecem entre um e até 48 tipos diferentes de toque para você escolher.

Alcance

Outro critério que vai diferenciar uma campainha de outra é o alcance do toque. A campainha sem fio pode ser ouvida, em média, em até 45 metros de distância. Mas como vimos, o alcance depende da quantidade de obstáculos que pode haver.

Assim, os fabricantes oferecem modelos cujo alcance vai de 30 metros, em ambientes com obstáculos, a até 100 metros, em locais sem obstáculos.

Níveis de volume

Para garantir que você irá, de fato, escutar o toque da campainha, escolha um modelo com alguma variação de nível de volume.

As mais completas chegam a oferecer até cinco níveis de volume, o que pode ser importante caso você precise ouvir o som a longas distâncias ou diminuí-lo em momentos estratégicos.

Opte por modelos certificados pela Anatel.

Sempre que possível, opte por modelos certificados pela Anatel.

Também dê preferência a aparelhos que não sofram interferência gerada por outras campainhas.

Afina, como vimos, dependendo do modelo pode ocorrer toques indesejados quando há mais de uma campainha sem fio na mesma região.

Garantia

Por fim, mas não menos importante, verifique se a campainha sem fio escolhida conta com garantia e assistência técnica especializada na sua região. Afinal, como se trata de um aparelho à bateria, podem ocorrer problemas técnicos.

(Fonte da imagem destacada: brandonkleinvideo/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.