mão segurando caneta 3D fazendo uma flor
Ultima atualização: 20 de maio de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Quem nunca desejou imaginar uma peça e, em questão de minutos, poder criá-la? Parece impossível, mas já é realidade. E está bem ao alcance das mãos! A caneta 3D é a ferramenta que faltava para colocar a criatividade em ação.

Se você ainda não conhece muito sobre esse utensílio quase mágico, fique com a gente. Neste artigo, vamos mostrar como funciona a caneta 3D, para quem ela é indicada e o que levar em conta na hora de escolher a sua.




O mais importante

  • A caneta 3D é um dispositivo que permite criar formas utilizando os mesmos filamentos usados nas impressoras 3D.
  • A caneta 3D pode ser um estímulo para a criatividade de crianças. Basta ter atenção aos dispositivos de segurança para evitar incidentes.
  • Para conseguir executar projetos com a sua caneta 3D, é preciso escolher o tipo correto de filamento.

Canetas 3D: nossa recomendação dos melhores produtos

Como toda novidade, a caneta 3D mal chegou ao mercado e as opções já são incontáveis. Por isso, fizemos uma seleção com as mais bem avaliadas, para você conhecer um pouco mais sobre este produto.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre a caneta 3D

Se você ouviu falar sobre a caneta 3D ou tem um pequeno em casa pedindo para comprar uma, esta seção vai te ajudar. Aqui, vamos responder às perguntas mais comuns de compradores on-line.

menino criando formas com caneta 3D.

A caneta 3D permite criar formas utilizando os mesmos filamentos das impressoras 3D.(Fonte: vejaa/ 123rf.com)

O que é uma caneta 3D?

A caneta 3D é mais uma inovação que se popularizou e está ao alcance do público comum. O utensílio tem a forma de caneta mas, assim como uma impressora 3D, permite construir os objetos que você desejar.

Para que isso ocorra, ela é abastecida com filamento PLA, o mesmo da impressora. Assim, permite criar, à mão livre, uma infinidade de peças de decoração, pequenos utensílios e até mesmo fazer reparos em outros objetos da casa.

Como funciona a caneta 3D?

Ao contrário da impressora, que exige o desenvolvimento de um projeto em computador, a caneta 3D é de uso livre. Desta forma, o resultado do trabalho depende da habilidade manual de quem a utiliza.

A caneta 3D submete o filamento a altas temperaturas.

Para funcionar, ela usa basicamente o mesmo princípio de uma pistola de cola quente. No entanto, no lugar dos tradicionais bastões de silicone, a máquina aquece o filamento a temperaturas entre 180 e 270 graus, dependendo do modelo.

Derretido e submetido a uma pressão, o material sai por um bico fino que fica na extremidade do aparelho. É neste momento que a caneta 3D permite criar a forma desejada. Quando esfria, a peça ganha firmeza e fixação.

Em que situações uma caneta 3D pode ser usada?

A caneta 3D pode ser utilizada por qualquer pessoa. Mas, sem dúvidas, ela é diversão garantida para crianças e adolescentes. É uma ferramenta para estimular a criatividade e desenvolver a concentração e coordenação motora.

Para os adultos, o uso da caneta 3D pode ir do hobby ao trabalho. Isso porque muitos arquitetos, designers e engenheiros a utilizam para criar protótipos rapidamente ou até mesmo para dar acabamento à peças criadas pela impressora 3D.

menino com caneta 3D e filamentos

A caneta 3D pode ser um estímulo para a criatividade de crianças. (Fonte: vejaa/ 123rf.com)

Crianças podem ter uma caneta 3D?

Sim! Falamos agora mesmo sobre o processo de criatividade que a caneta 3D pode despertar. Além disso, a possibilidade de criar os próprios objetos também pode ter um papel psico-emocional importante, na medida em que a criança se sente recompensada pelo trabalho.

No entanto, como se trata de um equipamento que precisa de calor para funcionar, é importante que os pais ou responsáveis estejam atentos aos dispositivos de segurança do aparelho antes de deixar os filhos brincarem com ele.

David PaskevicDesenvolvedor da primeira caneta 3D da Europa
"Se você quer diversão, desenhar um modelo por prazer, para isso serve a caneta 3D. A imaginação é o limite!"

Quais as vantagens e desvantagens de uma caneta 3D?

Quem começa a usar uma caneta 3D passa a ver o seu entorno de uma outra maneira. Especialmente para as crianças, esse é um dos grandes benefícios dessa ferramenta. Além disso, ainda podemos destacar mais alguns prós e contras da caneta 3D:

Vantagens
  • Fácil de usar
  • Leve e prática
  • Não precisa de projeto no computador
  • É uma forma de ganhar afinidade com a impressão 3D
  • Estimula a coordenação motora e a criatividade
  • Tem valores acessíveis
  • Pode ser usada por qualquer pessoa
Desvantagens
  • Exige atenção às superfícies quentes
  • As formas não têm a mesma precisão de uma impressora 3D

Quais os tipos de filamentos de caneta 3D?

Em geral, a caneta 3D utiliza o PLA como suprimento. A sigla significa poliácido láctico e é a opção mais sustentável por ser um plástico de origem vegetal, derivado do milho, cana de açúcar ou da batata. No entanto, há outros filamentos que podem ser usados na caneta 3D:

  • ABS - Acrilonitrilo butadieno estireno: é um dos mais baratos e o mais comum em lojas on-line. É o mesmo plástico utilizado na fabricação dos Legos;
  • TPU - Poliuretano termoplástico: é flexível, resistente e tem boa aderência ao papel e ao vidro. Não é recomendado para aplicação em peças de metal;
  • Nylon: extremamente flexível e durável, o nylon permite dar aspecto translúcido às peças produzidas;
  • Policarbonato: material usado em lentes de óculos e box de banheiro. É muito forte e resistente a impactos;
  • PCL - Policaprolactona: com temperatura de fusão bem mais baixa, leva mais tempo para solidificar, mas facilita correções, o que pode ser uma vantagem para iniciantes.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher uma caneta 3D

Se você já está imaginando a diversão que vai ser em casa quando a sua caneta 3D chegar, queremos que sua compra seja livre de frustrações. Por isso, vamos destacar alguns pontos que merecem atenção na hora de escolher.

Temperatura

A caneta 3D é uma tecnologia que funciona a partir do calor. Assim, tanto a temperatura interna quanto a externa podem ter influência sobre a performance da caneta. Neste sentido, é importante observar as indicações do fabricante sobre o calor máximo que ela consegue atingir.

Além disso, considere se a caneta vai ser usada em locais muito frios. Neste caso, é preciso que ela conte com um bom sistema de isolamento térmico que não permita a interferência do ambiente no aquecimento do filamento.

Velocidade de impressão

Alguns modelos de caneta 3D permitem ajustar a velocidade de impressão, mas essa não é a regra. De maneira geral, a liberação do material para confecção das peças é feita de modo contínuo.

Poder regular a velocidade com que a caneta libera o fluido é uma grande vantagem. Por essa razão, observe os ajustes disponíveis em cada modelo. Os mais comuns costumam trazer duas velocidades, mas é possível encontrar canetas 3D com até oito níveis de ajuste.

rolos de filamentos coloridos para caneta 3D

Para conseguir executar projetos com a sua caneta 3D, é preciso escolher o tipo correto de filamento. (Fonte: grafner/ 123rf.com)

Filamentos

Há pouco, mostramos os principais tipos de filamentos utilizados tanto na impressora quanto na caneta 3D. Naquela lista, você pode encontrar o material que mais atenda às suas expectativas.

Porém, é fundamental certificar-se de que o aparelho escolhido é compatível com a maior variedade possível de filamentos. Assim, você terá mais versatilidade na produção das peças e, dificilmente, ficará sem suprimentos para produzir.

Funções e recursos

Como você já sabe, a função de uma caneta 3D é modelar peças, à mão livre, usando o mesmo princípio de uma impressora 3D, mas de forma artesanal. No entanto, há outros recursos que podem fazer diferença no dia a dia.

Em geral, eles dizem respeito à usabilidade e à segurança. Assim, vale a pena conferir se o modelo que você pretende comprar tem proteção contra superaquecimento, sistema de desligamento automático e sistema de desentupimento.

Design

Ela tem o formato de uma caneta. Por isso, não há muito como variar no design da caneta 3D. Mas a engenharia de produtos sempre surpreende! Por essa razão, é possível encontrar modelos mais ergonômicos e maleáveis.

Especialmente se o aparelho for destinado a uma criança, ter atenção a este detalhe é essencial. Procure opções mais compactas e com revestimento que garanta mais firmeza durante o uso.

Resumo

A caneta 3D é uma forma lúdica e divertida de estimular o desenvolvimento e a concentração de crianças e adolescentes. Mais que isso, também pode ser uma ferramenta de apoio para muitos profissionais.

É por essa razão que trouxemos, neste artigo, as informações fundamentais para quem deseja saber mais sobre esse aparelho, suas indicações e vantagens. Deixamos para você uma seleção dos produtos mais vendidos e bem avaliados!

Esperamos que este material ajude a encontrar a caneta 3D ideal para presentear seus filhos ou incrementar seus projetos. Aproveite para compartilhar essa informação! Obrigado!

(Fonte da imagem destacada: vejaa/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas