Na foto as mãos de uma pessoa usando um tablet com uma caneta em cima de uma mesa de madeira branca.

O tablet é um dispositivo que pode ser utilizado para diversas finalidades e uma maneira de manuseá-lo de forma mais confortável e precisa é com uma caneta para tablet. Por isso, este produto é o tema de hoje aqui no ReviewBox Brasil. Seja bem-vindo!

Podendo ser usada para escrever, navegar e até mesmo desenhar no tablet, essas canetas surgiram com o intuito de auxiliar o usuário e hoje em dia são desenvolvidas em diversos modelos.

Mas se você está na dúvida se realmente precisa de uma dessas ou não sabe qual escolher em meio a tantas opções, saiba que nesse texto vamos todas as suas dúvidas e ao final da leitura você estará pronto para tomar uma decisão de compra. Então continue com a gente e vamos lá!




Primeiro, o mais importante

  • Existem canetas para tablet universais e modelos que são específicos de algumas marcas.
  • Há opções com ponteira de borracha e de metal, que são mais precisas.
  • Antes de escolher qualquer caneta para tablet deve-se verificar se ela é compatível com o aparelho e há modelos que servem até para celulares também.

Você também pode gostar:

As melhores canetas para tablets: Nossas recomendações

Para facilitar o dia a dia de utilização do tablet, a caneta é uma excelente opção. Para te mostrar quais são as melhores do mercado criamos esse ranking com algumas opções. Confira:

Opção ideal para quem quer desenhar

Ideal para quem gosta de criar desenhos, escrever e pintar em tablets, essa caneta possui alta precisão e é indicada para telas capacitivas. Ela possui um disco transparente na sua ponta, que não prejudica a tela e proporciona resultados diferentes dos modelos que possuem ponteira de borracha.

Além disso, ela não prejudica a tela do tablet, pode ser utilizada em qualquer ângulo e tem uma tampa de proteção. Acompanha ainda um clip móvel para ser guardada em camisas, é compacta, possui corpo emborrachado, que auxilia na sua aderência, e é compatível com praticamente todos os aplicativos de desenhos para tablets.

A caneta para tablet com design ergonômico

Compatível com tablets com sistema operacional iOS, Android e Windows, essa opção de caneta para tablet serve para navegação e escrita no aparelho de maneira simples e sem manchas na tela.

O modelo possui um design ergonômico triangular com superfície de toque suave e é composto por uma ponta de fibra de carbono substituível, que dá mais precisão durante o seu manuseio.

A opção universal

Com design diferenciado criado para garantir um maior conforto ao usuário, essa outra opção de caneta para tablet é universal e consegue ser utilizada por todos os modelos de aparelhos que possuem tela touchscreen MPP.

Ela é fabricada em alumínio, sendo muito leve e duradoura, e possui ponta metálica, que dá mais precisão aos traços. Além disso, acompanha uma tampa de rosquear, que se mantém firmemente fechada, e possui a cor cinza chumbo.

A caneta para tablet com maior durabilidade

Compacta e ideal para qualquer modelo de tablet e smartphone com tela touchscreen, essa caneta é fabricada em alumínio e possui um acabamento fosco que promove um toque macio ao seu usuário.

Com ela é possível fazer esboços, escrever e navegar no dispositivo de maneira simples e fácil. Além disso, ela possui pontas de borracha de longa duração, que podem ser trocadas a qualquer momento, e tem um corpo anatomicamente desenvolvido para ser equilibrado e dar maior conforto durante o seu uso.

Guia de Compra

Muito usada por designers, as canetas para tablet são uma ótima ferramenta para substituir os dedos durante a utilização desses dispositivos e conseguem não somente facilitar o uso como permitem novas atividades com esse produto.

Porém, nem todo mundo acha que ela é necessária ou sabe a diferença entre tantos modelos, por isso, preparamos esse guia de compra e nele você encontrará tudo o que há de mais importante sobre a caneta para tablet.

Na foto um homem sentado em uma cadeira com um tablet na mão olhando gráficos.

Muitas pessoas não dispensam as canetas enquanto utilizam seus tablets. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

O que é uma caneta para tablet?

A caneta para tablet é uma ferramenta que foi desenvolvida para dar uma maior precisão no manuseio desse dispositivo.

Normalmente confeccionada em materiais metálicos como alumínio, ela conta com uma ponteira, que pode ser de borracha ou de metal, e substitui o uso dos dedos, promovendo uma utilização diferenciada.

É possível encontrar esse produto em diversos modelos e existem os que são universais, e graças a isso conseguem se conectar a praticamente todos os tipos de tablets, e também os que são específicos para determinadas marcas e modelos.

foco

A Samsung e a Apple são duas empresas que possuem suas próprias canetas para tablet e o modelo da Samsung chama-se S Pen e o da Apple é o Apple Pencil.

Quais as vantagens e desvantagens da caneta para tablet?

A caneta para tablet tem como principal vantagem dar ao usuário desse tipo de aparelho mais precisão nos movimentos e graças a isso é possível criar inclusive desenhos com elas.

Além disso, com a caneta para tablet é possível escrever à mão, o que faz com que o tablet se torne uma ótima ferramenta para aulas também. Outro ponto positivo desse produto é que ele também possui uma excelente durabilidade e há opções que permitem usar diferentes espessuras de linhas.

Por outro lado, muitos dispositivos não vêm acompanhados com uma caneta para tablet e assim ela representa um gasto a mais. Também não pode-se deixar de destacar que algumas opções são compatíveis apenas com aparelhos específicos, impedindo a sua utilização por mais de um tablet diferente.

Vantagens
  • Dá mais precisão ao usuário
  • Permite desenhar e até escrever sem o teclado
  • Existem opções que fornecem diferentes espessuras de linhas
  • Possui excelente durabilidade
Desvantagens
  • É preciso adquiri-la individualmente
  • Alguns modelos não servem para todos os tipos de tablets

Qualquer tablet aceita caneta?

Praticamente todos os tablets presentes no mercado conseguem ser manuseados através de uma caneta para tablet, porém não é qualquer uma que pode servir no seu.

Isso está diretamente relacionado a compatibilidade da caneta com o seu dispositivo e também ao tipo de tela que ele possui. Basicamente existem tablets com telas resistivas e capacitivas e saber isso pode ajudar a determinar o melhor tipo de caneta para eles.

As telas resistivas são feitas com várias camadas e por isso possuem menos precisão no reconhecimento do toque. Esse tipo é muito comum em aparelhos mais antigos e conforme a tela é pressionada suas camadas transmitem as coordenadas ao sistema operacional.

Já as capacitivas são as mais utilizadas atualmente e são compostas por um capacitor com duas placas separadas por um isolante. Devido a isso, ao serem tocadas esse capacitor transmite a informação ao sistema através de uma troca de elétrons.

Nesse tipo de tela nem todos os modelos de caneta para tablet funcionam e muitas opções do tipo Stylus não são compatíveis com elas, precisando assim de versões mais específicas.

Na foto uma mulher segurando um iPad escrito “Hello” na tela.

É possível utilizar a caneta em praticamente todos os tipos de tablets e com ela é possível executar diversas atividades como escrita, desenho e navegação. (Fonte: Marek Levak / Pexels)

Quanto custa uma caneta para tablet?

As canetas para tablet tem um preço bem variável e que se altera de acordo com o modelo, marca, material e tecnologia que ela possui. Com isso, é possível encontrar opções por um valor a partir de R$ 12 até cerca de R$ 1 mil.

Onde comprar uma caneta para tablet?

Achar canetas para tablet para comprar não é uma tarefa difícil, já que esse produto está à venda em diversos lugares. É possível encontrar canetas em lojas que vendem acessórios para celulares e na das próprias fabricantes como Apple e Samsung.

Na internet é ainda mais fácil encontra-las, e há uma série de sites onde as canetas para tablet são vendidas, sendo que neles existe ainda uma série de opções diferentes sem ter a necessidade de sair de casa para adquirir o produto. Com isso, alguns sites são: Amazon, Magazine Luiza, Americanas ou Mercado Livre.

E caso você não saiba todas as opções do nosso ranking estão à venda e para adquiri-las basta clicar nelas.

Critérios de compra: Fatores para comparar as opções de caneta para tablet

Se você chegou até aqui decidido a comprar uma caneta para usar com o seu tablet saiba que existem alguns fatores que devem ser levados em consideração para fazer a melhor escolha e te mostramos quais são eles abaixo:

  • Compatibilidade
  • Tamanho
  • Tipo de ponteira
  • Material

Agora explicaremos com detalhes cada um deles.

Compatibilidade

Como te dissemos anteriormente, existem opções de canetas para tablet que são universais e outras específicas, logo antes de qualquer coisa é indispensável verificar quais modelos de caneta são compatíveis com o seu dispositivo.

Para se assegurar disso pode-se ler as especificações do fabricante ou então ir até a loja com o seu tablet para testar a caneta. Existem casos que mesmo as universais não são funcionam com alguns modelos, portanto é necessário prestar muita atenção.

Tamanho

Outro ponto importante é analisar o tamanho da caneta que você deseja comprar e por mais que muitas tenham as medidas de uma caneta comum, existem modelos que são menores e outros que são mais largos.

Dessa forma, vale avaliar qual delas te deixa mais confortável para manusear. Quem tem mãos grandes pode não se adaptar bem a canetas muito pequenas, enquanto que as que são mais finas também podem não dar muita firmeza para desenhos, por exemplo.

Vale a pena então testar alguns modelos para compreender qual é o que te deixa mais satisfeito.

Tipo de ponteira

Existem canetas para tablet com dois tipos de ponteira, a de borracha e a de ponta fina feita com metal e qual delas escolher depende muito da sua forma de utilização.

As ponteiras de borracha são muito confortáveis de usar e funcionam muito bem principalmente para navegação, porém, por terem uma ponta mais grossa para desenhos e pinturas podem ser um pouco menos eficientes.

Já para atividades onde se deseja mais precisão de traço as que possuem ponta fina acabam sendo mais indicadas, visto que com elas os desenhos e até mesmo a escrita conseguem ficar mais finos e bem acabados.

As canetas podem desgastar e é possível comprar somenta a ponteira.

E se o medo é que por ter uma ponteira de metal ela pode riscar a tela fique tranquilo porque isso é praticamente impossível de acontecer se o uso da caneta for feito da maneira correta.

Independente do tipo de ponteira escolhido, vale destacar que conforme o uso, as canetas podem desgastar, e por isso é possível comprar somente as ponteiras. Assim, se após bastante tempo de uso você perceber que a sua caneta não está com a ponta muito boa, basta adquirir uma nova.

Material

Outro ponto importante a respeito da caneta para tablet é o material em que ela é confeccionada e isso está diretamente ligado a sua durabilidade.

Muitas opções mais em conta são produzidas com matérias-primas frágeis que inclusive podem descascar com o uso. Portanto, opte sempre pelas que são feitas com alumínio, por exemplo, já que esse material não enferruja e possui boa resistência.

Na foto um homem encostado em uma parede de tijolos usando um tablet.

Principalmente quem faz um uso intenso da caneta para tablet deve escolher uma opção que possua boa aderência e seja feita com materiais de qualidade. (Fonte: Brooke Cagle / Unsplash)

Vale também destacar que tem opções que recebem um acabamento fosco e graças a isso acabam aderindo melhor a mão, sendo ideais para atividades onde é necessária mais exatidão.

(Fonte da imagem destacada: kaboompics / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.