Na foto um cachorro Labrador deitado dentro de um canil.
Ultima atualização: 8 de janeiro de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

90Comentários coletados

Os cães são considerados os melhores amigos do homem. Por isso, muitos tutores não abrem mão de oferecer o melhor para eles. Pensando em conforto e bem-estar, existem as caminhas, casinhas e o canil, produto que é o tema de hoje aqui no ReviewBox Brasil. Seja bem-vindo!

Existem diversos modelos de canil. Há os construídos nos quintais, os portáteis e até mesmo os usados dentro de pet shops. Nesse artigo vamos te mostrar tudo sobre eles para que você escolha o melhor para o seu pet.




Primeiro, o mais importante

  • O melhor modelo de canil é construído em alvenaria, mas existem boas opções em madeira e metal.
  • O canil deve ter as dimensões adequadas para cada porte de cachorro e precisa mantê-lo confortável em seu interior.
  • É fundamental colocar o canil em um lugar seguro e garantir que ele não seja abafado e possua boa ventilação.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de canil: Nossas recomendações

O canil é um produto que pode ser comprado pronto ou que pode ser construído. No quesito praticidade, os modelos prontos são os melhores e existem diversas opções. Algumas se destacam e separamos abaixo todas elas.

O modelo ideal para filhotes e cães de pequeno porte

Esse modelo de canil é portátil e serve como um cercado para filhotes e cães de pequeno porte. Ele é do tipo dobrável, o que facilita o seu transporte, e possui uma porta, que serve para entrada e saída dos animais. Essa opção é fabricada em aço e possui pintura na cor preta com tinta epóxi de alto brilho.

A melhor opção para pet shops

Esse modelo de canil possui baias para 8 animais e é confeccionado em aço maciço galvanizado. Ele tem todos os seus componentes removíveis e pode ser ajustado de acordo com as necessidades. Além disso, essa opção possui 3 andares, baias de diferentes tamanhos e está disponível na cor prata.

O modelo de canil mais fácil de montar

Essa opção de canil é muito fácil de montar e pode ser estruturada em diversos formatos diferentes. Ele pode ser instalado em quintais e até mesmo dentro de casa e não precisa de furos na parede ou chão. Esse canil é confeccionado em metal e recebe pintura com tinta epóxi na cor branca.

Guia de compra

O canil é um item que existe há muitos anos. Presente em diversas casas, ele serve como um refúgio para os cães e os mantém longe de frio, chuva ou calor. Ele é encontrado em variadas versões e graças a isso se adapta a todos os espaços e necessidades.

Ideal para cães de todos os tamanhos, o canil é uma ótima alternativa para as casinhas e caminhas. Se você está buscando por um desses é só ler esse guia de compra até o final, porque nele você irá conhecer tudo a respeito desse produto.

Na foto uma menina com um filhote de cachorro.

O canil pode ser encontrado em diversos tamanhos e serve para restringir a circulação dos animais. (Fonte: NICE GUYS/ Pexels)

O que é um canil e onde ele pode ser colocado?

Logo que o canil surgiu ele era basicamente uma área reservada para os cães ficarem na parte externa da casa. Porém, com o passar dos anos esse produto mudou bastante e as suas formas de uso também.

Hoje em dia o canil ainda é muito usado nos quintais, mas existem situações em que ele é colocado em áreas internas. Atualmente é comum ver os canis dentro de pet shops. Eles servem como local de espera para o banho ou para aguardar a chegada dos donos dos animais.

Existem ainda tutores que usam esse produto apenas para que os cães sequem após o banho ou não atrapalhem nas tarefas domésticas.

foco

A palavra Canil também pode ser usada para locais onde há a criação de animais para reprodução. Dessa forma, existe canil de Maltês, canil de Bulldog e muito mais.

Quais as vantagens e desvantagens de ter um canil?

O canil é um produto que facilita bastante o dia a dia de quem tem cachorro ou que trabalha com eles. Isso porque ele serve como uma forma de restringir a movimentação dos animais para áreas não permitidas.

Outro ponto positivo é que ele funciona como um abrigo para os cães. Dessa forma, principalmente as versões em alvenaria, conseguem mantê-los afastados do sol, chuva e até mesmo frio.

Além disso, o canil pode ser encontrado em diversos modelos e tamanhos. Isso facilita o seu uso por diferentes animais sem que eles fiquem desconfortáveis ou apertados.

Porém, alguns modelos de canil não são totalmente confortáveis para os cães. Muitos modelos de aço possuem seu piso vazado e animais muito pequenos podem prender a pata neles.

Outro ponto importante é que os que não possuem cobertura não devem ser usados em áreas externas, porque não protegem os animais do sol ou da chuva.

Sem falar que alguns cães podem se sentir presos no canil e tentar fugir.

Vantagens
  • Consegue restringir a entrada de animais em locais não permitidos
  • Serve como um abrigo para os cães
  • É confeccionado em variados modelos e tamanhos
  • Pode ser colocado em diversos lugares
Desvantagens
  • Modelos de aço não protegem das mudanças climáticas
  • Cães pequenos podem enroscar o pé no piso do canil caso ele seja vazado
  • Alguns cães se sentem presos e tentam fugir

O canil faz bem para a saúde do animal?

O canil é um produto que pode tanto fazer bem, quanto fazer mal para a saúde do animal.

Quando se fala em áreas externas, os canis fechados, como os de alvenaria, são muito positivos para o bem-estar dos pets. Isso porque eles irão protegê-los das variações climáticas e também da presença de outros animais.

Porém, isso não acontece com os modelos de aço, que são abertos e em caso de chuva irão deixar que o cão se molhe.

Ele também é positivo para locais onde há grandes quantidades de cães juntos. Isso porque ao colocar cada animal em um canil eles irão ficar separados e assim se previnem brigas e a transmissão de doenças.

Na foto um cachorro dentro de um canil com uma pessoa fazendo carinho nele.

O canil no tamanho e lugar adequado faz muito bem para a saúde e bem-estar dos cães. (Fonte: Jozef Polc/ 123RF)

Como montar um canil?

O processo de montagem de um canil depende bastante do modelo escolhido. Muitas versões em aço já são compradas prontas e basta colocá-las no local desejado. Por outro lado, as opções em alvenaria ou madeira requerem um pouco mais de trabalho.

Se a escolha for por um desses modelos é fundamental levar em consideração alguns fatores antes de começar a construção.

  • Posicionamento: Sempre construa o canil em um local onde o sol bate apenas na parte da manhã.
  • Piso: Para a área interna do canil devem ser usados pisos fáceis de limpar como os de cerâmica. Já para a área externa um piso mais áspero é mais indicado.
  • Telhado: As telhas de barro são a melhor opção de telhado para o canil, pois elas promovem um maior conforto térmico ao local.
  • Portas: A porta do canil deve ser feita com um material resistente para que os cães não a estraguem. Metal e madeira são boas opções.
  • Tamanho: Certifique-se que tanto na área interna, quanto na área externa do canil o cão consiga se movimentar livremente.

Quais os principais modelos de canil?

Existem basicamente três modelos de canil que podem ser escolhidos para os cães.

Os mais tradicionais são os de madeira ou alvenaria. Essa opção possui uma estrutura mais fechada e normalmente tem grades nas laterais. Além disso, esse modelo é dividido em área interna coberta e área externa descoberta.

Outro modelo é o canil de metal do tipo gaiola. Muito encontrado em pet shops, esse opção normalmente possui alguns andares e tem a parte frontal e lateral com grades. Essa versão é ideal apenas para os animais passarem pequenos períodos e não os protege muito do clima.

Por fim, existe o canil do tipo cercado ou dobrável. Esse é bastante utilizado em casas e é indicado apenas para restringir a área onde os animais irão circular.

Canil de alvenaria ou madeira Canil tipo gaiola Canil tipo cercado
Como é Possui uma área interna que serve para o animal dormir e uma externa para ele circular Possui andares e os cães ficam separados em baias Conta apenas com grades para delimitar a área de circulação dos animais
Pontos positivos É o mais confortável e o que mais protege os animais das mudanças climáticas Serve para manter os animais separados em pet shops e outros espaços com diversos cães É portátil e pode ser montado em qualquer lugar
Desvantagens Requer mais mão de obra para ser construído e ocupa um espaço maior Protege pouco os animais das variações climáticas e tem espaço mais limitado Não possui teto e é mais frágil

Quanto custa e onde comprar um canil?

É possível adquirir os modelos de canil prontos em pet shops e lojas que vendem produtos para pet shops e clínicas veterinárias. Dessa forma, você encontra facilmente esse produto em locais como Petz, Cobasi, Amazon e Americanas.

Já o valor do canil varia bastante de acordo com o material em que ele é confeccionado, o modelo e o tamanho. Com isso, existem opções a partir de R$100 e as mais caras chegam a R$2.500, em média.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de canil

Escolher um canil, seja para uso doméstico ou profissional, não é fácil. Isso porque esse produto precisa reunir uma série de características como resistência, durabilidade e conforto.

Mas existem algumas maneiras de acertar nessa compra e você encontra todas elas abaixo.

A seguir vamos te explicar detalhadamente todos esses tópicos.

Tamanho do cachorro

O primeiro passo na hora de escolher um canil é determinando o tamanho dos animais que irão ficar dentro dele.

A área útil do canil deve ser suficiente para os cães se movimentarem sem dificuldades e poderem descansar confortavelmente. Por isso, esse fator é tão importante.

Dessa forma, leve em consideração o porte do animal e o espaço necessário para ele conforme as especificações abaixo.

  • Cães de pequeno porte: O canil pode ter uma área de 1 m² e cerca de 60 centímetros de altura.
  • Cães de porte médio: Esses precisam de um espaço com 2,5 m² e 1 metro de altura.
  • Cães de porte grande: O canil deve ter 4 m² de área interna e 1,5 metros de altura.
Na foto um cachorro dentro de um canil em cima de uma caminha.

O tamanho do canil deve ser adequado para o porte do cão que ficará dentro dele. (Fonte: fotojagodka/ 123RF)

Espaço disponível

Outro ponto a ser analisado no momento de definir qual é o canil ideal é o espaço disponível que se tem para esse produto.

As versões de alvenaria são as que mais ocupam espaço, porém elas são ideais para que os animais possam morar.

Já os modelos de cercado ou gaiola são apenas para pequenos períodos e existem em grande variedade de tamanhos.

Os de gaiola são vendidos a partir do número de baias, existindo opções com 3, 6, 7 e até mais baias. Já os de cercado são comercializados em metros.

Material

Quando se fala no material para o canil existem diversas opções. Para as versões que serão construídas a melhor matéria-prima é o bloco de concreto, mas a madeira também é indicada.

Já os modelos comprados prontos são confeccionados em metal e aço galvanizado. Ambos são muito resistentes e possuem ótima durabilidade. Porém, é essencial se atentar ao tipo de pintura que eles recebem.

Nesse quesito a tinta epóxi é uma excelente escolha. Além de ela deixar uma boa aparência no canil, ela ainda consegue protegê-lo de enferrujar.

Na foto um cachorro dentro de um canil recebendo carinho.

O canil do tipo cercadinho normalmente é confeccionado em metal ou aço. (Fonte: Helena Lopes/ Pexels)

Portátil ou fixo

Caso o canil vá ser utilizado em casa vale a pena levar em consideração também se ele será do tipo fixo ou portátil. Os fixos são os modelos em alvenaria e em gaiola, que por mais que possam ser movimentados são menos portáteis.

Os portáteis são os do tipo cercado e esses são muito fáceis de desmontar, leves e práticos. Logo, se existe a possibilidade de utilizar o canil em lugares diferentes vale muito a pena investir nessa opção.

(Fonte da imagem destacada: Parilovv/ 123RF)

Por que você pode confiar em nós?

Andreia Sales Presidente de ONG de Animais
Ter quatro cachorros e três gatos em casa ainda era pouco para Andreia. Por isso, há 6 anos, ela decidiu abrir uma ONG para resgatar e cuidar de bichinhos indefesos. Outra forma que encontra que cuidar dos animais é compartilhando, na internet, seu conhecimento e experiência sobre os produtos que facilitam a vida dos pets.
Danielle Assis Jornalista
Dedica-se a produzir conteúdos interessantes e informativos. Apaixonada por viagens, moda, animais e adora dar presentes. A curiosidade é uma de suas características mais marcantes e está sempre em busca de produtos que tornam o dia a dia das pessoas mais prático e interessante.