Seja muito bem vindo ao ReviewBox Brasil. Se você está pensando em comprar um canivete suíço, temos aqui uma ótima notícia. Você está no lugar certo, já que hoje é dia de saber quais são os melhores modelos disponíveis no mercado brasileiro em 2019.

Imagine um produto que tem mil e uma utilidades. Não, não estamos falando daquela palha de aço muito conhecida e sim dos canivetes suíços. Esse tipo de ferramenta ajuda a executar diversas funções.

Desde coisas mais simples, como lixar a unha, até algumas mais específicas, como descamar um peixe, esse produto pode ser essencial para o seu dia a dia. Por isso, neste artigo, você vai ficar sabendo quais são as principais características desse produto. Fique por dentro, faça a melhor compra e não se arrependa.

Primeiro, o mais importante

  • Um canivete suíço pode ter mais de 30 funções. Antes de comprar, veja se o canivete tem aquelas que você vai necessitar.
  • Um canivete suíço é útil para ser usado dentro de casa e também em atividades esportivas externas, como trilhas e acampamentos.
  • Por conta das lâminas mais afiadas, alguns tipos de canivetes suíços não são recomendados para o uso por parte de crianças e adolescentes sem supervisão de um adulto.

Ranking: Os 4 melhores Canivetes suíços

Vamos apresentar agora os quatro melhores modelos de canivete suíço. Todas as principais características do produto foram levadas em conta para chegar nesse ranking.

Entre os pontos que devem ser notados está a quantidade de funções disponíveis em cada modelo. Ter mais funções, em geral, significa ter também um preço mais alto.

1º – Canivete Suiço Victorinox Swisschamp 91 mm

Este canivete suíço é um dos modelos mais completos da fabricante Victorinox. São nada menos que 33 funções diferentes. Entre elas, estão: caneta esferográfica, lupa, saca anzol, escamador de peixe, alfinete e quatro tipos diferentes de chave de fenda.

Até por conta de tantos usos, é um dos equipamentos mais caros dessa categoria. Mede 9,2 cm de comprimento e pesa 155 gramas.

2º – Canivete Suíço Victorinox Alox

Este modelo de canivete suíço mede 9,3 centímetros e pesa apenas 85 gramas. É um dos produtos mais vendidos nessa categoria e está disponível na cor vermelha.

A ferramenta conta com 8 funções diferentes: abridor de garrafas, abridor de latas, argola, chave de fenda, chave de fenda pequena, descascador de fios, lâmina grande, punção e escariador.

3º – Canivete Suiço Victorinox Classic Preto

Este produto tem sete funções: lixa de unha, lâmina, chave de fenda pequena de 2,5 mm, argola, palito, tesoura e pinça.

Esse canivete suíço pode ser encontrado na cor preta. Com 5,8 centímetros de comprimento, a ferramenta pesa somente 50 gramas. Conta ainda com garantia vitalícia, que cobre eventuais defeitos de fabricação.

4º – Canivete Suíço Victorinox Hunter XT One Hand

Essa ferramenta da marca Victorinox se enquadra na categoria de canivetes de sobrevivência, ou seja, voltados para uso em atividades outdoor.

Conta com quatro funções: lâmina para corte de cintos de segurança, serra para madeira, saca rolhas e lâmina grande. Possui 9,1 centímetros de comprimento e 1,8 cm de largura. O peso é de 150 gramas.

Guia de Compra

O canivete suíço é aquele companheiro para todos os momentos. Mesmo sendo uma ferramenta pequena, com ele você pode resolver vários problemas que surgem no seu dia a dia.

Seja para cortar a unha, abrir uma garrafa ou apertar um parafuso, esse tipo de canivete pode ser bastante útil. Neste guia de compra, vamos falar o que você tem que levar em consideração na hora de escolher qual vai comprar. Além disso, você vai conhecer as principais diferenças entre os modelos.

Canivete suíço na palma de uma mão.

O canivete suíço pode ser utilizado dentro e fora de casa. (Fonte: design56 / 123RF)

O que é um canivete suíço e quais são suas vantagens?

O canivete suíço é uma ferramenta multiuso, que pode ter mais de 30 funções. Assim como o canivete tradicional, o modelo suíço é produto da cutelaria.

Essa é a técnica de produzir instrumentos de corte. Também fazem parte desse tipo de arte as facas, as espadas, os machados e as navalhas.

Um canivete suíço tem utilidades diversas. Ele pode ser utilizado tanto dentro como fora de casa.

É um item que facilmente se adapta a diversos usos e muito públicos. Uma das principais vantagens é que ele é leve, pesa em torno de 150 gramas, e por isso pode ser levado para qualquer lugar com facilidade.

Entre os diversos modelos de canivete suíço, encontramos alguns com apenas quatro funções e também opções com até 33. Para saber qual comprar, é importante analisar o que cada lâmina pode oferecer em cada local.

Três maçãs e um canivete em cima de mesa. Uma das maçãs está descascada.

Um canivete suíço pode ser usado até para descascar frutas. (Fonte: pasja1000 / Pixabay)

Qual a utilidade do canivete suíço em casa?

As ferramentas mais básicas proporcionam diversos usos domésticos. Com as lâminas mais simples, você consegue descascar frutas e outros alimentos, lixar as unhas, além de cortar papel e plástico.

A maioria dos modelos também conta com saca rolhas, para abrir garrafas de vinho, por exemplo. Por conta dessas características, o canivete suíço é ideal para situações rotineiras.

Qual a utilidade do canivete suíço fora de casa?

Está pensando em passar o próximo fim de semana em um acampamento? Então, não se esqueça do canivete suíço. Quem gosta desse tipo de atividade, no meio da natureza, deve escolher um modelo com lâminas e funções específicas.

Quem quer acampar, por exemplo, pode ser beneficiado com lâminas que servem para serrar madeira. Já quem curte passar os dias pescando, vai gostar de contar com a ajuda de um escamador de peixe.

Já as lâminas maiores e mais afiadas vão ser de grande auxílio para aqueles que praticam atividades esportivas outdoor. Afinal, durante caminhadas e escaladas, você vai poder cortar arbustos e madeiras que estiverem no caminho.

Quatro canivetes lada a lado em um fundo preto.

Fique atento a quais funções do canivete suíço serão úteis para você. (Fonte: Hans / Pixabay)

Canivete suíço multifuncional ou utilitário?

Na hora de procurar um canivete para comprar, você vai se deparar com pelo menos dois tipos diferentes. Os canivetes suíços multifuncionais e os canivetes utilitários (outdoor).

Neste guia, você tem acesso às informações sobre os modelos de canivete suíço voltados principalmente para as atividades mais cotidianas.

O outro modelo de canivete tem um foco diferente. Ele tem apenas uma lâmina que, em geral, é grande e afiada. Isso porque a ideia é que eles sejam usados para o corte de materiais mais resistentes.

Esse tipo de canivete também é utilizado por algumas pessoas para defesa pessoal. Dessa forma, antes de definir sua compra, avalie qual é o modelo que vai atender suas expectativas. Veja na tabela abaixo a comparação entre esses dois tipos:

Canivete suíço Canivete tradicional (utilitário)
Peso Mais leve Mais pesado
Funções Tem diversas funções diferentes Menos funções, mais focado em corte
Lâminas Corte menos afiado Mais afiada.
Tamanho Pequenos Grandes, chegam a 22 centímetros

Qual a legislação em torno do canivete suíço?

Um fator importante a ser levado em conta na hora de comprar um canivete suíço é a legislação que diz respeito a esse acessório. No Brasil, o porte de lâminas – e portanto, de canivetes – não é considerado crime.

No entanto, existe uma polêmica em torno do Artigo 19 da LCP – Lei de Contravenções Penais, que pode ser interpretado de várias maneiras. O artigo considera contravenção “Trazer consigo arma fora de casa ou de dependência desta, sem licença da autoridade”.

Diante das várias possibilidades de interpretação da lei, a única certeza é de que a utilização do canivete para ameaça ou dano a outra pessoa, obviamente, está fora da lei.

O ideal é manter seu canivete em casa ou, quando sair com ele na rua, bem guardado, retirando-o do bolso ou da mochila apenas em caso de necessidade extrema.

Quanto custa?

Canivetes suíços custam entre R$ 90 e R$ 600. Um dos pontos que certamente vão influenciar no preço é a quantidade de funções. Quanto mais lâminas e funções existirem, maior será o preço.

foco

Você sabia que o canivete suíço foi inventado pelo cuteleiro suíço Karl Elsener em 1894?

Ele percebeu que o exército suíço comprava canivetes da Alemanha. Inconformado, resolveu dedicar-se à cutelaria e idealizou um canivete versátil que pudesse dar uma vantagem aos soldados de seu país.

A princípio, o instrumento seria utilizado apenas por suíços. A produção teve início em 1901 e a fabricação ficou a cargo da empresa Schweizer Besteckfabrik.

Onde comprar?

Canivetes suíços podem ser comprados em lojas especializadas em cutelaria. Como nem toda cidade tem uma dessas, o mais indicado é fazer uma pesquisa pela internet.

Você encontra esse tipo de produto nas principais lojas virtuais, como a Amazon, o Submarino e as Lojas Americanas.

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes canivetes suíços

Quando você for escolher um canivete suíço, leve os fatores a seguir em consideração. Assim, você poderá escolher o modelo que mais se adapte às suas necessidades.

  • Quantidade de funções
  • Lâminas
  • Tamanho

Vamos falar detalhadamente sobre cada um desses itens a seguir, para que você possa escolher o canivete suíço ideal para você.

Quantidade de funções

Quando analisamos um canivete suíço, a quantidade de funções é um critério de compra importante. Antes de tomar a sua decisão, reflita sobre qual será o uso dessa ferramenta. A partir daí, você pode escolher aquela que melhor se adequar ao seu dia a dia.

Não se empolgue em comprar o canivete tenha mais funções só por conta disso. Caso você não utilize a maior parte delas, isso vai ser apenas dinheiro jogado fora.

Canivete suíço com algumas lâminas abertas.

Você precisa saber qual uso dará ao canivete suíço antes de escolher o seu. (Fonte: Hans / Pixabay)

Lâminas

Os canivetes suíços até podem parecer frágeis por conta do tamanho, mas não são. Em alguns casos, as lâminas são bastante resistentes e afiadas.

Na hora da compra, é importante verificar para qual finalidade elas foram criadas. Há modelos que podem cortar até mesmo madeira. Se você for utilizar o canivete para tarefas mais simples, uma lâmina menos resistente pode ser suficiente.

Canivete suíço fechado em um fundo preto.

Os canivetes suíços começaram a ser produzidos em 1901. (Fonte: jftben / Pixabay)

Tamanho

Os canivetes suíços já são pequenos normalmente. Alguns modelos conseguem ser ainda menores.

Fique atento, no entanto, ao seguinte detalhe: quanto mais funções, maior será a ferramenta. Então, se você pretende transportar o canivete suíço no bolso, o ideal é optar por um que tenha menos funções. Consequentemente, ele será mais leve.

(Fonte da imagem destacada: bujinzhao / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
33 Voto(s), Média: 5,00 de 5
Loading...
REVIEWBOX

Postado por REVIEWBOX