Imagem mostra um canivete Victorinox junto com um mapa, uma câmera e uma bússola.
Ultima atualização: 23 de março de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se você é fã de cutelaria ou gosta de se aventurar em trilhas e acampamentos, provavelmente tem um canivete Victorinox como objeto de cobiça! Chegou a hora de aprender mais sobre esses excepcionais utensílios e saber o que é necessário para comprar o seu!

Os canivetes Victorinox são bonitos, elegantes e, acima de tudo, muito úteis. A marca suíça quase que se confunde com a própria noção do que são esses utensílios. Com tantos benefícios, preparamos esse artigo que traz todas as informações necessárias sobre eles. Fique conosco para fazer a melhor escolha possível!




Primeiro, o mais importante

  • A Victorinox é a referência mundial em canivetes, fabricando as armas usadas pelo exército suíço e até mesmo pela NASA.
  • Com tanta confiança e durabilidade em seus produtos, ela oferece até mesmo uma garantia vitalícia para defeitos de fabricação.
  • É possível escolher entre canivetes Victorinox com quantidades variadas de funções, materiais diferentes ou coleções com ideais que mudam bastante. Em comum, sempre a qualidade.

Você também pode gostar:

Os melhores canivetes Victorinox: Nossa opinião

Todas as linhas de canivetes Victorinox são de muita qualidade e cada canivete tem um propósito real para existir. Selecionamos alguns modelos muito bons e que podem ser úteis para você:

Um clássico canivete suíço

Canivetes suíços são a especialidade da Victorinox: Afinal, a marca vem da terra do chocolate e da neutralidade! Esse modelo, conhecido como Climber, é a própria definição do que é o utensílio. Contém doze ferramentas em uma, como lâmina grande, abridor de garrafas, pinça e tesoura. Tudo isso pesando apenas 85 gramas!

Para quem busca um canivete Victorinox mais simples

Quer um modelo de canivete mais simples, que não pese tanto no bolso mas ainda tenha muita utilidade? São oito funções no modelo Waiter da Victorinox, com destaque para o saca-rolhas e o abridor de garrafas. Ele tem peso e tamanho muito satisfatórios, fazendo com que o fato de carregá-lo seja quase imperceptível!

O canivete suíço Victorinox para todas as situações

Se o que você busca é um canivete com todas as funções possíveis, capaz de te ajudar em qualquer situação do dia a dia, é só a Victorinox que pode te ajudar. O Swiss Champ oferece nada menos do que 33 funções: Não há nada que ele não possa fazer! Fabricado em aço inox, é extremamente bonito e durável.

Guia de compra

A Victorinox é uma grande referência quando o assunto é canivetes. Será que essa fama é justificada? O que os modelos te oferecem? Quais as diferenças entre eles?

Depois de muita pesquisa, trazemos todas essas respostas em nosso guia de compra!

Imagem mostra duas pessoas fazendo churrasco em um acampamento.

Canivetes Victorinox são excelentes para atividades como acampamento. (Fonte: chulmin1700/ Pixabay.com)

Por que a Victorinox se destaca no ramo de cutelaria?

Poucas marcas são tão referência em um assunto como a Victorinox. Ela foi criada em 1884 já com a intenção de fabricar os canivetes oficiais do exército suíço. Com o tempo, seus utensílios passaram a ser conhecidos internacionalmente como “canivete suíço”.

Hoje, a Victorinox fabrica os equipamentos padrão usados pela NASA em serviço. A confiança na qualidade dos produtos é tão grande que eles são vendidos com garantia vitalícia: Qualquer defeito de fabricação a qualquer momento te dá direito a um novo modelo.

A inovação de criar ferramentas tão incrivelmente versáteis e a qualidade dos materiais usados elevaram a Victorinox a um patamar que poucas empresas conseguem chegar. Se você gosta de cutelaria e realmente exige a melhor qualidade, não há como pensar em outra marca!

foco

Você sabia que o nome Victorinox é uma junção entre “Victoria” e “inox”? O fundador da marca, Karl Elsener, originalmente a batizou com o nome de sua mãe, Victoria. Só mais tarde, na década de 1920, foi incorporado ao nome o inox, em referência ao material base dos canivetes.

Quais as vantagens dos canivetes Victorinox?

Só o fato de contar com um produto de uma marca de tanta qualidade, respeitada no mundo inteiro, já é uma vantagem enorme que te faz optar por um canivete Victorinox. Mas o que dizer então da garantia vitalícia, que apenas amplia toda essa confiança?

Com um canivete Victorinox, você tem em suas mãos basicamente todos os utensílios que pode precisar para o dia a dia. Não só em casos de acampamentos ou trilhas, mas até mesmo no cotidiano urbano. Há funções como abridores de garrafa, pinças e saca-rolhas.

Os utensílios da Victorinox estão entre os mais completos que você pode ter. Alguns deles chegam a 33 funções. E é raro encontrar algo que seja capaz de combinar com tanta eficiência durabilidade e utilidade.

O único ponto negativo dos canivetes Victorinox é o preço elevado, mas provavelmente vale a pena pagar um pouco a mais por tanta qualidade.

Veja na tabela a seguir as principais vantagens e desvantagens dos canivetes Victorinox:

Vantagens
  • Garantia vitalícia
  • Extremamente úteis, podendo ter até 33 funções
  • Fabricados com muito cuidado: Peso quase imperceptível
  • Incrível durabilidade
Desvantagens
  • Preço bastante elevado

Quais as coleções de canivetes Victorinox?

A Victorinox atualmente separa as suas coleções de acordo com o material dos canivetes e com as funções principais que eles oferecem. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das três principais?

  • Coleção Camouflage: É onde estão os canivetes mais tradicionais, como Skipper, Climber e Huntsman. Eles são feitos em aço inox, mas o cabo pode assumir diversas cores e formatos que ajudam na camuflagem. E, claro, garantem mais estilo.
  • Coleção Wood: Muitos dos canivetes mais tradicionais da Victorinox também estão presentes nessa coleção, mas com uma diferença: Cabo em madeira. E não se trata de qualquer madeira, mas sim uma totalmente sustentável, retirada de nogueiras europeias.
  • Coleção Alox: Inovação da engenharia e do design de canivetes, essa coleção substitui o aço inox pelo óxido de alumínio, ou alox, um material ainda mais durável e que tem uma resistência especial à ferrugem e às ações do tempo.

Na tabela a seguir, comparamos as três coleções:

Coleção Camouflage Coleção Wood Coleção Alox
Diferenciais Cabos em cores variadas, permitindo camuflagem Cabos em madeira Uso do óxido de alumínio, também conhecido como alox
Vantagens Preço mais em conta, possibilidade de camuflagem Mais estilo, mais sustentabilidade Durabilidade incomparável
Preços Médios a altos Altos Médios a altos

Como cuidar de seu canivete Victorinox?

Como já mencionamos, a Victorinox oferece garantia vitalícia para seus canivetes. Porém, essa garantia cobre apenas defeitos de fabricação ou problemas com peças. Defeitos causados por mau uso e falta de cuidado obviamente não permitem reembolso.

Se você tem uma ferramenta de tanta qualidade, precisa cuidar bem dela. E a Victorinox disponibiliza em seu site oficial documentos ensinando como deve ser feita a manutenção de seus produtos.

O ideal é usar um bom óleo para canivetes e manter o utensílio lubrificado.

O ideal é usar um bom óleo para canivetes, mantendo o utensílio sempre lubrificado, e uma pedra de afiação, capaz de deixar o corte sempre preservado. Caso haja componentes eletrônicos, eles devem ser retirados antes de qualquer limpeza. Não se deve lavar o seu canivete Victorinox!

Também é importante movimentar todas as lâminas da ferramenta de tempos em tempos, garantindo que elas não percam a mobilidade. Caso haja algum problema, uma gota de óleo mineral entre a peça e a mola deve ajudar a restabelecer a função original.

Quanto custa e onde comprar um canivete Victorinox?

A quantidade de funções e os materiais utilizados são os principais responsáveis pelas variações de preços de canivetes Victorinox. Modelos comuns podem custar entre R$ 90 e R$ 900, com edições especiais para colecionadores alcançando valores bem mais elevados.

Lojas especializadas em presentes, em acampamento e em artigos múltiplos para o dia a dia podem ser bons locais para encontrar canivetes Victorinox. Porém, nós recomendamos a compra pela internet: A Amazon brasileira oferece muitos ótimos modelos. Confira também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: No que prestar atenção ao escolher um canivete Victorinox

Decidido a comprar um canivete Victorinox? Então é hora de escolher o modelo perfeito! Selecionamos quatro critérios técnicos que podem te ajudar bastante:

A seguir, entramos em mais detalhes sobre cada um deles.

Quantidade de funções

Um dos principais motivos para adquirir um canivete é desfrutar de todas as funções que ele tem a oferecer. Quando falamos em um modelo da Victorinox, isso é ainda mais claro: Há modelos tão completos que podem chegar a até 33 utilidades diferentes.

Ao comprar um canivete, você sempre precisa pensar se está em busca apenas da lâmina, de uma pequena quantidade de funções, de alguma função específica ou se deseja o pacote completo. Assim, pode optar pelo modelo que mais atende às necessidades.

Saiba exatamente o que deseja quando for escolher o seu canivete Victorinox. Dessa forma, não correrá riscos de se arrepender mais tarde!

Imagem mostra um canivete Victorinox aberto com suas lâminas expostas.

Os melhores canivetes Victorinox oferecem muitas funções. (Fonte: skeeze/ Pixabay.com)

Tamanho

A Victorinox se destaca por produzir canivetes bastante pequenos e leves. Eles não geram nenhum incômodo no transporte e muitas vezes são absolutamente imperceptíveis.

O tamanho do canivete é importante até para questões de transporte e armazenamento.

Mas é claro que existem alguns modelos maiores, principalmente quando se fala nos chamados canivetes táticos, ou quando há alguma função eletrônica junto com as lâminas. É importante notar o tamanho do utensílio para que você sempre saiba exatamente como vai transportá-lo e armazená-lo.

Outra questão relacionada com o tamanho é o peso: Quanto mais leve é o canivete, melhor. O manuseio se torna muito mais confortável e as próprias questões de transporte e armazenamento são facilitadas.

Material

Todos os materiais usados pela Victorinox em seus canivetes possuem muita qualidade. Mas você pode escolher, por exemplo, entre um cabo de madeira e um mais tradicional, feito com plásticos de qualidade.

Alguns modelos contam até mesmo com um revestimento em poliamida que gera beleza e conforto no manuseio. Para as lâminas e utensílios, há a possibilidade de escolher entre aço inox ou óxido de alumínio.

Design

Quando você procura por um canivete de uma marca como a Victorinox, tem como principal prioridade a beleza ou a utilidade? Ou, por que não, os dois? Se o design for fundamental, a empresa suíça oferece ótimas opções!

Modelos estilosos com cabo em madeira, outros com camuflagens, alguns simples, com apenas o logo bem destacado, talvez até formas mais modernas, que remetam ao nosso tempo. É só escolher com o que mais você se identifica e ter um canivete que realmente te represente visualmente!

(Fonte da imagem destacada: Immo Wegmann/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em nós?

Samuel Chagas Profissional em Consertos
A vivência de Samuel com consertos em casas e estabelecimentos comerciais vem de décadas, desde quando ajudava seu pai, pedreiro, há mais de 30 anos. Seu gosto pelo assunto fez dele um profissional em consertos, e é assim que Samuel ganha a vida há 15 anos. Na internet, ele compartilha seu conhecimento sobre ferramentas e itens de segurança para casas e prédios.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.