Este é o ReviewBox Brasil, seja muito bem-vindo. Você é do tipo que não abre mão de curtir uma bela aventura? É daqueles que quer sempre viajar e, de preferência, ter muito contato com a natureza? Adora acampar e passar dias desconectado do resto do mundo? Então você precisa de um canivete.

É que esse utensílio multiuso é muito importante e pode ajudar quem vai acampar, quem pratica atividades esportivas de aventura e até mesmo dentro de casa.

Neste artigo, você vai ficar sabendo quais são os melhores modelos de canivete do mercado. Vamos explicar quais são as diferenças entre os principais produtos e o que você deve prestar atenção antes da compra. Então, continue lendo para conhecer todas as características dessa ferramenta.

Primeiro, o mais importante

  • Canivetes podem ter muitas funções. Verifique quais são realmente úteis para você. O tamanho dos canivetes varia. Aqueles mais recomendados para acampamentos e esporte de aventura são maiores.
  • O material da lâmina pode ser de diversos tipos de aço. O inox tem o melhor custo-benefício e menos risco de enferrujar.
  • Existem canivetes do tipo utilitário (outdoor) e aqueles também conhecidos com multifuncionais (suíços). Nessa avaliação vamos falar do tipo utilitário.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 6 melhores modelos de canivete

Antes de comprar um canivete, você precisa conferir nosso ranking dos melhores modelos. Além disso, ao longo desse Guia, vamos trazer todas as informações para que você possa decidir qual é o melhor para suas necessidades. Agora fique com a nossa seleção:

1º – Canivete Rescue Multifunção 22 cm – Guepardo

O canivete da marca Guepardo é voltado para quem curte acampamento, trilhas e pesca. Enfim, é um instrumento ideal para quem gosta de aventura. Aberto, chega a 22 centímetros.

Os fãs da cutelaria vão certamente aproveitar várias das multifunções. Possui quebra vidros, abridor de garrafas e ainda uma lâmina que permite o corte de cintos e cordas. Conta também uma trava de segurança manual e um clip passador. O cabo é em alumínio anodizado, que aumenta a resistência ao calor e a corrosão.

2º – Canivete Survival Multifunção 20.5 cm – Guepardo

Este modelo de canivete é de fácil utilização e bastante resistente. Ele conta com uma pederneira, que é um gerador de faísca para ser utilizado em fogões e fogueiras.

Aberto, o canivete mede 20,5 centímetros. Já fechado, o tamanho é de 11,5 cm. Possui corpo em alumínio e lâmina de aço 440. O canivete tem ainda um apito de emergência e um mini lanterna LED, funções que podem ser bem úteis principalmente para quem vai acampar ou fazer trilha.

Review em Vídeo

3º – Canivete Em Aço Inox – Tramontina

A lâmina deste canivete tem maior durabilidade por conta do tratamento térmico pelo qual é submetida durante a produção. O cabo é de madeira e a lâmina de aço inox.

Este modelo da Tramontina é mais voltado para o uso doméstico. Pode ser levado a lava-louças. A recomendação do fabricante é que o instrumento seja seco após a lavagem para obter maior durabilidade.

4º – Canivete Borlov – Nautika

O modelo de canivete da Nautika tem um iniciador de fogo e uma lanterna LED. Outras duas funções bastante importante são o quebra vidro e também um cortador de cinto.

Feito de aço inoxidável 420, pesa apenas 205 gramas. Pode ser aberto com apenas uma mão e possui trava de segurança

Review em Vídeo

5º – Canivete com clip – Tomahawk

O canivete da marca Tomahawk tem uma empunhadura perfeita. Conta com sistema de abertura que permite o uso de apenas uma das mãos. Tem ainda trava de segurança para evitar acidentes.

Este modelo de canivete tem lâmina de aço inox e cabo de alumínio sulfúrico. Além disso, tem clip de bolso. Pesa 170 gramas e lâmina tem 85 mm.

6º – Canivete Forest – Guepardo

Este canivete da marca Guepardo é voltado para o consumidor que precisa de um equipamento com boa resistência. A lâmina é fabricada em aço inox 440 e parcialmente serrilhada. O cabo é produzido com fibra de nylon. O revestimento emborrachado aumenta o conforto na hora da manipulação.

A abertura do canivete é ambidestra e conta com um apoio no polegar para dar mais firmeza. Com a lâmina aberta, o tamanho chega a 23 centímetros. O peso é de 171 gramas.

Guia de Compra

Um item multiuso, o canivete é um agrupado de ferramentas em uma única peça. Ele pode servir para uso doméstico atividades ao ar livre ou ainda servir como ferramenta de trabalho.

Se você busca pelo canivete ideal, nós queremos trazer informações essenciais para que você saiba escolher o modelo certo para você. Vem com a gente!

Mão segurando uma manga fatiada por um canivete.

O canivete substitui muitos utensílios, especialmente a faca. Mas esse equipamento vai muito além disso. (Fonte: Mittmac / Pixabay)

O que é um canivete e quais são suas vantagens?

Se você acha que o canivete nada mais é do que uma faca melhorada, acho melhor você mudar de ideia rapidamente. O canivete é hoje um instrumento multiuso, que pode ser levado para um acampamento, mas também não faz feio dentro de casa.

O canivete é um dos produtos da cutelaria, que nada mais é do que a técnica de produzir instrumentos de corte. Assim como o canivete, facas, espadas machados e navalhas também fazem parte desse tipo de arte.

Basicamente, o canivete é uma espécie de faca. A lâmina sai do cabo quando um botão é acionado. Só que muitos canivetes têm também outras funções que funcionam a partir do toque de um botão.

Até por conta disso, ele é considerado um acessório quem tem várias utilidades e é voltado para muitos públicos.

Leve e de fácil transporte, esse item pode se adaptar ao que você precisa. Por isso, a vantagem do canivete está no fato de ser um objeto multifuncional. Com lâminas extras e acessórios variados, o canivete deve ser escolhido de acordo com o que você precisa em determinado momento.

foco

Você sabia que a história do canivete teve início entre os anos 600-500 aC?

É dessa época o mais antigo canivete já encontrado em uma escavação arqueológica. Isso aconteceu na cidade austríaca de Hallstatt. Esse modelo possuía apenas uma lâmina e a empunhadura era de osso.

O modelo utilizado atualmente foi aperfeiçoado graças a influência do povo mouro, que ocupou a Península Ibérica, a partir do ano 711. Mas, ganhou notoriedade de fato a partir de 1950, por conta de filmes americanos em que jovens usavam esse instrumento.

Como o canivete pode ser útil em diferentes lugares?

Já falamos da versatilidade do canivete e que ele pode ser útil tanto para uso doméstico quanto atividades externas, e até mesmo para defesa pessoal. Abaixo explicamos todas essas aplicações em mais detalhes:

Uso doméstico

Em casa, os canivetes podem ser bastante úteis. Ele pode ajudar a abrir uma lata de algum alimento na cozinha, por exemplo. Também é possível utilizá-lo para reforçar um parafuso ou então cortar um tecido. Há ainda pessoas que utilizam esse instrumento com chaveiro ou enfeite.

Acampamento e pescaria

Quem gosta de filmes de ação deve se lembrar de que o principal objeto utilizado pelo personagem Rambo era justamente um canivete. Para quem gosta de atividades na natureza, o canivete pode ser considerado uma peça chave.

A lâmina afiada é fundamental para cortar cordas, galhos e alimentos. Ela pode cumprir, então, todas as funções necessárias em um acampamento. Com ele, cortar galhos para preparar uma fogueira é fácil.

O acessório se mostra útil ainda para fazer incisões em linhas de pesca. Com a função ‘abridor de latas’, o período passado em algum lugar com mata é facilitado. Dá ainda para, de forma prática, descascar frutas e preparar alimentos.

Pessoas em um acampamento na mata com fogueira acesa.

Em acampamentos, as múltiplas funções de um canivete podem ser bastante úteis. (Fonte: Djordje Petrovic / Pexels)

Esporte outdoor

Canivete é um utensílio essencial para quem pratica qualquer atividade outdoor, como trekking (caminhada em trilhas) ou escalada. A lâmina pode ajudar a abrir caminho ou então se livrar de raízes e arbustos que estiverem no meio do caminho.

Defesa pessoal

Para muitas pessoas, o canivete também serve como arma de defesa pessoal. Os instrumentos que servem para esse fim são conhecidos como canivetes táticos.

Eles devem ter um clip para que possam ser presos a roupa do utilizador, além de um peso adequado para utilização ágil. Nesses casos, a lâmina não pode ser frouxa e nem muito rígida. Além disso, tem abertura facilitada para o uso de apenas uma mão.

Canivete utilitário ou suíço? Qual o melhor?

Existem diversos tipos de canivete à disposição no mercado. Para você fazer a melhor escolha, é importante você saber qual será o uso desse objeto.

Os canivetes se dividem basicamente em dois grupos: os canivetes outdoor – também conhecidos como utilitários – e os canivetes suíços – também chamados de multifuncionais.

Nesse texto, estamos avaliando os canivetes outdoor. Esses são mais voltados ao uso em acampamentos, trilhas, pescarias e esportes de aventura.
Isso porque eles têm lâminas maiores e são voltados a cortes de materiais mais densos. Quem atua ou frequenta ambientes com fazendas, por exemplo, deve possuir um canivete com lâmina afiada para cortar cordas.

A principal dica é estudar as características de cada modelo disponível para comprar aquele que tem a ver com seu estilo de vida. Os canivetes suíços são menores e cabem em uma bolsa pequena. Apesar disso, tem mais funções que o canivete outdoor.

Algumas delas: cortador de fio alicate, chaves de tesoura, caneta, etc. Só que o corte da lâmina desse tipo não é tão afiado. Ou seja, lâmina não é forte como a do tipo utilitário.

Canivetes utilitários Canivetes suíços
Funções Principal função é cortar Tem multifunções variadas
Corte Lâmina mais afiada Corte menos afiado
Indicação Modelos podem ser usados até para defesa pessoal Modelos usados para atividades mais simples
Tamanho Grandes. Alguns chegam a 22 centímetros Pequenos, cabem em uma bolsa.

Preste atenção também em como será o manuseio e o transporte. Alguns canivetes têm design que possibilita que sejam presos no bolso, outros precisarão de uma capa especial.

Quanto custa?

Os canivetes do tipo utilitário custam entre R$ 70 e R$ 120. Os preços podem variar de acordo com o material de que é feita a lâmina, material do cabo e também o tamanho do produto.

Outro fator que pode influenciar no preço é a existência de outras funções, como abridor de lata e outros.

Onde comprar?

Para comprar um canivete você deve se dirigir a uma loja especializada em produtos de cutelaria ou então voltada a atividades outdoor.

Na internet, também existem muitas opções disponíveis. Nas grandes lojas do varejo, como Amazon, Submarino, Shoptime e Lojas Americanas, é possível encontrar bons preços.

Canivete sobre uma mesa.

Preço do canivete pode variar bastante de acordo com o material e quantidade de funções. (Fonte: Brett_Hondow / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores para comparar os diferentes modelos de canivete

Muito já foi falado até aqui, mas ainda temos pontos importantes a considerar. Especialmente para que você saiba fazer sua escolha pensando na sua realidade.

Na hora de comprar um produto, analise todos os detalhes com atenção. Fazendo isso, o seu dinheiro será bem utilizado e você não vai se arrepender depois. Então, leve em conta os seguintes pontos:

  • Peso
  • Lâminas
  • Cabos
  • Trava
  • Outras funções

Vamos falar um pouco de cada um deles na sequência.

Peso

Avalie o peso do canivete que você pretende comprar e analise se a atividade para a qual você pretende levá-lo não será prejudicada.

Quem vai fazer uma caminhada em trilha, por exemplo, precisa de algo muito leve. Nesses casos, quanto menos peso, melhor. Esse é um detalhe que pode influenciar no rendimento do esportista. Afinal, carregar um canivete muito grande ou pesado pode ser desconfortável.

Para quem não precisa carregar o produto consigo e vai usar em casa, por exemplo, o peso não é tão importante. Portanto, analise como você vai usar o seu canivete.

Lâminas

Esse é o principal ponto a ser analisado na hora da compra. Os produtos de maior qualidade são feitos com um desses três tipos de aço: damasco, inox e carbono.

  • Aço inox: Tem o melhor custo-benefício. Esse tipo de aço é uma mistura de liga de ferro e crômio. As características químicas e físicas desses materiais proporcionam uma grande resistência à oxidação. Ou seja, esses modelos dificilmente vão enferrujar.
  • Aço damasco: São fabricados com dois tipos diferentes de aço que são unidos por um método conhecido como caldeamento. Trata-se de um projeto de soldagem de metal com choque mecânico e aquecimento. Uma barra de aço damasco pode ter de 50 a 600 camadas. Canivetes feitos com esse tipo de aço são mais caros.
  • Aço carbono: Não são muito resistentes à oxidação. Quando em contato, sem a devida limpeza, com sal e limão, por exemplo, podem manchar e enferrujar. Por outro lado, canivetes com esse material têm acabamentos diferenciados e rústicos.

Cabos

Podem ser encontrados canivetes com cabos ou empunhaduras de diversos materiais diferentes. O peso e o preço podem variar dependendo do tipo de material do cabo. Assim, veja qual se adequa melhor as suas necessidades.

Importante também avaliar se é fácil empunhá-lo, se ele escorrega da mão e se possibilita firmeza para realizar o corte.

Trava

A trava é o que vai possibilitar que o canivete fique aberto durante o uso. Os tipos mais comuns são as travas frame locks, liner locks e lock back.

A diferença entre eles é bastante técnica. O mais importante é saber que os modelos liner lock e frame lock são voltados a abertura com apenas uma mão. Canivetes com trava lock back, pelo contrário, necessitam do uso das duas mãos para que seja aberto.

Preste atenção nessa característica na hora da compra. Ter um canivete que não segura bem a lâmina pode colocar sua segurança em risco e ainda causar acidentes.

Para definir qual será a melhor para você, considere quais as atividades serão realizadas com o instrumento.

Outras funções

O canivete tem como principal função o corte. Mas muitos fabricantes acabam disponibilizando outras funções nesse mesmo instrumento. As mais comuns são o abridor de garrafas e também o gerador de faíscas, para acender fogueiras.

O ideal é que você verifique se essas funções serão úteis. Em geral, elas fazem o canivete custar mais caro.

(Fonte da imagem destacada: stevepb / Pixabay)

Avalie esse artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
41 Voto(s), Média: 4,51 de 5
Loading...