Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

24Horas investidas

5Estudos avaliados

74Comentários coletados

Você já pensou para que servem as cantinas? Hoje, vamos falar sobre este versátil e útil recipiente que o ajudará a manter seus níveis de hidratação durante viagens, excursões e qualquer tipo de passeio.

Garrafas de água têm estado ao longo da história, então, embora possam parecer um produto simples, nós tendemos a ter muitas perguntas em nossas cabeças. Agora nós cuidaremos de desmascarar mitos e estabelecer critérios para que você possa conhecer este produto e escolher o mais adequado para você.




O mais importante

  • Fique conosco porque responderemos as perguntas mais frequentes sobre cantinas, tais como o que é, os líquidos que podemos usar e os acessórios mais comuns relacionados a elas.
  • Os frascos térmicos são frequentemente confundidos com cantinas, pois ambos são dois tipos de recipientes para manter a água fria. No entanto, a cantina é capaz de manter a água mais fria por mais tempo e sob condições climáticas adversas, enquanto a garrafa é para uso casual e é afetada pelo calor.
  • Para que você possa escolher a garrafa de água certa para você, você deve pensar no propósito ou atividade que você estará fazendo. Então será muito fácil distinguir entre o material e a capacidade ideal, outros usos que você pode fazer dele e o transporte para que você o leve para onde quer que você vá.

Cantina: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre uma garrafa de água

Uma garrafa de água que desempenha todas as suas funções corretamente é o objetivo deste guia de compras. Se você quiser encontrar o ideal para a atividade que você faz, nós o convidamos a consultar o seguinte guia de compras, onde responderemos todas as suas perguntas sobre este produto, esperamos que seja útil!

Uma garrafa de água é uma fonte de água limpa e fresca em qualquer atividade ao ar livre. (Foto: Dmitrii Shironosov/ 123rf.com)

O que é uma cantina?

Uma cantina é um recipiente usado para transportar líquidos ou bebidas frias, idealmente para lugares onde não há acesso à água potável, por exemplo, caminhadas, acampamentos, esportes de montanha. Eles se caracterizam por serem leves, resistentes e fáceis de serem desbotados. Às vezes eles podem até ser usados para aquecer água.

Cantina ou Garrafa térmica - a que você deve prestar atenção?

Tecnicamente, ambos são recipientes para acesso à água quando você está em locais de difícil acesso. No entanto, elas têm pequenas diferenças que vale a pena notar, especialmente para que você possa tirar o máximo proveito delas para o esporte ou atividade que você está fazendo.

Cantina. Caracteriza-se por ter uma forma ligeiramente mais estreita e uma boca achatada, com o propósito de beber e transportá-la facilmente, em um lugar com acesso rápido. Por outro lado, é responsável por isolar o líquido, mantendo suas propriedades e frescor em qualquer tipo de clima.

Por esta razão eles são geralmente feitos de alumínio, que facilmente adota a temperatura fria, embora o efeito isolante seja gerado por uma cobertura protetora ou uma câmara de ar entre suas paredes. Também os vemos feitos de plástico, que mantém a água à temperatura ambiente e não a congela quando está fria.

Garrafa térmica. Este é um recipiente em forma tubular, que às vezes também inclui um copo. Eles são destinados para uso casual e, dependendo do material, a temperatura e o frescor da água vão durar. Eles são feitos principalmente para líquidos quentes, mas como têm um melhor isolamento térmico, são perfeitos para mantê-los frios.

Cantimplora Termos
Apropriado para água quente No Quente e fria
Materiais de construção Alumínio e plástico Alumínio, aço inoxidável e plástico
Retenção de frio Até 12 horas 3 - 5 horas
Tipo de isolamento Capa protetora ou câmara de ar Ar, vácuo ou espuma

Uma cantina pode ser usada para conter bebidas frias?

Como o álcool é uma bebida que geralmente bebemos fria ou em temperatura ambiente, uma cantina poderia eventualmente ser usada. Entretanto, existem recipientes especializados para este tipo de propósito e eles são chamados de frascos.

"Usar um frasco tradicional para este propósito só fará com que o licor perca suas qualidades, consistência e pode até mesmo diminuir ou mudar seu sabor"

O que é uma cantina com um dipper e um fogão?

Geralmente são produtos que podem ser encontrados no local ou em um kit de sobrevivência. Eles são preferidos para fins militares ou de acampamento. Seus materiais são geralmente de alumínio porque eles devem suportar o contato direto com o calor.

A concha é um tipo de copo que se esconde em cima da cantina para economizar espaço. Quando destacado, ele é livre para ser usado como um recipiente para preparar chá, café ou qualquer tipo de alimento. O fogão é um acessório separado como um fogão portátil que segura a panela para que ela não esteja em contato direto com a fonte de calor.

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e classificar diferentes modelos de cantinas

Quando você é um fã de passar tempo na natureza, você precisa ser cauteloso para que a experiência não se transforme em uma tragédia. Conheça os fatores que irão ajudá-lo a comparar os modelos no mercado e escolher um que se adapte às suas necessidades pessoais, para que você esteja sempre hidratado com sua garrafa de água ideal:

Materiais

Há muitos materiais que se destacam na fabricação de garrafas de água. Embora seja uma decisão de gosto pessoal e orçamento, aqui estão dois materiais que irão cobrir todas as suas necessidades, você decide!

Metal. Eles são ideais para atividades ao ar livre porque são leves, resistentes, mantêm a água muito fria e podem ser colocados diretamente sobre o fogo. O aço inox é recomendado por ser antibacteriano. O alumínio também é muito popular, mas pode mudar o sabor da água após algumas horas.

Plástico. Elas são baratas e muito leves para carregar. Embora eles sejam mais suscetíveis a choques, eles são muito duráveis. Eles são recomendados para climas frios onde uma cantina de metal pode congelar a água; uma de plástico irá mantê-la em perfeitas condições. Evite-os em tempo quente, pois eles não são o melhor isolante térmico.

Você sabia que o nome cantina vem da metáfora "canta e chora" devido ao som feito pela água e pelo recipiente?

Capacidade

Dependendo da atividade que queremos fazer, devemos escolher uma cantina que nos fornecerá água por um bom período de tempo. Especialmente se você estiver em um lugar sem acesso à água potável ou se você estiver com outras pessoas que possam precisar dela.

0.75 cc - 1 Litro. Menos capacidade significa menos peso para carregar, mas também menos horas que você pode estar do lado de fora. Eles são recomendados para caminhadas curtas ou quando você tem bebedouros por perto. Eles são perfeitos para crianças menores que não conseguem carregar tanto peso.

1 - 1,5 litros. Esta é a capacidade padrão, suficiente para suprir as necessidades de uma pessoa por não mais do que aproximadamente 5 - 8 horas. O melhor de tudo é que essa capacidade é mais leve para carregar durante a sua excursão, caminhada, caminhada ou atividade.

2 -3 litros. Geralmente esta é a capacidade das cantinas militares, que o manterão por um dia inteiro ao ar livre. Eles são um pouco mais pesados, mas permitem que você racione melhor a sua água. Recomendado para acampar ou passar a maior parte do dia ao ar livre.

Outros usos

Embora possa parecer óbvio que o líquido será água, sendo um produto especializado para esportes ao ar livre, podemos destacar outros tipos de bebidas frias que idealmente podem ser transportadas em uma cantina. Estes usos serão claramente indicados pelo fabricante em seus produtos.

Bebidas aromatizadas. O sabor e as propriedades podem mudar em um frasco comum. Se você não quer que isso aconteça, há alguns que podem preservar bebidas cítricas e bebidas espirituosas. Recomendado para desfrutar de um coquetel, bebidas isotônicas, sucos energéticos, etc., em ocasiões que o mereçam.

Bebidas carbonatadas. É difícil para um refrigerante ter um bom sabor se suas propriedades não forem preservadas. Entretanto, a versatilidade de alguns modelos permite que a carbonatação seja mantida intacta. Só é recomendado para um dia de piquenique, quando você não precisa beber água, quando você precisa de uma batida de açúcar ou simplesmente de frescor.

Alguns frascos especializados são ideais para bebidas carbonatadas, aromatizadas ou esportivas (Foto: blasbike/ 123rf.com)

Transporte

Como o uso principal dos frascos é para atividades ao ar livre ou esportes, é importante que eles sejam fáceis de transportar. Além de ser leve, deve ser rápido e fácil para você acessar.

Saco de armazenamento. Estes são muito úteis pois eles se prendem a um cinto para que você o tenha sempre à mão. Além disso, eles normalmente incluem outros bolsos para armazenar itens de igual importância. Eles são recomendados para atividades mais extremas, para longas horas ou como parte de um kit de sobrevivência ao ar livre.

Gancho. Estes são mais leves e podem ser fixados em muitos lugares. Pode estar em suas calças, mochila ou bolsa. Eles tendem a quebrar facilmente, movem-se de um lado para o outro e têm exposição direta ao tempo, por isso é recomendado para atividades de menor impacto e duração.

Strap. A cantina está presa a uma cinta nas laterais. É muito fácil de colocar e decolar e está ao seu alcance. É recomendado para acesso gratuito e direto à sua fonte de hidratação especialmente para crianças.

(Foto em destaque: Norasit Kaewsai/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas