Imagem mostra uma motocicleta com capa de banco em close.
Ultima atualização: 23 de novembro de 2019

Como escolhemos

7Produtos analisados

18Horas investidas

2Estudos avaliados

62Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Você quer proteger a sua motocicleta de chuva, vento e desgastes naturais? Quer melhorar o conforto que tem ao pilotá-la e se sentir mais seguro com material antiderrapante de qualidade? Então não há nenhuma dúvida: É hora de comprar uma capa de banco de moto!

Nós sabemos que existem muitas capas de banco de moto disponíveis e que escolher a melhor pode ser complicado. Por isso, preparamos um artigo para tirar todas as suas dúvidas. Iremos responder perguntas frequentes, discutir critérios de compra e te ensinaremos como colocá-las. Fique conosco para conhecer tudo sobre esse acessório!




Primeiro, o mais importante

  • A capa de banco de moto tem duas funções básicas: Oferecer proteção ao tecido original, aumentando a sua durabilidade, e impedir o superaquecimento do banco, que pode ser muito incômodo para alguns pilotos.
  • Os melhores tecidos para capa de banco de moto são os sintéticos com fibra de nylon ou poliéster. Eles têm formato de tela e são muito eficazes contra o aquecimento, proporcionando maior conforto na pilotagem.
  • Não à toa, as capas feitas nesses tecidos também são conhecidas no mercado como “capa térmica”.

Você também pode gostar:

As melhores capas de banco de moto: Nossas recomendações

Dentre tantos modelos disponíveis no mercado, com tamanhos, materiais e especificações diferentes, escolhemos alguns que estão entre os melhores. Assim, sua decisão final se torna um pouco mais tranquila!

A melhor capa para motos grandes

Muitas das capas disponíveis são específicas para um modelo único de motocicleta. Selecionamos uma que não tem restrições e serve para todas aquelas consideradas grandes, com bancos maiores. É impermeável, removível e aumenta o conforto da pilotagem por não esquentar e por permitir a circulação de ar.

A melhor capa removível

Também indicada para diversos modelos de motos, essa capa da marca RG tem dimensões de 95 x 55 cm. Ela é fabricada em malha espaçada de poliéster, garantindo a ventilação e o conforto. É resistente à água, ao calor e à umidade, fácil de retirar e de lavar. Antiderrapante, garante sua segurança na pilotagem.

A capa para a moto mais vendida do Brasil

A Honda CG 150 é a motocicleta mais vendida do Brasil. Por isso, selecionamos uma capa que serve não só para ela, como para alguns outros modelos populares da marca japonesa. Confeccionada em corvim, é altamente resistente e durável. Fabricada nas dimensões fornecidas pela montadora, garante a compatibilidade.

Guia de Compra

É hora de realmente conhecermos os detalhes da capa de banco para moto. Vamos responder as perguntas mais frequentes sobre o acessório. Elas tocam alguns pontos importantes como vantagens, materiais e fixação.

Preparado para ter todas as suas questões sobre o assunto resolvidas?

Imagem mostra um homem pilotando uma motocicleta no trânsito em um dia de chuva.

A capa de banco ajuda a proteger a motocicleta de condições desfavoráveis do tempo. (Fonte: Bruno Kelzer/ Unsplash.com)

Por que usar uma capa de banco de moto?

Nós sabemos o quanto é difícil para muitos conseguir a sua motocicleta própria. Portanto, após comprá-la, nada como protegê-la bem, não é mesmo?

O banco da moto é uma das partes mais vulneráveis a ações da natureza como chuva ou sol escaldante, à umidade deixada pelo nosso suor e a possíveis rasgos ou arranhões. Justamente por isso, é importante contar com uma capa de qualidade!

A capa de banco de moto é capaz de impedir essas ações naturais sobre o veículo, impedindo que danos aconteçam e permitindo uma durabilidade muito maior.

Além disso, muitos modelos são antiderrapantes. Assim, ajudam no momento da pilotagem, principalmente em dias com condições meteorológicas desfavoráveis. A segurança no uso da motocicleta, ajudada por itens como intercomunicador, é sempre fundamental!

O único ponto negativo que podemos destacar é que alguns modelos não permitem o devido escape do suor e acabam causando um superaquecimento para nádegas e pernas durante a pilotagem, o que pode ser bastante desconfortável. Prefira capas com tecidos espaçados!

Veja abaixo vantagens e desvantagens da capa de banco de moto:

Vantagens
  • Protege o banco da moto de ações da natureza
  • Protege o banco da moto em colisões e raspadas
  • É antiderrapante, ajudando na pilotagem em dias com tempo ruim
Desvantagens
  • Alguns modelos causam superaquecimento por não permitirem escoamento do suor

Quais os materiais de capas de banco de moto?

Existem capas de banco de moto feitas com alguns materiais diferentes. Os tecidos sintéticos em formato de tela são os mais comuns, e também as melhores opções.

Capas em formato de tela evitam o efeito de superaquecimento do assento.

As malhas espaçadas de poliéster e de nylon oferecem boa proteção ao banco. E justamente por terem esse formato de tela, permitem um melhor escoamento do suor, evitando o efeito já citado de superaquecimento do assento. Não à toa, as capas feitas com esses materiais também são chamadas de “capa térmica”.

Também é importante notar que muitas capas de malha sintética são antiderrapantes. Pilotar com chuva pode ser escorregadio se você não estiver sentado sobre um material de qualidade, por isso, preste atenção se o tecido possui essa característica.

Outra opção comum é o couro sintético, especialmente em corvim ou courino. Ele também oferece boa proteção ao banco, mas os modelos costumam ser fixos, o que dificulta a retirada para lavagem. A escolha por esse material costuma ser feita por motivos estéticos.

Nós recomendamos uma capa de couro sintético apenas se a sua ideia principal é a substituição do tecido original do banco, ou o embelezamento da motocicleta. Para efeitos de proteção e segurança, as malhas de nylon e poliéster são superiores.

Comparamos abaixo os tipos de tecido para banco de moto:

Malhas de tecidos sintéticos Couros sintéticos
Impermeabilidade A maior parte dos modelos é impermeável É impermeável
Derrapagem A maior parte dos modelos é antiderrapante A maior parte dos modelos é antiderrapante
Vantagens Maior proteção ao banco, não causa superaquecimento Boa proteção ao banco, tem ótimo efeito estético
Recomendação Para quem deseja uma capa simples e eficiente de proteção ao banco da moto Para quem deseja melhores efeitos estéticos e proteção simples ao banco da moto

Como colocar e tirar uma capa de banco de moto?

Existem capas de banco de moto removíveis e fixas. As de malha de tecido sintético costumam se encaixar mais na primeira categoria, enquanto aquelas que buscam imitar o tecido original normalmente caem na segunda.

foco

Você sabia que o banco original das motocicletas costuma ser feito com enchido com uma manta de espuma? Só após o garantir o conforto para que as pessoas possam sentar é que o revestimento final acontece.

Na grande maioria das motocicletas fabricadas atualmente, o tecido do banco é couro sintético. Por isso, a capa desse mesmo material serve como imitação e camada extra de proteção, mas não oferece nada de diferente.

Uma grande vantagem das capas de banco removíveis é que elas podem ser lavadas. Assim, você pode dar adeus ao mau cheiro após um longo tempo de contato com suor, ou a alguma sujeira específica persistente.

Mas como colocar e retirar a capa do banco de moto? Selecionamos um vídeo do Canal do Maclei que explica o procedimento com todos os detalhes:

Quanto custa e onde comprar uma capa de banco de moto?

A maior parte das capas de banco de moto fica em uma faixa de preço que varia entre R$ 15 e R$ 30. Você dificilmente irá desembolsar mais do que isso, independente do tipo ou do material.

Lojas de artigos para motocicletas e veículos em geral são uma ótima pedida para adquirir uma capa de banco de moto. A melhor opção, porém, é a internet. Confira a Amazon brasileira, repleta de ótimos modelos, e veja ainda o que Amazon internacional e Mercado Livre têm a oferecer.

Critérios de compra: Como comparar as capas de banco de moto

Existem mais algumas questões importantes que você precisa considerar ao escolher a capa de banco para a sua moto. Selecionamos quatro quesitos para discutir mais a fundo.

Abaixo, iremos nos aprofundar em cada um desses quesitos:

Tamanho

Motocicletas podem ser pequenas, médias ou grandes. E isso, é claro, se reflete no tamanho dos bancos. Ao escolher uma capa de banco para a sua, é preciso prestar atenção se ela é compatível com o veículo.

Capas de banco de moto são vendidas ou já com a indicação para quais modelos são indicadas, ou com uma definição das medidas. Caso opte pela segunda, tenha certeza de que existe a compatibilidade. Se não, você pode ter problemas para instalar corretamente.

Alt Text: Imagem mostra três motocicletas estacionadas lado a lado.

Legenda: Motocicletas têm diferentes tamanhos, o que obriga a existência de diversas capas. (Fonte: Motoculturel / Unsplash.com)

Design

Você sabia que é possível personalizar a sua capa de banco de moto? É verdade que muitas pessoas não se importam com essa opção, mas para algumas ela pode ser bastante válida.

Algumas empresas permitem que se coloque na capa detalhes como logos, desenhos e nomes. Assim, caso você queira que exista uma personalização, pode pedir para que ela exista. O valor será um pouco mais caro do que apenas com o design simples.

O efeito é puramente estético, mas para quem gosta que a motocicleta tenha a sua cara, pode valer a pena.

Impermeabilidade

Uma das principais vantagens da capa de banco de moto é a proteção que oferece contra os efeitos da natureza. Entre eles, a chuva.

A maior parte dos tecidos usados em capas garante a impermeabilidade.

Não permitir que a água passe pela proteção e chegue até o banco é uma das características mais importantes para a capa, uma vez que isso garante a durabilidade maior do componente da motocicleta. A maior parte dos tecidos usados no acessório cumpre muito bem com essa função.

De toda forma, tenha a certeza de que a capa escolhida é impermeável antes de fazer a aquisição!

Resistência

A resistência a chuva não é a única que precisa ser garantida por uma boa capa de banco de moto. O sol também pode ser muito danoso, bem como pequenas colisões ou raspadas que venham a acontecer.

Quanto mais proteções desse tipo a capa escolhida oferecer em sua descrição, melhor ela será para a sua moto. Afinal, junto impedir o superaquecimento do banco, essa é a principal função do acessório!

(Fonte da imagem destacada: Evgenii Vershinin/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.