Imagem de piscina com capa retrátil
Ultima atualização: 1 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

13Horas investidas

2Estudos avaliados

43Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Se voce está em busca de uma capa para sua piscina, esse artigo é para você. Além de proteger a piscina de impurezas e sujidades, a capa pode ser do tipo térmica, indicada para piscinas com sistema de aquecimento, e que ajuda a manter a temperatura da água.

Siga conosco nessa leitura e confira tudo o que você precisa saber para escolher a melhor capa para a sua piscina.




Primeiro, o mais importante

  • A capa para piscina pode ser do tipo térmica ou para proteção. Escolha de acordo com os seus objetivos de uso.
  • Material, modelo, itens de segurança, dimensões e forma de instalação são algumas das características para as quais você precisa atentar no momento da compra.
  • Os valores das capas para piscina variam de acordo com o modelo, material e dimensões do produto.

Você também pode gostar:

Melhores capas para piscina: Nossas recomendações

Investir em uma boa capa para piscina é extremamente importante, em especial para pessoas que tem piscinas com aquecimento ou crianças e pets em casa. Mas para cada situação existe um tipo de capa ideal, e escolher a versão mais adequada para suas necessidades é fundamental. Confira nossa seleção das melhores capas para piscina do mercado e inspire-se para escolher a sua!

O melhor modelo para piscinas infláveis

Mantenha sua piscina sempre limpa com a capa para piscina inflável da Mor. Ela é perfeita para proteger contra insetos, água da chuva, folhas e sujeiras em geral, conservando a água da piscina própria para banho por muito mais tempo, gerando economia. Produzida em polietileno, a capa possui cordas em poliéster para serem fixadas na estrutura da Piscina Inflável de 2.400 litros.

O melhor modelo de capa térmica

Com bolhas redondas/oitavadas esse modelo oferece maior área de isolamento. Na cor azul escuro, modelo está disponível em diversas medidas. Material conta com aditivos para proteção U.V. e soldagem eletrônica. A capa térmica não deixa a piscina perder calor durante a noite, podendo elevar em até 5º a temperatura da água. Modelo não suporta peso, deve ser usado como flutuante, com as bolhas para baixo. Durabilidade média de 3 a 5 anos.

A melhor opção para piscinas tubulares

A cobertura Intex para piscinas tubulares é a solução ideal para sua piscina portátil. Fabricada com vinil resistente 0,18 mm, possui pequenos orifícios para evitar acumulações de água e corda para fixação da capa e proteção contra o vento. Proteja sua piscina das ações do tempo!

Guia de Compra

Um dos acessórios mais eficazes para manter sua piscina limpa é a capa. Além de proteger a água das ações do tempo, ela evita que sujeiras como folhas, galhos, insetos e poeira caiam na piscina. O uso da capa otimiza os serviços de manutenção e limpeza, gerando economia de produtos químicos e energia elétrica.

Continue a leitura para conhecer os diferentes tipos de capa para piscina e saber determinar o modelo ideal para as suas necessidades.

Cachorro na beira da piscina

Redes e capas de proteção são ideais para casas com pets e crianças pequenas. (Fonte: Helena Lopes /Pexels.com)

Quais as vantagens da capa para piscina?

A maior vantagem da capa para piscina é a redução da quantidade de sujeira que entra em contato com a água, o que a mantém limpa por mais tempo e facilita muito a rotina de manutenção da piscina.

Com o uso da capa você economiza não só tempo de limpeza e manutenção, mas também gasta menos produtos químicos para manutenção, energia para o aquecimento da água e também a água em si, uma vez que a capa impede que a água evapore, mantendo o nível ideal por mais tempo.

Com o uso da capa você economiza não só tempo de limpeza e manutenção, mas também gasta menos produtos.

As versões de segurança e capas teladas têm, ainda, a grande vantagem de tornar o ambiente da piscina seguro para crianças pequenas e animais. Já as capas térmicas evitam que o calor das piscinas aquecidas se dissipem durante a noite, mantendo a temperatura ideal de sua piscina a qualquer hora.

A desvantagem em comum para todos os modelos de capa para piscina é o processo de colocação e retirada. Dependendo do tamanho de sua piscina, colocar e tirar a capa pode ser bem complicado. Confira na tabela mais vantagens e desvantagens do produto:

Vantagens
  • Existem modelos para diversas finalidades e tamanhos de piscina
  • Há versões em todas as faixas de preço
  • Contribuem para a segurança e para a qualidade da água
Desvantagens
  • Podem ser difíceis de colocar e retirar
  • Modelos térmicos não suportam peso e não garantem segurança

Térmica ou convencional: Qual a melhor capa para sua piscina?

Para escolher o modelo ideal de capa de piscina para as suas necessidades é preciso, antes de tudo, conhecer bem os padrões e dimensões de sua piscina e estabelecer as intenções e o principal objetivo de uso que será dado para o produto.

A capa de proteção é um item de segurança importante para quem tem crianças ou animais de estimação em casa. Além de servir para proteger a piscina de sujeiras como folhas, galhos, poeira ou insetos, ela suporta o peso de um adulto, sendo fundamental na prevenção de quedas e afogamentos acidentais.

A capa de proteção é um item de segurança importante para quem tem crianças ou animais em casa.

Existem muita variedade de capas de proteção. Elas podem ser inteiriças ou do tipo rede, e estão disponíveis em tamanhos padrão ou feitas sob medida. Em geral, as inteiriças são feitas de tecido de poliéster e levam um revestimento de vinil. Praticas e econômicas, elas costuma ter uma boa vida útil, com durabilidade de três a cinco anos.

Também é possível encontrar capas de proteção inteiriças com dreno, que facilitam ainda mais a tarefa. O sistema de drenagem no centro da capa suga a água da chuva e as sujeiras acumuladas, evitando que o material vá para dentro da piscina no momento da retirada da capa.

foco

Atenção! As capas de proteção podem ter espessuras diferentes, fator que está diretamente ligado ao peso suportado pelo material. Por isso, por mais resistente que seja a sua capa, não é recomendado pisar ou caminhar sobre ela.

As capas térmicas são ideais para piscinas aquecidas. Por serem flutuantes e não suportarem peso, elas não são adequadas para a segurança, por exemplo, uma vez que não serão capazes de impedir a imersão acidental de animais e crianças.  Elas até ajudam na proteção, evitando a entrada de sujeiras leves como poeira e folhagens na água, mas seu principal objetivo é evitar a perda de calor da água da piscina.

As capas térmicas, em geral, são feitas de filme plástico de polietileno com bolhas, em constituição semelhante a do plástico bolha. O material recebe um tratamento contra raios ultravioletas e aditivos antioxidantes, o que garante que a capa ajude a preservar o calor da piscina aquecida. Em dias de sol a capa térmica pode reter até 80% do calor e aumentar a temperatura de água de 1ºC a 5°C.

Que cuidados devo ter com minha capa para piscina?

Como todo equipamento e acessório para piscina, a capa exige alguns cuidados de manutenção. No caso das capas térmicas, ela deve ser sempre dobrada e enrolada com o lado com bolhas para dentro. O armazenamento da capa deve ser feito à sombra, uma vez que o material retém calor, e o aquecimento a seco pode danificar o material.

Além disso, nunca se deve estourar as bolhas de ar para que elas não percam sua principal função. A limpeza da capa deve ser feita a cada seis meses, usando água e detergente neutro. Tanto para o modelo dtérico quanto para o de proteção, a recomendação é que o nível do cloro não ultrapasse 1,3 ppm (partes por milhão) para que ele não danifique o material da capa.

Qual a melhor forma de usar a capa para piscina?

As diferenças entre os dois tipos de capa não param nos pontos comentados anteriormente. A forma de usar cada um dos modelos também é diferenciada. É importantíssimo lembrar que a capa térmica não é e não pode ser usada como um item de segurança. O único tipo de capa adequada para suportar peso e evitar acidentes envolvendo crianças, idosos e animais é a capa de proteção, seja nas versões tradicionais ou redes.

Os modelos de proteção devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante. De preferência a instalação dos pontos de fixação da capa devem ser feitos por um profissional, a fim de evitar a má instalação que pode acarretar mal funcionamento e acidentes durante o uso do produto.

A única capa adequada para suportar peso e evitar acidentes é a de proteção.

Embora a capa térmica seja mais leve e fácil de manusear, considere o uso do enrolador de capa. Existem modelo manuais e automáticos. Eles ajudam na tarefa de recolher e aplicar a capa, ajudando também na manutenção do material, já que evita dobras e amassados.

Mas vale lembrar que a capa térmica impede apenas a passagem de resíduos mais leves, não tem o mesmo potencial que uma capa de proteção para evita o acúmulo de impurezas sobre a água. Se você tem uma piscina aquecida, mas também precisa de reforçar a segurança na área considere a instalação de cercas para piscina, telas de proteção ou até o uso combinado da capa térmica com a capa telada de proteção.

Quanto custa e onde comprar a capa para piscina?

Os valores das capas para piscina variam bastante de um modelo a outro. É possível comprar modelos para piscinas de 2 mil litros a partir de R$ 40. Já a versões térmicas ou de proteção para piscinas maiores podem custar mais de R$ 2 mil, dependendo das dimensões e características do produto.

Você pode comprar sua capa para piscina em lojas especializadas para itens de piscina e jardim, ou em lojas de Casa e Construção como a Leroy Merlin. Você também pode comprar sua capa para piscina sem sair de casa através de sites como a Amazon, onde há disponibilidade de maior variedade de marcas e modelos do produto.

Imagem de piscina com lona térmica enrolada na lateral

Capas do tipo térmicas ajudam a manter a temperatura da água durante a noite, em piscinas aquecidas. (Fonte: Edvard Nalbantjan / 123rf.com)

Critérios de compra: Como comparar os tipos de capa para piscina

Para fechar este artigo, apresentaremos mais algumas dicas para que você faça a escolha acertada de capa para sua piscina. Confira a lista das características para as quais você deve estar atento na hora de comparar os tipos e modelos deste produto:

Abaixo vamos te explicar detalhadamente cada um desses tópicos.

Material

O material de fabricação das capas para piscina pode variar de acordo como o modelo e tipo de capa. De modo geral, as capas de proteção são feitas de tecido poliéster com revestimento em vinil, de alta resistência. O material costuma suportar pesos acima dos 50kg.

Já as capas do tipo tela são, na maioria dos casos, feitas em malha de poliéster impregnada com PVC, o que torna o modelo muito mais leve e fácil de remover e colocar. Já as capas térmicas, em geral, são feitas com filme plástico de polietileno com bolhas. O material recebe tratamento contra raios ultravioleta para aumentar a sua durabilidade.

Medidas

Seja para capas térmicas ou capas de segurança, a atenção às dimensões é fundamental para o bom funcionamento do produto. A capa precisa ter as medidas exatamente compatíveis com o tamanho de sua piscina para desempenhar adequadamente as suas funções.

Capas pequenas demais deixarão áreas sem cobertura, o que atrapalha por completo as funções do produto, seja ela de isolar termicamente a água ou de proteger a superfície do contato com sujeira e deixar espaços para quedas ou afogamentos acidentais. Modelos grandes também apresentam problemas, pois o encaixe imperfeito deixa brechas para acidentes.

Homem sorri para foto enquanto limpa a piscina, com capa recolhida ao fundo

O uso da capa facilita a rotina de manutenção da piscina. ( Fonte: sylv1rob1 /123rf.com)

Modelo

Além das já mencionadas capas térmicas e de segurança, existem também as capas teladas para piscina. Confira as características de cada uma das versões.

  • Capa térmica: Semelhante a um “plástico-bolha”, cria uma barreira de isolamento térmico na superfície da piscina. Pode ser usada com um equipamento "enrolador de capa", que facilita a colocação e o recolhimento da cobertura;
  • Capa de proteção: Com foco na segurança, modelo é resistente ao peso, a fim de evitar que crianças e animais caiam na piscina. Ela também protege contra impurezas do ambiente externo;
  • Capa telada: Tem o mesmo propósito da capa de proteção, no entanto permite a visualização da água da piscina, deixando-a vulnerável a ação do tempo e ao acúmulo de sujeira.

Itens de segurança

Embora a capa em si - em algumas versões- já seja considerada um item de segurança para a sua piscina, é preciso ter atenção para os diferenciais de seguranças oferecidos pelo modelo escolhido.

É fundamental que a capa ofereça dispositivos ou meios de fixação que evitem que o material afunde ou saia do lugar acidentalmente. pequenas bolhas para flutuação, tiras de segurança e travas são alguns dos exemplos de acessórios que podem tornar sua capa para piscina ainda mais segura e funcional.

(Fonte da imagem destacada: Kathrina5/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.