Um homem coloca a capa em um volante de um carro.
Ultima atualização: 3 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

53Comentários coletados

Boas-vindas ao ReviewBox Brasil. Você é do tipo de pessoa que encara uma capa para volante como algo inútil? Se sim, com certeza após ler este texto a sua opinião vai mudar.

Otimizar desempenho dos motoristas no controle do carro, proteger e melhorar a estética automotiva. Estas são algumas das vantagens de comprar uma capa de volante. Aprenda no artigo a escolher os modelos com mais benefícios.




Primeiro, o mais importante

  • Capa para volantes devem ser costuradas ou encaixadas durante a instalação.
  • Compre um modelo de capa desenvolvido ao tamanho do seu volante.
  • As capas para volantes mais ergonômicas são massageadoras.

Você também pode gostar:

Melhores capas para volante: As favoritas da redação

Ao analisar as principais ofertas do mercado você perceberá que existem diferentes tipos de acabamentos nas capas para volante:

Para consumidores ecológicos

Produção composta por couro sintético. O item tem tonalidade preta, fornecendo elegância e conforto às mãos. Estrutura adaptada para massagear, sendo que possui tempo de validade indefinido, com poucas exigências básicas de higienização para manter a longa durabilidade. Para instalar este item basta você esticar sobre o volante.

Modernidade na estética automotiva

A capa apresenta um material sintético. Grande parte do modelo tem cor preta, mas existem detalhes em partes com a tonalidade prateada, gerando uma estética moderna. O material de qualidade permite que você proteja o volante e sinta mais conforto ao dirigir longas horas sem excesso de cansaço nas mãos. Este modelo é indicado para as direções de 35 a até 38 centímetros.

Em nome do visual esportivo

No tom preto com uma linha branca que amplifica o potencial do design esportivo ao interior automotivo. Esta produção tem 3 meses de garantia de fábrica. Ela está adaptada para conter não apenas o calor no volante em dias de excesso de sol como também os suores nas mãos.

Uma escolha mais macia

Especialmente aos dias mais frios do ano vale a pena usar esta pelúcia na forma de capa para volante. Utilizando a versão você sente mais maciez nas mãos ao carro que fica decorado de modo fashion. A produção possui um tamanho universal para usar na maioria dos automóveis. Esta oferta possui diversas opções de cores, inclusive rosa e preta. Você pode lavar com sabão e água diversas vezes sem desgastar o produto.

Guia de Compra

Não aguenta mais ficar com a mão cansada na direção? Talvez uma capa para volante é o que você precisa a fim de resolver este problema. Para saber melhor quais detalhes técnicos procurar no produto leia agora o Guia de Compras.

 Um homem com as mãos na direção e dirigindo um carro.

Dirigir com capa para volante é mais seguro e confortável. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Para que serve uma capa para volante?

Assim como qualquer capa, este produto possui o objetivo de proteger o objeto envolvido, ou seja, um volante. Com ela, você mantém a direção com aparência de nova, protegendo da água, do sol ou dos resíduos.

Disponível em diferentes cores, a capa de direção também serve para melhorar o conforto das mãos e dos pulsos ao dirigir. Atualmente há até capinhas de volante para PC.

Oliver Wendell HolmesEscritor norte-americano

"O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos"

Quais são as vantagens de uma capa para volante?

Repaginar o interior automotivo é algo até que barato se você considerar apenas a capa para volante, um simples acessório que provoca impacto imediato na estética automotiva. Algumas versões combinam até com o carregador de carro!

Atritos constantes, intempéries climáticas, ação do tempo e suor das mãos são aspectos que podem gerar desgastes no volante, a não ser que exista a capa para revestir a direção. Tome nota de mais prós e contras deste acessório automotivo:

Vantagens
  • Visual esportivo e luxuoso
  • Diminui o desgaste dos volantes
  • Mais conforto na direção
  • Diferentes materiais
  • Reduz o cansaço das mãos
  • Modelos personalizados
Desvantagens
  • Há versões que demora para instalar
  • É preciso comprar no tamanho correto
  • Não há muitas opções para volantes muito grandes

Como instalar uma capa para volante?

Existem diferentes formas para realizar a instalação, o que depende do formato dos modelos. Há algumas edições que funcionam a base de encaixes, você precisa apenas revestir as diferentes partes do volante.

Mas, também existem alguns modelos instaláveis a base de linha de costura. Nestes casos você deve costurar da forma mais rente possível, mantendo o tamanho uniforme entre os pontos.

foco

Você sabia que para instalar capa de volante de couro é preciso usar uma linha resistente?

Ao utilizar fios sem qualidade a produção pode abrir fácil pelo excesso de calor, inviabilizando a utilização e tornando a direção menos segura.

Qual é a melhor capa para volante?

Entre os diversos tipos de revestimentos para capa de volante qual você deve escolher? No sentido de desvendar esta resposta aprenda os aspectos de cada tipo:

  • Sintético: É o padrão mais convencional do mercado. Custa preços baixos e está disponível com plástico, policloreto de vinil ou couro ecológico.
  • Couro: Se trata de um padrão que fornece elevado conforto e valoriza a estética do carro. Mas, o contato de água pode ser prejudicial à durabilidade da produção. Instalável com costura.
  • Pelúcia: Possui uma superfície macia e serve para personalizar o veículo de um modo fashion.
  • Crochê ou corda: A escolha forma um visual mais clássico e esquenta menos quando está abaixo das luzes solares.
  • Borracha e espuma: A parte interna é espumada, já o lado externo está emborrachado.

Analise mais diferenças a respeito dos melhores tipos de revestimentos de capa para volante:

Sintético Couro Pelúcia Crochê ou corda Borracha e espuma
Calor solar Nível médio de temperatura Esquenta mais no contato com sol Esquenta menos no contato com sol Pode aquecer um pouco menos Pode aquecer acima da média
Suor Pode suar um pouco as mãos Pode suar um pouco as mãos Mão suadas Mão suadas Pode suar um pouco as mãos
Contato água Ligeiramente resistente Não recomendável Resistente Ligeiramente resistente Ligeiramente resistente
Conforto Médio Mais Mais Médio Menos
Personalização Sustentável Moderna Fashion Clássica Simples
Resistência Inferior Superior Média Média Superior

Quanto custa e onde comprar uma capa para volante?

Geralmente os modelos que são compostos por couro custam preços elevados. Você pode pagar um preço médio ao comprar uma produção de materiais sintéticos. As edições de espumas com excesso de personalização também têm valores superiores.

A média do preço de mercado de uma capa para volante vai de R$ 10 a até R$ 300.

Americanas, Kalunga e Leroy Merlin são locais do varejo confiáveis para comprar edições mais básicas. Comprando na Amazon Brasil você encontra até as melhores versões de couro sintético. Os sites Tuning Parts e Connect Parts também vendem o produto.

Uma pessoa dirige um carro com apenas uma das mãos no volante que tem capa.

A capa para volante ideal combina com o carro, fornece segurança e possui uma ergonomia avançada que relaxa as mãos. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Critérios de Compras: Fatores para comparar as ofertas de capa para volante

Dirigir com conforto é um verdadeiro prazer, principalmente se há segurança. Quando a capa para volante tem qualidade você usando apenas uma mão tem total controle do veículo, sem riscos de escorregões. Compare as ofertas conforme estas seguintes ideias:

  • Cromado
  • Massageador
  • Costura
  • Tamanho
  • Strass

Continue lendo para descobrir o que significa cada critério de compras:

Cromado

O efeito cromado está nas capas para volante de diferentes maneiras. Por exemplo, há edições nas quais o cromo é presente no próprio material sintético.

Também existem produções que misturam os materiais. Você pode encontrar modelos de couro sintético misturado com cromos em plástico ou até metais. Há inclusive as versões nas quais todo o corpo do volante fica cromado.

Massageador

Há capas para volantes que possuem tamanha ergonomia ao ponto de serem relaxantes para as suas mãos no volante. Os materiais sintéticos às vezes oferecem acolchoamento em partes estratégicas.

Você pode comprar até os modelos que possuem pontos de relaxamento na parte interna do volante para apoiar o pulso de forma confortável enquanto trafega por horas na estrada.

Costura

Opte por edições que possuem costuras reforçadas, capazes de se manterem fixas, principalmente no caso de comprar modelos personalizados com super-heróis, desenhos animados, entre outras personalizações.

Alguns produtos embora sejam para encaixe no volante apresentam costuras no revestimento, cujas linhas servem para fazer contraste com as cores bases da capa.

Tamanho

Os tamanhos da grande parte das capas para volantes podem ir de 36 centímetros a até 40 centímetros. Esta espessura serve para encaixar na maioria das direções de carros populares de porte médio ou pequeno.

Se seu volante é maior ou menor do que a média tenha atenção ao tamanho da capa que pretende comprar. Algumas produções possuem descritas na embalagem ou no e-commerce os carros em que se pode instalar, considerando o uso nas direções originais.

Uma pessoa dirige um carro com apenas uma das mãos no volante que tem capa.

Fique de olho no tamanho do seu volante e confira se a capa é compatível. (Fonte: Pexels / Pixabay)

Strass

Há capa para volante que possui um acabamento espelhado, conhecido como strass, composto de cristais, acrílico ou vidro e fabricado a base de soldagem. Além de brilhante, este componente apresenta resistência contra a água da chuva.

(Fonte da imagem destacada: Tomasz Majchrowicz / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.