Ultima atualização: 10 de agosto de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

29Horas investidas

8Estudos avaliados

87Comentários coletados

Olá e bem-vindo à ReviewBox! Proteger sua cabeça de acidentes é uma prioridade máxima para qualquer um que ande com duas rodas, trabalhe na construção ou pratique um esporte de contato direto. É por isso que nos propomos a encontrar os melhores capacetes que você possa encontrar.

Você anda muito de motocicleta ou bicicleta? Você tende a se preocupar com uma possível queda ao se transportar? Ou talvez você trabalhe em uma obra e queira saber qual capacete protegerá sua cabeça? Bem, então não se preocupe mais porque nós lhe traremos as melhores opiniões sobre capacetes e informações que você precisa saber sobre capacetes.

Na ReviewBox nós nos preocupamos em estar bem informados sobre os produtos nos quais você está mais interessado, assim você pode sempre contar com uma revisão abrangente para guiá-lo através de sua compra. Sem mais delongas, você quer saber quais características fazem de um capacete o melhor para as suas necessidades? Vamos à revisão.




Primeiro a coisa mais importante

  • Um capacete é um protetor de cabeça que se encaixa sobre a cabeça e previne lesões ou danos na cabeça durante a condução de um veículo de duas rodas ou em atividades onde a cabeça está exposta.
  • Existem diferentes tipos de capacetes e cada um tem um propósito diferente. Os tipos mais usados são capacetes de motocicleta, capacetes de bicicleta, capacetes de construção e capacetes de esporte para futebol e beisebol.
  • Alguns fatores que você precisa considerar ao comprar seu capacete são o peso do capacete, especialmente se você estiver comprando para crianças, a forma do capacete, o ajuste e se ele tem ou não uma viseira ou proteção para os olhos.

Capacetes: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de Compras

Em seguida vamos explicar o que é um capacete, suas principais características, sua função principal e, acima de tudo, as vantagens de possuir um. Tudo o que você precisa para guiá-lo em sua compra. Tome nota desta informação para que quando você estiver escolhendo um modelo você saiba exatamente o que procurar.

O capacete é um acessório obrigatório para proteger sua segurança. (Foto: MabelAmber / Pixabay.com)

O que são capacetes e quais são suas vantagens?

Capacetes são um acessório utilizado em diferentes atividades, mas com a mesma intenção, para proteger a cabeça contra golpes, acidentes ou objetos. Sendo uma parte tão importante do corpo, qualquer lesão na cabeça é considerada grave, então em atividades onde a cabeça é exposta, o uso de um capacete é essencial.

A principal vantagem de um capacete, como já mencionamos, é que ele permite que você realize atividades onde a cabeça é exposta. Ao cobrir a principal vulnerabilidade da cabeça, os capacetes são obrigatórios para o transporte em veículos de duas rodas e em locais de trabalho como a construção.

Outra vantagem dos capacetes é que muitos são aerodinamicamente projetados para, além de proteger a cabeça, ajudar os usuários a realizar suas atividades da maneira mais eficaz. Por exemplo, ciclistas de pista competindo pelo tempo usam capacetes aerodinâmicos para cortar o vento e melhorar seus tempos.

Além de proteger a cabeça e ajudar a melhorar os tempos com sua forma, um capacete também pode proteger os olhos do pó e das partículas transportadas pelo ar. Por exemplo, motociclistas que andam em alta velocidade precisam de capacetes que não permitam que nenhuma partícula entre nos olhos, pois isso colocaria em risco a visão e a segurança do usuário.

Vantagens
  • Protegem a cabeça de acidentes
  • ajudam a melhorar o tempo dos pilotos profissionais
  • alguns cobrem os olhos do pó e das partículas transportadas pelo ar
Desvantagens
  • Preço, alguns podem ser muito caros
  • Peso, nem todos são leves
  • Seu tamanho não permite que sejam facilmente transportados a pé

Motocicleta, bicicleta, construção e capacetes de futebol - o que você deve ter cuidado?

Como você pode imaginar, há um grande número de capacetes e vários tipos diferentes que servem a diferentes funções. Os capacetes podem ser divididos em quatro tipos principais, aqueles que estão focados em proteger a cabeça quando se anda de moto, aqueles para ciclismo, para a construção e para o esporte do futebol.

Capacetes de motocicleta. Estes capacetes são mais pesados e compactos que outros capacetes porque são usados em alta velocidade e não podem ser alterados de forma alguma. Eles são de cara cheia, ou seja, cobrem toda a cabeça e também têm uma viseira transparente que cobre os olhos de quaisquer partículas que possam querer entrar neles.

Capacetes de bicicleta. Como os capacetes de motocicletas, estes capacetes são projetados para o transporte de duas rodas, mas como as bicicletas são um meio de transporte mais lento, há capacetes que cobrem toda a cabeça e outros que cobrem apenas a parte superior. Dentro deste tipo você encontrará capacetes de montanha, cidade e trilhos.

Capacetes de construção. Ao contrário dos tipos anteriores, o propósito desses capacetes é proteger a cabeça contra a queda de elementos ou ferramentas na construção. Imagine que uma pessoa deixa cair uma noz de uma altura alta e ela cai diretamente sobre sua cabeça, se você não usar um capacete, você pode até mesmo perder sua vida.

Capacetes esportivos. Estes capacetes também são projetados para uma atividade específica, tal como jogar futebol ou beisebol. Estes esportes podem causar impactos na cabeça através do impacto cabeça a cabeça ou do beisebol batendo na cabeça. Esses capacetes são de face aberta e um pouco pesados.

Capacete de motocicleta Capacete de bicicleta Capacete de construção Capacete de futebol
Função Para proteger a cabeça de impactos de alta velocidade Para proteger a cabeça de impactos e ajudar a cortar o ar Para proteger a cabeça de quedas de ferramentas ou objetos Proteção da cabeça contra impactos de alta força
Atividades em que é usado Transporte de motocicletas Transporte de bicicleta Construção Esportes como futebol e beisebol

E os capacetes temáticos?

Há também capacetes de brinquedo temáticos ou capacetes comprados para roupas, no entanto, seu uso é muito mais específico e o propósito é puramente estético e não tanto para a proteção da cabeça. Estes capacetes são comprados para crianças ou para ir a uma festa de fantasia e podem ser de qualquer personagem que use capacete.

No entanto, você também pode conseguir capacetes temáticos de motocicleta caso queira parecer um pouco mais legal quando estiver fora da cidade. Você pode encontrar os capacetes Ironman, Spiderman ou mesmo Halo que são projetados para o motociclismo. Basta verificar as especificações para ter certeza da qualidade.

Um dos capacetes temáticos mais populares são os medievais (Foto: Nadineoerle / Pixabay.com)

Critérios de compra: fatores que permitem comparar e avaliar diferentes modelos de capacete

Finalmente, vamos olhar para os diferentes fatores que você precisa considerar ao escolher o capacete certo para você. É muito importante que você se lembre desta informação, pois ela pode fazer a diferença entre estar feliz com sua compra ou acabar insatisfeito com ela.

Peso

Peso é um fator extremamente importante se você for comprar um capacete, especialmente se você for usá-lo para andar de motocicleta ou motocicleta. Por que isso importa? Porque, dependendo do peso, seu pescoço se cansará mais ou menos facilmente. Também se você está pensando em comprar um capacete para uma criança você deve considerar que ele pode suportar o peso.

1 kg ou menos. Estes são os capacetes que são recomendados para bicicletas ou para crianças. Um quilograma de peso é algo que o pescoço pode suportar sem estar muito cansado, mas se você quiser capacetes mais leves, você pode encontrá-los a partir de 250g. Para lhe dar uma idéia, o capacete leve médio é de 450g.

Mais de 1kg. Capacetes com mais de 1kg de peso são considerados compactos ou pesados e são recomendados para uso no deslocamento de motocicletas ou em esportes como futebol, onde um capacete com muita força é necessário. Um peso médio de um capacete pesado é 1,8 kg.

Forma

Por outro lado, a forma do capacete também é um fator que você precisa considerar se você quiser fazer uma compra bem sucedida. Há três formas principais de capacetes; capacetes fechados, capacetes abertos e capacetes semi-abertos. Cada um tem características e funções diferentes dependendo da atividade a ser realizada.

Fechado. Capacetes fechados são aqueles que cobrem a cabeça inteira de tal forma que não podem facilmente se soltar ou cair. Estes capacetes são usados para futebol americano e motociclismo, mas também para ciclismo de montanha onde há muita poeira para usar outro tipo.

Aberto. Quando um capacete é aberto, queremos dizer que ele cobre apenas a parte superior da cabeça onde o cérebro está localizado e que é a parte mais vulnerável do nosso corpo. Estes capacetes são usados para construção e transporte de bicicletas de pista, pois são bastante leves e fáceis de transportar.

Semi-aberto. Os capacetes semi-abertos têm a particularidade de cobrir uma porção considerável da cabeça, mas deixam um rosto ou orelhas descobertas. Por exemplo, no beisebol esses capacetes são usados porque eles só precisam cobrir o rosto que está de frente para o arremessador ao arremessar.

O capacete usado no ciclismo de pista é do tipo aberto (Foto: r17frances / Pixabay.com)

Fit

O ajuste do capacete é importante porque ele também determina o uso e quão livre você pode ser ao usá-lo. Isto é importante porque, ao saber como seu capacete se encaixa, você será capaz de determinar para que atividades ele funciona. Há dois tipos de capacete: ajuste inferior e ajuste posterior.

Ajuste inferior. O encaixe inferior é o encaixe que se encontra debaixo do queixo e é encontrado em capacetes de face aberta porque não há espaço para ajuste. Este ajuste é estável, mas pode sofrer de consistência, pois inclinar a cabeça para um lado pode fazer com que ela fique desalinhada.

Ajuste traseiro. O ajuste traseiro é usado para capacetes fechados devido à grande quantidade de espaço que eles cobrem. Este ajuste é extremamente consistente, pois é horizontal e permite que o usuário se movimente livremente sem que o capacete se solte.

O ajuste inferior é usado principalmente para capacetes abertos (Foto: Александр: Ермолаев/ 123rf.com)

Proteção de viseira/olhos

Finalmente, é importante considerar se o capacete tem uma viseira ou proteção para os olhos. Se você sofre de olhos secos ou se seus olhos são muito sensíveis à luz, você deve verificar se o seu capacete tem uma viseira. Algumas viseiras são removíveis e outras têm proteção solar.

Então agora você já sabe, da próxima vez que estiver prestes a comprar um capacete, lembre-se do que você viu nesta resenha para orientá-lo em sua compra. Esperamos que você tenha gostado e que logo possa estar usando aquele capacete que você tanto ama, até a próxima!

(Foto da imagem em destaque: sms467 / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas