Um homem tocando um violão com corda de nylon usando capotraste na terceira casa, ao lado dele tem outro homem também tocando violão. Os dois homens estão em uma calçada.
Ultima atualização: 14 de abril de 2020

Como escolhemos

9Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

72Comentários coletados

Boas-vindas a você que busca no ReviewBox Brasil o melhor Guia de Compras de capotraste. Depois de ler este texto informativo é possível ser um expert na compra do seu acessório para tirar as suas melodias sem problemas com pestanas.

Os capotrastes (capo, em italiano) tiveram bastante fama durante os anos de 1980, quando bandas de Hard Rock e Heavy Metal não paravam de tocar nas rádios. Hoje estes produtos são feitos com diversos detalhes técnicos que valorizam cada nota.

Você sabia que há diferentes tipos de capotraste? Qual deles é melhor para o seu instrumento? Que tal conhecer a média de preços ou outras coisas que geram mais benefícios nas compras? Siga em frente para se surpreender com as informações.




Primeiro, o mais importante

  • Capotraste com parafuso é muito usado em guitarras ou violões pela resistência de permanecer fixo por muito tempo. Já capotrastes com mola são úteis para trocar a peça das casas de uma forma rápida, como se exige em um show, por exemplo.
  • É possível encontrar versões de capo que possuem até afinador eletrônico acoplado.
  • Você precisa comprar um capotraste que se ajusta com perfeição ao tamanho do braço de seu instrumento.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de capotraste: Nós recomendamos

Primeiro passo para comprar capotraste com mais consciência é conhecer o que há nas melhores produções. A seguir veja os lados técnicos de versões que fazem sucesso entre músicos amadores e profissionais.

O capotraste com o melhor custo-benefício

Este capotraste é muito utilizado por brasileiros porque custa preços baixos se considerar a qualidade. A produção tem como material o alumínio na cor preta para combinar com diversas edições de violões e guitarras.

A estrutura é robusta o bastante ao ponto de você tocar por diversas horas seguidas sem precisar ajustar o produto que permanece fixo nas cordas.

Um capotraste que é sucesso no mundo inteiro

Um modelo que faz sucesso em nível global. É o capotraste preferido de muitos guitarristas de bandas ocidentais. Um produto para durar a vida toda sem precisar de reparos.

Tanto o design quanto à funcionalidade são aspectos elogiados no capotraste Kyser. Esta versão possui valor um pouco acima da média porque é importada. Este capotraste funciona em instrumentos no modo acústico ou elétrico.

O capotraste da melhor marca de violão

Naturalmente a melhor marca de violão do mundo também produz um dos capotrastes populares no mercado. O modelo possui ajuste micrométrico que pode também exterminar os indesejáveis ruídos das cordas.

Esta edição funciona muito bem em violões de 6 cordas, sejam eles de corda de aço ou de nylon. O menu de opções está presente em uma tela LCD, facilitando a sintonização nos locais com menos iluminação.

Um capotraste com formato flexível

Poucas molas de capotraste possuem um desempenho com tanta qualidade como as edições da Strinberg. O formato flexível permite encaixar este produto em grande parte das guitarras e dos violões.

Esta produção é composta por plástico de primeira qualidade, durável e resistente a pequenas quedas. Serve para violões elétricos ou acústicos.

Capotraste para vários instrumentos

Ukulele, contrabaixo, bandolim, guitarra ou violão são instrumentos que podem ser tocados com este capotraste completo, durável e a preços promocionais. No modelo existe um acabamento galvanizado, responsável por eliminar as chances de surgir ferrugem.

A grande parte do capotraste está composta por liga de zinco, demonstrando assim um estilo leve e ao mesmo tempo resistente. Na parte do aperto existe borracha de primeira qualidade para apertar as cordas sem gerar desgastes.

Guia de Compra

Desenvolver acordes musicais ao construir lindas melodias é uma experiência agradável. Mas, se você fizer isto com um capotraste sem qualidade este processo pode não ser prazeroso.

Vamos aprender agora a comprar um capo que faz a diferença para evitar as “notas foras” que geram impacto negativo na reputação do músico.

Um músico com chapéu negro e camiseta longa preta. Ele toca violão com capotraste em uma sala iluminada apenas por um abajur.

A perfeita execução de um som diferenciado no violão começa com a escolha do melhor capotraste. (Fonte: zooverano / Pixabay)

O que é um capotraste?

Pestana fixa, trastejador, braçadeira, enfim, existem diversos nomes que servem para caracterizar o capotraste. Este acessório musical serve ao uso em violão, guitarra, entre outros instrumentos de cordas, seja eles acústicos ou elétricos.

Há diversificadas formas de capotraste. Algumas delas possuem molas, outras têm parafusos. É possível encontrar este produto em diversas cores e acabamentos distintos.

Para que serve um capotraste?

Capotraste é uma ferramenta que modifica as tonalidades da música, tornando assim mais agudo os sons das notas geradas no instrumento.

É a melhor e mais prática ferramenta para você elevar sua criatividade como músico profissional ou amador. Contudo, no sentido de explorar o máximo que um capotraste pode oferecer, se recomenda estudar um pouco a Teoria Musical.

Júlio DrehmerEspecialista em Teoria Musical

"Capotraste é um dispositivo que encurta as cordas de um instrumento trasteado, tornando as cordas soltas mais agudas."

Existem diversas músicas famosas que são tocadas com uso do capotraste. Por exemplo, em alguns sons do Rolling Stones o guitarrista Keith Richards toca utilizando a peça fixa.

Uma das composições com capotraste mais famosas de todos os tempos se chama “Here comes the sun” (o que na tradução livre do inglês ao português significa: “Aí vem o sol”), de George Harrison. Veja o vídeo deste artista tocando este som usando o acessório:

Como funciona o capotraste?

Você deve colocar o capotraste em uma das casas (divididas por trastes) no braço do instrumento, o método de como instalar muda conforme o tipo da versão - nós veremos os diferentes tipos logo abaixo na seção ‘Qual é o melhor capotraste?’.

Imagine que você instala seu capotraste na primeira casa, ou seja, naquela que está mais próxima da ponta do violão à qual está a parte de afinar as cordas.

Então, você faz um “mi menor” (acorde Em), só que este som não vai sair como Em, mas sim na sonoridade de “fá menor” (ou, Fm). Ou seja, acontece a mudança para o tom mais agudo.

No vídeo o famoso youtuber e professor Damiro revela detalhes extras:

Quais as vantagens e desvantagens de usar o capotraste?

O capotraste é um produto que possui notas positivas e negativas. Vale a pena conhecer os prós ou contras antes de você optar pela compra do acessório.

Positivamente, temos que destacar sobre a facilidade para usar este produto. Qualquer adolescente não tem dificuldades em realizar o simples encaixe.

Os modelos modernos se destacam pelos acabamentos especiais com metais, alumínios, ligas de zinco, liga leve, borracha, madeira ou plástico. Alguns capotrastes são avançados ao ponto de apresentarem até afinador acoplado.

Um capotraste fixado no braço de um violão.

Hoje em dia existem capotrastes com afinador. (Fonte: jipen / 123RF)

Um lado negativo está na necessidade de afrouxar e ajustar com cuidado todas as vezes que você pretende trocar de casa o capotraste barato. Na média geral o produto não é caro, mas edições profissionais possuem preços elevados.

Analise melhor as vantagens e desvantagens do capotraste:

Vantagens
  • Simples de usar
  • Fácil de instalar
  • Acabamentos especiais
  • Afinador acoplado
  • Serve em diferentes instrumentos de corda
  • Diversas opções de design e tecnologia
Desvantagens
  • É preciso ajustar
  • Melhores produções têm preços elevados
  • Versões de plástico podem quebrar facilmente

Qual é o melhor capotraste?

Com tantos modelos de capotraste disponíveis no mercado até os músicos especialistas se atrapalham para optar pela melhor escolha. Por este motivo vamos tornar mais explícita as diferenças entre 4 diferentes versões: capotraste com parafuso, de fixação, com afinador eletrônico e multifuncional. A definição de cada escolha você acompanha a seguir:

Capotraste com parafuso

É conhecido por causa do mecanismo fixo, ideal para manter a casa apertada de forma bastante fixada. Esta produção deve ser usada se você não precisa trocar a posição do acessório durante as músicas.

Tais peças são compostas por plástico, madeira, metal ou outros materiais. Você precisa aparafusar ou desparafusar para realizar a movimentação do capotraste, o que pode levar certo tempo.

Capotraste de fixação

Esta produção tem uma espécie de mola na parte de trás no sentido de auxiliar ao movimento de fixação, que acontece como se fosse um pregador pregado ao braço e apertando as cordas.

As versões de preços mais baixos têm plástico na composição. Edições metálicas podem custar preços superiores. Há muitas variações de design de capotraste de fixação.

Um capotraste de fixação com mola.

Capotraste de fixação tem molas robustas. (Fonte: moomusician / 123RF)

Capotraste com afinador eletrônico

Atualmente já estão disponíveis capotrastes com tecnologia de ponta que possuem acoplados os afinadores úteis em detectar quando existe alguma alteração nas afinações das cordas.

Com este produto fica mais fácil manter os instrumentos sempre afinados. E quem usa capotraste sabe como o acessório pode desafinar as cordas constantemente!

Uma guitarra e dois amplificadores em cima de um palco.

Capotrastes com afinadores são muito comuns no uso em guitarras. (Fonte: Michaelmep / Pixabay)

Capotraste multifuncional

Para oferecer diferenciais além do que o mercado oferta existem alguns fabricantes que apostam na fabricação dos capotrastes multifuncionais. Alguns deles possuem a particularidade extra de tirar pins de violões e de abrir garrafas ou latas.

Fique de olho nas informações abaixo que resumem as diferenças entre os tipos de capotraste:

Capotraste com parafuso Capotraste de fixação Capotraste com afinador eletrônico Capotraste multifuncional
Material Madeira, aço, alumínio ou plástico Plástico, ligas leves, liga de zinco, alumínio ou aço Plástico, ligas leves, liga de zinco, alumínio ou aço Metal, ligas leves ou plástico
Preço Médio Baixo Alto Médio
Aplicação Parafuso Fixação Fixação Parafuso ou fixação
Variações de personalização Média Alta Alta Média
Necessidade de bateria Não Não Sim Não
Múltiplas funções Não Não Sim Sim
Tela LCD Não Não Sim Não

Quanto custa?

Um capotraste pode custar de R$ 20 a até R$ 300. As versões de preços mais baixos são de plástico e possuem o sistema de mola para a fixação. Já modelos tendo afinadores com tela LCD possuem preços superiores.

A qualidade do material influencia nos valores. Modelos que possuem alumínio, liga leve e metais são mais custosos que as produções com plástico. Versões de madeiras possuem uma precificação em nível médio.

Onde comprar?

É indicado comprar este produto nos centros comerciais urbanos que possuem diversas lojas musicais reunidas. Um bom exemplo é a Rua Teodoro Sampaio, na capital de São Paulo. Nas Americanas e no Extra dá para achar alguns modelos baratos.

Online a vantagem é que você, da sua casa, pesquisa os diferentes modelos disponíveis em lojas virtuais confiáveis. Compre na Amazon Brasil de vendedores brasileiros ou internacionais. Capotraste também está à venda no site do Submarino.

foco

Você sabia que não se indica arrastar o capotraste com parafuso apertado no braço do instrumento? Este procedimento estraga as cordas. O jeito certo de fazer esta mudança é afrouxar um pouco para depois colocar o acessório na casa específica.

Critérios de compra: Fatores para comparar melhor os modelos de capotraste

A tarde na praia parece melhor quando as músicas são tocadas com violões que possuem capotraste. Para fazer bonito nas melodias é necessário aprender a comprar uma versão com material de qualidade. Ao comparar as ofertas de capotraste no mercado considere sempre estes 5 critérios:

  • Ajuste
  • Controle
  • Suporte
  • Design
  • Aperto

Veja a definição de cada um dos pontos:

Duas pessoas tocando violão com capotraste em uma praia em pleno pôr do sol. Elas estão à direita da imagem. Na esquerda está o sol se pondo.

Aprenda a comprar um capotraste que vale a pena para tirar um som maneiro junto com amigos. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Ajuste

Compre uma versão que possui muitos níveis diferentes no ajuste micrométrico. Desta forma existem mais chances de o produto se encaixar com perfeição no seu violão.

Há algumas produções com preços inferiores que possuem poucos níveis de ajuste, de modo que você deve comprá-las tendo bastante atenção quanto aos diâmetros das dimensões máximas e mínimas.

Aperto

Um dos segredos do melhor capotraste para violão está na composição do aperto, ou seja, da parte que aperta as cordas.

A melhor composição ao aperto é borracha. Ela mantém firme a pressão que gera tons musicais com pestana. Contudo, se você quer economizar pague pelo capotraste não emborrachado, só que neste caso há mais chances de desafinações.

Controle

Ao pagar um preço superior no capotraste com afinador é indicado escolher uma versão que possui o controle das funções simples de ser acessado.

As melhores produções do gênero possuem o controle total na parte de trás do capotraste, sendo fácil de ser acessado pelo dedão, seja para modificar o lado da posição do capotraste ou acessar o menu da tela LCD.

Suporte

Músicos de mão cheia podem construir diversas melodias diferentes para compor músicas únicas. Algumas vezes o toque acontece apenas com os dedos, em outros períodos o uso de palheta se faz imprescindível.

Para guardar e acessar a palheta com mais rapidez os especialistas indicam o uso de capotraste que possui um suporte de palhetas. Assim, em poucos segundos dá para colocar ou tirar o acessório, gerando dinamismo aos artistas.

Uma pessoa com trajes masculinos tocando violão com capotraste. Na mão direita há uma aliança dourada. Existe um relógio no pulso esquerdo. A pessoa veste um jeans básico e uma camiseta escura. O violão está posicionado na coxa direita, à esquerda de quem vê a imagem.

Capotraste metálico combina muito bem com violão. (Fonte: guvo59 / Pixabay)

Design

Você consegue aproveitar a extensa variedade de design que existe no mercado de capotraste e comprar uma versão que combina melhor com as características estéticas do seu instrumento.

Muitos modelos pretos de metal ou plástico são usados na guitarra de tons escuros, embora você também possa gerar mais contraste misturando branco com tonalidades escurecidas. Enfim, use e abuse da sua criatividade.

(Fonte da imagem destacada: Webandi / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Pedro d'Ávila Músico e Viajante Incansável
Os cinco anos vagando pela Europa e tocando de metrô em metrô e deram a Pedro uma experiência de vida incrível, só comparada a seus anos e anos acampando pelo Brasil e pela América do Sul. Hoje, estabelecido em Dublin, ele segue conhecendo novos lugares e comparilhando o conhecimento adquirido com as experiências de vida.