Imagem mostra uma motocicleta com um carregador preso ao guidão.
Ultima atualização: 26 de maio de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

49Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Cada vez fica maior a necessidade do uso de telefones celulares por motociclistas. Com ferramentas como aplicativos de entrega, GPS, rádio e mototáxi fazendo parte do cotidiano, não há como deixar a bateria acabar. Um bom carregador para moto se faz obrigatório!

Você sabe como escolher um carregador para moto? Nós preparamos esse artigo com todas as informações que você precisa não só para fazer a compra ideal, como também para entender cada detalhe do modelo escolhido. Fique conosco e nunca mais sofra com celular descarregado durante a pilotagem da moto.




Primeiro, o mais importante

  • Com o número de trabalhadores que passam horas em suas motocicletas, acessórios como carregadores para moto se tornam cada vez mais indispensáveis.
  • Existem modelos que são de boa procedência e outros de origem bastante duvidosa. Sempre opte pelos primeiros, caso contrário, sérios problemas podem surgir em seus aparelho e em seu veículo.
  • Não deixe de conferir se o carregador escolhido tem a voltagem correta para carregar seus eletrônicos. Isso também é importante para evitar danos.

Você também pode gostar:

Os melhores carregadores para moto: Nossa opinião

É fácil encontrar carregadores para moto sendo vendidos: Até nos semáforos eles estão presentes. Mas nós queremos garantir que você tenha um exemplar de qualidade e, por isso, selecionamos os melhores para te apresentar:

O modelo mais completo

Se você procura não só por um carregador para moto, mas também por um bom suporte para celular, pode ter os dois em um modelo só! O equipamento da Stark Race tem garra aranha para fixação no retrovisor, entrada USB e cabos para ligação à bateria do veículo. Tudo o que é preciso para ver o celular durante a pilotagem!

O melhor custo-benefício

Esse é um modelo que cabe em todos os bolsos. Possui duas entradas, uma 5 V e uma 12 V, servindo também como acendedor de cigarro. Pesa apenas 90 gramas e funciona via ligação de cabos na bateria da moto. Ideal para carregar não apenas celular, mas também GPS ou qualquer outro eletrônico.

Um carregador para moto impermeável

Sabemos que o trabalho com a motocicleta está sempre exposto a condições adversas como vento e chuva. Por isso, nada como ter um carregador de bateria totalmente impermeável, resistente a qualquer possível problema! Esse modelo tem cabo de 1,5 metro, tomada de de 5 V e serve para vários eletrônicos!

Guia de compra

Em dúvida sobre comprar um carregador para moto ou outro tipo de acessório? Não se preocupe. É para isso que o nosso guia de compra serve!

Nele, selecionamos as dúvidas mais frequentes sobre um produto e buscamos as respostas mais completas possíveis.

Imagem mostra um homem pilotando uma moto com uma cesta de entrega.

Entregadores de comida estão entre os principais usuários de carregadores para moto. (Fonte: Lucian Alexe/ Unsplash.com)

Para que serve um carregador para moto?

O número de trabalhos feitos com motocicletas que precisam de celulares não para de crescer: Entregas de alimentos, remédios e outros produtos, transporte de passageiros, documentos ou até mesmo vendas de lanches e outras pequenas refeições.

Para todos esses serviços, o uso do telefone celular é indispensável. Ele organiza as entregas, mantém o contato com os aplicativos ou restaurantes, oferece a função GPS, tem serviço de rádio e muitas outras opções. Infelizmente, a bateria do aparelho não suporta mais do que algumas horas de uso.

Um carregador para moto faz com que o celular esteja sempre carregado, não prejudicando o trabalho. Com ele, o aplicativo principal de serviço e o GPS estão sempre às mãos. E o melhor: Sem custos extras, já que a maior parte dos modelos se conecta à bateria do veículo!

Esse aparelho não é útil só para trabalhadores, mas também para quem usa a motocicleta apenas para deslocamento!

foco

Você sabia que as estatísticas oficiais comprovam o crescimento do trabalho no trânsito? O IBGE apontou em sua última pesquisa um número de 3,8 milhões de trabalhadores de empresas especializadas em delivery ou transporte de passageiros, aumento de 29,2% em relação ao número anterior.

Quais pessoas mais precisam de um carregador para moto?

O uso do carregador para moto é especialmente necessário para alguns grupos de pessoas, especialmente aqueles que usam o veículo para trabalho. Abaixo, listamos alguns dos principais:

  • Trabalhadores de serviços de entrega: Para esses profissionais, é preciso manter contato constante com o aplicativo e as empresas que indicam as entregas, além de um GPS para ajudar na localização. Sempre será fundamental ter a bateria do celular carregada.
  • Mototaxistas: A mesma coisa vale para os mototaxistas, que estão sempre conectados com a central do aplicativo e com eventuais passageiros, precisam ter indicações de caminhos e de possíveis obstáculos. Qualquer falta de bateria pode causar sérios problemas.
  • Pessoas que fazem longas viagens: Independente se por profissão ou simples deslocamento, muitas pessoas fazem grandes viagens com motocicletas. Elas precisam não só do GPS, com orientações de trânsito, como de eventuais outros aplicativos que ajudam na jornada.

Ainda há alguns outro profissionais, como aqueles que usam as motos para vender comida por conta própria, que precisam de carregadores de qualidade. E mesmo que você use o veículo apenas para passeio, provavelmente é uma boa ideia ter mais facilidade no momento de manter o celular carregado!

Quais as vantagens de ter um carregador para moto?

A vantagem mais óbvia de ter um carregador para moto é a possibilidade de manter não só o celular, como também qualquer outro eletrônico que use cabo USB sempre com a bateria cheia. Essa versatilidade faz com que aparelhos GPS, por exemplo, possam ser usados separadamente.

Quase todos os carregadores para moto funcionam com fios que se conectam à bateria do veículo.

Não há nenhum gasto extra para isso. Quase todos os carregadores para moto disponíveis no mercado funcionam a partir de fios que se conectam à bateria do veículo, fazendo com que não haja dependência de tomadas, de eletricidade ou de qualquer outro fator externo.

Alguns modelos ainda oferecem recursos extras, como tomadas de variadas voltagens ou entradas para acender cigarros. O suporte para prender o equipamento no guidão ou no retrovisor também ajuda muito.

Tome cuidado para não comprar modelos de procedência duvidosa e garanta que a instalação será bem feita. Caso contrário, você poderá ter problemas.

Confira abaixo vantagens e desvantagens do carregador para moto:

Vantagens
  • Versátil: Pode carregar vários equipamentos
  • Não depende de outras fontes de energia
  • Pode possuir recursos especiais, como acendedor de cigarro
  • Facilita o trabalho de muitos profissionais
Desvantagens
  • Modelos de procedência duvidosa podem danificar a bateria do veículo
  • A instalação precisa ser feita da maneira correta

É melhor ter um carregador para moto ou carregador portátil?

Outra opção bastante frequente de motociclistas é o carregador portátil, também chamado de power bank. Ele tem vantagens e indicações diferentes do carregador específico para moto.

Se você passa tanto tempo na moto como fora dela, trabalhando em lugares como escritórios ou restaurantes, o power bank pode ser bastante útil. Você poderá ligá-lo na tomada e fazer com que os seus eletrônicos estejam sempre carregados sem necessidade de mexer na parte elétrica do veículo.

Porém, para quem passa horas consecutivas sobre a moto, ele não tem tanta utilidade. Assim como a bateria original dos eletrônicos, irá descarregar rapidamente, não resistindo a um dia inteiro de trabalho.

Nós podemos dizer que o carregador para moto é a melhor opção para pessoas que trabalham com a motocicleta por muitas horas. Caso contrário, há outras opções que podem ser exploradas.

Comparamos na tabela abaixo carregadores para moto e modelos portateis:

Carregador para moto Carregador portátil
Forma de carga Direto na bateria da motocicleta Na rede elétrica, em seguida ligado por USB ao veículo
Vantagens Não depende da rede elétrica, pode funcionar apenas pela própria motocicleta Pode ser carregado em qualquer lugar com rede elétrica
Recomendação de uso Para quem passa muitas horas consecutivas trabalhando na motocicleta Para quem passa apenas uma fração do tempo na motocicleta

Como instalar um carregador para moto?

A instalação de um carregador para moto requer alguns cuidados especiais. Você irá mexer diretamente com fios e com a parte elétrica do veículo, além de precisar de certas ferramentas, como chaves phillips, que pode não ter. Caso tenha dúvidas, procure ajuda profissional.

Para os modelos que também vêm com suporte em formato de garra, há mais um passo na instalação, que é prendê-lo adequadamente ao guidão ou retrovisor, impedindo assim acidentes.

Caso queira tentar fazer você mesmo a instalação, recomendamos esse vídeo do canal Wellington Nunes, do Youtube:

Quanto custa e onde comprar um carregador para moto?

As funções extras e a procedência são os principais fatores responsáveis pela variação de preços de carregadores para motos. Encontramos modelos desde R$ 10 até R$ 60. Esse é um caso de produto que, quanto maior o valor, maior a qualidade.

Você pode encontrar carregadores para moto em vários lugares, desde com ambulantes em semáforos até lojas especializadas em produtos para motocicletas. Nós recomendamos a compra pela internet: A Amazon brasileira é a melhor opção, seguida por Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um carregador para moto

Convencido a comprar um carregador para moto? Então é hora de escolher o modelo ideal! Nós selecionamos quatro critérios especiais que podem te ajudar:

Abaixo, falamos com mais detalhes sobre cada um deles.

Funções extras

A função principal de um carregador para moto é obviamente recarregar a bateria de aparelhos eletrônicos como celular e GPS. Porém, alguns modelos trazem funções extras que também podem ser úteis para algumas pessoas.

Podemos destacar o acendedor de cigarro, que pode ser bom para fumantes, e principalmente o suporte que ajuda a prender os eletrônicos no guidão ou retrovisor da moto, dando estabilidade e segurança no momento de consultá-los. Essa função é, sem dúvidas, incrivelmente útil!

Imagem mostra uma motocicleta com um carregador preso ao guidão.

O carregador para moto facilita ainda mais a sua vida ao ser preso ao guidão. (Fonte: Evgenii Vershinin/ 123rf.com)

Compatibilidade

Nós sabemos que a maior parte dos aparelhos eletrônicos da atualidade contam com plugs USB para facilitar o carregamento. Porém, isso não é sempre verdade, principalmente se você tiver modelos bastante antigos de aparelhos GPS ou similares.

Sempre saiba qual entrada é a mais indicada para fazer a recarga de bateria.

Outra questão importante é a voltagem: Há modelos de carregador para moto com 12 V, outros com 5 V e alguns com as duas opções. Você precisa saber qual é a mais indicada para o seu aparelho para impedir que possíveis danos aconteçam.

Você deve sempre observar qual é a voltagem da bateria de seu aparelho e jamais pode carregá-la em uma entrada que ofereça um número diferente. Os celulares mais antigos costumam ter o padrão de 5 V, enquanto os mais novos, com carregadores turbo, normalmente são compatíveis com 12 V.

Dimensões

Não existe muito espaço em uma motocicleta. Por isso, um aparelho que será preso ao guidão e ligado à bateria precisa ter um tamanho bastante restrito e específico. Qualquer coisa acima disso se torna um incômodo.

Se você tiver a oportunidade, observe dimensões e peso do carregador antes de efetuar a compra. Isso garantirá que você está escolhendo um modelo que não causa nenhum desconforto por ser grande ou pesado demais.

Segurança

A procedência do carregador para moto que você compra é importante também por questões de segurança. Caso ele não seja apropriado, com questões incorretas de voltagem e amperagem, muitos problemas podem ser causados para veículo e aparelho.

Lembre-se que você estará ligando fios diretamente na bateria de sua motocicleta e que isso precisa ser feita de maneira segura. Procure também por algum carregador que ofereça garantia contra defeitos de fábrica, o que dá maior tranquilidade quanto à sua real qualidade.

(Fonte da imagem destacada: Evgenii Vershinin/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.