Olá, você está na ReviewBox Brasil! Nossa missão aqui é te ajudar a fazer o melhor negócio ao adquirir o produto que você deseja. Hoje vamos falar sobre carregador portátil e o que você deve levar em conta na hora de comprar o seu.

Você provavelmente já ficou sem bateria no smartphone fora de casa e sabe o quão frustrante é precisar usá-lo e não poder. Se você também depende do seu aparelho para trabalho ou faz longas viagens, o carregador portátil é a solução para esse imprevisto.

E aí, pronto para resolver seu problema e descobrir tanto o que você precisa saber para comprar o carregador portátil, quanto o modelo perfeito para você? Vamos lá!

Primeiro, o mais importante

  • O carregador portátil ou power bank é basicamente uma bateria externa que você pode levar consigo à qualquer lugar, solucionando o problema da interrupção do uso de seus aparelhos quando a bateria acaba.
  • Um carregador portátil precisa ser confiável e de qualidade, de preferência de alguma marca conhecida por essas características, senão você pode acabar ficando na mão na hora que mais precisar ou ter seu aparelho danificado.
  • Levando em conta suas necessidades, você poderá decidir se precisa do carregador ou pode ficar confortavelmente sem ele. Coisas como a sua rotina e a quantidade de aparelhos você possui que precisam de recarga devem ser observados.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 5 melhores carregadores portáteis

Estamos com o celular na mão quase 24 horas por dia. Assim, não há bateria que aguente. Por isso, investir em um bom carregador portátil tem se tornado quase que uma obrigação. Abaixo, você vai conhecer cinco dos melhores modelos do mercado, para escolher o que se adeque mais às suas necessidades.

1º – Carregador Portátil Pineng Power Bank PN 968

A Pineng é uma marca de carregadores portáteis e acessórios conhecida por sua qualidade e confiabilidade, e por conta disso você irá vê-la mais de uma vez por aqui.

O carregador portátil Power Bank PN 968 possui 10.000mah (medida que serve para medir a capacidade de armazenamento da bateria), o que faz ele suportar em média de três a quatro recargas de smartphones e duas a três recargas de tablets.

Possui visor digital, duas entradas para carregar dispositivos diferentes ao mesmo tempo, lanterna LED e selo de autenticidade. Com um design elegante, está disponível em duas cores (preto e vermelho) e é relativamente leve, pesando 422g.

2º – Xiaomi Power Bank 20000mAh

Esse modelo de 20.000mAh da Xioami é a indicação da Amazon para seus clientes. Branco, esse carregador pesa apesar 490 gramas e mede 16 x 11 x 2cm.

O power bank da Xiaomi suporta proteção contra sobretensão, sobrecorrente, curto-circuito e excesso de carga. É compatível com celulares, tablets, câmeras e outros dispositivos.

Com capacidade de 20.000mAh, a bateria de lítio vai fazer com que seu celular nunca mais te deixe na mão.

3º – Carregador Portátil Pineng Slim PN 951

Pesando 100g a menos que o outro carregador Pineng aqui citado, o PN 968, este modelo é Slim. Com transporte facilitado, ele também é bonito com seu acabamento texturizado e combinação de cores (verde claro + preto ou branco).

Ideal para usuários Apple, com o Slim PN 951 não é necessário comprar um adaptador lightning, já que esse já vem incluso. Ele ainda possui uma entrada USB adicional para carregamento de outro dispositivo simultaneamente.

4º – Carregador Portátil TP Link TL-PB10400

O carregador portátil da TP Link possui alta capacidade de carregamento com 10.400mah e bateria LG Superior, que possui uma tecnologia de bateria avançada que reduz o envelhecimento, ajudando a prolongar a vida útil do carregador.

Faz em média 5.2 cargas para iPhone 6S, 2.9 cargas para Galaxy S7 e 1.7 cargas para iPad mini 4. Com conectividade aumentada, as portas de saída podem identificar qualquer dispositivo que você conecte nele de forma inteligente.

O TL pode carregar 65% mais rápido, economizando 40% do tempo de carregamento. Carregar um iPhone 6S Plus leva 150min com o TL, enquanto um carregador Apple original demora 250min para carregá-lo.

Leva apenas 6h30 para se recarregar e voltar a capacidade máxima. Possui entradas USB, lanterna LED e pesa 240g.

5º – Pineng Power Bank PN 999

Com este Power Bank PN 999 de 20.000mah, capacidade de armazenamento de bateria significativamente maior do que os de 10.000mah, você terá de 1 a 8 cargas para celulares e de 1 a 4 cargas para tablets.

Com design sofisticado e visor de LED que mostra a porcentagem de carregamento e outros indicadores, suas duas entradas USB oferecem conectividade para uma gama de equipamentos diferentes que sejam compatíveis com o USB.

O Power Bank PN 999 te dá mais autonomia de bateria, mas por consequência é um pouco mais pesado que os outros carregadores, pesando 350g.

Guia de Compra

Com certeza isso já aconteceu com você: você não presta atenção no nível de bateria do celular ou da máquina fotográfica e, de repente, quando mais precisa, vê que não tem mais do que 10% da carga sobrando. Nessa hora, ter um carregador portátil é fundamental. Para quem fica muito tempo fora de casa, ou para quem viaja e passa horas em aeroportos e rodoviárias, um power bank também pode ser muito útil.

Mas como escolher o modelo ideal? Abaixo, vamos responder algumas perguntas que irão te ajudar nessa tarefa.

pessoa segurando o celular desligado em frente a um notebook

Não há nada pior do que ficar sem bateria nos momentos mais importantes. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

O que é um carregador portátil?

Um carregador portátil, ou power bank, é basicamente uma bateria externa como a de íons de lítio comum dos smartphones.

A diferença dela para uma bateria interna comum do smartphone é que ela opera recebendo e fornecendo energia através de suas entradas USB, permitindo que a própria seja carregada para carregar outro dispositivo consequentemente.

Portanto, ela é basicamente uma bateria portátil para você carregar consigo e solucionar o seu problema de falta de bateria em qualquer momento e em qualquer lugar.

O seu uso é significativamente simples: quando você ficar sem bateria no smartphone, tablet ou outro aparelho compatível, é só conectar o mesmo ao carregador portátil e apertar o botão de ligar.

Imagem de carregadores cinzas em uma mesa branca.

O uso do carregador portátil é simples: assim que você ficar sem bateria no seu aparelho, basta conectar o mesmo ao carregador e apertar o botão de ligar. (Fonte: eak_kkk / Pixabay)

Dependendo do fabricante e modelo, além da caixinha com bateria externa, suporte de entradas USB e botão de ligar e desligar, os carregadores podem conter funcionalidades como visor de LED marcando a porcentagem do carregamento, lanterna LED e outros.

Com o carregador portátil ou power bank você pode usar seus dispositivos móveis como smartphone, tablet, câmera fotográfica, iPod, MP3 e MP4 players, videogames de mão em qualquer lugar a qualquer momento.

Quais as vantagens e desvantagens de um power bank?

Se você está cansado de ficar sem bateria fora de casa e de repente se ver impossibilitado de fazer chamadas ou mandar mensagens, consultar o Google, seu e-mail ou ouvir música, saiba que você não está sozinho.

A situação piora quando você depende muito do seu smartphone para o trabalho. Poder continuar conectado mesmo fora de casa ou do escritório torna-se, nesse caso, algo não apenas importante, mas essencial.

De um jeito ou de outro, o carregador portátil acabou virando uma necessidade. Atualmente as pessoas estão cada vez mais conectadas e querem passar o dia todo online e nas redes sociais.

Imagem de uma moça segurando um café gelado e usando o smartphone.

Hoje em dia, o carregador portátil acabou virando uma necessidade já que grande parte das pessoas está cada vez mais conectada. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

Portanto, é comum o receio dos usuários de smartphones e tablets, principalmente os heavy users. E a solução mágica para os que não possuem uma tomada à disposição nessa hora, é um carregador portátil ou power bank.

Além disso, com a energia dos aparelhos durando muito menos com a abundância de funcionalidades que eles trazem atualmente, o que fazer numa situação de emergência?

Não raro pessoas se perdem no meio do mato em trilhas ou florestas, ou até no trânsito, e não conseguem guiar-se com o GPS pois ficaram na mão com o celular sem bateria.

Imagem de um homem em meio à natureza consultando um smartphone.

O carregador portátil será a sua carga de bateria extra quando você se encontrar longe de qualquer tomada ou fonte de energia. (Fonte: Morket / Pixabay)

Mas caso você não seja tão radical, pode estar só querendo se sentir equipado para quando ficar sem bateria no smartphone durante aquela viagem de carro, ônibus ou avião. O carregador portátil com certeza será aquela carga de bateria extra quando você estiver longe de qualquer tomada.

Aqui no Brasil o aparelho está sendo cada vez mais vendido, e com a grande maioria deles sendo compactos, eles ocupam pouco espaço e são bem portáteis para você carregar consigo para qualquer lugar.

Como nossos smartphones não vêm com baterias potentes o suficiente para durarem o tempo desejado, o carregador portátil ou power bank já são considerados alternativas bem populares para dispositivos Android, Windows e iOS.

Com o carregador portátil, sempre que precisar usufruir de mais algumas horas de uso no seu aparelho ou dar uma recarga completa de onde você estiver, é só conectar o celular no power bank e pronto!

Vantagens
  • Carregamento portátil dos seus dispositivos (smartphone, tablet) em qualquer lugar sem tomada
  • A grande maioria dos carregadores são compactos e fáceis de carregar
  • Carregadores originais de qualidade a preços justos
  • Os mais potentes podem dar muitas cargas
Desvantagens
  • Capacidade limitada de carregamento
  • Modelos mais potentes podem ser grandes e pesados demais
  • Muitos carregadores de má qualidade ou falsificados, podendo causar problemas nos aparelhos

Vale a pena comprar um falsificado?

É claro que não. Algumas pessoas dizem por aí que alguns carregadores não são aquilo que elas esperavam, que as deixam na mão muitas vezes e que comprar um power bank é somente jogar dinheiro fora.

Se você ouvir alguém reclamando, saiba que é provável que essa pessoa tenha feito uma compra errada. Muitos lojistas e lugares oferecem produtos falsificados ou de má qualidade e para os que buscam apenas preço, pode acontecer.

Portanto, fique atento. Tenha em mente a compra de um carregador portátil que seja confiável, porque senão além de acabar ficando na mão na hora que mais precisar, seu smartphone ou power bank podem até acabar queimando.

Mas fique tranquilo. Neste Guia de Compras vamos te mostrar como funciona o carregador portátil, fazer comparações, dar todas as dicas e dizer exatamente o que você precisa observar se decidir comprar o seu!

Imagem mostra carregador portátil branco em cima de uma mesa de cor clara.

Tenha em mente que uma das coisas mais importantes a serem levadas em conta na hora da compra, é a escolha de um carregador portátil confiável. (Fonte: StrockSnap / Pixabay)

Levando em conta fatores como sua rotina, quantos aparelhos você tem que necessitam de recarga e o quão importante é pra você que eles estejam sempre ligados, você pode decidir se precisa de um ou não.

Apesar dos modelos atuais do mercado serem muito parecidos entre si, as características do power bank podem variar bastante, por isso é preciso observar qual a melhor opção para o seu smartphone e suas necessidades.

Então caso você já esteja decidido pelo sim, acompanhe como funciona o carregador portátil e como escolher o modelo ideal para você.

Qual a capacidade de carga ideal para um carregador portátil?

Carregadores portáteis, ainda que a grande maioria possua o design e funcionalidades muito parecidos, têm características relevantes a serem levadas em conta pelo futuro comprador.

A capacidade de carga da bateria, por exemplo, é uma das primeiras coisas a serem observadas.

É esse número que apontará o quanto de bateria do seu smartphone ou tablet poderão ser carregados e quantas vezes sem você precisar carregar novamente o carregador portátil.

Por exemplo: se o seu smartphone tiver capacidade de carga de 2.500mAh (medida de miliampère-hora), você precisa ter um carregador com essa mesma medida para uma recarga mínima.

Se o carregador portátil possuir 5.000mAh, você conseguirá carregar o seu celular nele duas vezes. Se comprar um de 10.000mAh, seu smartphone poderá ser carregado quatro vezes. Portanto, considerar adquirir um de capacidade mais alta representa mais recargas para o seu smartphone.

Imagem de um smartphone sem bateria com o aviso de que está carregando.

Considere procurar por um carregador portátil com uma capacidade de carregamento mais alta para seu smartphone. (Fonte: StrockSnap / Pixabay)

O indicado é que você compre um com pelo menos a mesma capacidade da bateria do seu smartphone, informação que poderá ser verificada nas especificações do seu celular. Com ele você poderá pelo menos dar uma carga completa quando mais precisar.

Mas fica aí o questionamento: se a ideia já é investir num carregador portátil, porque não comprar um com algumas cargas de folga para não acabar tendo que passar pelo mesmo problema de encontrar-se sem possibilidade de carregamento?

Outra especificação a ser observada além da capacidade da bateria é a potência da mesma. Seu smartphone ou tablet só irá carregar se a voltagem da bateria seja a mesma ou maior do que a potência do seu aparelho.

Isto é medido em Watts (W), e esses tipos de informações normalmente estão presentes no manual do seu aparelho, no carregador ou até mesmo na própria bateria dele. Quanto mais potência ele tiver, mais rápido irá carregar.

O carregador portátil ou power bank também pode vir em diferentes formas, tamanhos e preços.

Quanto custa?

Como já apontamos anteriormente, uma desvantagem deste tipo de mercado é que existem muitos aparelhos de má qualidade e muitas falsificações. Por isso, existem carregadores basicamente em qualquer faixa de preço.

Recomendamos que você procure comprar modelos de marcas conhecidas e de qualidade, evitando os famosos “xing lings”.

Você poderá encontrar bons carregadores portáteis com bom custo-benefício dos R$60 aos R$100 reais. Dos R$100 a R$200 reais você encontra excelentes carregadores, com maior capacidade de carregamento. Naturalmente, o preço desses tipos de carregadores é maior.

Onde comprar?

Você pode encontrar uma variedade de carregadores portáteis em lojas de eletrônicos físicas e online. Caso prefira comprar a sua fisicamente e conversar com um vendedor, procure uma de confiança perto de você.

Caso deseje comprar online do conforto da sua casa, sites como a Amazon.com.br ou de departamentos como o Walmart, Extra, Lojas Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio possuem modelos à sua disposição.

Você também pode encontrar um bom carregador em marketplaces como o Mercado Livre e o eBay.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de carregador portátil

Aqui, falaremos ponto a ponto dos critérios importantes que diferenciam os modelos e precisam ser observados para escolher o que mais se adequa às suas necessidades.

  • Tipos de carregador portátil
  • Bateria
  • Velocidade de carregamento
  • Peso e tamanho

Vamos lá!

Tipos de carregador portátil

Existem três tipos de carregadores portáteis: as baterias externas com entrada USB (as quais tratamos neste artigo), as que vêm acopladas em cases para smartphones, e as que funcionam com luz solar.

Consideramos as baterias externas com entradas USB mais funcionais, já que possuem mais capacidade de bateria, podem carregar aparelhos simultaneamente e por muito mais vezes.

Os carregadores em formato de case são conhecidos por serem práticos, já que você não precisará levar consigo outro dispositivo além do seu próprio aparelho (como smartphone ou tablet).

Mas, quanto maior for a capacidade da bateria da case carregadora, mais pesado ficará o aparelho com a case extra. A bateria dela também só é carregada quando com o próprio aparelho plugado a uma fonte de energia.

Já um power bank externo pode ser recarregado assim que você tiver uma outra entrada USB ao seu alcance, podendo ser a do computador, por exemplo, e enquanto ela carrega o seu smartphone pode ser utilizado tranquilamente.

Os power banks de energia solar, por outro lado, são os mais independentes. Eles possuem, além de células de recarga fotossensíveis, portas USB iguais às power bank de carregamento por USB.

Imagem mostra carregador portátil solar em cima de uma superfície de madeira.

Os carregadores portáteis que funcionam com energia solar são os mais independentes. (Fonte: Lukas / Pexels)

Por conta disso, você pode usá-las tanto em lugares fechados quanto abertos, mas a realidade é que o carregamento pode demorar ainda mais do que as que carregam via USB.

Apesar disso, tanto o carregador portátil solar quando o convencional à USB carregam não só smartphones mas outros aparelhos, como tablets, GPS, Kindle e caixas de som portáteis.

Bateria

Como já falamos anteriormente, quando o assunto é capacidade de bateria, o cálculo é simples. A capacidade média dos smartphones vai de 1.800 a 2.600mAh (miliampères-hora).

Então, o que você precisa fazer é saber qual é a capacidade da bateria do seu smartphone, que é o quanto de carga mínima você vai precisar. Se ela for de 2.000mAh, por exemplo, um carregador de 4.000mAh servirá para duas cargas.

Outra questão a ser observada no quesito bateria é a quantia de ciclos da mesma. Toda a bateria tem certa durabilidade, e eventualmente todas elas começam a perder sua capacidade de carga.

Geralmente, as baterias de 500 ciclos são as que você irá querer comprar, pois elas duram até um ano e meio com recargas diárias.

Um cuidado que deve-se tomar para que a quantidade de ciclos dure mais é evitar recargas incompletas, como as que vão de 10% a 100%, por exemplo. Para impedir que ela tenha uma queda drástica do potencial de bateria, você deve recarregar o carregador portátil apenas quando a bateria dele estiver totalmente zerada.

Assim, o power bank não gasta ciclos desnecessários, e também não existe uma forma fácil de verificar a quantidade de bateria que ela ainda possui. O indicado aí é comprar um carregador portátil com visor de LED.

Imagem de um smarphone sendo carregado por um carregador portátil.

Um cuidado a ser tomado é carregar o smartphone no carregador portátil apenas quando o mesmo tiver desligado completamente. (Fonte: Steve Johnson / Pexels)

Velocidade de carregamento

Os carregadores portáteis vêm com velocidades de carregamento diferentes, e os dispositivos de hoje em sua maioria variam de 1 e 2A (ampère). O carregador portátil de 2A de velocidade carregará o seu smartphone ou tablet mais rapidamente do que o de 1A, como sugere a lógica.

Mas existem alguns poréns: se o carregador tiver duas entradas USB, por exemplo, somente uma delas te dará toda essa velocidade de carregamento.

Caso você use uma entrada USB tipo C, que permite que os aparelhos sejam carregados com maior potência, a velocidade do carregamento poderá ser aumentada. Em alguns casos ela até dobra.

Imagem de um carregador portátil com mais de uma entrada USB.

Se o carregador portátil possuir duas entradas USB, é provável que somente uma delas entregará a total velocidade de carregamento do dispositivo. (Fonte: deepanker70 / Pixabay)

Portabilidade

O carregador portátil ou power bank também pode vir em diferentes formas, tamanhos e pesos.

Como já citado anteriormente, o carregador portátil de mais capacidade de carregamento provavelmente será maior e mais pesado por conta de toda a estrutura necessária para o armazenamento.

Hoje, contudo, alguns modelos já possuem alta capacidade de carregamento em versões compactas e de menor peso, que é algo a ser observado na hora da compra.

Para um dispositivo portátil, principalmente como o carregador ou power bank que requer que você o leve consigo sempre que também estiver com seus smartphone, fica mais confortável que ele seja mais leve.

Se você costuma carregar uma mochila nas costas, ele provavelmente não fará tanta a diferença, mas para mulheres que costumam carregar uma bolsa de ombro, um dispositivo muito pesado pode acabar atrapalhando dentro da bolsa.

O carregador portátil ou power bank já vem com um cabo USB para suas entradas e ele é destacável, portanto não é necessário que você se preocupe em carregar vários cabos onde quer que você vá.

(Fonte da imagem destacada: jjur / Pixabay)

Avalie este artigo

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
29 Voto(s), Média: 4,48 de 5
Loading...
Avatar

Publicado por REVIEWBOX