Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

27Horas investidas

5Estudos avaliados

95Comentários coletados

Lithium-ion, nickel-metal hydride ou AA Mignon - o mercado para baterias recarregáveis é muito tecnocrático e muitas vezes incompreensível para leigos. Tudo isso continua quando se trata de comprar os carregadores apropriados.

Como eu sei qual carregador é compatível com minhas baterias ou é até perigoso carregar diferentes tipos de baterias juntas em um único dispositivo? Como as baterias duram mais tempo?

Para ajudá-lo a responder estas perguntas e aliviar suas preocupações, nós fizemos o grande teste do carregador de baterias 2021 e respondemos as perguntas mais importantes sobre baterias e carregadores em nosso guia.

Então você está sempre do lado seguro e tem toda a potência para seu rádio, câmera, controle remoto e muito mais.




Os fatos mais importantes em resumo

  • Carregadores de bateria recarregam células de bateria reutilizáveis com energia. As mais comuns são as baterias de células redondas com hidreto de níquel-metal ou lítio-íon.
  • Dependendo do material utilizado, devem ser usados carregadores de bateria adequados. Se uma bateria de íons de lítio for carregada em um carregador para células de bateria contendo níquel, há um risco agudo de incêndio por sobrecarregar a bateria.
  • Para garantir uma longa vida útil das células da bateria, os carregadores de bateria oferecem muitas funções adicionais, tais como descarga, exibição do status da carga, desligamento automático e outras opções.

Carregador: as melhores bem quentes

Carregadores de baterias: critérios de compra e avaliação

A vantagem das baterias recarregáveis é que, ao contrário das baterias convencionais, elas podem ser usadas várias vezes, protegendo assim o meio ambiente e contrariando a sociedade descartável.

Para garantir que você tire o máximo proveito de suas baterias recarregáveis pelo maior tempo possível, compilamos uma lista breve e concisa das coisas que você deve ter cuidado ao comprar um carregador de bateria:

Escolher o carregador de bateria certo não só prolonga a vida útil de suas baterias recarregáveis, mas também representa um importante aspecto de segurança!

Porque baterias danificadas ou baterias erradas no carregador podem levar a danos consideráveis à bateria e ao carregador ou até mesmo a um incêndio.

Portanto, reserve um tempo para estudar os critérios de compra mais importantes e nosso guia para garantir que você esteja sempre do lado seguro com todo o poder.

Compatibilidade

As baterias só podem ser carregadas com um carregador adequado. Caso contrário, você corre o risco de danificar suas células de bateria ou, no pior dos casos, de estourar e acender as baterias.

Para evitar isso a todo custo, você deve descobrir os seguintes dados-chave sobre suas baterias antes de comprar um carregador

  • Tipo de bateria: Os tipos mais comuns são o níquel-hidreto metálico (NiMH), ou anteriormente o níquel-cádmio (NiCd), e as baterias de lítio-íon. Estes compostos químicos indicam a composição do ácido usado para armazenar energia na bateria. As baterias de níquel-hidreto metálico e lítio-íon diferem em sua vida útil, no número de ciclos de carga, no efeito de memória e, mais importante, na tensão de carga ou na tensão de fim de carga. Para evitar sobrecarregar as baterias com conseqüências fatais, certifique-se de comprar um carregador adequado para baterias de níquel ou lítio. Alguns carregadores especiais para fabricação de modelos também podem carregar com segurança ambos os tipos de baterias por meio de um mecanismo de comutação.
  • Tamanho da bateria: Certifique-se de que o seu novo carregador de bateria seja adequado para o tamanho de suas baterias. A maioria dos dispositivos são compatíveis com os tamanhos comuns de blocos AA a D e E. Especialmente com pacotes de baterias e células de botão, descubra exatamente se o seu carregador de baterias de escolha também pode carregar esses tipos de baterias.

Número de slots de carregamento

Este critério depende inteiramente do seu consumo e da sua necessidade de baterias. Se você sempre usa muitas células de bateria e frequentemente tem que trocá-las e carregá-las ao mesmo tempo, um carregador com 6 ou mais slots de carga é recomendado.

A maioria dos carregadores de bateria tem espaço para carregar 4 células de bateria ao mesmo tempo.

Também é muito comum que carregadores simples carreguem as baterias apenas em pares. Idealmente, apenas células de bateria que também são usadas em pares e têm o mesmo status de descarga são carregadas.

Caso contrário, a célula de bateria mais cheia continua a ser carregada até que a célula de bateria com a descarga mais alta também esteja completamente carregada novamente.

Função de desligamento

A função de desligamento dos carregadores de bateria é particularmente importante para a segurança do processo de carregamento e para a longevidade das células da bateria.

Como mencionado no início, as baterias recarregáveis não devem ser sobrecarregadas, pois isso faz com que elas percam sua função de armazenamento de energia.

A função de desligamento protege contra o risco de incêndio e mantém a capacidade máxima das células da bateria.

Carregadores de bateria com função de desligamento são frequentemente referidos como carregadores inteligentes de bateria, pois microchips embutidos podem ser usados para reconhecer quando uma bateria está totalmente carregada com base em vários parâmetros.

Os carregadores simples só têm um timer, se houver, que automaticamente termina o processo de carregamento depois de um tempo pré-programado. No entanto, isto não garante que a bateria esteja totalmente carregada ou não sobrecarregada.

Há vários métodos para determinar quando o processo de cobrança deve ser desligado.

Dependendo do tipo de bateria, a temperatura ou a tensão de fim de carga usando a tensão máxima de carga, método delta-minus-U ou delta-minus-V é usado como o parâmetro decisivo.

Outras funções adicionais

Além da função de desligamento, há outras funções úteis que um carregador de bateria pode oferecer a você. Em termos de segurança, a detecção de baterias danificadas ou inseridas incorretamente, baterias não recarregáveis é muito vantajosa.

Um display ou indicador LED do estado atual da carga das células individuais da bateria também ajuda você a ver se ainda há energia suficiente nas células da bateria ou até que ponto elas já estão recarregadas e prontas para uso.

Outras funções úteis incluem a função de atualização da bateria para estender a vida útil da bateria, o controle individual do slot para se adaptar às diferentes células da bateria, a função de descarga, o ajuste da corrente de carga e da voltagem de carga e a carga trickle para contrabalançar a auto-descarga quando não estiver em uso por um longo tempo.

Carregadores de bateria: Perguntas e respostas freqüentes

Agora você conhece os critérios mais importantes para escolher um carregador de bateria. No entanto, ainda há muito mais a saber sobre este tópico. Nós compilamos as perguntas mais frequentes para você e as respondemos em detalhes.

O que é um carregador de bateria?

O objetivo de um carregador de bateria é fornecer energia para os acumuladores incorporados às células da bateria, que podem então armazená-la por um período de tempo maior e liberá-la novamente quando necessário.

A maioria dos carregadores de bateria são projetados para baterias de células redondas disponíveis comercialmente nos tamanhos comuns AA, AAA, C, D e 9-volt, ou também conhecidas como micro, mignon, baby, mono e E-block.

akku-ladegerät-test

A tensão aplicada pelo carregador de bateria faz com que os íons sejam liberados dos eletrodos da bateria. Estes são armazenados e fornecem a saída de corrente. (Fonte de imagem: Thomas Kelley /Unsplash)

Mas outros tipos de baterias recarregáveis, tais como células de botão, pacotes de baterias e baterias de ferramentas também são recarregadas com a ajuda de carregadores de baterias.

Especialmente no caso de baterias de ferramentas, o fabricante geralmente oferece carregadores de baterias especiais para a respectiva ferramenta. Somente com elas as baterias das ferramentas podem ser recarregadas.

Quais são os tipos de carregadores de bateria existentes?

Os carregadores de bateria diferem em aparência, funções e operação dependendo do fabricante e modelo. No entanto, todos os carregadores podem ser divididos em dois tipos principais.

Você pode descobrir quais são estas e quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de carregador de bateria nesta tabela:

Tipo Vantagens Desvantagens
carregadores de baterias simples baratos, fáceis de usar, na maioria das vezes compactos risco de segurança devido à falta da função de desligamento inteligente, conseqüentemente sobrecarga ou carregamento incompleto das baterias, só devem ser usados sob supervisão
carregadores de baterias inteligentes alta segurança devido ao desligamento inteligente quando totalmente carregado, determinação e exibição do status de carga, outras funções adicionais, tais como carregamento por gotejamento, atualização, controle individual de slots e ajuste de corrente/voltagem de carga um pouco mais caro do que simples carregadores de bateria, geralmente maiores

Num sentido mais amplo, os carregadores de bateria também incluem carregadores para telefones celulares e ferramentas. Para telefones celulares em particular, existem agora vários métodos de carregamento, como o carregamento sem fio via indução ou carregadores rápidos.

Os Powerbanks para carregamento sem operação de rede elétrica representam uma forma especial, pois eles mesmos são uma bateria e também funcionam como um carregador ao mesmo tempo.

Quais alternativas existem para os carregadores de bateria?

Não há alternativa para o carregador de bateria em si. Não importa que tipo ou projeto de bateria, bateria de ferramenta ou bateria de telefone celular - todos eles precisam ser recarregados.

No entanto, existem fontes alternativas de energia ao invés de funcionamento em rede para alimentar as células da bateria. Nós compilamos estas para você na seguinte tabela:

Alternativa Descrição
Carregadores solares Pequenos painéis solares geram eletricidade a partir de energia solar incidente através de células fotovoltaicas. A eletricidade é então armazenada em bancos de energia e pode ser usada para carregar telefones celulares ou tablets. Entretanto, a tensão de carga depende fortemente da incidência de luz e é inconstante
geradores termoelétricos geradores termoelétricos são particularmente adequados para os entusiastas do exterior. Eles geram eletricidade através do calor por meio do efeito Seebeck, que também pode ser usado diretamente ou armazenado em bancos de energia.
Células de combustível Estes geradores produzem eletricidade a partir de metanol e hidrogênio. Eles não só são adequados para cargas ocasionais, mas também podem ser usados permanentemente como fonte de energia.

Todas as 3 fontes alternativas de energia descritas são particularmente adequadas para uso em viagens, acampamentos ou para outras atividades ao ar livre sem uma tomada elétrica.

Os painéis solares são os mais baratos e mais compactos, mas infelizmente eles também são os mais pouco confiáveis.

Os geradores termoelétricos custam de 80 a 400 euros e são consideravelmente mais caros, mas em troca eles podem gerar eletricidade constante na fogueira e até mesmo aquecer pequenas salas.

As células de combustível são adequadas para campistas permanentes ou estadias longas sem uma tomada elétrica nas proximidades.

Entretanto, se você não quiser usar geradores movidos a gasolina, você também tem que investir de 2000 a 4000 euros.

Como funciona um carregador de bateria?

Para entender como funciona um carregador de bateria, vamos primeiro explicar a estrutura de uma célula de bateria. Ele consiste de dois eletrodos, um positivo e outro negativo, e um eletrólito que conecta os dois. O eletrólito é geralmente um líquido, mas também pode ser gel ou sólido.

akku-ladegerät-test

Quando todos os íons estiverem esgotados, a bateria estará vazia. O carregador de bateria abastece os dois eletrodos com eletricidade e novos íons são formados através de reações químicas que podem ser armazenadas. (Fonte da imagem: Denny Müller/ Unsplash)

Íons dissolvidos dos eletrodos coletados no eletrólito e são armazenados lá. Quando o eletrólito está saturado, a bateria está totalmente carregada.

Se você agora conectar um coletor de corrente, por exemplo, inserindo a bateria no controle remoto da TV, os íons armazenados se movem de um pólo através do coletor para o outro e um fluxo de corrente é criado.

Quais baterias eu posso carregar com um carregador de baterias?

Em princípio, todas as baterias recarregáveis podem ser recarregadas. É apenas importante que somente carregadores de bateria adequados sejam usados para o tipo e tamanho da bateria para evitar danos de sobrecarga.

As baterias domésticas padrão recarregáveis nos tamanhos AAA a bloco de 9 volts com hidreto de níquel-metal (NiMh) e íon de lítio podem ser carregadas na maioria dos carregadores de baterias.

akku-ladegerät-test

A maioria dos dispositivos técnicos tem uma bateria recarregável integrada ou substituível. Baterias removíveis de células redondas podem ser carregadas com um carregador de bateria adequado e usadas com câmeras e rádios. (Fonte de imagem: Lucas Favre/ Unsplash)

Para tipos especiais, baterias de ferramentas, baterias de celulares e baterias de carros, há carregadores de baterias especiais que são adaptados às propriedades especiais das baterias.

As baterias para carros contêm chumbo e devem ser carregadas com cuidado especial e um carregador de baterias testado e adequado.

Quanto tempo um carregador de bateria precisa para uma carga de bateria completa?

Não há uma resposta geral para esta pergunta. Entretanto, os tempos de carregamento podem ser estimados com base em alguns parâmetros. Alguns carregadores de bateria que podem medir o estado de carga das células da bateria também indicam o tempo de carga esperado.

Por exemplo, uma bateria AA convencional com uma capacidade de 2000 miliamperes (mAh) precisa de cerca de 70 minutos para ser totalmente carregada com uma corrente de carga de 2000 miliamperes (mA).

Os fatores mais importantes para estimar o tempo de carga são a capacidade da bateria, a corrente de carga e o estado de carga da bateria.

Quanto maior a capacidade da bateria, ou seja, quanta corrente ela pode armazenar, maior será a duração de uma carga completa. Uma corrente de carga mais alta ajuda a acelerar o processo de carga.

Qual é o efeito da memória nas baterias e um carregador de baterias pode impedi-lo?

O efeito de memória descreve a diminuição da capacidade de carga de baterias recarregáveis com cargas parciais freqüentes.

Mais precisamente, se uma bateria é apenas parcialmente descarregada e depois recarregada com muita freqüência em sucessão, ela não atinge mais sua capacidade total de armazenamento.

Ele "lembra" a cobrança exigida pela cobrança antecipada e só a torna disponível.

O efeito de memória pode ser evitado carregando e descarregando quase totalmente a bateria.

Este processo ocorre particularmente freqüentemente com baterias contendo níquel e é provavelmente devido a processos de cristalização no eletrólito. O efeito de memória pode ser parcialmente corrigido através de carga completa repetida e descarga quase completa.

Carregadores de bateria com função de descarga, carga trickle e desligamento inteligente evitam este efeito e assim mantêm a capacidade máxima das baterias e prolongam sua vida útil.

Conclusão

Ao escolher o carregador de bateria certo, a primeira coisa a considerar é o tipo de bateria. Aqui é feita uma distinção entre baterias contendo níquel e baterias de íons de lítio.

Existem carregadores adequados para cada um dos dois tipos de material e somente estes devem ser usados. Alguns carregadores inteligentes de baterias também podem carregar ambos os tipos de baterias graças a uma função de comutação.

Carregadores simples de baterias sem ou apenas com função de desligamento cronometrado devem ser sempre monitorados e devem ser desligados manualmente para evitar sobrecarga das baterias.

Os carregadores inteligentes de bateria oferecem não apenas uma função de desligamento automático, mas também outras funções para manter a energia total da bateria e monitorar o estado do carregamento.

Fonte da imagem: 96793931 / 123rf

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas