Detalhe de um cartão de crédito.

Ninguém duvida que uma das formas mais práticas de realizar compras e fazer pagamentos é utilizando o cartão de crédito. Mas o que nem todo mundo gosta é de pagar um valor anual para poder utilizar o cartão, certo?

Se você é uma dessas pessoas, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje, nós vamos tratar do cartão de crédito sem anuidade, uma modalidade que vem se tornando cada vez mais popular em nosso país.

Oferecido por alguns bancos tradicionais e por várias fintechs, o cartão de crédito sem anuidade conta com várias vantagens e benefícios já que, na maioria das vezes, é totalmente digital e oferece taxas de juros mais baixas. Mas o fato de não obrigar o cliente a pagar a anuidade pode ter algumas contrapartidas.

Primeiro, o mais importante

  • Hoje em dia já existem diversas opções de cartão de crédito sem anuidade disponíveis no mercado brasileiro. E cada um tem ofertas e condições diferentes.
  • A grande vantagem da anuidade zero é que você não precisa desembolsar nada para ter ou usar o cartão. E, dependendo da operadora e da bandeira, você pode ter ainda mais benefícios.
  • Ainda assim, é preciso atenção na hora de escolher o melhor cartão de crédito sem anuidade, já que outras taxas podem ser cobradas.

Você também pode gostar:

Melhores cartões de crédito sem anuidade: Nossas recomendações

O cartão de crédito sem anuidade já é uma realidade no Brasil. Mas, se você está à procura de um, é importante conhecer bem a operadora que o fornece, suas condições e vantagens. Para lhe ajudar nesse processo, nós criamos uma lista com os melhores cartões de crédito sem anuidade disponíveis atualmente. Confira:

  Peça agora

Nubank é uma startup pioneira no segmento de serviços financeiros, que atua como operadora de cartões de crédito e fintech no Brasil desde 2013. O cartão de crédito sem anuidade do Nubank, que é físico e virtual, é internacional e tem a bandeira Mastercard. Esse cartão dá descontos quando você antecipa o pagamento; permite que você faça solicitação de aumento do limite e acompanhe o extrato pelo aplicativo.

Aquele que oferece “remuneração” para clientes

  Peça agora

Com bandeira Visa, o cartão de crédito sem anuidade Digio é internacional e sem juros rotativos. Lançado pelo Banco CBSS, que é administrado pela holding Elopar, cujos acionistas são o Banco do Brasil e o Bradesco, o Digio também não possui taxa de adesão e é totalmente digital: tudo é gerenciado por meio de um aplicativo. Além disso, o Digio lhe dá R$15 de crédito na fatura para cada amigo que você indicar.

O cartão de crédito mais prático de todos

  Peça agora

O Banco Neon é uma fintech brasileira que surgiu 2018 e é totalmente digital. O cartão de crédito Neon, que é físico e virtual, não possui mensalidade, nem taxa de manutenção. Além disso, todos os correntistas do Neon podem fazer uma transferência gratuita para outro banco por mês, e é possível pagar as faturas em débito automático.

O ideal para quem gosta de descontos

O Credicard Zero é um cartão de crédito sem anuidade que foi lançado em 2017 pelo Itaú Unibanco. Ele traz alguns benefícios interessantes, como descontos em viagens de Uber, no site Decolar e em diversas lojas, como a Netshoes, Magazine Luiza e Extra. Além disso, é possível gerenciar o cartão por um aplicativo em seu smartphone e também contar com um cartão adicional livre de taxas e também com anuidade zero.

Guia de Aquisição: O que saber sobre o cartão de crédito sem anuidade

Nunca é simples escolher o melhor cartão de crédito. Afinal, é preciso considerar a reputação do banco e, com isso, os pré-requisitos, as condições, direitos e deveres que você precisará cumprir ao adquirir o cartão de crédito.

E o fato é que nada disso muda com a aquisição de um cartão de crédito sem anuidade. O que muda é a forma como todo esse processo se desenrola. Sendo assim, para entender sobre esse processo, e descobrir as vantagens e desvantagens do cartão de crédito sem anuidade, nós criamos esse Guia de Aquisição.

Aqui nós vamos explicar tudo o que você precisa saber para garantir a aquisição do cartão de crédito sem anuidade mais adequado de acordo com as suas expectativas e necessidades.

Mulher segurando o cartão, com o notebook no colo.

O cartão de crédito sem anuidade está cada vez mais popular. (Fonte: bruce mars/ Pexels.com)

O que é e como surgiu cartão de crédito sem anuidade?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento eletrônico e, justamente por isso, é um dos meios mais utilizados no Brasil e no mundo.

Mas ainda que seja muito popular, o mercado de cartão de crédito se viu obrigado a se reinventar nos últimos anos para atrair e fidelizar clientes.
Isso porque, uma das maiores queixas com relação ao cartão de crédito é com relação à anuidade.

A anuidade faz parte de um pacote de taxas que a maioria das operadoras de cartão de crédito cobra dos clientes. Mas enquanto as outras taxas são cobradas dependendo da forma e do tipo de transação efetuada, a anuidade é obrigatória. Ou era.

Hoje em dia, diversos bancos tradicionais e fintechs investem pesado em uma nova modalidade: O cartão de crédito sem anuidade.

Mão segurando cartão de crédito em frente ao notebook.

O cartão de crédito sem anuidade surgiu junto com a evolução dos bancos digitais. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

A anuidade é uma taxa cobrada para manter o cartão de crédito funcionando e operando, e cujo valor que varia de acordo com a operadora. Custando em média R$150 por ano, essa a anuidade costuma ser cobrada após o primeiro ano de uso do cartão, ou até quando você utiliza o cartão pela primeira vez.

Mas com a evolução da tecnologia, e o surgimento de bancos digitais, o mercado se abriu para a reclamação de quem não queria mais pagar essa anuidade. Afinal, com os bancos digitais os custos de manutenção diminuíram e assim foi possível oferecer o cartão de crédito com anuidade zero.

Mais do que isso, com esse tipo de cartão, é possível gerenciar todos os seus gastos por meios digitais como, por exemplo, com os aplicativos que são acessados no smartphone.

Qual a diferença entre o cartão de crédito sem anuidade e o tradicional?

Essa pergunta pode parecer óbvia, afinal o cartão de crédito tradicional cobra anuidade e o outro não. Mas o fato é que as diferenças entre ambos não param por aí.

Em comum, ambos os cartões de crédito funcionam basicamente da mesma forma. Ou seja, os dois tipos de cartão possuem limite de crédito e utilizam bandeiras famosas.

Mas, enquanto os cartões que cobram anuidade, em geral, oferecem também programas de acumulação de milhagem e descontos em produtos e serviços, o mesmo já não ocorre com o cartão de crédito sem anuidade.

O cartão de crédito é um meio de pagamento eletrônico que lhe permite adquirir bens e serviços pelo preço à vista, além de realizar saques de dinheiro. Mas o pagamento ocorrerá apenas na data de vencimento da fatura.

Ou seja, quando você opta por um cartão de crédito sem a taxa de anuidade você poderá perder alguns benefícios que são oferecidos pelas empresas de cartão de crédito.

Ainda assim, algumas operadoras disponibilizam alguns programas de acúmulo de pontos que podem ser convertidos em vantagens. Mas, quando isso ocorre, é necessário o pagamento de uma taxa extra.

Ou seja, em tese a anuidade garante programas de fidelização que garantem vantagens na compra de passagens áreas e outros produtos e serviços.

Outra diferença entre os dois tipos de cartões é que, na maioria das vezes, os cartões tradicionais contam com limites de créditos maiores. Se comparados com os que tem anuidade zero.

Mão de mulher segurando o celular e o cartão de crédito.

O cartão de crédito sem anuidade é mais acessível, mas não tem algumas vantagens. (Fonte: PhotoMIX-Company/ Pixabay.com)

Por outro lado, o cartão de crédito sem anuidade tem muitas vantagens sobre o cartão tradicional. Uma delas é que, ainda que seja necessária a aprovação para adquirir o cartão de crédito, esse processo é menos burocrático e mais rápido.

Além disso, com o cartão de crédito sem anuidade, a fatura e os pagamentos podem ser acessados e efetuados em tempo real por meio de aplicativos.

Assim, para você ter uma noção geral das principais diferenças entre o cartão de crédito sem anuidade e o tradicional, confira a tabela que preparamos para você:

Sem anuidade Com anuidade
Vantagens Não paga taxa de anuidade, e a aquisição, gerenciamento e pagamentos são feitos online Conta com vantagens e benefícios extras como o programa de milhagens, e tem limite de crédito maior
Desvantagens Em geral, não possui programas de benefícios Cobra taxa de anuidade que pode mudar de valor a cada ano

O cartão de crédito sem anuidade possui outras tarifas?

Como vimos, fora a taxa de manutenção e o programa de fidelização, o cartão de crédito sem anuidade funciona basicamente da mesma forma dos cartões tradicionais. Dessa forma, vale ressaltar que, sim, o cartão de crédito que não possui a taxa de anuidade conta com outras taxas que podem ser cobradas.

A primeira delas é, obviamente, os juros. Afinal, toda compra realizada com um cartão de crédito gera uma fatura com a soma de todos gastos feitos em um determinado período. Fique atento pois, ainda que não tenha a taxa de anuidade, o cartão de crédito pode ter outras taxas comuns a todos os cartões.

Por exemplo, a operadora do cartão de crédito sem anuidade irá cobrar os juros devidos caso você atrase o pagamento da fatura. A diferença nesse caso é que, em geral, as operadoras desse tipo de cartão cobram juros menores dos que os dos bancos tradicionais.

Mas essa não é a única taxa que pode ser cobrada pelo seu cartão de crédito sem anuidade. Ainda que o tipo, a quantidade e o valor das taxas variem de acordo com operadora do cartão de crédito, é possível listarmos as principais. Veja:

  • Avaliação emergencial: Quando o consumidor estoura o limite do cartão, pode ser cobrada uma taxa para que a operadora avalie a viabilidade e os riscos para conceder crédito em caráter emergencial.
  • Pagamento de contas: Em geral, é cobrada tarifa quando são feitos pagamentos de contas de água, luz, telefone e gás.
  • Saque: Saques em caixas eletrônicos costumam vir acompanhados de cobrança de taxas extras.
  • Segunda via do cartão: Uma tarifa pode ser cobrada para a confecção e emissão de um novo cartão de crédito sem anuidade.

Como escolher a melhor operadora de cartão de crédito sem anuidade?

O cartão de crédito sem anuidade se tornou popular com as chamadas fintechs, startups que otimizam os serviços do sistema financeiro, com custos operacionais muito menores do que os das instituições tradicionais.

Você pode adquirir um cartão de crédito sem anuidade em uma fintech ou banco.

E, com o sucesso alcançado em tempo recorde, os bancos tradicionais também começaram a investir nesse setor. Por isso, hoje você pode adquirir um cartão de crédito sem anuidade em uma fintech ou banco.

Para escolher a melhor opção, é preciso que você fique atento a alguns pontos que irão diferenciar uma operadora de outra, como os juros cobrados e o limite de crédito oferecido, por exemplo.

Mas, mais do que isso, nós recomendamos que você avalie também a reputação da empresa. Afinal, em geral, as melhores operadoras, além de oferecerem os melhores benefícios a seus clientes e muitas facilidades, também contam com atendimento ao cliente 24h, seja por telefone ou chat.

Cartão de crédito sem anuidade: Digital ou físico?

Em geral, todas as operadoras que oferecem o cartão de crédito sem anuidade contam com as duas opções: O cartão físico e o virtual. E ambos têm grande utilidade.

O cartão virtual, também chamado de digital, é usado para comprar em lojas online.
Com esse cartão, é possível realizar todo o gerenciamento de gastos por meio do aplicativo. Ou seja, você poderá acompanhar todas as compras e o limite disponíveis em tempo real.

Homem sacando dinheiro no caixa eletrônico.

Com o cartão físico você pode sacar dinheiro, e com o virtual você faz compras em lojas na internet.. (fonte: Pampoukidis/ Unsplash.com

Além disso, o cartão virtual é mais seguro, pois ele não utiliza as mesmas informações que o cartão tradicional, como identificação e número de segurança.

Ainda assim, a maioria das empresas disponibiliza também o cartão de crédito sem anuidade físico, que pode ser utilizado para compras em maquininhas, saques e é aceito no mundo todo.

Como usar o cartão de crédito sem anuidade de forma consciente?

Não raro, as pessoas escolhem o cartão de crédito sem anuidade com a ideia de que, assim, gastarão menos. Mas o fato é que, muitas vezes, justamente por economizar na taxa de anuidade, você ocorre o risco de extrapolar nos gastos.

Para evitar isso, os especialistas financeiros alertam que o uso consciente do cartão de crédito permite uma melhor organização do orçamento mensal.

Para ajudar você a usar o seu cartão de credito sem anuidade de forma equilibrada, reunimos algumas dicas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Confira:

  • Sempre opte por pagar o valor integral da fatura. Assim, você evita os juros na próxima fatura.
  • O pagamento mínimo do cartão só deve ser utilizado em casos excepcionais, de emergências.
  • Se você for parcelar com o cartão de crédito sem anuidade, cuidado para não comprometer o orçamento dos próximos meses.
  • Antes de viajar, informe o gerente de sua conta para evitar bloqueios do cartão por suspeita de fraude.
  • Acompanhe e confira a fatura de seu cartão de crédito sem anuidade. Caso não reconheça alguma despesa, entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento do cartão.

Quais as vantagens e desvantagens do cartão de crédito sem anuidade

O cartão de crédito sem anuidade oferece inúmeras vantagens. Entre elas, os benefícios presentes em todos os tipos de cartão de crédito como a praticidade de realizar compras e pagamentos sem utilizar dinheiro físico, além de poder parcelar e contar com um prazo maior para pagar.

Mas, além disso, a vantagem mais óbvia é a não obrigatoriedade de pagar a taxa anual para utilizar o cartão de crédito. No entanto, é importante ler com atenção as condições e o contrato para saber se a operadora oferece isenção de anuidade para sempre ou somente no primeiro ano de uso.

Além disso, a operação e o controle do cartão de crédito sem anuidade geralmente é toda feita por aplicativo de celular, desde a solicitação até o pedido de aumento de crédito. Isso facilita o acesso aos serviços e também diminui a burocracia.

Pessoa passando cartão na maquinha, e mulher aguardando.

Com o cartão de crédito sem anuidade você acompanha todos os seus gastos no aplicativo. (Fonte: Clay Banks/Unsplash.com)

Outra vantagem é que, como o cartão de crédito sem anuidade costuma estar vinculado a uma conta digital, muito provavelmente você terá acesso a dois tipos de cartões: o virtual e o físico.

No entanto, mesmo com tantas vantagens, o cartão de crédito sem anuidade também possui alguns pontos negativos.

O mais expressivo é o fato de esse tipo de cartão, em geral, não contar com alguns benefícios comuns aos cartões de crédito como, por exemplo, os programas de fidelidade. E, quando possuem esses programas eles só podem ser acessados mediante pagando de uma taxa extra.

Além disso, como vimos, o limite de crédito do cartão sem anuidade costuma ser menor do que o do cartão de crédito tradicional.

Mas para você ter uma visão geral sobre esse assunto, confira a seguir as principais vantagens e desvantagens do cartão de crédito sem anuidade:

Vantagens
  • Não tem taxa de anuidade
  • Fácil de adquirir
  • Gerenciamento é digital
  • Juros são menores
  • Oferece cartão físico e virtual
Desvantagens
  • Não possui programas de fidelidade e de vantagens
  • Limite de crédito pode ser menor

Quem pode ter um cartão sem anuidade?

Como vimos, outra vantagem é que a burocracia para adquirir um cartão de crédito sem anuidade é menor se comparada ao cartão tradicional.

Isso porque, apesar de ser necessário uma aprovação da operadora do cartão, o fato é que você não precisa comprovar renda.

Dessa forma, qualquer pessoa pode solicitar um cartão de crédito sem anuidade. O único pré-requisito é que você seja maior de 18 anos e não ter nenhuma restrição vinculada ao seu nome.

Como solicitar um cartão de crédito sem anuidade?

Para solicitar o seu cartão, basta ir à página oficial na internet ou aplicativo da operadora ou banco que você escolher. Ali, você irá, primeiramente, preencher dados básicos, como o seu nome e data de nascimento.

Após o cadastro, a empresa entrará em contato com você, seja por e-mail ou pelo app, e vai solicitar alguns documentos como comprovante de residência, foto com assinatura e etc.

Mulher com celular e notebook atrás.

Você pode fazer o cadastro para obter o cartão de crédito com anuidade zero pela internet. (Fonte: William Iven/Unsplash.com)

Após essa etapa, a operada irá avaliar o cadastro e analisar o crédito a ser concedido. Ou seja, a possibilidade de o cartão de crédito sem anuidade ser negado não está totalmente descartada. Ou seja, resta aguardar a comunicação da operadora que, em geral, vem pelo e-mail.

Após aprovado, o cartão de crédito sem anuidade físico chega no endereço cadastrado em até 30 dias. Mas, dependendo da operadora, você consegue acesso ao cartão virtual instantaneamente.

Critérios de aquisição: Como analisar o cartão de crédito sem anuidade

Até aqui você teve acesso à diversas informações sobre o cartão de crédito sem anuidade. E pode perceber que, o primeiro passo que você deve dar para adquirir um cartão como esse é avaliar qual a melhor operadora.

Feito isso, ainda será preciso levar em conta alguns fatores se você quiser garantir o cartão de crédito mais adequado às suas necessidades.

Para ajudar você nessa etapa, nós reunimos os principais critérios que podem diferenciar um cartão de crédito sem anuidade de outro. São eles:

Para que não lhe reste nenhuma dúvida, a seguir nós vamos explicar em detalhes como você deve analisar cada um desses critérios.

Isenção para sempre ou não

O primeiro critério que recomendamos que você verifique é se o cartão de crédito de fato não cobra pela taxa de anuidade. Isso porque algumas operadoras oferecem cartões cuja anuidade é gratuita apenas por um certo período ou é condicionada a uma contrapartida.

Por exemplo, em alguns bancos é preciso que você acumule R$100 em compras a cada fatura para garantir a dispensa da anuidade. Em outro, a anuidade é gratuita apenas no primeiro ano de uso do cartão de crédito.

foco

Você sabia que no primeiro trimestre de 2019 os brasileiros gastaram quase 18% a mais se comparado ao mesmo período do ano anterior, em um total de R$416 bilhões?

E, de acordo com a Abecs, desse total, R$260 bilhões foram gastos utilizando o cartão de crédito em mais de 2,5 bilhões de transações financeiras. (1)

Para não ser pego de surpresa, sem você realmente quer um cartão de crédito com anuidade zero para sempre, certifique-se dessas condições antes de firmar o contrato.

Juros

Em seguida, avalie qual entre as melhores operadoras aplica os menores juros no crédito rotativo e no parcelamento da fatura.

Afinal, vale sempre lembrar que as operadoras de cartão de crédito cobram juros se você não pagar a fatura ou se pagar somente o valor mínimo. E o fato é que cada empresa possui taxas de juros diferentes.

Valor das tarifas

Outro fator que nós recomendamos que você leve em consideração quando estiver escolher o melhor cartão de crédito sem anuidade, é o valor das tarifas extras.

Como vimos, dependendo da operadora, poderão existir taxas que são cobradas dependendo da forma como você usa o seu cartão. Considere aí a taxa de compras internacionais e multas por atraso no pagamento da fatura, por exemplo.

Limite de crédito

A empresa do cartão é que determina qual será o limite do seu cartão de crédito sem anuidade. E ela faz essa avaliação de acordo com seu perfil econômico e a sua renda mensal.

Mas como não existe um padrão para definir o limite, ele pode variar dependendo da empresa que opera o cartão de crédito. Podemos dizer, no entanto que, de maneira geral, o limite do cartão pode ir de R$ 1.000 a R$ 35.000.

Homem segurando cartão de crédito em uma mão e digitando no notebook em outra.

Você pode fazer uma simulação online para saber qual seria o limite do seu cartão. (Fonte: rupixen/ Pixabay.com)

Para ter uma noção de como você poderá ser avaliado, uma boa estratégia é checar como está a situação atual do seu CPF e a sua pontuação no Serasa Score. Além disso, você também pode fazer simulações de crédito online para entender qual é o seu perfil.

Bandeira

Cada operadora de cartão de crédito sem anuidade possui uma bandeira diferente.

As maiores são Visa e MasterCard. E cada uma oferece programas de benefícios diferentes, como descontos em restaurantes, aluguéis de carro, além de promoções e outras vantagens.

Por isso, o ideal é que, se esses programas lhe interessam, verifique antes quais são disponibilizados pela bandeira do cartão de crédito escolhido.

Nacional ou Internacional

Leve em conta também que algumas operadoras oferecem o cartão de crédito sem anuidade de uso internacional. Pode ser uma boa opção, principalmente para você que viaja com frequência.

No entanto, verifique as taxas que são cobradas em transações internacionais e também saques em outros países que podem ser bastante altas.

Benefícios extras

Por fim, analise quais são os benefícios adicionais que o cartão de crédito sem anuidade oferece. Por exemplo, alguns cartões oferecem créditos financeiros caso você indique amigos para adquirir o cartão.

Além disso, atualmente já existem algumas poucas operadoras que possuem o sistema de acúmulo de pontos que podem ser trocados por benefícios. Outras possibilitam até que você adquira mais de um cartão de crédito sem taxa extra, o que pode ser útil para que outro familiar possa usar também.

Resumo

O cartão de crédito sem anuidade está se popularizando rapidamente no Brasil. Além da ausência da taxa de uso e manutenção, esse tipo de cartão está vinculado a bancos digitais. Ou seja, com isso, é possível acompanhar a fatura e todas as transações em tempo real, por meio de aplicativos.

E, ainda que o cartão de crédito com anuidade zero não possua os programas de fidelização e milhagem presentes nos cartões tradicionais, ele é menos burocrático e mais acessível. Para escolher a melhor operadora, porém, é preciso analisar o valor das outras tarifas, dos juros, do limite de crédito e os benefícios adicionais oferecidos.

(Fonte da imagem destacada: vjkombajn/ Pixabay.com)

Referências (1)

1. Abecs - Balanço do Primeiro Trimestre de 2019
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.
Pesquisa
Abecs - Balanço do Primeiro Trimestre de 2019
Ir para a fonte