
Como escolhemos
Se você busca por uma forma de fazer compras e realizar pagamentos que seja prática, barata e segura, o artigo de hoje é justamente para você. Isso porque, hoje, nós vamos explicar tudo sobre o cartão pré-pago.
Essa modalidade de pagamento tem conquistado os brasileiros, seja pelo seu funcionamento, que ajuda a controlar as finanças; seja pela praticidade de não precisar andar com dinheiro em espécie por aí.
Mas como hoje em dia são muitas as operadoras que oferecem o cartão pré-pago, com taxas e tafrias que variam bastante, nós vamos explicar nesse artigo o que você deve considerar para adquirir o melhor entre eles.
Índice
- 1 Newsletter semanal sobre nutrição e suplementos
- 2 O mais importante
- 3 Cartões pré-pagos: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de Compra: O que você precisa saber sobre o cartão pré-pago
- 4.1 O que é e como funciona o cartão pré-pago?
- 4.2 Qual a diferença entre o cartão pré-pago, de crédito e de débito?
- 4.3 Onde posso comprar usando um cartão pré-pago?
- 4.4 Para quem é recomendado um cartão pré-pago?
- 4.5 O cartão pré-pago é o ideal para minha viagem internacional?
- 4.6 Afinal, vale a pena ter um cartão pré-pago?
- 4.7 Como adquirir um cartão pré-pago?
- 4.8 Como recarregar o cartão pré-pago?
- 5 Critérios de aquisição: O que analisar antes de adquirir o cartão pré-pago
- 6 Resumo
O mais importante
- O cartão pré-pago livra você dos juros e do endividamento com parcelas.
- No entanto, essa modalidade de pagamento não está livre de taxas e tarifas.
- Nesse artigo, você vai entender as vantagens e desvantagens do cartão pré-pago e como escolher o melhor entre os vários disponíveis.
Você também pode gostar:
- Empréstimo online: Como escolher o melhor em 2022
- Seguro de vida: como escolher o melhor para você em 2022
- Seguro de carro: Como escolher o melhor em 2022
Cartões pré-pagos: nossa recomendação dos melhores produtos
Escolher um cartão nunca é uma tarefa simples. Afinal, existem diversas opções, com condições de uso diferentes, para atender a várias necessidades. Por isso, nós selecionamos os melhores cartões pré-pagos disponíveis hoje em dia no mercado. Confira:
- O cartão mais tradicional de todos
- O pré-pago que oferece mais vantagens
- A melhor opção para quem não tem conta em banco
O cartão mais tradicional de todos
O Ourocard pré-pago do Banco do Brasil não tem anuidade e nem cobra pela recarga, que é feita nos terminais de autoatendimentos, pela internet ou pelo app do banco. Além disso, você pode ter até cinco cartões, não precisa comprovar renda mínima e ainda pode usar o cartão pré-pago para compras na internet. Ainda assim, são cobradas tarifas de emissão, de manutenção mensal e de saque a partir do terceiro realizado no mês.
O pré-pago que oferece mais vantagens
O cartão pré-pago da Visa é aceito em milhões de estabelecimentos comerciais, em diversos países. Com ele, você pode comprar via internet, telefone ou em lojas físicas. Além disso, esse cartão oferece acesso à plataforma Vai de Visa, onde você pode se cadastrar em promoções exclusivas e aproveitar as ofertas.
A melhor opção para quem não tem conta em banco
O BRBCard pré-pago é habilitado para efetuar saques na rede BRB e na rede Banco24Horas. Além disso, você pode recarregar o cartão pré-pago quantas vezes quiser. A vantagem desse pré-pago é que ele dispensa uma conta em banco, facilita recebimento de salários, pagamentos de mesadas e prestação de serviços.
Guia de Compra: O que você precisa saber sobre o cartão pré-pago
E o pré-pago é o que mais tem se popularizado por conta de suas múltiplas vantagens. Tanto é que, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações com o cartão pré-pago somaram R$3,5 bilhões no primeiro trimestre de 2019, um aumento de quase 59% em relação ao ano passado. (1)
Para você entender tudo sobre o cartão pré-pago, nós criamos esse Guia de Compra. Aqui vamos mostrar como funciona, quais as vantagens e desvantagens e onde e como adquirir o melhor cartão pré-pago.
O que é e como funciona o cartão pré-pago?
Ao adquirir um cartão pré-pago, você realizar uma recarga com o valor que você desejar. É como se você fizesse um depósito, mas ao invés de o dinheiro cair em um conta bancária, ele fica disponível diretamente no cartão.
A grande vantagem é que, dessa forma, você gasta apenas o que está disponível no cartão, ou seja, não é possível parcelar a compra.
Outra característica do cartão pré-pago é que, em geral, ele dispensa algumas burocracias exigidas para a aquisição, como ocorre no caso do cartão de crédito, por exemplo.
Além disso, você pode usar esse tipo de cartão para comprar em lojas físicas, sacar em caixas eletrônicos e, em muitos casos, até para comprar online.
Vale ressaltar ainda que, apesar de o cartão pré-pago não ter anuidade, na maioria das vezes exista a cobrança de tarifas de adesão e de mensalidade.
Dessa forma, de modo geral, ainda que existam diferenças entre os cartões pré-pagos oferecidos pelas operadoras, a maioria deles funciona assim:
- Para fazer compras, você precisa ter saldo suficiente
- Consultas de saldo podem ser feitas pelo site ou aplicativo do cartão pré-pago
- Não é possível parcelar uma compra no cartão pré-pago
- Na maioria das vezes é possível comprar pela internet, utilizando a função crédito
Qual a diferença entre o cartão pré-pago, de crédito e de débito?
Tanto o cartão de crédito quanto o de débito exigem que você tenha uma conta bancária, diferentemente do cartão pré-pago. O cartão de crédito é que aquele em que você compra hoje, mas paga apenas quando a fatura chegar.
As operadoras do cartão de crédito tradicional oferecem programas de vantagens para você acumular pontos e milhas.
Ou seja, com o cartão de crédito você tem um limite de crédito concedido pelo banco de acordo com o seu perfil de consumidor. Por isso, o cartão de crédito é mais flexível, e permite até que você parcele os pagamentos.
Mas, também por isso, o cartão de crédito tradicional, em geral, vem acompanhado de uma taxa de anuidade, além de tarifas extras que variam dependendo da operação que você realizar. Sem contar nos juros e multas que você terá que pagar se não arcar com o valor total da fatura.
Já o cartão de débito é uma modalidade que, apesar de debitar o valor na hora da compra ou do pagamento, também pode trazer prejuízo se você gastar mais do que tem e entrar no cheque especial. Além disso, os bancos costumam cobrar anuidades e taxas de manutenção sobre esses cartões também.
Já o cartão pré-pago fornece vários dos benefícios de um cartão de crédito e de débito, incluindo a segurança de não andar com dinheiro em espécie. Mas a principal vantagem é que, em geral, não é preciso ter uma conta bancária e as taxas cobras são, em geral, bem menores.
Para tanto, basta ter um CPF válido. Além disso, alguns cartões oferecem aplicativo para que os pais controlem e acompanhem os gastos dos filhos.
Dessa forma, o cartão pré-pago é ideal para quem quer ter um controle maior e disciplina nos gastos. Já o cartão de crédito tradicional, é recomendado para quem já tem um controle maior com as finanças e sabe que só deve usá-lo em último caso.
Mas para você ter uma noção geral sobre as principais diferenças entre o cartão pré-pago, o de crédito e o de débito, confira a seguir a tabela que preparamos para você.
Cartão pré-pago | Cartão de crédito | Cartão de débito | |
---|---|---|---|
Conta bancária | Não precisa | Precisa | Precisa |
Comprovação de renda | Não | Sim | Não |
Limite | Definido por você | Definido pelo banco | Definido por você e pelo banco |
Pode parcelar | Não | Sim | Não |
Taxas | De adesão, Mensalidade, Saque, recarga e 2ª via | Anuidade, Juros e multa por atraso no pagamento, saque, avaliação emergencial de crédito, 2ª via | Caso o saldo seja insuficiente pode entrar no cheque especial com pagamento de juros |
Onde posso comprar usando um cartão pré-pago?
Geralmente, é possível utilizar o cartão pré-pago para comprar em lojas físicas, lojas online e até para contratar serviços. Inclusive, o cartão pré-pago pode ser a forma ideal de gastar de forma controlada, especialmente se você vai fazer uma viagem ou passeio no fim de semana.
Na maioria das vezes, ao utilizar a função “crédito”, você também pode comprar pela internet. E ainda é possível utilizar o cartão pré-pago para assinar serviços como, por exemplo, os de streaming como Netflix, Spotify, além do Uber e outros serviços que dependem de cartão como seguros, planos médicos, e etc.
Para quem é recomendado um cartão pré-pago?
Por não precisar de aprovação de crédito nem de vínculo com uma conta bancária, o cartão pré-pago é a opção ideal para pessoas que estão com restrições no nome, por exemplo.
Além disso, esse tipo de cartão é o mais recomendado para que não consegue controlar os gastos financeiros e tem a tendência de gastar mais do que tem. Afinal, com o cartão pré-pago, você só pode gastar a quantidade de dinheiro que depositou no cartão.
Além disso, se você quer se livrar de juros e dívidas, o cartão pré-pago é a sua melhor alternativa. Sem contar que o cartão pré-pago também pode ser utilizado como mesada.
Com ele, você pode monitorar tudo pelo aplicativo e seus filhos não precisam andar por aí com dinheiro em espécie. Dessa forma, o cartão pré-pago se torna também uma forma de promover a educação financeira com os seus filhos.
O cartão pré-pago é o ideal para minha viagem internacional?
Mas, especialmente para viagens internacionais, o cartão pré-pago é ainda mais vantajoso. Isso porque, com ele, você acaba pagando a taxa do câmbio fixado no dia da compra da moeda do país em questão.
Com o cartão de crédito, pelo contrário, você só saberá a tarifa da moeda no dia em que sua fatura chegar.
Afinal, vale a pena ter um cartão pré-pago?
Como é você quem controla o seu crédito, o cartão pré-pago oferece mais controle, pois você gasta somente o que tem disponível. Além disso, você não se preocupa com a fatura e com juros, por exemplo.
Ou seja, outra vantagem do cartão pré-pago é que você evita dívidas e aumenta o seu controle orçamentário. E, justamente por isso, esse tipo de cartão é excelente para utilizar em viagens e para controlar os gastos dos seus filhos.
Por outro lado, é preciso lembrar que também existem desvantagens com relação ao cartão pré-pago. Apesar de não ter anuidade, esse tipo de cartão possui outras taxas e tarifas, que vão depender da operadora ou do banco em questão.
Além disso, diferentemente do cartão de crédito, o pré-pago não permite que você realize compras parceladas nem peça empréstimos de crédito ao banco.
Com isso, confira a seguir a tabela que ilustra as principais vantagens e desvantagens do cartão pré-pago.
Como adquirir um cartão pré-pago?
Feito isso, você pode adquirir o seu cartão pré-pago no banco ou mesmo no site ou no app da operadora. Para tanto, basta que você preencha um formulário com seus dados pessoais e informações que virão impressas no cartão. Depois, basta aguardar a chegada do cartão pré-pago.
Como recarregar o cartão pré-pago?
Por isso, antes de adquirir o seu cartão pré-pago, verifique qual é a forma de recarga da operadora para se certificar de que é a opção ideal para você. Além disso, verifique se há taxas cobradas para fazer a recarga.
Mas, de maneira geral, existem algumas formas padrões de realizar a recarga do seu cartão pré-pago. São elas:
- Pelo aplicativo ou site do cartão: Você pode gerar um boleto com o valor desejado e pagar em qualquer casa lotérica, banco ou pela internet. Você também pode realizar um débito em conta, já que alguns bancos disponibilizam essa função.
- Depósito identificado: Outra opção de recarga é realizar um depósito na boca do caixa no banco.
- Transferência DOC/TED: Esse tipo de transação só funciona para a mesma titularidade, ou seja, o titular do cartão pré-pago deve ter uma conta corrente (com mesmo CPF) e fazer a transferência, seja DOC ou TED, a partir dela.
- Lojas parceiras: Algumas lojas comerciais são parceiras do seu cartão pré-pago. Com isso, você pode fazer uma recarga no caixa dessas lojas.
Critérios de aquisição: O que analisar antes de adquirir o cartão pré-pago
Até aqui você teve acesso a informações importantes sobre como funciona o cartão pré-pago, quais as suas vantagens e para quem ele é recomendado. Viu também como é simples adquirir um cartão desse tipo.
Mas, antes que você faça a requisição do cartão pré-pago, é fundamental que você entenda quais são as diferenças entre as opções oferecidas pelos diferentes bancos e operadoras.
Para ajudar você, nós listamos abaixo os principais fatores que você deve levar em conta antes de pedir o seu cartão pré-pago. São eles:
- Compra em loja física e online
- Objetivo de uso
- Abrangência
- Taxas e Tarifas
- Valor de carga e de saque
A seguir, nós vamos explicar como você deve analisar cada um desses critérios e se certificar de que está adquirindo o cartão pré-pago ideal para você.
Compra em loja física e online
O primeiro fator que você deve checar é se o cartão pré-pago pode ser utilizado em compras de lojas físicas e online.
Isso porque, apesar de a maioria dos cartões contaram com essa opção, o fato é que nem todas as operadoras que oferecem o cartão pré-pago permitem que você o utilize para comprar em lojas da internet.
Dessa forma, se comprar online é algo que você não dispensa, é fundamental que você verifique se o cartão pré-pago escolhido garante também essa função.
Objetivo de uso
Outro critério que nós recomendamos que você analise antes de adquirir o cartão pré-pago é o seu objetivo de uso.
Afinal, dependendo da operadora, você vai encontrar cartões pré-pagos que são mais vantajosos para algumas situações em detrimento de outras.
Para você ter uma ideai do que estamos falando, confira a seguir os principais tipos de cartões pré-pagos que você vai encontrar de acordo com o objetivo de uso.
- Cartão pré-pago Nacional: Fique atento pois existem cartões pré-pagos que são aceitos somente no Brasil.
- Cartão pré-pago Internacional: Algumas operadoras disponibilizam cartões que também pode ser usados para compras no exterior, em lojas e sites.
- Cartão pré-pago Corporativo: Esse cartão é utilizado para realizar o pagamento de funcionários ou para compras exclusivas da sua empresa.
- Cartão pré-pago Vale-presente: Aqui, você compra o cartão com um valor de crédito determinado e pode presentear uma pessoa com ele.
Abrangência
Outro critério que é importante que você verifique é a abrangência do cartão pré-pago. Ou seja, você precisa analisar onde o cartão é aceito.
Para tanto, o quesito mais importante é observar a bandeira do seu cartão pré-pago. isso porque, é a bandeira a responsável por validar os estabelecimentos nos quais o seu cartão será aceito, por meio das maquininhas de pagamento ou online.
Os especialistas recomendam que você sempre opte pelas bandeiras mais conhecidas, já que, em geral, elas são aceitas no Brasil e no mundo. Sendo assim, as principais bandeiras são: Visa, Mastercard, Elo e American Express.
Taxas e Tarifas
Em seguida, leve em conta quais são as taxas e tarifas que a operada do seu cartão pré-pago cobra. Como vimos, uma das vantagens desse tipo de cartão é que ele não possui a taxa de anuidade.
Mas o fato é que não raro, as operadoras cobram diversas outras taxas para compensar a anuidade zero e a ausência de vínculo com uma conta bancária.
O mais comum será você encontrar o cartão pré-pago que cobra tarifa de emissão do cartão, taxa de manutenção mensal e ainda a taxa de saque. No entanto, os valores e as condições de cobrança podem variar bastante entre uma operadora e outra.
Além disso, fique atento porque algumas operadoras dispensam o pagamento de algumas taxas se você gastar uma certa quantia por mês utilizando o cartão pré-pago.
Valor de carga e de saque
Observe ainda que algumas operadoras exigem que você faça uma recarga mínima para utilizar o cartão pré-pago. E, além disso, algumas também delimitam o valor de carga máxima, que pode variar entre R$5 mil e R$13 mil.
Observe também que o valor de saque diário pode ter limites variados dependendo da operadora do cartão. Em geral, esse valor varia entre R$1 mil e R$10 mil por dia.
Resumo
O cartão pré-pago é o tipo de cartão ideal se você quer controlar os seus gastos, fugir dos juros e multas, e ainda quer mais segurança e não andar por aí com dinheiro em espécie.
Além disso, o cartão pré-pago é menos burocrático, já que não exige comprovação de renda, de crédito, nem a criação de uma conta bancária. Com ele, você deposita a quantia desejada sempre que precisar e a utiliza em lojas e em serviços.
Para escolher o melhor cartão pré-pago, você deve analisar as tarifas e taxas cobradas pela operadora, além das condições de uso disponíveis no Brasil e/ou no exterior.
(Fonte da imagem destacada: zhuwei06191973/ Pixabay.com)
Referências (1)
1.
Abecs. Balanço do Primeiro Trimestre de 2019.
Fonte