Imagens de carteiras em vários estilos e cores
Ultima atualização: 21 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

24Produtos analisados

23Horas investidas

4Estudos avaliados

120Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. Hoje vamos falar sobre carteira, um dos acessórios mais utilizados no dia a dia, seja por homens ou mulheres, independentemente da faixa etária.

A carteira não serve apenas para guardar seus pertences de valor como dinheiro, cartões e documentos pessoais, ela também transmite a sua personalidade e estilo.

Por ser um item de uso diário, é preciso que o modelo seja de alta qualidade e durabilidade. Como você vai tirar do bolso ou da bolsa em vários momentos do dia, escolha uma peça bonita e resistente.



Primeiro, o mais importante

  • Aposte em carteiras feitas de materiais de boa qualidade, como couro legítimo, sintético, nylon, entre outros. Também opte por modelos com poucos detalhes e que tenham o logotipo da marca em tamanho discreto.
  • Não exagere no tamanho da carteira, você só precisa carregar aquilo que vai usar. Basta ter espaço suficiente para guardar um ou dois cartões, seu documento de identidade (Rg ou CNH) e algumas notas de dinheiro.
  • Existem vários tipos de carteiras femininas e masculinas. Elas variam no formato, estilo, tamanho, cor, material, tipo de fecho e recursos extras. O legal é que, entre tantas opções, você vai encontrar um modelo que vai te agradar.

Melhores modelos de carteira: Nossas favoritas

O mercado oferece uma infinidade de opções de carteiras para homens e mulheres. Com tantas opções fica difícil escolher apenas uma, por isso preparamos esta lista, para te apresentar alguns dos melhores modelos de carteiras disponíveis à venda.

Carteira italiana estilo bi-fold

A carteira italiana da Nordweg é feita de couro legítimo liso e é do tipo bifold. Ela tem compartimento para 6 cartões e um espaço amplo para colocar cédulas.

Este modelo está disponível nos tons marrom e preto e tem dimensões compactas: 12 cm de largura e 9 cm de altura. O produto é feito à mão.

Carteira feminina cheia de elegância

A carteira Brownie da Kipling é um modelo feminino, feito de nylon (um material resistente, leve e durável) na cor cinza. Essa carteira tem vários compartimentos para cartões, documentos, dinheiro e um bolso com zíper para guardar moedas.

O fechamento externo da carteira é feito por um botão de pressão e há um compartimento interno separado pelo mesmo tipo de fecho. É ideal para uso diário, e o tamanho avantajado (19 cm de largura por 10 cm de altura), permite a organização dos seus pertences.

A carteira masculina para viagem preferida dos internautas

A carteira Victorinox Bi-Fold é feita de Nylon preto, ideal para viajantes experientes e destinos de luxo. Contém um bolso grande para moedas e espaço para cartões. Ao dobrar, moedas e cartões ficam seguros. O bolso interno conta com zíper e a faixa elástica mantém a carteira fechada. Mede 11x10x1cm.

Carteira feminina para o dia a dia

Essa carteira rosa da Nike já diz, em seu próprio nome, para quais situações foi criada: Basic Wallet, ou seja, carteira básica, ideal para o dia a dia corrido. Seu fechamento é em velcro, tem uma divisória para dinheiro em papel, um bolso com zíper para moedas e mais seis bolsos abertos. O preço também é um excelente atrativo.

Guia de Compra

A carteira é um item essencial tanto para homens quanto para mulheres. Os modelos masculinos possuem um design discreto e casual com compartimentos úteis e são menores para caberem no bolso da calça.

Já a carteira feminina é maior e tem mais compartimentos. Além disso, o design é variado, há modelos de diversos tamanhos, cores e estilos, para agradar mulheres de todas as idades e gostos.

 Imagem de uma mulher fazendo um pagamento enquanto segura uma carteira verde

A carteira feminina geralmente é maior do que a masculina e pode ter um design mais despojado, com cores vibrantes e formatos variados. (Fonte: quinntheislander/ Pixabay)

Por que a carteira é indispensável no dia a dia?

A carteira é um acessório indispensável para guardar documentos, cartões e dinheiro de maneira organizada. E mesmo que ela fique a maior parte do tempo guardada, é interessante você escolher um modelo bonito e versátil.

Também é importante saber o que você vai guardar dentro deste acessório antes de escolher um modelo, pois ele deve ter o tamanho adequado para organizar os seus itens sem que fique com a aparência de carteira lotada.

Imagem de uma carteira abarrotada de pertences

Você nunca deve exceder a capacidade da sua carteira, para não a deformar. (Fonte: e-gabi/ Pixabay)

Há modelos feitos apenas para cartões, outros com bolsos internos e externos, com ou sem compartimento para talão de cheque, com vários plásticos para guardar cartões, entre outros modelos.

A carteira pode ter tamanhos diferentes e ser feita de vários materiais como couro, lona, plástico, nylon, algodão, entre outros.

Os modelos femininos podem ser estampados, texturizados, coloridos, ter ou não alcinhas, ou mesmo ser enfeitados com aviamentos como tachinhas, botões, fivelas metálicas, entre outros.

Este acessório também pode ser maior, como uma clutch (bolsa-carteira) ou menor. Os formatos também variam, há carteiras femininas quadradas, ovais ou retangulares.

As carteiras masculinas são mais tradicionais, geralmente feitas de couro, com fechos em zíper, botão ou elástico e em tons sóbrios, escuros e neutros, como marrom e preto.

O formato é sempre quadrado ou retangular e o tamanho é um pouco menor – cerca 10 cm de largura por 8 cm de altura -, para caber no bolso traseiro da calça, jaqueta ou na mochila.

 Imagem de um homem colocando dinheiro dentro de uma carteira em estilo bifold

A carteira masculina é mais básica, menor e geralmente é encontrada em tons sóbrios como preto, marrom e cinza. (Fonte: EVG Photos/ Pexels)

O ideal é que você escolha o tamanho da carteira de uma forma que fique prático carregá-la para qualquer lugar, em bolsos, mochilas ou bolsas de todos os tamanhos.

Lembre-se que a carteira vai ser o seu item mais usado, muito mais do que um sapato ou peça de roupa, por isso é importante investir em um modelo com alta qualidade, pois os “baratinhos” provavelmente precisarão ser trocados rapidamente.

Quais as vantagens e desvantagens de usar uma carteira?

Com certeza a maior vantagem é carregar tudo que é de valor, como dinheiro, documentos e cartões de forma organizada e em um só lugar.

Além disso, a variedade é tão grande, que você encontra uma exatamente do seu estilo. Independentemente do tamanho e formato.

Uma carteira – de qualidade – pode durar muitos anos, se tornando um investimento com excelente custo benefício, mesmo que você escolha modelos mais caros.

O preço, é considerado um fator negativo por muitos. Além disso, carteiras de velcro podem perder a capacidade de grudar ao longo do tempo. E os modelos com zíper podem acabar rasgando notas e documentos.

Conheça as principais vantagens e desvantagens da carteira, independente do modelo ser feminino ou masculino:

Vantagens
  • A carteira serve para guardar seus pertences em segurança
  • Há modelos de vários tamanhos e formatos
  • Um modelo de qualidade dura vários anos
  • As carteiras podem ser feitas de vários tipos de materiais
Desvantagens
  • Carteiras feitas de materiais sintéticos podem deformar
  • Carteira com fecho de zíper pode enganchar notas e documentos
  • Carteira com fecho de velcro perde a capacidade de grudar com o tempo

Quais os diferentes tipos de carteira?

Existem vários tipos de carteiras, algumas são menores apenas para cartões, outras maiores e servem para guardar uma infinidade de papéis.

Podem ser de uso discreto ou mais aparente, a disposição dos pertences pode ser na vertical ou na horizontal e por aí vai.

Carteira bifold

A carteira bifold é o tipo de carteira mais comum, aquela com uma única dobra, que tem espaço para guardar as cédulas inteiras, cartões de um ou dos dois lados e até bolsos ocultos.

Este é o modelo usado pela maioria dos homens, tanto que a carteira bifold é considerado clássica. Ao mesmo tempo que ela tem mais espaço para armazenar e organizar os seus pertences, ela é fácil de manusear.

Imagem de uma carteira em estilo bifold

A carteira em estilo bifold é um modelo tradicional. (Fonte: blickpixel/ Pixabay)

O tamanho dessas carteiras é médio e o estilo varia, é possível encontrar modelos casuais, esportivos e sociais, algumas são feitas especialmente para serem colocadas nos bolsos do terno.

O ideal é colocar essa jaqueta no bolso frontal da calça ou no bolso da jaqueta, para proteger a coluna de desvios e dificultar a perda ou roubo. Se não der você pode colocá-la no bolso de trás, mas deve tirá-la do lugar quando for se sentar.

Carteira slim

A carteira slim é uma versão compacta da carteira bifold, com dimensões reduzidas, menor quantidade de compartimentos e que serve apenas para transportar itens essenciais no dia a dia como cartão do banco, cédulas de dinheiro, carteirinha do plano de saúde e um documento de identificação.

O ponto forte da carteira slim é a praticidade e ela é ideal para pessoas que usam trajes sociais para trabalhar como o blazer e paletó, pois a carteira slim pode ser guardada no bolso interno dessas peças sem ficar marcando.

 Imagem de uma carteira slim

A carteira slim é bastante discreta, tanto que pode ser usada no bolso interno do blazer ou paletó. (Fonte: Sergifunky/ Pixabay)

Carteira porta-cartão

A carteira porta-cartão vai além do modelo slim e é ainda mais compacta. O design minimalista confere praticidade a esse modelo, pois com ele você só consegue carregar três cartões e um documento.

A carteira porta-cartão não tem a abertura das carteiras comuns, apenas compartimento frente e verso (às vezes só frente).

Ela é ótima para quem gosta de uma carteira discreta, que não marca o bolso da calça (mesmo se for skinny). É o modelo ideal para quem costuma sair apenas com o básico.

 Imagem de uma carteira porta-cartão

Na carteira em estilo porta-cartão só cabem os itens essenciais do dia a dia como uma pequena quantidade de dinheiro e de dois a três cartões. (Fonte: Stevepb/ Pixabay)

O único ponto negativo deste modelo é justamente o seu diferencial, ou seja, nela só cabe cartão, então não dá para levar o documento do seu carro ou moto. O ideal é intercalar o uso desta carteira com outros modelos.

Carteira Vertical / Mid Wallet

A carteira Vertical/ Mid Wallet é bem parecida com a carteira convencional (bifold), inclusive tem a mesma quantidade de espaço, a diferença é que ela fica alinhada na vertical, por isso é mais estreita e mais alta.

Por causa das dimensões, essa carteira deve ser usada no bolso da jaqueta ou em uma pasta/ mochila. Ao colocar no bolso de trás da calça, além de desconfortável é perigoso, pois ela pode escorregar sem você ao menos perceber.

Imagem de uma carteira vertical

A carteira vertical é bem parecida com o modelo tradicional, a diferença é que os pertences são organizados na vertical e não na horizontal. (Fonte: Stevepb/ Pixabay)

A carteira vertical também pode ser do tipo passport holder, ou seja, o tipo feito para carregar passaportes, passagens, mais cartões e uma quantia maior de dinheiro, é ideal para viagens internacionais.

Carteira Trucker Wallets / Long wallets

A carteira Trucker Wallets/ Long wallets é feita especialmente para quem quer compor um visual mais estiloso e chamativo. Ela é mais longa e por isso tem mais espaço para guardar as suas coisas, mas é não é prática de manusear.

Geralmente uma carteira nesse estilo vem com correntes ou correias para prender a carteira no bolso da sua calça. Além de isso ser útil para não a perder, também deixa o visual mais rústico. Para quem não gosta deste estilo, basta guardar a carteira em uma pasta ou mochila.

Qual escolher: Carteira, porta-documentos ou bolsa-carteira?

Além das carteiras tradicionais há alguns modelos similares que funcionam com o mesmo propósito: guardar pertences pessoais como dinheiro, cartões e documentos.

  • Porta-documentos: O porta-documentos pode ser usado no dia a dia, mas é mais indicado para o uso em viagens, pois ele é maior para caber outros tipos de documentos como passaportes e passagens sem amassá-los.
  • Bolsa-carteira (clutch): A bolsa-carteira é um tipo de carteira maior, com o acabamento externo mais sofisticado e que deve ser carregada nas mãos ou pendurada nos ombros (há modelos com alça removível). É comum ver a bolsa-carteira nas mãos de mulheres em festas de casamento ou aniversários, mas há modelos para serem usados no dia a dia também, geralmente eles são mais despojados.

Veja quais são as diferenças e similares entre a carteira, o porta-documentos e a bolsa-carteira (clutch):

Carteira Porta-documentos Clutch
Uso recomendado Dia a dia Em viagens Dia a dia e eventos especiais
Tamanho Vários tamanhos e formatos Um pouco maior do que uma carteira feminina É uma mini bolsa, então é maior
Design Vários estilos, cores, formatos e materiais Similar a uma agenda pequena Há modelos casuais e sofisticados (para uso em festas)

Quanto custa e onde comprar uma carteira?

Vários fatores influenciam no preço de uma carteira: material (as de couro legítimo são as mais caras), modelo e marca.

Em geral, é um acessório com preços bem variados, tanto que há modelos de R$ 25 e outros de R$ 400. Dá para comprar um de boa qualidade com menos de R$ 200.

Você encontra carteiras femininas e masculinas em lojas de departamento como Renner e C&A, de bolsas como Le Postiche, de artigos esportivos como Centauro e até em joalherias como Vivara e Monte Carlo.

Dá para comprar em lojas online também como Amazon, Mercado Livre, Dafiti, Netshoes e Kanui, o legal de comprar pela internet é que você consegue achar modelos de vários estilos, marcas e preços no mesmo lugar.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de carteira

Nesta última seção, falaremos sobre as caraterísticas mais importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher uma carteira já que o mercado oferece uma grande variedade de modelos. São elas:

Agora vamos explicar item por item, desta forma você não fica com nenhuma dúvida sobre qual modelo é o mais adequado de acordo com as suas necessidades e preferências.

Estilos

Além dos diferentes tipos de carteiras, que variam no formato e tamanho, vale a pena escolher uma carteira de acordo com o seu estilo. Há carteiras formais e informais, elas podem ser encontradas nos estilos esportivo, casual, social, rústico e elegante.

  • A carteira casual é o tipo ideal para quem não tem preocupação excessiva com a aparência. Não se trata de desleixo, e sim de casualidade. Este tipo de carteira pode ser feito de algodão ou couro. A carteira casual pode ser rústica, engomada ou futurista o que te dá mais liberdade para montar o seu próprio estilo. Esse tipo de carteira é o meio termo entre um estilo formal e informal.
  • A carteira rústica é feita de couro, geralmente grosso, e ele pode ser claro ou mais escuro, depende do gosto. Geralmente é feita de maneira artesanal e costurada com uma linha mais grossa e espaçada. Também tem um estilo mais cru, por isso tem menos acabamento.
  • A carteira esportiva como o nome já diz, é ideal para a prática de esportes, seja para malhar em uma academia, ou fazer algum esporte radical em uma floresta, montanha ou praia. A estrutura e os materiais usados na confecção de uma carteira esportiva são resistentes a condições climáticas adversas, não se desgastam facilmente por causa do excesso de uso e são resistentes à água.
  • A carteira elegante é recomendada para quem tem o estilo clássico, formal ou precisa se vestir assim no dia a dia para trabalhar em uma empresa com dress code mais social.

Carteiras deste estilo são de couro e ele pode ser liso ou exótico (couro de jacaré ou enguia) e têm um acabamento mais sofisticado. Geralmente essa carteira tem a espessura mais fina pois não deve marcar o bolso interno do terno ou a calça social.

 Imagem de um homem colocando uma carteira slim no bolso interno do paletó

A carteira em formato slim é ideal para quem tem o estilo mais elegante. (Fonte: Andrea Natali/ Unsplah)

Tamanho

As carteiras pequenas e compactas são bem eficientes e elas só têm compartimentos para guardarem uma pequena quantia de dinheiro, um ou dois cartões e um documento.

As carteiras médias são ideais para quem precisa carregar vários cartões e mais de um documento. Para quem carrega os documentos de identidade dos filhos, este tamanho é ideal.

Agora se a sua intenção é levar bastante coisa dentro da carteira além dos itens básicos é melhor comprar uma carteira grande (e carregá-la na bolsa ou mochila). Nessas carteiras pode caber celulares e até um estojo pequeno de maquiagem.

O tamanho da carteira influencia no manuseio, por isso leve em consideração o tamanho da sua mão e onde você pretende guardá-la, se é no bolso das vestes ou em uma bolsa/ mochila.

A carteira não deve ficar para fora do bolso da calça ou jaqueta. Também deve caber na bolsa sem dificultar o fechamento.

Material

A carteira pode ser feita de vários materiais como couro natural, material sintético, lona, microfibra, algodão ou nylon. Os modelos de couro são clássicos e têm uma vida útil bem longa, já que duram anos.

Outra coisa legal é que as carteiras de couro (principalmente a preta ou marrom) combinam com qualquer roupa ou sapato que você estiver usando, principalmente se você for uma pessoa discreta.

As carteiras feitas de materiais sintéticos possuem uma ampla variedade de cores. Em geral também duram bastante, basta não forçar o botão ou zíper com muitas coisas dentro delas, não molhar, nem deixar tomando sol.

Procure por carteiras impermeáveis se você é o tipo de pessoa aventureira e vai carregar sua carteira em passeios e viagens com cenários úmidos, desta forma você mantém tudo seco.

Imagem de uma mulher segurando uma carteira de couro preta

A carteira de couro preta combina com qualquer estilo. (Fonte: JESHOOTS-com/ Pixabay)

Fecho

O fecho da carteira também é um detalhe bastante importante, tanto pela questão da segurança (algumas são fáceis de abrir e você pode perder seus pertences) quanto pela resistência do material.

Há carteiras com fechos de zíper, botão, imã, velcro e fivela de metal.

A carteira com zíper é boa para proteger os seus pertences, principalmente se você carregar dinheiro em notas ou moedas. Mas, esta opção também tem alguns pontos negativos.

Se for escolher um modelo com zíper, precisa tomar muito cuidado para não fechar prendendo uma nota ou o seu documento pois ele pode rasgá-los. Além disso o zíper é um material sensível que pode quebrar se for puxado com muita força ou se prender em alguma coisa.

Também pode acontecer dos dentes do zíper desalinharem e o puxador pode emperrar ou parar de fechar. Fora o risco de o zíper enganchar no tecido da sua calça ou bermuda.

Carteiras com zíper também são mais volumosas pois, modelos assim, geralmente têm várias divisões internas. Elas também têm o formato similar ao de uma nécessaire, sendo pouco prática.

As carteiras com fecho em velcro são de estilo esportivo, por isso não devem ser usadas no dia a dia, apenas quando você estiver em um ambiente apropriado como praia ou parque.

Geralmente as carteiras com fecho de velcro são maiores (por causa das várias divisões internas) e feitas de tecidos sintéticos como nylon ou poliéster. Com o tempo, o velcro se desgasta e perde a capacidade de grudar, o que exige que a carteira seja trocada.

Cor

As carteiras podem ser feitas de várias cores, desde os tons neutros, sóbrios e discretos como preto e marrom aos modelos coloridos, em tons vibrantes. Apesar de parecer uma preocupação meramente estética, não é.

O ideal é você escolher um modelo de carteira que seja compatível com a sua personalidade. Se você for uma pessoa discreta aposte nas cores básicas, se você for uma pessoa extrovertida aposte nas coloridas.

Imagem de uma carteira feminina rosa pink

As carteiras femininas geralmente são coloridas e/ ou enfeitadas. (Fonte: Robert Bogdan/ Pexels)

É claro que a escolha de cor também está associada ao gênero. Os homens são mais práticos e por isso compram carteiras em tons neutros como o marrom ou preto que tanto podem ser usadas de dia quanto de noite, no cotidiano ou em eventos especiais.

Além do marrom e do preto, há outros tons mais sóbrios como branco, azul marinho, cinza, bege e tons terrosos. O mais interessante dos tons sóbrios é que eles combinam com qualquer visual ou ocasião.

Leve em consideração também a sua segurança, carteiras muito chamativas nas mãos ou bolsos podem chamar a atenção de pessoas mal-intencionadas.

As mulheres costumam escolher a carteira fazendo a combinação com outros itens do guarda-roupa como cor da bolsa. Algumas chegam a combinar com a cor dos sapatos, cintos e acessórios.

As mulheres costumam apostar nos modelos coloridos lisos ou estampados. Considere comprar uma cor mais versátil, ou seja, que combine com a cor da sua bolsa ou mochila e que não precise combinar com as suas roupas, sapatos ou acessórios.

(Fonte da imagem destacada: RitaE/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.