cão na janela da casinha de cachorro
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

14Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

A vontade é ficar grudado com o seu doguinho 24 horas por dia, a gente sabe! Mas todos sabemos, também, que ele precisa ter o próprio espaço para se sentir abrigado e descansar à vontade. Por isso, hoje vamos falar sobre a casinha de cachorro e suas características.

Se você encontrou nosso artigo enquanto tentava esclarecer dúvidas de como escolher a melhor casinha, a busca termina agora! Neste guia, trazemos detalhes sobre a casinha mais adequada de acordo com o porte do cãozinho e as vantagens de proporcionar este conforto ao seu amigão. Vamos nessa?




Primeiro, o mais importante

  • A casinha de cachorro é um espaço destinado ao descanso do seu pet. Por essa razão deve estar de acordo com as características da raça.
  • A casinha de cachorro tipo toca, feita em tecido, pode ser uma excelente alternativa sobretudo para as raças de pequeno porte.
  • Para manter seu amigo sempre confortável, tenha certeza de escolher uma casinha de cachorro que tenha um tamanho compatível com o porte do seu animalzinho.

Melhores casinhas de cachorro: nossas recomendações

O universo pet é tão variado que fica difícil saber por onde começar. Para abrir caminho nesse labirinto, pesquisamos as casinhas de cachorro mais vendidas e trouxemos uma lista com as melhores opções:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a casinha de cachorro

Na hora de escolher a melhor casinha para o seu cachorro, é normal ter dúvidas sobre o material, o tamanho e a real função desta aquisição. Para responder todas as suas perguntas, preparamos esta seção. Acompanhe com a gente.

cão de grande porte em sua casinha de cachorro

A casinha de cachorro é um espaço destinado ao descanso do seu pet.(Fonte: alexeitm / 123rf.com)

O que é uma casinha de cachorro?

A casinha de cachorro pode ser considerada um móvel projetado exclusivamente para garantir conforto e abrigo para o seu pet, especialmente no período da noite. Manter uma casinha para o cãozinho é uma forma de garantir a ele a sensação de pertencimento e segurança no ambiente.

Ela pode ser fabricada em diversos materiais, mas é imprescindível que tenha bom isolamento térmico, resistência à intempéries e tamanho adequado ao porte do canino.

Quais os tipos mais comuns de casinha de cachorro?

Existe uma infinidade de modelos e formatos de casinhas de cachorro, para todos os ambientes, gostos e bolsos. Em lojas especializadas, ou em sites como a Amazon, é possível encontrar dos modelos mais simples aos designs mais inusitados.

No entanto, para fins de esclarecimento, vamos diferenciar aqui os principais tipos de casinhas, segundo o material de fabricação. Os detalhes de cada um deles você confere logo abaixo:

Material Características
Alvenaria Construída como uma dependência da residência, de acordo com as necessidades do cachorro e com a preferência dos donos
Madeira A mais convencional, promove muito conforto térmico ao animal
Plástico Fácil de higienizar e acessível, tem a desvantagem de eventualmente ficar quente em dias de alta temperatura
Lona ou outros tecidos Versátil, é ideal para os cães de pequeno porte, que ficam mais no ambiente interno da residência
Ecológica Produzida com madeira de reflorestamento ou material reciclado, promove conforto térmico e diminui a geração de resíduos no meio ambiente

A casinha de cachorro é indicada para todos os cães?

De forma geral, sim. Apesar disso, muitos não conseguem se adaptar a ela e dormem ao lado da cama dos donos ou em outro ambiente da casa, que eles mesmos escolhem como o mais aconchegante.

No entanto, ao contrário dos gatos, por exemplo, os doguinhos têm mais facilidade de aceitação destes “utensílios”. O que pode variar é o tipo de casinha, de acordo com as necessidades de cada raça e com o porte do animal.

yorkshire dentro de uma casinha de cachorro tipo toca

A casinha de cachorro feita em tecido, pode ser uma excelente alternativa para as raças de pequeno porte. (Fonte: Monika Wisniewska / 123rf.com)

Quais as vantagens e desvantagens da casinha de cachorro?

A principal vantagem da casinha de cachorro, como já destacamos aqui, é o fato de seu companheirinho ter um local protegido para descansar. Além disso, ao escolher a melhor casinha para o seu cachorro, vocês contarão com outros benefícios:

Vantagens
  • Protege do frio, vento e dos raios solares
  • Ajuda a prevenir problemas respiratórios e reumáticos
  • Evita hipotermia (queda de temperatura)
  • Sensação de pertencimento e segurança
  • Fortalecimento dos vínculos com a família
  • Facilidade de manutenção da organização e limpeza do ambiente
  • Existem modelos adequados para cada raça e porte
Desvantagens
  • É preciso estar atento ao tamanho do cachorro para que ele fique confortável
  • Pode ser de difícil adaptação para alguns cãezinhos

E se o pet não se adaptar à casinha?

Isso pode acontecer e é até natural, até entre humanos! Modificar hábitos antigos requer paciência e persistência. Assim, se o seu doguinho tiver resistência inicial à casinha, o melhor a se fazer é encontrar atrativos para que ele permaneça no local.

Nos primeiros dias, ele precisa perceber que a mudança é positiva. Um jeito de fazer isso é colocando objetos dele — como algum brinquedo canino ou o bebedouro e o comedouro do seu pet — cada vez mais próximos da casinha. Gradualmente, ele vai se aproximar e criar intimidade com o novo espaço.

Instalar a casinha de cachorro próximo a uma das entradas da casa fará com que o cão assuma a postura de protetor da família. Isso vai deixá-lo estimulado a permanecer na nova casa.

Critérios de compra: O que levar em conta ao escolher a roupa para o seu cachorro

Ainda que tenha design atrativo e seja uma fofura, não é isso que basta para manter seu pet seguro e confortável. Por isso, na hora de escolher o modelo ideal da casinha de cachorro, existem alguns pontos que merecem atenção especial.

Tamanho

Não dá para pensar em conforto e adaptação tranquila se a casinha de cachorro for apertada para o seu amiguinho. Mesmo que ele ainda seja um filhotinho, é preciso considerar o porte que ele terá quando adulto.

Fazendo isso, você não precisará comprar uma nova casinha em poucos meses. Para não ter dúvidas sobre o tamanho ideal, preparamos uma tabela com medidas genéricas:

Tamanho Altura Largura Comprimento
01 45 cm 39 cm 45 cm
02 52 cm 43 cm 50 cm
03 62 cm 50 cm 60 cm
04 67 cm 57 cm 68 cm
05 86 cm 69 cm 79 cm
06 103 cm 78 cm 96 cm
07 104 cm 92 cm 105 cm

Raça

O modelo escolhido precisa estar de acordo com a estrutura física do cãozinho e com as necessidades próprias da raça. Assim, é importante observar estes aspectos para ter certeza de promover a proteção e o conforto adequados.

Uma raça com pelagem curta e insuficiente para manter-se aquecida durante, como o Pinscher, por exemplo, deve ficar em uma casinha com melhor isolamento, de preferência em um ambiente abrigado do vento.

cão na porta da casinha de cachorro

Tenha certeza de escolher uma casinha de cachorro compatível com o porte do animalzinho. (Fonte: Denis Tabler/ 123rf.com)

Material

Como você viu há pouco, existem diversos modelos nos mais diferenciados materiais. Quando for escolher a casinha de cachorro, leve em conta o local onde ela ficará instalada e, sobretudo, a durabilidade do material.

A facilidade de manutenção da casinha é outro ponto que depende em grande medida do material com que ela é fabricada. Por isso, não trate esse aspecto como secundário. Ele fará diferença, inclusive no orçamento!

Conforto térmico

Quando pensamos em um local para abrigar o pet, é comum priorizarmos aqueles que promovam um ambiente quentinho nos dias frios. Mas o conforto térmico não se resume a isso!

A casinha de cachorro ideal é aquela que mantém uma temperatura interna agradável a qualquer hora do dia e em qualquer estação do ano. Afinal, assim como o frio, o calor em excesso também pode prejudicar a saúde do seu amigão!

Sustentabilidade

Todos sabemos que é preciso estar atento aos problemas climáticos e à degradação do meio ambiente. E para fazer a própria parte, cada detalhe conta. Por isso, na hora de comprar, pesquise sobre os meios de produção da casinha.

Sempre que possível, dê preferência a modelos produzidos com material reciclado ou com manejo ecológico. Isso vale tanto para as casinhas em madeira quanto as fabricadas em plástico. A redução na geração de resíduos na indústria faz toda diferença na conservação do planeta.

Resumo

Escolher a casinha de cachorro ideal para o seu pet é um ato de amor, que ele vai perceber e retribuir. Além disso, é uma forma de cuidar da saúde e do bem estar deste grande amigo que traz tantas alegrias para a família.

Neste artigo, mostramos os principais tipos de casinha e como escolher a mais adequada ao tamanho e necessidades de cada raça. Destacamos critérios que vale ter em mente na hora da compra e uma lista com as casinhas mais charmosas e bem avaliadas da Internet.

Se gostou, aproveite para compartilhar com seus amigos e nos deixar um comentário logo abaixo. Muito obrigado, até logo!

(Fonte da imagem destacada: alexeitm / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas