Na foto alguns castiçais dourados em cima de uma mesa.
Ultima atualização: 17 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

60Comentários coletados

Olá, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Item de decoração muito utilizado há mais de um século, o castiçal é um produto imponente e que faz a diferença em qualquer ambiente. Ele serve para decorar, mas também embeleza o espaço, e é sobre essa peça que vamos falar hoje.

Mesmo passado tanto tempo, o castiçal ainda não perdeu seu espaço. Esse produto combina com espaços residenciais, mas pode ainda ser usado na decoração de festas e eventos sociais. Nesse artigo você irá conhecer tudo sobre o castiçal e ao final da leitura saberá exatamente como escolher o ideal.




Primeiro, o mais importante

  • O castiçal funciona como um suporte para vela e conta com espaço para apenas uma vela.
  • Essa peça combina com diversos estilos de decoração e pode ser usada em variados ambientes como sala de jantar, sala de estar, hall de entrada e muito mais.
  • Esse produto é confeccionado em variados materiais e os mais comuns são os metálicos e de vidro.

Você também pode gostar:

Melhores modelos de castiçal: As escolhas da redação

O castiçal é uma peça de decoração que faz sucesso há muito anos. Graças a isso, existem milhares de modelos desse produto. Em meio a todos eles alguns são os preferidos dos consumidores e abaixo te apresentamos cada um.

Uma ótima opção para quem quer um castiçal colorido

Esse castiçal foge dos modelos mais tradicionais e vem com um toque repaginado. Confeccionada em vidro, essa opção está disponível na cor azul e é ideal para dar um visual intimista no ambiente. Esse item possui cerca de 7 centímetros de diâmetro e 8 centímetros de altura. Além disso, tem detalhes em toda a sua circunferência.

O castiçal com design mais moderno

Quem busca por um castiçal, mas quer fugir das opções tradicionais, encontra nesse modelo a escolha ideal. Essa peça é confeccionada em metal e conta com contornos mais grossos que lembram uma casa. Ela recebe acabamento na cor preta e tem espaço para uma vela pequena ou de LED. Esse castiçal possui 14 centímetros de altura e largura e 10 centímetros de profundidade.

Um modelo delicado e muito decorativo

Esse castiçal é confeccionado em vidro na cor azul e possui uma borda metalizada em tom rosado. Essa mistura de cores e elementos tornam essa opção muito romântica e delicada, sendo ideal para ambientes residenciais, sociais e até mesmo jantares. A peça tem formato arredondado e 6,5 centímetros de altura e 5,5 centímetros de largura.

Guia de compra

Nos tempos em que a energia elétrica ainda não era uma realidade, as velas foram a forma mais utilizada de iluminação. Foi também nesse período que surgiram os castiçais, peças utilizadas para abrigar velas dos mais diversos tamanhos.

Porém, mesmo passados tantos anos, até hoje o castiçal é usado. Atualmente esse item se tornou um produto quase que 100% voltada para decoração. Essa peça é a escolha para locais onde se deseja inserir as velas como forma de iluminar e deixar o ambiente mais intimista. A seguir vamos te apresentar tudo sobre o castiçal.

Na foto três pessoas sentadas em frente a uma mesa de jantar com velas acesas.

O castiçal combina muito com mesas de jantar e deixa o ambiente mais intimista e acolhedor. (Fonte: cottonbro/ Pexels)

O que é e para que serve um castiçal?

O castiçal é um das peças de decoração mais clássicas e antigas. Esse item foi muito utilizado quando a iluminação era feita com velas, visto que sua principal função é servir como um apoio para elas.

Os modelos mais clássicos de castiçal são compostos por três partes: base, aparador e local para inserir a vela. Porém, conforme os anos foram passando esse produto ganhou novas versões.

Há atualmente opções baixas e simples, outras um pouco mais altas e imponentes e até mesmo castiçais que lembram os das eras medievais. Com isso, é possível encontrar modelos para todos os gostos.

foco

A história do castiçal está bastante relacionada a bíblia. Diz-se que o primeiro modelo desse produto foi produzido por Moisés.

Na época ele seguiu rigorosamente as instruções dadas por Deus no Monte Sinai, de acordo com Êxodo 25:40.

Nesse período o castiçal era colocado no tabernáculo, dentro do Santo Lugar, e era o único objeto que iluminava o espaço.

Quais as vantagens e desvantagens do castiçal?

O castiçal é um produto que reúne uma série de pontos positivos, justamente por isso é usado há tanto anos.

Ideal para acondicionar velas, esse item consegue mantê-las em destaque no ambiente e ainda garante a segurança. Isso porque impede que a vale caia e possa espalhar fogo no espaço.

Outra grande vantagem dessa peça é que ela soma na decoração. Além de muito útil, o castiçal é bonito e imponente. Dessa forma, deixa o espaço mais elegante e até mesmo aconchegante.

A versatilidade desse produto é mais um de seus pontos positivos e o castiçal pode ser usado em residências, restaurantes, festas e muito mais.

Vale ainda destacar que existem diversos modelos dessa peça decorativa. Graças a isso, é fácil de encontrar uma opção que se adeque ao seu gosto e a decoração do ambiente.

O ponto negativo é que nesse produto cabe apenas uma vela.

Vantagens
  • Soma na decoração
  • É encontrado em diversos modelos
  • Pode ser usado em diferentes situações e ambientes
  • Garante uma maior segurança para o uso de velas
  • É bonito
Desvantagens
  • Possui capacidade para apenas uma vela

Qual é a diferença entre castiçal e candelabro?

Quando se fala em suporte para vela é muito comum que exista uma confusão entre castiçal e candelabro. Esses dois itens possuem a mesma função, porém são diferentes.

O castiçal somente possui espaço para acondicionar uma única vela. Já o candelabro conta com suportes para mais de uma vela, existindo opções para duas, três, quatro e até mais velas.

O castiçal somente possui espaço para acondicionar uma única vela.

Dessa forma, pode-se dizer que o candelabro é uma junção de diversos castiçais em uma única peça.

Mas quando escolher entre um deles? Não existem regras com relação a isso e nesse momento é importante analisar a harmonia do ambiente.

Se o produto ficará ao lado de uma peça decorativa maior, então é indicado usar o castiçal, visto que ele é menor. Por outro lado, se a ideia é colocar esse item em destaque, vale a pena investir no candelabro.

Caso se deseje espalhar esses itens pela casa, pode-se escolher os castiçais para ambientes menores e os candelabros para os maiores.

Onde colocar um castiçal?

O castiçal pode ser usado em diversos ambientes como salas de estar e jantar, cozinhas, hall de entrada, quarto e até mesmo em festas e outros eventos sociais.

O uso desse produto em espaços residenciais é ainda o mais comum. Esse item se faz bastante presente na sala de jantar e estar, porque são cômodos mais amplos e no qual se costuma receber pessoas. Nesses lugares o castiçal consegue agregar sofisticação e os deixa mais aconchegantes.

É interessante colocar o castiçal em cima de mesas, sejam elas de jantar, lateral ou centro, e em aparadores e buffets.

Se a escolha for pelo uso do castiçal no hall de entrada, então deve-se tomar cuidado para não inserir elementos demais nesse ambiente. Com isso, o harmonize com vasos de flores ou até mesmo quadros. O mesmo vale para quartos e corredores.

Por outro lado, se esse item for inserido na decoração de uma festa, é importante fazer com que o estilo do castiçal combine com o tema da celebração.

Dessa forma, se a festa for natalina, então vale a pena investir em um castiçal dourado ou até mesmo vermelho.

Além disso, em casamentos, aniversários e formaturas o castiçal fica muito bem posicionado em sobre a mesa dos convidados ou na mesa principal.

Sala espaçosa com um aparador de madeira. Em cima dele, há um abajur, um espelho e um vaso com flores grandes e altas.

3 de fevereiro de 2020

Imagem de mesa de jantar com taças e fruteira.

5 de abril de 2020

Imagem de mesa de centro de sala com livro e xícara em cima.

8 de julho de 2019

Quanto custa e onde comprar um castiçal?

O castiçal ainda é um produto bastante fácil de ser encontrado para comprar. Ele pode ser adquirido principalmente em lojas físicas e online que vendem itens de decoração.

Com isso, é possível comprar um desses em locais como Camicado, Etna, Tok Stok e Amazon.

O valor desse item é um de seus pontos positivos e há opções que cabem em todos os bolsos. Esse preço se altera principalmente a partir do material em que o castiçal é confeccionado. Assim, modelos feitos com matérias-primas mais nobres são mais caros do que os mais simples.

Portanto, saiba que para comprar um castiçal você poderá gastar entre R$20 e R$1.800, em média.

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de castiçal

O castiçal é um produto que com certeza irá somar na decoração de qualquer ambiente. Mas para escolher um desses é necessário prestar em atenção em alguns detalhes. Te mostramos quais são eles abaixo.

Agora vamos te explicar detalhadamente esses critérios.

Material

Uma das maiores variações quando se fala a respeito dos castiçais está relacionada a matéria-prima em que essa peça é confeccionada.

O castiçal de vidro é um dos mais modernos e versáteis. Esse é um material que combina com todos os estilos de decoração e alia leveza com muita presença.

As versões confeccionadas em madeira são mais rústicas.

As versões confeccionadas em madeira são mais rústicas e uma ótima opção para ambientes com essa temática.

Chegando nos materiais metálicos, há opções em ferro, latão, prata e até mesmo ouro e cobre.

Os castiçais em ferro são clássicos, possuem uma excelente resistência e podem ser encontrados com diferentes acabamentos.

Já os modelos em latão, são um pouco inferiores quando se fala em durabilidade e resistência. O ponto positivo é que também são confeccionados com variados acabamentos e possuem um valor mais acessível.

Por fim, os castiçais feitos com materiais metálicos mais nobres como prata e outro são os mais difíceis de serem encontrados para comprar. Esses possuem alta sofisticação e requinte, mas seu preço é elevado.

Na foto uma vela vermelha acesa em cima de uma superfície de madeira.

Os castiçais de vidro combinam com diversos estilos de decoração. (Fonte: Mariana B./ Unsplash)

Tamanho

Os castiçais são produzidos com os mais variados tamanhos e no momento de comprar um desses é importante se atentar a esse detalhe.

As opções mais baixas e menores costumam ser básicas e minimalistas. Essas conseguem somar na decoração sem pesar no ambiente e são ótimas para combinar com outros itens decorativos mais altos.

Os castiçais menores também são uma escolha certeira para mesas de jantar e criam um ambiente romântico e intimista.

Por outro lado, os modelos mais altos e maiores são uma escolha certeira se o que se busca é deixar essa peça em destaque na decoração.

Cor

Antigamente existia pouca variação de cores nos modelos de castiçal. Era muito comum encontrar opções em tons como prata, dourado e cobre, mas os mais coloridos eram raros.

Hoje em dia isso mudou e já é muito fácil de adquirir um castiçal em diferentes tonalidades.

Os modelos dourados são muito utilizados em festas de casamento e contam com alta sofisticação e requinte. Eles podem ser uma ótima escolha para se destacar em ambientes mais minimalistas.

As versões prateadas estão entre as mais comuns. Essas são neutras e podem ser usadas em espaços com as mais variadas decorações e estilos.

Existem ainda os castiçais em tom de bronze. Por muito tempo esse tom saiu de moda, mas voltou com força nos últimos anos. As peças confeccionadas nessa cor são muito requintadas e podem até acrescentar um ar retrô na decoração.

Há também castiçais produzidos em tons não metálicos como vermelho, verde, azul e afins. Esses normalmente são feitos em vidro e podem ser a peça de destaque na decoração.

Na foto um castiçal de vidro azul ao lado de outros itens de decoração.

Os castiçais coloridos são mais modernos e podem ser usados para adicionar cor ao ambiente. (Fonte: katjasv/ Pixabay)

Modelo da vela

Um erro bastante comum na hora de comprar um castiçal está em não se atentar ao modelo de vela que deve ser usado com ele.

Há opções de castiçal que são confeccionadas para utilização com velas comuns, que são circulares, finas e um pouco mais altas. Esses são muito comuns, mas não são os únicos.

Atualmente as velas baixas e pequenas estão entre as mais usadas. Logo, surgiram modelos de castiçal para elas. Esses são mais baixos e possuem uma circunferência mais larga. Há ainda versões que podem ser usadas com velas mais grossas e até mesmo quadradas.

É essencial prestar atenção nesse detalhe devido a segurança, visto que se a vela não encaixa corretamento no castiçal ela pode cair e começar um incêndio.

Portanto, no momento de comprar um castiçal se verifique ao tipo de vela que você deverá adquirir para usá-lo.

(Fonte da imagem destacada: Nathan Cowley / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Juliana Perin Designer de Interiores
Aos quatro anos, Juliana já pedia para que sua mãe lhe deixasse decorar seu quarto de seu jeito, organizando as bonecas e os quadros pintados na escola. Essa paixão de infância virou a escolha da faculdade e, depois, profissão. Hoje, Juliana ajuda as pessoas a deixarem suas casas exatamente como elas sonham. Na internet, ajuda o público a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação, além de compartilhar seu conhecimento sobre sua outra paixão: a técnica DIY.