Imagem de um smartphone.
Ultima atualização: 18 de março de 2020

Como escolhemos

19Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

95Comentários coletados

Quem precisa trocar o smartphone, mas está com o orçamento apertado pode comprar um celular até 1000 reais. Você encontra diversos modelos, que podem ser classificados como dispositivos de entrada ou intermediários.

Comprar um celular até 1000 reais é a melhor alternativa para quem busca um smartphone com recursos interessantes, boa durabilidade e preço mais acessível. Continue conosco e encontre o melhor smartphone nessa faixa de preço.




Primeiro, o mais importante

  • A maioria dos celulares de até 1000 reais utiliza sistema operacional Android. O sistema operacional iOS é restrito aos celulares da Apple que estão acima dessa faixa de preço.
  • Todas as gigantes da tecnologia oferecem modelos de celular de até 1000 reais como Samsung, LG, Motorola, Xiaomi, Asus, entre outras.
  • Se você busca um celular até 1000 reais para registrar os momentos mais importantes da sua vida, escolha um smartphone com câmera em modo manual, que permite regular as configurações para o clique perfeito.

Você também pode gostar:

Os melhores celulares até 1000 reais: Nossas sugestões de compra

Preparamos uma lista com os melhores modelos de celular até 1000 reais. Conseguimos encontrar opções interessantes e das melhores marcas mesmo nessa faixa de preço. Certamente você vai gostar das sugestões de compra abaixo:

O celular de até 1000 reais mais vendido

Liderando a lista dos mais vendidos está o smartphone Redmi Note 8, o melhor celular até 1000 reais do momento. O gadget conta com processador Octa-Core Snapdragon 665, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento. A tela IPS possui resolução FHD e mede 6,3 polegadas. Mas o grande destaque do Redmi Note 8 é o conjunto de câmeras – são quatro lentes traseiras com 48MP, 8MP, 2MP e 2MP e uma câmera frontal com 13MP. A bateria tem capacidade para 4000mAh.

O celular até 1000 reais com melhor jogo de câmeras

Outra excelente opção é o Xiaomi Mi A3 que tem como diferencial o jogo de câmeras. São três lentes traseiras, a principal com 48MP, uma grande-angular com 8MP e um sensor de profundidade de 2MP, já a câmera frontal possui sensacionais 32MP. O aparelho conta com processador Snapdragon 665, 4GB de memória RAM, 64GB de armazenamento e sistema operacional Android Puro. O display é AMOLED com resolução HD e 6,1 polegadas. A bateria tem 4030mAh.

O melhor celular de até 1000 reais

O Samsung Galaxy A20 tem como diferencial a tela Super AMOLED com resolução HD+ e 6,4 polegadas. Entre as especificações técnicas, destacamos o processador Octa-Core Exynos 7884, 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento. O A20 possui duas lentes traseiras, com resolução de 13MP e 5MP. Já a câmera frontal tem 8MP e abertura f/2.0. A bateria tem capacidade para 4000mAh. Um recurso adicional é o leitor biométrico.

O celular até 1000 reais preferido dos brasileiros

Não podíamos deixar o smartphone Moto G8 Play fora dessa lista. O aparelho tem especificações técnicas mais simples como processador Octa-Core, 2GB de memória RAM, 32GB de armazenamento e sistema operacional Android 9.0 Pie. Conta com câmera traseira tripla – a lente principal possui 13MP, a secundária é uma Ultra-Wide de 8MP e a terceira é um sensor de profundidade de 2MP. A câmera frontal possui 8MP e flash integrado. A bateria tem 4000mAh.

Guia de Compra

Deixando de lado os smartphones de entrada, começamos a ver dispositivos intermediários na faixa dos R$1.000. Esses aparelhos possuem especificações técnicas interessantes, design sofisticado e preço acessível. Saiba mais sobre o celular até 1000 reais neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher usando o celular.

Você encontra modelos de celular até 1000 reais na categoria de intermediários. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

O que um celular de até 1000 reais pode oferecer?

A maioria das pessoas têm a impressão de que os celulares até 1000 reais – denominados modelos de entrada ou intermediários – possuem especificações técnicas, recursos e design muito básicos.

As marcas estão investindo mais nesse segmento.

É verdade que os smartphones nessa faixa de preço possuem certas limitações, mas é inegável que as gigantes da tecnologia como Samsung, Xiaomi, Motorola e LG estão investindo cada vez mais nesse segmento.

O processador, memória RAM, armazenamento e sistema operacional atingiram um nível de maturidade que até o celular até 1000 reais está apresentando um bom desempenho para rodar jogos e aplicativos pesados.

O conjunto de câmeras está cada vez mais competente, tanto na qualidade dos registros, quanto nos recursos de inteligência artificial e pós-processamento – você consegue excelentes resultados na edição de imagens.

Isso sem contar com o desempenho da bateria, que dura um dia inteiro longe da tomada. Não podemos deixar de mencionar os recursos adicionais como leitor de impressões faciais ou biométrico.

Com isso percebemos que você pode ter um pacote bastante completo por um preço acessível ao comprar um celular até 1000 reais. Conheça todas as vantagens de comprar um celular nessa faixa de preço na tabela abaixo:

Vantagens
  • Oferece bom desempenho em quase todas as funcionalidades
  • Possui excelente custo-benefício
  • Oferece bom conjunto de câmeras
  • Pode ser utilizado para jogar
Desvantagens
  • Possui algumas limitações
  • Apenas 3 ou 4GB Memória RAM
  • Nessa faixa de preço, apenas sistema operacional Android

Qual é o sistema operacional mais comum dos celulares de até 1000 reais?

Se você pretende comprar um celular até 1000 reais novo, o aparelho deve vir com o sistema operacional Android. O software da Google é aberto, ou seja, as fabricantes podem personalizá-lo de acordo com as funcionalidades de seus dispositivos.

O sistema operacional Android é bastante estável e seguro. Ao utilizar outros dispositivos com o mesmo sistema, como notebook, smartwatch e Smart TV você desfruta da integração entre aplicativos, principalmente a agenda, mensagens, armazenamento em nuvem, entre outros recursos.

Como escolher um celular de até 1000 reais para jogos?

A chegada de celulares cada vez mais potentes permite que quem gosta de jogos não fique limitado aos consoles de videogame ou mouse e teclado do computador e possa jogar os games favoritos em qualquer lugar.

Mas encontro um celular até 1000 reais bom para jogos? Conforme mencionamos anteriormente, um dispositivo de entrada ou intermediário possui algumas limitações que dizem respeito ao desempenho do dispositivo.

No entanto, um celular barato pode ser utilizado para jogar, basta estar atento às especificações técnicas do aparelho no momento da compra e saber selecionar os títulos compatíveis com o dispositivo.

É fundamental que o celular até 1000 reais conte com processador avançado, boa memória RAM, capacidade de armazenamento satisfatória e bateria potente para reproduzir os games. Também deve contar com tela grande e boa resolução. Depois é só aproveitar.

Imagem de duas meninas jogando pelo celular.

Você encontra celulares até 1000 reais com bom desempenho em jogos. (Fonte: Afif Kusuma/ Unsplash.com)

Quais são os recursos de câmera de um celular até 1000 reais?

Se você gosta de fotografar, procure um celular até 1000 reais com diferentes tipos de lentes para que você possa desfrutar de uma maior versatilidade nas fotografias.

A maioria dos smartphones intermediários conta com pelo menos duas lentes traseiras, mas você encontra opções com três ou quatro lentes.

O conjunto de lentes deve registrar boas fotografias mesmo à distância. Isso é possível quando a câmera possui um zoom potente – atualmente alguns modelos conseguem aproximar as fotos em até 10 vezes.

O zoom pode ser óptico – aquele que realmente aproxima a pessoa ou objeto fotografado – ou digital – aquele que aproxima a imagem digitalmente. Escolha um celular que ofereça ambos os recursos.

Outro recurso disponível é o controle de abertura do diafragma. Esse sensor regula a quantidade de luz que entra pela lente e quanto menor o número da abertura, maior a capacidade de absorção de luz, o que proporciona imagens mais claras.

Em relação à câmera frontal, observe a resolução da lente, se você pode contar com o flash e quais são os recursos de edição utilizados para compartilhar as melhores selfies para as redes sociais.

Imagem de uma mulher tirando uma selfie.

O celular até 1000 reais oferece bom conjunto de câmeras. (Fonte: Andrea Piacquadio/ Pexels.com)

É importante ressaltar que a quantidade de megapixels não define a resolução da câmera mas indica o quanto a fotografia pode ser ampliada sem perder a qualidade.

Para averiguar a qualidade de imagem das gravações em vídeo, avalie a resolução – você encontra opções em HD ou FHD – e a quantidade de frames capturados por segundo – uma câmera que capte 60 frames por segundo é excelente.

Imagem de um celular encaixado em um tripé.

As especificações da câmera de vídeo são diferentes. (Fonte: Burak K/ Pexels.com)

Critérios de compra: Encontre o melhor celular até 1000 reais do momento

Com tanta variedade de smartphones no mercado, escolher um celular até 1000 reais se tornou um desafio até para quem entende bastante do assunto. Para ajudá-lo nessa missão, selecionamos quais critérios devem ser avaliados e comparados no momento da compra:

Vamos detalhar esses critérios ao longo da seção. Não deixe de compartilhar esse artigo com os seus amigos através das redes sociais.

Chipset e memória RAM

O processador é responsável por executar o sistema operacional, programas e aplicativos. Portanto, quanto melhor e mais recente é o processador, maior é o desempenho do smartphone.

Para avaliar as especificações de um processador atente-se à quantidade de núcleos, velocidade de processamento e memória cache.

A memória RAM também está associada ao desempenho do aparelho, pois ela auxilia o processador a executar múltiplas tarefas simultaneamente ou consecutivamente. Escolha um aparelho com pelo menos 3 ou 4GB de memória RAM.

Armazenamento

Outro fator importante na escolha de um smartphone é a capacidade de armazenamento do aparelho. Quanto maior a memória interna, melhor. Fuja de aparelhos com 8 ou 16GB de armazenamento, compre um com pelo menos 32GB.

Avalie também se o celular de até 1000 reais aceita cartão de memória e qual é a capacidade máxima compatível. É importante mencionar que o cartão MicroSD não aceita a instalação da maioria dos aplicativos, pois é destinado às mídias como imagens, vídeos e músicas.

Imagem de um smartphone.

Os aplicativos são armazenados na memória interna do celular. (Fonte: Lisa Fotios/ Pexels.com)

Display

Com o orçamento para comprar um celular de até 1000 reais, você encontra aparelhos com displays de melhor qualidade. Atente-se ao tipo de tela – os painéis OLED e AMOLED possuem maior variedade de cores, níveis de contraste e brilho do que uma tela IPS.

Também avalie a resolução da tela, você encontra opções em HD (1280 x 720 pixels) e FHD (1920 x 1080 pixels) nessa faixa de preço.

A resolução HD não é compatível com as produções atuais.

Dê preferência para os modelos com resolução FHD para assistir a filmes e séries com o máximo de qualidade, pois a resolução HD não é compatível com as produções atuais e pode prejudicar sua experiência.

Por último, avalie o tamanho da tela. Para quem utiliza o smartphone para assistir filmes e séries na Netflix, uma tela de 6 polegadas ou mais vai cumprir com as expectativas e oferecer conforto visual.

Para quem não costuma assistir conteúdo multimídia, um celular com tela de 5 polegadas é ideal, pois oferece praticidade no manuseio, é discreto e cabe no bolso da calça ou jaqueta.

Imagem de um smartphone.

Alguns modelos de celular até 1000 reais possuem tela AMOLED. (Fonte: Freestocks.org/ Pexels.com)

Bateria

Para analisar a autonomia da bateria do celular, fique atento à capacidade medida em miliampères (mAh) e à duração da bateria – pesquise testes de desempenho da bateria realizados com o modelo que você pretende levar para a casa.

Alguns fatores influenciam na durabilidade da bateria como o tamanho e resolução da tela, o modelo do processador e a versão do sistema operacional. Procure por um aparelho que saiba gerenciar esses fatores.

foco

Dica: Pesquise se o smartphone desejado possui o sistema Fast Charge ou carga rápida. Aparelhos com esse recurso possuem um carregador mais potente – de 15 a 20W em detrimento dos 10W dos modelos básicos – e recarregam a bateria em cerca de uma hora.

Recursos adicionais

Reserve um momento para avaliar os recursos adicionais oferecidos pelo celular de até 1000 reais. Entre as funcionalidades podemos mencionar o leitor biométrico, leitor de expressão facial, câmera pop-up, assistente virtual por comando de voz entre outros.

Esses recursos são utilizados para atrair o consumidor, pois cada vez mais os smartphones estão oferecendo especificações técnicas similares.

(Fonte da imagem destacada: Daniel Frank/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.