Imagem de um celular Caterpillar.

A Caterpillar é internacionalmente conhecida pela fabricação de veículos pesados e maquinário utilizados na agricultura, indústria e construção civil. Nos últimos anos, a empresa lançou o celular Caterpillar, um aparelho desenvolvido para quem trabalha em ambientes hostis.

Mas a resistência e durabilidade do celular Caterpillar chamou a atenção dos consumidores comuns. A marca oferece uma grande variedade de modelos, entre celulares e smartphones. Neste artigo, vamos apresentar as principais características desses aparelhos. Esperamos que goste do conteúdo.

Primeiro, o mais importante

  • Fazem parte da linha de telefonia móvel da Caterpillar os celulares da Série B (B15, B25, B30 e B100) e os smartphones da Série S (S30, S31, S40, S41, S50, S60 e S61). Os preços variam de R$250 a R$4.500.
  • O celular Caterpillar é indicado para quem trabalha no ramo da construção civil, indústria ou agricultura. Também é uma excelente opção para pessoas que costumam fazer trilhas e esportes radicais.
  • O aparelho possui várias camadas de revestimento e suporta quedas, contato com poeira e água. Alguns modelos também suportam temperaturas extremas, alterações de pressão atmosférica, choques, raios solares e névoa salina.

Você também pode gostar:

Os melhores celulares Caterpillar: Nossas sugestões de compra

Procurando um smartphone quase indestrutível? Confira os melhores modelos de celular Caterpillar no ranking abaixo:

O preferido dos consumidores

O modelo S60 é o primeiro smartphone do mundo a oferecer câmera térmica que é capaz de mapear um ambiente escuro utilizando raios infravermelhos. O aparelho possui certificação militar e classificação IP68 que permite submersão em até 5m de profundidade por 1h. A câmera principal tem 13MP e a frontal 5MP. Carrega processador Snapdragon 617, tem 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento.

Um aparelho ultra resistente

O smartphone S31 possui tela sensível ao toque – mesmo utilizando luvas ou com os dedos molhados – e certificação IP68 que oferece resistência à poeira e água em 1,2m de profundidade por meia hora. O smartphone suporta quedas de até 1,8m e resiste a temperaturas extremas e choques, esse modelo é tão resistente que recebeu a certificação do exército americano. Possui os sensores de proximidade, acelerômetro, luz ambiente e bussola. A bateria tem capacidade para 4000mAh.

O modelo premium

O smartphone Caterpillar S61 possui medidor de qualidade do ar e câmera térmica integrada que pode ser utilizada para monitorar e diagnosticar problemas em instalações elétricas em tempo real. O dispositivo tem tela IPS com resolução FHD e 5.2 polegadas. Possui processador Snapdragon 630, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento. A câmera traseira tem 16MP e a frontal 8MP. A bateria tem 4500mAh.

O celular Caterpillar mais básico

O celular Caterpillar B25 é um modelo básico, tanto em funcionalidades, quanto em design. Podemos mencionar a operação em rede de telefonia 2G, conexão Bluetooth 2.1 e câmera com apenas 2MP. No entanto, o aparelho possui classificação IP67 que oferece resistência à poeira e água e suporta quedas de 1,8m de altura.

Guia de Compra

O celular Caterpillar é um dispositivo robusto, resistente e com especificações técnicas diferenciadas. Desenvolvido especialmente para trabalhadores dos ramos da indústria, construção civil e agricultura, o celular Caterpillar é feito para durar.

Conheça mais sobre a linha de telefonia móvel Caterpillar neste Guia de Compra e encontre o modelo ideal para a sua rotina de trabalho. Boa leitura!

Imagem de um empreiteiro falando ao celular.

O celular Caterpillar é ideal para quem trabalha no ramo da construção civil. (Fonte: Kzenon/ 123RF.com)

Quais são os diferenciais do celular Caterpillar?

A Caterpillar é uma empresa especializada em maquinário pesado. Pensando nos homens que trabalham com esses veículos e máquinas, a marca desenvolveu uma linha de celulares e smartphones resistentes a intempéries.

Esses aparelhos possuem estruturas robustas, com camadas de proteção que revestem o aparelho, garantindo a integridade de seus componentes, mesmo diante de quedas bruscas e batidas violentas.

O aparelho também possui certificação IP que oferece proteção até debaixo d’água e impede a entrada de partículas de poeira nos componentes eletrônicos.

A tela possui revestimento que garante a proteção que você precisa, melhor desempenho de toque – mesmo se o celular estiver molhado ou você estiver vestindo luvas – e resolução de imagem superior.

Mas embora o diferencial do celular Caterpillar seja a resistência e durabilidade, a marca também se preocupa em oferecer aparelhos com estruturas ergonômicas e estilosas. Conheça mais vantagens do aparelho na tabela abaixo:

Vantagens
  • Melhor opção para operários e trabalhadores do ramo de construção, agricultura e indústria
  • Modelos de celulares e smartphones
  • Proteção contra água, poeira, quedas e impactos
  • Alguns modelos são resistentes a temperaturas extremas
  • Preços variados
Desvantagens
  • Os celulares da Série B possuem design ultrapassado e configurações básicas

Quem deve comprar um celular Caterpillar?

O celular Caterpillar foi desenvolvido para trabalhadores e operários que trabalham no setor industrial, na construção civil, agricultura e outros ambientes que envolvem serviços braçais pesados e contato com poeira, água, eletricidade, quedas e impactos em uma proporção exagerada.

Quais são os melhores modelos de celular Caterpillar?

Como mencionamos anteriormente, a linha de telefonia móvel da Caterpillar é composta por modelos de celulares (Série B) e smartphones (Série S). Conheça os modelos de celular Caterpillar abaixo:

B25

O celular B25 é o modelo de entrada da Caterpillar. O aparelho possui design ultrapassado, com corpo em bloco, tela de duas polegadas e teclado físico.

Os recursos também são desatualizados: Memória RAM de 256MB, armazenamento para 512MB (expansível com cartão MicroSD de até 8GB), operação em rede de telefonia 2G, conexão Bluetooth 2.1 e câmera de 2MP. O aparelho tem bateria com capacidade para 1300mAh.

A tecnologia está presente na resistência do aparelho, que possui certificação IP67 – resistente a poeira e submersão em água em até 1m de profundidade por meia hora – e suporta quedas de até 1,8m.

Imagem de um celular Caterpillar.

Alguns modelos de celular Caterpillar possuem design pouco inventivo. (Fonte: Divulgação/ Caterpillar)

B30

Este modelo conserva o design e configurações do modelo B25, mas permite acesso a internet por meio da rede 3G. Outra melhoria é na capacidade de armazenamento que é de 1GB (expansível com cartão de memória de até 16GB).

Este aparelho também possui saída de áudio de 3,5mm e lanterna de segurança. No entanto, o celular possui bateria de 1000mAh que garante vida útil de apenas seis horas.

B100

O modelo B100 é um pouco mais avançado. Possui especificações bem parecidas com as dos outros modelos da linha, mas inclui rádio FM, reprodutor MP3 e câmera com 3MP.

Mas o diferencial é a resistência às temperaturas extremas, sendo muito bom para quem trabalha em ambientes mantidos sobre refrigeração, como frigoríficos, por exemplo.

O aparelho também é ideal para quem trabalha em locais barulhentos, pois o microfone consegue eliminar ruídos e permitir que você escute a pessoa e vice-versa em uma ligação.

Imagem de um celular Caterpillar.

O celular Caterpillar é resistente a água. (Fonte: Divulgação/ Caterpillar)

Quais são os melhores modelos de smartphone Caterpillar?

Para atender às necessidades de todos os consumidores, a Caterpillar lançou uma linha de smartphones, com design e especificações técnicas mais modernas.

B15 e B15Q

Ainda na série B, o modelo B15 é um smartphone básico, com tela de 3,2 polegadas, 4GB de armazenamento (expansível em até 32GB) e conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth.

O aparelho possui dois alto-falantes frontais, câmera principal de 5MP e câmera frontal do tipo VGA. Carrega processador Qualcomm 806MHz e sistema operacional Android 2.3.

O aparelho tem certificação IP67 – oferece resistência à água e poeira – e é resistente a choques, vibrações, temperaturas extremas, baixa pressão e radiação solar.

A versão B15Q possui sistema operacional Android 4.4 Kit Kat, processador Quad-Core com 1,3Ghz de velocidade e memória RAM de 1GB. A tela touchscreen mede 4 polegadas. A bateria é um pouco melhor, pois oferece 14 horas de funcionamento.

S30 e S31

O modelo S30 possui processador Snapdragon 210 – Quad-Core com 1,1Ghz de velocidade – memória RAM de 1GB, armazenamento para 8GB (expansível em 64GB) e sistema operacional Android 5.1 Lollipop.

O smartphone possui tela com 4,5 polegadas, câmera traseira de 5MP, frontal de 2MPM, saída de áudio de 3.5mm. O aparelho oferece conexão 4G, Wi-Fi e Bluetooth 4.1. A bateria de 3000mAh oferece até 12 horas de conversação.

O S30 possui as certificações IP68 e MIL-SPEC 810 – desenvolvida pelo Exército dos Estados Unidos para certificar equipamentos militares. O aparelho é á prova de poeira e quedas bruscas e funciona a uma temperatura de até -25ºC.

A versão S31 apresenta algumas melhorias em relação ao modelo anterior. A tela tem 4.7 polegadas, resolução HD e proteção Corning Gorilla Glass. As câmeras oferecem resolução de 8 e 2MP. A bateria tem capacidade para 4000mAh.

O celular Caterpillar é uma escolha inteligente para quem faz trilha e pratica esportes junto a natureza. (Fonte: Brandi Redd/ Unsplash.com)

S40 e S41

O modelo S40 possui configurações técnicas parecidas com o S30 como processador, memória RAM e capacidade de armazenamento. O mesmo ocorre nas conexões, resolução da câmera principal e frontal, sistema operacional e certificações.

No entanto, o aparelho possui sensores de proximidade, luz ambiente, acelerômetro e bússola.

A versão S41 tem como diferencias a tela de 5 polegadas com resolução FHD, proteção Corning Gorilla Glass 5 que a torna ainda mais resistente – mas mantém a sensibilidade aos toques, mesmo se a pessoa estiver utilizando luvas.

O aparelho tem processador HelioP20 um Octa-Core com 3GB de memória RAM. A câmera principal tem 13MP e a secundária tem 8MP. Outro diferencial deste celular é a proteção contra choque térmico e névoa salina.

S60 e S61

O modelo S60 é o primeiro smartphone a trazer uma câmera térmica, capaz de mapear o calor utilizando infravermelho, dessa forma, você consegue enxergar no escuro a uma distância de até 30 metros e detectar problemas com instalações elétricas.

O aparelho também possui uma câmera convencional, que registra fotos em 13MP e vídeos em FHD. A câmera frontal tem 5MP.

Esses dispositivo possui classificação IP68 e pode ficar submerso em até 5 metros de profundidade por uma hora. Também possui certificado militar Mil-SPEC 810 que garante resistência à poeira e quedas.

O aparelho carrega o processador Snapdragon 617, 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento (expansível em até 128GB). O sistema operacional é Android 6.0. Possui conexão com as redes 3G e 4G, Bluetooth 4.1, NFC e Wi-Fi. Tem saída para áudio P2 e carrega dois chips.

A bateria de 3800mAh garante autonomia para até 30 horas de funcionamento. A tela tem 4,7”, resolução HD e proteção Gorilla Glass 4.

Já o modelo S61 possui tela de 5,2 polegadas, resolução FHD e sensibilidade ao toque – mesmo usando luvas ou com os dedos molhados.

O aparelho carrega processador Snapdragon 630, 4GB de memória RAM, 64GB de armazenamento e sistema operacional Android 8.0 Oreo. A câmera traseira tem resolução de 16MP e grava vídeos em 4K. A câmera frontal tem resolução de 8MP. A bateria tem 4500mAh.

O aparelho tem classificação IP68 que garante submersão em três metros de profundidade por até uma hora, estrutura reforçada em alumínio que resiste a quedas de até 1,8m em concreto – classificação MIL SPEC 810 – e resistência a temperaturas extremas, entre -30ºC e 65ºC.

Esse modelo trouxe algumas melhorias para a câmera térmica, que agora detecta uma faixa de temperatura maior, que varia entre -20ºC a 400ºC. Também permite transmitir vídeos gravados com a câmera térmica ao vivo – ideal para que um funcionário consiga transmitir ao colega de trabalho a gravação em tempo real.

O S61 também possui um detector de composto orgânico volátil (VOC) realizado pelo Sensirion para medir a qualidade do ar a cada 30 segundos. Outra ferramenta incrível é o sistema de medição a laser, capaz de medir distâncias de até 10m.

Critérios de compra: Como analisar os diferentes modelos de celular Caterpillar

Antes de comprar um smartphone novo, é preciso entender quais são suas necessidades com o aparelho. O celular Caterpillar é a melhor opção se você busca manter a integridade do aparelho sob condições desfavoráveis.

Os aparelhos da marca também mandam bem nas outras características, oferecendo uma combinação de software e hardware impecável. Para escolher o modelo ideal, analise as seguintes características:

Vamos detalhar esses itens ao longo da seção. Se surgir alguma dúvida, deixe um comentário. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

Funcionalidades

Os smartphones Caterpillar oferecem uma série de funcionalidades interessantes e que podem ser muito úteis em sua rotina de trabalho:

  • Câmera térmica permite a realização de mapeamento de calor em uma distância de até 30 metros, utilizando raios infravermelhos. Essa funcionalidade permite detectar problemas em instalações elétricas. Disponível nos modelos S60 e S61.
  • Tecnologia Glove-on Working é responsável por ampliar a sensibilidade do display do celular Caterpillar e reconhecer toques advindos de luvas de couro ou malha. Dessa forma, você não precisa tiras as luvas de trabalho quando precisar manusear o celular. Disponível nos modelos S41 e S61.
  • Monitor de qualidade do ar mede a temperatura, umidade e níveis de poluentes em um determinado ambiente. Você pode ser informado sobre algumas medidas para aumentar a ventilação no ambiente. Recurso disponível apenas no modelo S61.

Certificação IP

A certificação IP indica o grau de proteção dos objetos em relação ao contato com poeira e água. A sigla IP vem acompanhada de dois números, o primeiro indica a proteção a poeira (classificação varia de 1 a 6) e o segundo à água (classificação varia de 1 a 8).

  • Certificação IP67 oferece resistência máxima contra as partículas de poeira. Dentro da água, suporta pressão exercida em até 1m de profundidade por até 30 minutos. Modelos: B15, B15Q, B25 e B30.
  • Certificação IP68 concede ao dispositivo resistência máxima a poeira e permite imersão em 1,5m de água doce de meia hora a uma hora. Modelos: S30, S31, S40, S41, S60 e S61.

Certificação MIL-SPEC 810G

Alguns modelos possuem certificação militar MIL-SPEC 810G concedida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, que realizam testes que visam garantir a resistência e durabilidade desses equipamentos.

No caso dos celulares Caterpillar são realizados testes de quedas e resistência a impactos, variação de temperatura e resistência a corrosão. Os aparelhos que receberam essa certificação foram os modelos S30, S40, S41, S60 e S61.

Alguns modelos de celular Caterpillar possuem certificação militar. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Capacidade da bateria

Durante a jornada de trabalho, nem sempre é possível carregar o smartphone. Por isso é importante escolher um celular Caterpillar cuja bateria tenha boa capacidade e durabilidade necessária para sua rotina.

Capacidade da bateria Modelos
1000mAh B25 e B30
2000mAh B15 e B15Q
3000mAh S30 e S50
4000mAh S31 e S60
5000mAh S40 e S41

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Caterpillar)

Por que você pode confiar em nós?

Gabriel Fernandes Analista de Rede
Entender cada detalhe do funcionamento dos computadores e da internet e utilizar esse conhecimento para tornar o dia a dia mais prático para si e seus cliente é o grande objetivo de Gabriel. Analista de rede, divide seu tempo entre o trabalho fixo e a pesquisa e redação de artigos online sobre o que há de mais inovador no universo da informática.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.