Ultima atualização: 19 de maio de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

65Comentários coletados

Para grande parte das pessoas é até bom que o smartphone seja rápido, tenha ótimos processadores e bateria de longa duração. Mas a verdade é que a maioria procura um celular com câmera frontal boa. Afinal, é com ela que tiramos as famosas selfies.

Mas identificar uma câmera de qualidade no smartphone nem sempre é fácil. Por isso, no artigo de hoje nós vamos mostrar para que servem os megapixels e quais  são os outros fatores que interferem na qualidade da câmera frontal.




Primeiro, o mais importante

  • A câmera frontal dos celulares costuma ter uma resolução menor se comparadas às câmeras traseiras. Mas hoje em dia já existem exceções.
  • Além disso, os fabricantes têm investido em recursos que otimizam as selfies e os vídeos feitos com a câmera frontal.
  • Um celular com câmera frontal boa é aquele que garante imagens nítidas, com cores vibrantes e alta resolução.

Melhores celulares com câmera frontal boa: nossas recomendações

Sem rodeios, reunimos os melhores celulares com câmera frontal boa para todos os gostos e bolsos. Veja:

Guia de compra: tudo sobre o celular com câmera frontal boa

Tirar selfie, fazer vídeo sozinho ou realizar vídeo chamadas. Nada disso é possível sem uma câmera frontal no celular. Mas para garantir qualidade nas imagens é preciso que a câmera seja, de fato, boa. No nosso Guia, você vai descobrir como identificar isso.

Três pessoas tirando selfie.

Um câmera frontal boa garante selefies de qualidade. (Fonte: StockSnap/ Pixabay )

Por que investir no celular com câmera frontal boa?

Os smartphones atuais oferecem câmeras frontais e traseiras. Enquanto a traseira é considerada a principal, a frontal é a câmera de selfie. Ou seja, não dá para considerar a qualidade só de uma na hora de comprar o celular.

Pelo contrário, se você faz muitas selfies, realiza videochamadas com frequência, ou quer gravar vídeos sem precisar da ajuda de ninguém você precisa investir em um celular com câmera frontal boa.

Caso contrário, você vai terminar com fotos e vídeos com aquele aspecto borrado, sem definição e cores opacas.

Quais as características de um celular com câmera frontal boa?

De modo geral, a câmera frontal costuma ter menos qualidade do que a câmera traseira. Mas isso está mudando.

Hoje existem câmeras frontais capazes de tirar fotos e gravar vídeos em alta resolução. Mas, para isso, é preciso que ela tenha algumas características indispensáveis.

Entre elas está a quantidade de megapixels (MP), que é um dos componentes de uma câmera que confere uma boa resolução para a imagem capturada.

Mulher tirando selfie.

Um boa câmera terá um conjunto de componente adequados. (Fonte: soyvanden/ Pixabay )

Por isso, o ideal é que a câmera frontal do celular tenha, no mínimo, 5 MP. Ainda assim, como veremos logo mais, essa não é uma característica que determina sozinha a qualidade de uma foto tirada com a câmera frontal.

Outro recurso interessante para indicar que a câmera frontal é boa é o sensor que deve ter uma grande abertura. Além disso, uma boa câmera de selfie terá:

  • Modo panorâmico;
  • Funções para tirar boas fotos à noite;
  • Recursos que melhoram a imagem e os ângulos.

Quantos MP deve ter a câmera frontal de um celular?

Como vimos, uma boa câmera frontal de celular deve ter, pelo menos, 5 megapixels. No entanto, os melhores smartphones, os considerados avançados ou top de linha, já contam com câmera frontal com 12 MP podendo chegar a 40 MP.

Mas, você pode estar se perguntando: Qual a importância dessa medida? A resolução de uma câmera é o que determina a quantidade de detalhes que ela consegue capturar.

E, de modo geral, existe a crença de que para identificar o grau de resolução, basta considerar a quantidade de MP.

Duas mulheres tirando uma selfie.

É importante considerar o MP, mas não apenas essa medida. (Fonte: wilkernet/ Pixabay )

Mas existem outros aspectos que devem ser considerados em conjunto com a quantidade de MP e que interferem na qualidade das fotos tiradas pela câmera frontal do celular.

O fato é que a quantidade de MP isoladamente somente será importante caso você queira imprimir a foto em grande escala, como em um outdoor, ou editar a imagem de maneira a ampliar uma parte dela.

Quais são os tipos de câmeras frontais dos melhores smartphones?

De fato, até o celular mais simples hoje em dia oferece pelo menos uma câmera frontal e outra traseira. Mas, nos modelos mais modernos é possível encontrar quantidades e tipos variados.

E qual a vantagem disso? Quanto mais câmeras e mais recursos, maiores serão as possibilidades de tirar fotos em diferentes ângulos, ambientes e com iluminação que vai do super claro ao mais escuro sem, no entanto, perder na qualidade da imagem.

Para você ter uma visão do que estamos falando, reunimos as principais variações no quesito câmera frontal boa de celular. Veja:

Tipos de câmeras frontais Descrição
Câmera frontal flip As câmeras traseiras viram câmeras frontais. Com isso, você consegue tirar selfies de alta qualidade
Câmera frontal dupla Hoje é possível encontrar smartphones com uma ou duas câmeras frontais, com resoluções e lentes diferentes
Câmera frontal lenta Dependendo do celular, a câmera frontal grava vídeos em câmera lenta
Câmera frontal pop-up Para liberar espaço na tela do celular, existe também a câmera frontal pop-up que você aciona apenas quando for usá-la.

Critérios de compra: Como comparar os celulares com câmera frontal boa

Como vimos, para escolher um celular com câmera boa é importante considerar a quantidade de megapixels e o tipo de câmera. Mas para garantir total qualidade na hora de tirar selfie, recomendamos que você também compare os seguintes itens:

Abertura do sensor

Como vimos, o megapixels sozinho não é tão relevante para determinar a qualidade da câmera. Para isso, você deve verificar também o tamanho do sensor.

O sensor é a parte da câmera que capta a luz do ambiente. E, quanto mais luz ele absorver, melhores serão a nitidez e as cores da imagem.

Psara verificar o tamanho do sensor, basta checar a numeração que vem após a letra “f”. Quanto menor o valor do "f" nas especificações técnicas, maior será a abertura do sensor.

Resolução de vídeo

Além de selfie e videochamadas, a câmera frontal também pode servir para gravar vídeos. E, para isso, é importante certificar-se de que o celular com câmera frontal grava em alta resolução.

De modo geral, o mínimo para ter um bom vídeo gravado com a câmera frontal é de 720p de resolução. Mas o ideal é mesmo gravar em Full HD.

Modo retrato

O que antes estava disponível apenas nas câmeras traseiras, agora chegou na câmera de selfie. O modo retrato é uma função que permite tornar o fundo da foto desfocado, destacando o objeto ou a pessoa que estiver em primeiro plano.

Mas como nem todos os celulares com câmera frontal tem esse recurso, vale a pena verificar isso antes de realizar a compra.

Flash e tecnologia no escuro

Outro ponto que você deve avaliar é se o celular com câmera frontal permite tirar fotos visíveis e de qualidade também em ambientes escuros, seja ao ar livre, seja em locais fechados como em festas, por exemplo.

Nesse quesito, verifique se a câmera frontal conta com flash ou outra tecnologia para garantir boas selfies no escuro. Um exemplo é a tecnologia Quad pixel, que é capaz de melhorar o resultado das fotos tiradas em locais com pouca luz.

Lente

Tão importante quanto analisar a abertura do sensor, é observar a qualidade da lente da câmera do celular. De modo geral, a câmera frontal não conta com diferentes tipos de lentes como ocorre com a câmera traseira.

No caso da câmera frontal ela tende a ser do tipo grande angular, também chamada de Ultra wide, o que permite tirar selfies em que aparece mais do cenário ao redor, incluindo mais pessoas no enquadramento.

Outras configurações

E, é claro, se a ideia é ter um celular com câmera frontal boa mas também ter acesso a outros componentes top de linha que vão melhorar o desmepenho do seu aparleho como um todo, vale levar em conta as seguintes configurações:

  • Memória RAM: Os melhores celulares têm entre 4GB e 12GB;
  • Memória interna: A capacidade de armazenamento dos melhores smartphones varia entre 64Gb a 128GB;
  • Tela grande: Quanto mais polegadas, mais fácil será visualizar a imagem, principalmente na hora da selfie;
  • Câmeras traseiras: Podem chegar a cinco em quantidade, ter entre 7MP e 108MP e contar com as lentes ultra-wide, macro, teleobjetiva e periscópica.

Resumo

Escolher um celular com uma câmera frontal boa é indispensável se você quer ter selfies de qualidade. Mas essa funcionalidade também é importante para gravar vídeos com mais autonomia e sem depender de ninguém.

Uma câmera frontal boa precisa de um sensor com maior abertura combinado a MP altos, além de resolução Full HD e recursos que otimizem as fotos tiradas em ambientes escuros ou com pouca iluminação.

(Fonte da imagem destacada: Magiceyes/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas