Ultima atualização: 11 de junho de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

60Comentários coletados

O celular flip, aquele que abre e fecha, ainda é um dos aparelhos mais buscados entre os consumidores. Isso porque, esse celular cumpre perfeitamente a função de realizar chamadas e enviar e receber mensagens de texto.

Mas você sabe qual a diferença entre os diversos modelos à venda? Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje vamos responder a esta e outras perguntas e mostrar como escolher e comprar o melhor celular flip.




Primeiro, o mais importante

  • O celular flip já está na categoria de aparelhos retrô, mas ainda é muito útil e popular.
  • Ideal para quem quer investir pouco em um celular, e principalmente para os idosos, o flip já está ganhando versões mais modernas com os smartphones dobráveis.
  • Para investir no melhor celular flip é preciso considerar o tamanho da tela, os recursos presentes e o tamanho da memória interna.

Você também pode gostar:

Melhores celulares flip: Nossas recomendações

O celular flip com melhor custo-benefício

O celular flip Vita da Multilaser conta com tela de 2,4 polegadas e teclado numérico largo onde é possível ouvir os números discados ao digitar. Esse modelo possui Rádio FM, MP3 e câmera VGA, além de lanterna e botão de emergência, e bateria de 900 mAh.

O melhor celular flip como um todo

O LG G360 dual Sim é um celular flip com rádio FM, MP3 e acesso a vídeos no formato MP4 / H.263. Com câmera de 1.3MP e memória interna de 20 MB, esse modelo suporta microSD de até 16 GB. Além disso, possui bateria de 950 mAh, tela de 3 polegadas e Bluetooth v2.0.

A opção com maior memória interna

O celular Positivo flip P40 possui tela de 1.8 polegadas e é dual chip. Com conectividade 2G, esse modelo conta com uma câmera VGA mais LED Flash, além de Bluetooth e Radio FM. Com memória interna de 32 MB, esse modelo pode estender a capacidade de armazenamento para até 32 GB.

Guia de Compra

Comprar um celular flip pode parecer simples em tempos de aparelhos mais modernos, mas ainda requer sua atenção para detalhes que podem fazer a diferença na hora de usá-lo. Por isso, nós criamos esse Guia de Compra.

A seguir, você vai entender os prós e contras do celular flip, quem pode se beneficiar com um aparelho como esse, quanto custa e onde comprá-lo.

Idosa sentada, com celular flip aberto nas mãos.

O celular flip continua muito popular por conta de sua praticidade. (Fonte: sabinevanerp/ Pixabay)

Quais as características de um celular flip?

O celular com flip é aquele que abre e fecha. Em uma das abas, fica localizado o teclado e na outra a tela. Por conta de seu design, o celular flip é mais simples, especialmente quando consideramos os recursos e funcionalidades.

Sucesso, principalmente, nos anos 2000, o celular flip se destacou com modelos como o Motorola i880 e o Sony Ericsson W300i.

Mas, hoje em dia, esse modelo de celular ainda se mantém como uma opção funcional e barata. Com design retrô e compacto, a maioria dos celulares flip disponíveis à venda, além de realizar e receber chamadas e SMS, pode funcionar como rádio FM e MP3 Player.

Por dobrar ao meio, o celular flip oferece uma maior proteção para a tela e o teclado, o também que evita que você digite ou faça uma ligação sem querer.

Outra característica de destaque, é que o celular flip possui teclado físico, o que pode ser uma boa alternativa para quem não se acostumou com as telas touch dos smartphones.

Porém, esse tipo de celular costuma contar com apenas uma câmera frontal. Ou seja, não é possível fazer selfie, já que não há câmeras frontais. A qualidade de megapixels também costuma ser baixa, em geral, de 1.3 MP.

E, por fim, também é possível usar mais de um chip, o que pode ser útil para quem têm dois números ou mais com diferentes operadoras.

foco

Você sabia que a Motorola foi quem lançou o primeiro celular flip?

Lançado em 3 de janeiro de 1996, o Motorola Startac chegou a vender mais de 60 milhões de unidades.

Esse celular era uma dos menores da época e fez grande sucesso até os anos 2000.

Para quem é recomendado um celular flip?

Por conta de sua simplicidade, tanto em termos de design quanto em relação aos recursos e funcionalidades disponíveis, o celular flip é recomendado em três situações: Para pessoas que não fazem questão ou não precisam de recursos e tecnologias, para quem busca um aparelho muito barato e para idosos.

Ou seja, se você utiliza o celular apenas para fazer e receber ligações e mensagens de texto, o celular flip é ideal para suprir suas necessidades.

Mas o celular flip também é a melhor opção para idosos porque ele é um aparelho fácil de manejar. Por exemplo, com esse tipo de celular, basta abrir e fechar para atender e/ou desligar chamadas.

Além disso, como o aparelho se fecha, não existe o risco de apertar teclas e botões sem querer. Sem contar que, com menos recursos, o celular flip se torna uma opção mais prática para usuários mais velhos que tem menos intimidade com a tecnologia.

E, por fim, o celular flip é certamente o melhor aparelho para quem não quer gastar muito com um celular. Afinal, entre todos os modelos disponíveis no mercado, o flip é de fato o mais barato.

Ainda vale a pena ter o celular flip?

Como vimos, se você considerar o seu objetivo na hora de usar um celular, o preço e a praticidade, certamente ainda vale apenas comprar um celular flip.

Ou seja, se você não precisa de internet de alta velocidade, aplicativos e outros recursos tecnológicos o celular flip ainda é uma ótima opção.

Celular flip 2020: O que vem por aí?

Se você procura por um celular com o design do flip, mas com todos os recursos presentes em um smartphone moderno, a boa notícia é que esse aparelho já existe.

Em 2020, a Samsung lançou, na Coreia do Sul, o celular dobrável Galaxy Z Flip. O smartphone com tela flexível, diferentemente dos tradicionais celulares flip, conta com tela de 6,7 polegadas e resolução Full HD.

Além disso, a ficha técnica conta com processador Snapdragon 855 Plus, 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento.

Quanto às câmeras, o Galaxy Z Flip traz uma grande-angular e uma lente ultra wide na parte traseira, ambas de 12 MP, e uma câmera frontal de 10 MP.

Mas a evolução do celular flip não para por aí. Marcas como a Apple, Motorola e Nokia já se preparam para lançar a versão do celular dobrável também.

Quais as vantagens e desvantagens do celular flip?

Como vimos, uma das principais vantagens de um celular flip é que ele cumpre bem a função de uma aparelho celular: Realizar chamadas e enviar e receber mensagens de texto.

Além disso, com um celular flip você também pode tirar fotos, ainda que de forma mais simples e com menos qualidade, e ouvir rádio.

Outra vantagem é que o celular flip é ideal para idosos e para quem não precisa ou não faz questão de ter recursos tecnológicos como Whatsapp e aplicativos.

Vários modelos de celular da Motorola.

O celular flip também é uma opção para quem não precisa das tecnologias e recursos dos smartphones. (Fonte: RitaE/ Pixabay.com)

Por fim, outra grande vantagem é o preço. Um celular flip é de fato muito barato se compararmos com os atuais smartphones.

Mas, justamente por conta de suas características, o celular flip tem desvantagens. A maior delas é o fato de não comportar recursos tecnológicos que facilitam o dia a dia.

Além disso, um celular flip tem menos câmeras e tira fotos com menos qualidade, possui memória interna reduzida e, na maioria das vezes, não possível conectividade com a internet e quando possui é de baixa qualidade.

Para resumir as principais vantagens e desvantagens de um celular flip, criamos a tabela ilustrativa a seguir. Veja:

Vantagens
  • Compacto e barato
  • Simples e funcional
  • Prático para idosos
Desvantagens
  • Não tem muitos recursos
  • Não permite usar apps
  • Tela é pequena

Quanto custa e onde comprar um celular flip?

Já sabemos que um celular flip é o mais barato entre todos os modelos vendidos atualmente. Mas o preço pode variar bastante dependendo da marca, dos recursos e do designer.

Além disso, o valor também pode mudar dependendo do local de compra. Você poderá adquirir o celular flip em lojas especializadas, de departamento e até mesmo em grandes redes de supermercados. Alguns exemplos são: Ponto Frio, Lojas Americanas e Extra.

Mas se você quer comprar um celular flip com o menor preço possível, então o ideal é realizar a compra em lojas da internet como, por exemplo, na Amazon Brasil. Nas lojas virtuais, o celular flip pode custar entre R$ 80 e R$ 400.

Critérios de Compra: Como comparar os celulares flip

Quando você for comprar um celular flip, vai se deparar com alguns aspectos que diferenciam um modelo de outro, assim como corre com qualquer aparelho.

Por isso, para escolher o celular flip ideal, recomendamos que você leve em conta os seguintes pontos:

A seguir, você confere como analisar cada um desses critérios antes de comprar o melhor celular flip.

Tela

O primeiro critério que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor celular flip é, de fato, o tamanho da tela do aparelho.

Como vimos, no caso de um celular flip a tela costuma ser reduzida mas, ainda assim, existem variações que você deve considerar.

As telas de todos os aparelhos celulares são medidas em polegadas. No caso do celular flip, de modo geral, você vai encontrar modelos com tamanhos de tela que variam entre 1,8 e 3 polegadas.

Três celulares flip abertos.

Você vai encontrar celulares flip com telas de diferentes polegadas. (Fonte: Darryl Brooks/ 123rf.com )

É claro que, quanto maior for a tela do celular melhor será a experiência de visualização seja de de fotos, vídeos ou de texto.

Por isso, esse fator é especialmente importante se você está considerando comprar o celular flip para um idoso.

Nesse caso, se possível, recomendamos que você opte pelo celular com a maior tela que é o de 3 polegadas.

Memória

Assim como em todo celular, também no flip é importante considerar o tamanho da memória interna, ou seja, o tamanho da capacidade de armazenamento do aparelho.

Celular flip é encontrado com memórias internas que variam de 20 MB a 32 MB.

Mais uma vez, por se tratar de um celular flip, é comum que a memória interna seja reduzida. De modo geral, o celular flip é encontrado com memórias internas que variam de 20 MB a 32 MB.

Mais um vez, vale a máxima: Quanto maior for a memória interna do celular, melhor. Isso porque com uma memória grande o aparelho poderá guardar mais arquivos sem comprometer o funcionamento do mesmo.

Fique atento também porque a maioria dos modelos de celular flip suportam o cartão microSD, que permite a expansão da capacidade de armazenamento de 16 GB a até 32 GB.

Com ou sem internet

Outro fator que gera muita dúvida na hora de comprar um celular flip é se esse tipo de aparelho possui ou não conectividade com a internet.

De fato, esse recurso não aparece com frequência em celulares simples como o flip e, quando aparece é de baixa qualidade. Nos celulares mais completos, é possível encontrar o acesso 2G ou GPRS, que já são defasados.

Outros recursos

Antes de comprar o melhor celular flip leve em conta também quais são os outros recursos que podem ou não estar disponíveis no modelo de sua escolha. De maneira geral, a maioria dos celulares flips contam com acesso à rádio FM e MP3 player.

Mas alguns também oferecem a tecnologia Bluetooth, que é útil para parear o celular com o computador ou com outro aparelhos celular sem a necessidade de utilizar fios.

(Fonte da imagem destacada: Lily Oh/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.