Imagem de um celular Lenovo.
Ultima atualização: 12 de setembro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

63Comentários coletados

Muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil. A Lenovo é referência em notebooks de alta performance a preços acessíveis. Outro eletrônico fabricado com excelência pela marca é o celular Lenovo.

Mas frente a tantas outras concorrentes como Samsung, Motorola, Asus e Xiaomi, surge uma dúvida: o Celular Lenovo vale a pena?

Para responder a essa pergunta, analisamos os diferenciais do celular Lenovo e comparamos os modelos em diferentes categorias. Se você está curioso para saber a qual conclusão chegamos, continue a leitura.




Primeiro, o mais importante

  • Atualmente, a Lenovo comercializa três linhas de smartphones: S, K e Z, modelos de entrada, intermediários e premium – respectivamente – com funcionalidades para todos os gostos e bolsos.
  • Um dos diferenciais do celular Lenovo é o acabamento em alumínio, que confere ao aparelho design sofisticado. As opções de cores também são exclusivas: grafite, prateado , dourado, entre outras.
  • A Lenovo oferece uma experiência quase pura com o sistema operacional Android, pois acrescenta poucos recursos em relação a outros fabricantes.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de celular Lenovo

O custo-benefício de um celular Lenovo surpreende. Por um valor acessível, você leva para casa um dispositivo com software de alta performance e hardware robusto. Para ajudá-lo a escolher um celular Lenovo, selecionamos algumas sugestões de compra.

1º - Lenovo K8 Plus

O Lenovo K8 Plus é um smartphone de entrada, mas que é capaz de satisfazer até os usuários mais exigentes. Possui chipset MediaTek MT6757T, 3GB de memória RAM, 32GB de armazenamento e sistema operacional Android 7.1 Nougat.

Para registrar os momentos importantes, utilize a câmera dupla de 13MP e 5MP, equipada com flash LED, foco automático, estabilização digital e detecção facial. Para as selfies, utilize a câmera frontal de 8MP. Os vídeos são gravados em resolução Full HD.

2º - Lenovo S5

O Lenovo S5 é um dispositivo intermediário com funcionalidades de top de linha. O aparelho possui processador Snapdragon 625, 4GB de memória RAM, 128GB de armazenamento e sistema operacional Android 8.1 Oreo.

Este modelo possui câmera traseira dupla com 13MP e resolução de 4160x3120 pixels, câmera frontal de 16MP (ideal para selfies) e gravação de vídeos em 4K com espantosa resolução de 3840x2160 pixels.

3º - Lenovo Z5

No products found.

O Lenovo Z5 possui chipset Snapdragon 636, com oito núcleos, 1,7 GHz de velocidade, 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento e sistema Android 8.1 Oreo. A tela possui 6.2 polegadas com resolução de 2246x1080 pixels.

A câmera traseira é dupla, possui 16 e 8MP e tira fotos fantásticas em resolução de 4608x3456 pixels. A câmera frontal é um pouco mais simples, tem apenas 8MP. Já a filmadora possui resolução 4K.

Guia de Compra

Apesar de ser relativamente nova no mercado, a Lenovo tem surpreendido os consumidores com os seus smartphones. A marca tem opções tanto para quem procura um dispositivo básico, quanto um modelo de última geração.

Se você está pensando em comprar um smartphone novo, que tal investir em um celular Lenovo? Para encontrar um modelo compatível com o seu estilo de vida, continue lendo este Guia de Compra.

Imagem de uma mulher escutando música no celular.

Você vai se surpreender com um celular Lenovo. (Fonte: Bruce Mars / Pexels.com)

O celular Lenovo é bom?

Está em dúvida se o celular Lenovo é bom? Então continue a leitura, pois vamos fazer uma análise bastante completa sobre os diferenciais, vantagens e desvantagens do dispositivo.

Recursos técnicos: A Lenovo se preocupa em oferecer os melhores recursos técnicos em seus dispositivos. Se prepare para modelos com bom sistema operacional, memória RAM acima da média e armazenamento expansível.

Imagem de uma mulher falando ao telefone.

O acabamento em alumínio é um dos diferenciais de um celular Lenovo. (Fonte: Rawpixel.com / Pexels.com)

Qualidade de som: O som estéreo Dolby Atmos proporciona intensidade, nitidez e riqueza de detalhes para o áudio do seu celular. Os alto-falantes estão posicionados na parte de trás da tela e na área inferior do dispositivo.

Durabilidade de bateria: Outro diferencial do celular Lenovo é a bateria de longa duração, com 4000 mAh. Você vai conseguir usar o aparelho de modo intenso o dia inteiro sem se preocupar em carregá-lo.

O que o celular Lenovo tem de diferente?

Um dos diferenciais do celular Lenovo é a qualidade das câmeras. Embora a resolução e quantidade de megapixels varie de acordo com o modelo, todos os aparelhos possuem os seguintes recursos:

  • Estabilização ótica ou digital
  • Autofoco
  • Foco por toque
  • Flash de LED
  • Zoom óptico
  • HDR
  • Detecção facial

A câmera de vídeo também é muito boa, possui foco automático, estabilização de imagem e tecnologia Face Detection na câmera frontal. A resolução pode ser em HD, Full HD ou Ultra HD/4K.

O celular Lenovo também é equipado com sensores: acelerômetro, proximidade, bússola, leitor de impressão digital, giroscópio (presente em alguns modelos), bússola e GPS.

Vantagens
  • Possui funcionalidades usuais no dia a dia
  • Design ultrafino e acabamento em alumínio
  • Bateria durável (de 3000 a 4000 mAh)
  • Memória interna expansível
  • Bastante recursos de câmera
Desvantagens
  • Nenhum modelo oferece TV digital
  • Apenas alguns modelos oferecem rádio FM
  • Alguns modelos não possuem memória expansível
  • Alguns modelos são insuficientes na qualidade de gravação da câmera

Celular Lenovo: Qual é a melhor linha de smartphones para você?

A Lenovo fabrica smartphones em três categorias: de entrada (S), intermediário (K) e premium (Z). Para que você possa se familiarizar com as opções de compra, analisamos as principais características desses aparelhos.

Linha S

A Série S é composta por três modelos de entrada/intermediários – S5, S5 PRO e S5 PRO GT – que possuem recursos abrangentes. As similaridades se resumem ao display IPS LCD e o sistema operacional Android 8.1 Oreo.

Já o processador é Snapdragon 625, 636 e 660, respectivamente, com oito núcleos, velocidade de 1,7 a 2GHz, memória RAM de 4 ou 6GB e armazenamento para 64 ou 128GB (essas características variam de acordo com o modelo).

Embora todos os modelos possuam câmera traseira dupla, a resolução varia. No celular Lenovo S5 as câmeras traseiras possuem 13MP (ambas) e frontal de 16 MP (ideal para selfies).

No modelo S5 PRO e S5 PRO GT, as câmeras traseiras possuem 12 e 20MP e a frontal 20MP. Já a gravação de vídeos, em todos os modelos, é em Ultra HD/4K.

Imagem de uma mulher mexendo no celular.

A linha S é voltada ao consumo multimídia. (Fonte: Bruce Mars / Pexels.com)

Série K

Os modelos da Série K são intermediários, indicados para àqueles que desejam um dispositivo funcional. Todos os modelos contam com processador de oito núcleos, embora o chipset varie.

A memória RAM é satisfatória, varia entre 2 e 4GB. Já a memória interna pode variar entre 16, 32 ou 64GB, mas ambos os aparelhos possuem slot para cartão de memória.

https://www.youtube.com/watch?v=B-_z1guGtXE

Todos os aparelhos desta linha possuem display IPS LCD, mas a densidade de pixels varia um pouco, principalmente por causa do tamanho da tela: 5.7, 5.9 ou 6 polegadas.

Com exceção do Lenovo K5 – que abriga o sistema operacional Android 7.1 Nougat – todos os modelos contam com Android 8.1 Oreo. Se você quiser um dispositivo com o SO mais atual, opte pelo Lenovo K6 Enjoy, lançado este ano.

K5 K5S K5 PRO K5 Note K5 Play K6 Enjoy
Processador MediaTek MT6750V MediaTek MT6762 Snapdragon 636 Snapdragon 450 Snapdragon 430 MediaTek MT6762
RAM 3GB 4GB 4GB 3GB 2GB 4GB
Memória 32GB 32GB 64GB 32GB 16GB 128GB
Câmeras 13MP (traseira) e 8MP (frontal) 13MP (ambas) 16MP (ambas) 16MP (traseira) e 8MP (frontal) 13MP (traseira) e 8MP (frontal) 12MP (traseira) e 8MP (frontal)
Resolução de vídeo HD FHD UHD FHD FHD FHD

Série Z

Lenovo Z5 é uma linha de smartphones intermediários. Um de seus diferenciais é a tecnologia LTE 4G que possibilita rápida transferência de dados e excelente navegação na internet.

Todos os modelos da linha possuem câmera com 16MP de resolução, que permite tirar fotos fantásticas, com resolução de 4608x2160 pixels. Outro destaque desses aparelhos é a gravação de vídeos em resolução 4K, com 3840X2160.

Embora a memória interna seja ampla (64 ou 128GB), ela não é expansível, ou seja, não possui slot para cartão de memória (com exceção do modelo Z5s).

Todos os modelos contam com processador com oito núcleos, embora o chipset seja diferente. Com exceção do Lenovo Z5s, que possui sistema operacional Android 9 Pie, todos os outros modelos possuem SO Android 8.1 Oreo.

Processador RAM Tela
Z5 Snapdragon 636 6GB IPS LCD
Z5S Snapdragon 710 4GB IPS LCD
Z5 PRO Snapdragon 710 6GB Super AMOLED
Z5 PRO GT Snapdragon 855 6GB Super AMOLED

O Lenovo Z6 tem poucos concorrentes em termos de multimídia, graças a qualidade das câmeras, tanto para fotografar, quanto para gravar vídeos. A resolução, entretanto, varia de acordo com o modelo.

Outra diferença dos dispositivos desta linha é a vantagem de ter mais de uma câmera fotográfica traseira.

Outra diferença dos dispositivos desta linha é a vantagem de ter mais de uma câmera fotográfica traseira. A diversidade de lentes promove versatilidade na captura de fotos.

Todos os modelos possuem display com 6,3 polegadas e tela com resolução de 2340x1080 pixels e 16 milhões de cores. A espessura de 8 mm torna o Lenovo Z6 um dos telefones mais finos do mercado.

Z6 Z6 PRO/ Z6 PRO 5G Z6 Youth
Tipo de tela OLED AMOLED e Super AMOLED IPS LCD
Chipset Snapdragon 730 Snapdragon 855 Snapdragon 710
Memória RAM 6GB 6GB 4GB
Memória interna 128GB (expansível em até 512 GB) 128GB (expansível em até 512 GB) 64GB (expansível em até 256 GB)
Resolução da câmera 24MP traseira e 16MP frontal 48MP traseira e 32 MP frontal 16MP (frontal e traseira)
Resolução da filmadora UHD/4K (3840X2160 pixels) UHD/4K (3840X2160 pixels) FHD (1920x1080 pixels)

Quanto custa um celular Lenovo?

Os modelos de entrada custam entre R$550 e R$700. Os aparelhos intermediários são um pouco mais caro e custam acima de R$800. Se quiser um modelo premium, precisará investir cerca de R$1500.

Onde comprar um celular Lenovo?

Você encontra o celular Lenovo nas melhores lojas de dispositivos eletrônicos do Brasil, e também em lojas de departamento, como as Casas Bahia.

Se preferir comprar o produto pela internet, confira as opções disponíveis na Amazon Brasil, Submarino e Mercado Livre.

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de celular Lenovo

Antigamente, escolher um celular era simples, pois as funcionalidades eram básicas. Mas, com o avanço da tecnologia, novas configurações e funcionalidades surgiram e a maioria dos consumidores apresenta dúvidas na hora da compra.

Para encontrar um bom celular Lenovo é preciso saber o que avaliar e comparar. Entender um pouco sobre sistema operacional, armazenamento e tipos de telas é fundamental para acertar na compra.

  • Chipset
  • Memória RAM
  • Armazenamento
  • Tipo de tela
  • Gorilla Glass

Vamos explicar cada um dos critérios ao longo desta seção. Se surgir alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.

Chipset

Quando for comprar um celular Lenovo, avalie qual é o chipset (processador) do aparelho. Os modelos mais novos atuam com chipsets Snapdragon da Qualcomm das linhas 400, 600, 700 ou 800.

A série 400 foi desenvolvida para oferecer suporte aos recursos básicos. Está presente nos smartphones de entrada. A série Snapdragon 600 é voltada ao desempenho, eficiência e versatilidade. Está presente nos modelos intermediários.

As séries 700 e 800 são os que apresentam melhor performance e eficiência energética, além de expandir as possibilidades de conexão. Estão disponíveis nos modelos premium.

Imagem de um smartphone.

O chipset influencia bastante na performance do smartphone. (Fonte: Freestocks.org / Pexels.com)

Memória RAM

A memória RAM tem a função de gerenciar os aplicativos em uso (em primeiro ou segundo plano). No celular Lenovo, a capacidade da memória RAM varia de 2 a 6GB, quanto maior, mais facilidade o dispositivo encontra de executar suas funções sem travamento.

Armazenamento

Outra característica importante é a capacidade de armazenamento do dispositivo. Os modelos mais básicos oferecem 16 ou 32GB de armazenamento, os intermediários 64GB e os modelos premium 128GB.

Tão importante quanto analisar a capacidade de armazenamento é verificar se a memória é expansível, ou seja, se o gadget possui slot para cartão de memória. Não são todos os modelos que oferecem este recurso.

Imagem do rolo de câmera de um smartphone.

É na memória interna do seu celular que ficam armazenados os arquivos multimídia. (Fonte: Lisa Fotios / Pexels.com)

Tipo de tela

Entre os itens que devem ser avaliados na hora de escolher um celular Lenovo, a qualidade da tela é um fator essencial.

  • IPS LCD: Essa tecnologia apresenta um display de cristal líquido. Esses cristais possuem diferentes formatos e estão alinhados na horizontal.
  • AMOLED: Cada pixel é formado por um diodo emissor de luz. Assim, através do jogo entre as cores vermelho, verde e azul, é possível criar as 16 milhões de cores presentes no display do celular Lenovo.
  • Super AMOLED: Neste display, a tela AMOLED recebe uma camada sensível ao toque, dispensando o vidro touchscreen presente nos outros modelos. O resultado é uma tela ultrafina, leve e ainda mais sensível ao toque.

Gorilla Glass

A tecnologia Gorilla Glass consiste em um vidro especial – colocado na tela dos smartphones – extremamente duro e resistente a riscos e danos. Dica: se o seu celular Lenovo não vir com essa proteção, adquira uma capinha.

(Fonte da imagem destacada: Lisa Fotios / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.