Celular Positivo.
Ultima atualização: 3 de outubro de 2019

Como escolhemos

8Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

62Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um celular básico e funcional: o celular Positivo.

Considerado um aparelho de entrada, o celular Positivo é ideal para quem quer utilizar apenas funções básicas, mas sem perder a conectividade. Com preços atrativos, existem algumas opções desse celular.

Nesse artigo, nós vamos mostrar em detalhes o que você deve levar em conta antes de comprar o celular Positivo ideal para o seu objetivo.




Primeiro, o mais importante

  • O celular da marca Positivo é a opção ideal para quem não quer (ou não pode) investir em smartphones de última geração.
  • Com funções básicas, mas funcionais, o celular Positivo está se reinventando e hoje é possível encontrar modelos com design moderno.
  • Vamos explicar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher o melhor celular Positivo.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de celular Positivo: Nossos favoritos

O celular Positivo tem a grande vantagem de ser simples e barato em comparação aos top de linha. Ainda assim, a marca fabricante investiu em opções mais contemporâneos.

Por isso, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de celular Positivo disponíveis.

Ótima opção com 16GB de memória

O Twist S-511 é um celular Positivo que possui 16GB de memória. Com uma tela de 5 polegadas, esse modelo também conta com uma câmera traseira com 8MP e uma frontal com 5MP, ambas do tipo LED Flash.

Esse celular conta ainda com sistema operacional Android 7.0, é do tipo dual Sim, e vem com capa e película na embalagem.

Opção com memória RAM de 1G

O Twist S-531 é um smartphone Positivo com uma tela de 5.2 polegadas e memória RAM de 1G. Esse modelo conta com uma câmera traseira e uma frontal, ambas com 8MP, do tipo LED Flash e com zoom digital.

Além disso, esse celular Positivo é dual sim, possui 32GB de armazenamento interno, sistema operacional 8.0 e vem com proteção de fábrica, que inclui capa e película.

Modelo com processador Quad Core

O Twist Pro é um celular Positivo que possui uma tela de 5.7 polegadas e 32G de armazenamento interno. Esse modelo conta também com câmeras traseira e frontal, ambas com 8MP e com flash.

Esse modelo da Positivo vem com processador Quad Core, possui ainda memória RAM de 1G e uma capacidade de duração da bateria de 2800 mAh.

Modelo com memória expansível

O Twist Mini S-431 é um celular Positivo que conta com 8GB de armazenamento interno. Esse modelo tem sistema operacional Android 8. 1, além de uma câmera frontal de 5MP do tipo LED Flash.

Com processador Quad-Core, esse celular Positivo tem ainda uma memória expansível de até 64GB com micro SD.

Guia de Compra

Para quem busca um celular simples e funcional os modelos da marca Positivo são os ideais. Mas ainda assim não é simples decidir qual o melhor em meio às opções disponíveis.

Para lhe ajudar nesse processo, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você precisará para escolher o melhor celular Positivo.

Casal abraçado segurando celular.

O celular Positivo é um aparelho simples, com funções básicas e barato. (Fonte: Dean Drobot / 123rf.com)

O que é um celular Positivo?

A Positivo é uma marca fabricante brasileira que já tem uma atuação forte no mercado nacional de computadores.

A marca surgiu para suprir uma necessidade na área de equipamentos de informática.

Criada em 1989 por alunos de informática da faculdade Positivo, a marca surgiu para suprir uma necessidade na área de equipamentos de informática.

Em 1994, a empresa passou a criar e a vender softwares educacionais e também começou a atuar no varejo e no mercado corporativo.

Por conta dessa trajetória, a Positivo liderou por diversos anos o mercado brasileiro no segmento de computadores de mesa e de tablets.

Mas, de uns anos para cá, a empresa vem investindo também no mercado de aparelhos celulares com foco nos modelos de baixo custo.

E o objetivo da marca é mesmo esse, o de oferecer aos consumidores um tipo de celular que já se tornou obsoleto no mercado, mas que ainda tem grande demanda junto aos usuários: os celulares de entrada com custos mais baixos.

Para quem é recomendado o celular Positivo?

Por serem básicos, os celulares da Positivo são a opção ideal para quem não quer, não precisa, ou não pode investir nos smartphones mais tecnológicos (e mais caros).

Ou seja, se você não precisa utilizar muitos aplicativos nem baixar grandes arquivos ou mesmo jogar games, o celular Positivo é ideal.

O celular Positivo é recomendado para quem não quer, não precisa, ou não pode investir nos smartphones mais tecnológicos (e mais caros).

Você vai encontrar desde os modelos superbásicos, apenas para fazer e receber chamadas e mensagens de textos; até os que possuem conectividade 3G e Wi-Fi, câmeras e outras funcionalidades.

Em termos de design ainda é possível encontrar os modelos já considerados ultrapassados. Mas recentemente, a Positivo investiu em designs mais contemporâneos.

Quais são as principais caraterísticas do celular Positivo?

Dentre os celulares da Positivo, ainda que existem diferenças técnicas dependendo do modelo, o fato é que algumas características estão presentes em praticamente todos eles.

Sendo assim, de forma geral, os modelos de celular Positivo contam com alguns recursos em comum como, por exemplo:

  • Sistema operacional Android: Aqui a variação ocorre por conta da versão que pode ser mais recente ou mais ultrapassada.
  • Câmeras, MP3 Player e rádio FM, uma opção muitas vezes esquecida em smartphones mais novos, mas que ainda agrada a muitos usuários.
  • Dual Sim: Você pode usar até dois chips de operadoras diferentes ao mesmo tempo, e assim aproveitar diferentes promoções de ligações e mensagens.

Os modelos de celular Positivo mais modernos, no entanto, já contam com configurações mais avanças como, por exemplo, as conexões 3G e Wi-Fi, além de processador Quad-Core e memória RAM de 1GB.

Quais são as linhas mais populares do celular Positivo?

Ao longo dos anos a Positivo lançou uma expressiva variedade de modelos e linhas de celulares.

No entanto, nos últimos anos a marca tem se restringido à linha mais recente conhecida como Twist. Ainda assim, é possível encontrar celulares da Positivo mais antigos à venda.

A seguir, você confere as principais e mais populares linhas de celular Positivo.

Celular Positivo P30

Se você não quer ou não precisa de um celular com internet, essa é a sua melhor opção. O celular Positivo P30 é um aparelho básico para fazer chamadas ou trocar mensagens de texto SMS.

Além disso, com o P30 você pode ouvir rádio FM e acessar as funções em uma tela de 2,4″. Esse modelo também conta com uma câmera de 0,3MP.

Celular Positivo One

O celular Positivo One já é um modelo que conta com internet 3G e Wi-Fi. Ainda assim, esse aparelho possui uma configuração bem simples. Por isso, é indicado apenas para as tarefas mais leves.

Esse modelo também é um dual chip, tem rádio FM e tela touch de 4″, além de 8GB (com entrada para cartão de memória de até 32GB) para guardar arquivos e memória RAM de 512MB.

Além disso, o celular Positivo One possui câmeras melhores, sendo a traseira de 3.2MP e a frontal de 1.3MP.

Mão segurando celular e símbolos de Wi-fi, mensagem e Facebook ao fundo.

Além dos modelos sem internet, existem celulares Positivo com conexão 3G e Wi-Fi. (Fonte: edar / Pixabay.com)

Celular Positivo Selfie

Esse celular da Positivo é voltado para o uso de selfies, já que conta com uma câmera frontal de 8MP e uma câmera traseira de 5 MP. Esse aparelho também conta com internet 3G e Wi-Fi.

Além disso, o celular Positivo Selfie possui tela LED de 4,5 polegadas, memória interna de 8 GB e memória RAM de 1 GB.

Celular Positivo Twist

A linha Twist é a que a marca tem mais investido nos últimos aos. Com design mais contemporâneo, essa linha já conta com oito modelos de smartphones à venda.

A Twist possui celulares com armazenamento interno de 16GB (com a possibilidade de expansão com cartão micro SD) ou de 32GB.

foco

Você sabia que em geral, você terá o celular Positivo com tela LCD a partir de 5 polegadas, com câmera frontal e traseira de 8MP, com destaque para o flash em ambas.

O celular Positivo mais moderno dessa linha também possui bateria de maior capacidade e sistema operacional Android atualizado.

Além disso, os modelos mais recentes permitem até que você utilize dois aplicativos ao mesmo tempo com a tela dividida.

Qual a diferença entre o celular Positivo e o da Alcatel?

Como o celular Positivo é um aparelho de entrada, ou seja, básico e barato, não é possível compará-lo com as marcas líderes como o Iphone e Samsung, por exemplo.

Mas algumas marcas, que também investem em celulares de entrada, podem ser comparadas com a Positivo.

A marca Alcatel é uma delas. Por exemplo, em uma breve comparação entre o celular Positivo Twist XL e o celular Alcatel Pixi 4 é possível dizer que o custo-benefício da marca Positivo é um pouco maior.

Mulher mexendo no celular.

Tanto o celular Positivo quanto o Alcatel são considerados modelos de entrada. (Fonte: kaboompics / Pixabay.com)

O celular Positivo acaba ganhando nos quesitos câmera e desempenho. Ainda assim, se levarmos em conta outros aparelhos de ambas as marcas, veremos que a Alcatel oferece opções de telas um pouco maiores também.

Veja baixo as principais características de ambas as marcas:

Celular Positivo Celular Alcatel
Aparelhos de entrada Sim Sim
Desempenho Bom Bom
Câmeras Limitadas Mais opções
Tamanho da Tela Menor Maior

Quais as vantagens e desvantagens do celular Positivo?

Existem algumas vantagens em adquirir o celular Positivo. A principal é que se trata de um aparelho barato, de entrada e com configurações mais simples.

Essa pode ser a opção ideal caso você não precise de muitos recursos ou aplicativos no celular.

Mas, dependendo do modelo, o celular Positivo tem a vantagem de permitir que você acesse a internet e aplicativos não tão pesados.

O celular Positivo é também a opção certa para quem não quer ou não pode investir em smartphones muito caros, já que os modelos oferecidos pela marca costumam estar bem abaixo dos preços praticados pelas grandes fabricantes.

Mulher digitando no celular.

A grande vantagem do celular Positivo é o custo-benefício. (Fonte: kaboompics / Pixabay)

Além disso, hoje em dia, já é possível encontrar um celular Positivo com design mais contemporâneo e com câmeras de melhor resolução.

Por outro lado, justamente por ser um aparelho de entrada, o celular Positivo pode não atender os usuários mais exigentes.

Isso porque o celular Positivo possui desempenho e configurações simples e limitadas. Também não é a melhor opção para quem precisa de câmeras de alta resolução.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do celular Positivo:

Vantagens
  • Celulares básicos, de entrada
  • Com ou sem internet
  • Barato
  • Opções com design moderno
Desvantagens
  • Desempenho e configurações limitadas
  • Câmeras de baixa resolução

Quanto custa o celular Positivo?

O preço do celular Positivo varia de acordo com o modelo e as configurações técnicas. Mas, em geral, você vai encontrar o celular Positivo custando entre R$89 e R$600.

Os modelos mais caros possuem design mais contemporâneo e recursos um pouco mais avançados. Mas é possível encontrar opções com recursos similares por preços menores.

Onde comprar o celular Positivo?

Você vai encontrar o celular Positivo à venda em lojas de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Mas sugerimos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil. Assim, você adquire o celular Positivo sem sair de casa.

Critérios de Compra: O que verificar antes de comprar o celular Positivo

Se você optou por adquirir um celular Positivo, também é preciso que você acerte na escolha do modelo.

Para isso, é importante avaliar as informações técnicas do aparelho juntamente com o seu objetivo de uso.

Por isso, selecionamos para você os principais fatores que devem ser observados para investir no melhor modelo:

  • Tela pequena ou grande
  • Espaço interno
  • Memória RAM
  • Qualidade das câmeras

A seguir, vamos detalhar esses fatores para ajudar você a tomar a melhor decisão e adquirir o celular Positivo ideal.

Tela pequena ou grande

O primeiro fator que recomendamos que você avalie é o tamanho da tela do celular Positivo.

Isso porque, esse fator vai influenciar na praticidade de transporte do aparelho, assim como na sua experiência de visualização de imagens e mensagens.

Em geral, quanto maior a tela do celular Positivo melhor será a sua experiência. Mas como o celular Positivo é um aparelho para realizar funções mais simples, uma tela pequena pode ser justamente o que você precisa.

Homem digitando no celular.

O celular Positivo tem opções com telas muito pequenas ou grandes.
(Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

Afinal, quanto menor a tela do aparelho, mais fácil será manuseá-lo e levá-lo com você seja na bolsa ou na mochila para qualquer lugar.

Dessa forma, você poderá optar pelo celular Positivo que tenha uma tela que varia entre 2 e 5.7 polegadas.

Espaço interno

Recomendamos que você também verifique a memória interna do celular Positivo. Isso porque a memória interna, ou HD interno, é a capacidade de armazenamento do aparelho.

Por isso, quanto maior for o HD do celular Positivo mais fotos e arquivos você poderá armazenar no aparelho sem que ele fique travando.

Nesse fator, o celular Positivo pode ter uma memória interna que varia entre 8gb a 32GB.

Ainda assim, em alguns modelos de celular Positivo, é possível que você expanda o HD utilizando um cartão SD.

Memória RAM

Outro fator que você deve levar em conta antes de comprar o celular Positivo é a memória RAM do aparelho. A memória RAM é o que permite que o celular realize várias atividades ao mesmo tempo de maneira eficiente.

Por isso, em geral, quanto maior a memória RAM, maior será a performance do seu celular. Mas isso vale apenas caso você use muitos aplicativos pesados, incluindo aí os gamers.

Com funções leves e básicas, os modelos de celular Positivo não contam com uma memória RAM alta.

No entanto, como o celular Positivo usa menos aplicativos e apenas funções mais básicas e leves, não é preciso uma memória RAM tão alta.

Por isso, nesse quesito, você poderá escolher entre aparelhos que contam com uma memória RAM que varia entre 512MG e 1GB.

Qualidade das câmeras

Observe também a quantidade e a qualidade das câmeras que existem no celular Positivo. Em geral, você deve considerar a quantidade de megapixels (MP) da câmera.

Ou seja, quanto maior for o MP da câmera, melhor será a qualidade das fotos que você vai tirar com o celular Positivo.

Nesse fator, as câmeras do celular Positivo também se mantêm consistente quanto à simplicidade.

Considerando os celulares mais atuais da marca, você poderá optar por câmeras cuja resolução varia entre 5MP e 8MP.

Além disso, dependendo do modelo que você escolher, o celular Positivo poderá ter apenas uma câmera, ou duas, sendo uma frontal e outra traseira. Alguns modelos também oferecem a opção de flash.

(Fonte da imagem destacada: Pexels / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.