Fotografia de um celular sendo utilizado durante um show, para bater uma selfie. O visor branco indica o uso de flash para clareamento da foto.
Ultima atualização: 3 de agosto de 2019

Como escolhemos

9Produtos analisados

17Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

Olá! Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil, o lar das melhores análises de produtos. Hoje vamos falar sobre o celular TCL.

Apesar de pouco conhecida no mercado brasileiro, a TCL é considerada a “Samsung” chinesa. Sua qualidade e tecnologia na fabricação de é conhecida no mundo inteiro. E agora ela chegou ao Brasil numa parceria com a Semp.

Certamente já ouviram falar da marca, que investiu bem em propaganda para se mostrar, e precisam fazer bonito nos produtos. Nova aqui, ela ainda é considerada uma aposta. E nós vamos te explicar tudo sobre os modelos de smartphone TCL para você ficar na vantagem!




Primeiro, o mais importante

  • Smartphones TCL no Brasil são novos. Disponíveis a partir de 2018, mesmo a versão de entrada vai ter uma boa dose de tecnologia. Sem falar no sistema operacional atualizado.
  • A TCL não fabrica apenas smartphones de entrada. Apesar de poucas opções, elas variam muito em termos de desempenho e características. O celular TCL chegou para abrigar com marcas grandes.
  • A TCL projeta, desenvolve e fabrica produtos dos mais variados. Uma especialista em hardware, ela produz até mesmo para Amazon e Google.

Você também pode gostar:

Ranking: Os 3 melhores modelos de celular TCL

A novidade pode deixar você confuso. Uma marca nova em meio a tantas outras que já estão no mercado. Mesmo os comparativos são difíceis de achar. Nós vamos te poupar algum trabalho e mostrar as melhores opções do produto.

1º – Smartphone TCL T7

Principal smartphone TCL no mercado brasileiro, destinado a usuários intermediários e avançados. Conta com tela de 5,7 polegadas na proporção 18:9 (mais tela e menos bordas), na resolução HD+.

Seu sistema de dupla câmera frontal permite selfies de tirar o fôlego em resolução (13 MP + 5MP com Flash). O processador de oito núcleos aliado a uma memória RAM de 3 Gb se traduzem numa velocidade tremenda, sem risco de travamentos.

Além disso, possui opção de desbloqueio por digital na parte traseira e também por reconhecimento facial.

2º – Celular TCL L9

O smartphone TCL ideal para quem está entrando no mundo dos smarts, ou não precisa de algo tão complexo assim. Feito para velocidade e funções simples, tem ótima velocidade graças ao sistema Android – GO Edition, ideal para smarts leves.

Seu processador de quatro núcleos e a memória RAM de 1 Gb tornam esse smartphone um prodígio em versatilidade. Com uma tela de 5.3 polegadas, ele fornece imagens nítidas e vibrantes.

O aparelho vem com sensor para desbloqueio por impressão digital, uma tecnologia prática e segura.

3º – Celular TCL C5

Um smartphone TCL para quem quer sair do básico. Seu processamento de quatro núcleos e uma memória RAM de 2 Gb são estabilidade e velocidade ao sistema operacional. Você vai jogar e usar sem travamentos.

Com leitor de impressão digital e sensor facial, ele vai permitir uso e segurança. Sua tela em resolução HD+, aliada a câmeras poderosas, vão fotografar e mostrar imagens incríveis.

Guia de Compra

É difícil encontrar informação quando lidamos com alguma novidade. Nem sempre o que você lê é preciso ou fala aquilo que você quer saber. Nós vamos te poupar o trabalho de procurar mais, e mostrar o que precisa conhecer sobre o produto.

Fique com a gente até o fim desse Guia para conhecer mais sobre o celular TCL e saber fazer a melhor escolha.

Garota sentada em banco ao ar livre sorrindo e mexendo em um smartphone.

O celular TCL é novo no mercado brasileiro, mas promete lançar modelos para concorrer com as grandes empresas. (Fonte: Antonio Guillem / 123RF)

Quais as vantagens de escolher um celular TCL?

Vamos começar com uma frase de impacto: A TCL não é pequena. Ela não tem seu mercado feito de acessórios e produtos menores. A marca opera com televisores de alto nível, e produz telas para TVs e smartphones.

Além disso, também produz pequenos eletrodomésticos, geladeiras, entre outros. Isso é para você não se assustar se começar a ver aquele slogan vermelho com branco por toda parte.

Quanto a assistência técnica, ela opera no Brasil junto com a Semp (antiga Semp Toshiba). Então, a marca não veio “crua” para o nosso mercado. Além de fabricarem os smartphones no Brasil, contam com a rede já estruturada da Semp.

Quer saber se a TCL vale a pena? Vamos te ajudar com um comparativo de vantagens e desvantagens.

Vantagens
  • Marca global
  • Garantia de peças pela fabricação nacional
  • Parceria com marca já existente no mercado
  • Ótima relação custo benefício
Desvantagens
  • Nova no Brasil
  • Poucos modelos de smartphone comercializados nacionalmente

Como a TCL chegou ao Brasil?

Não é novidade que, todos os anos, diversas marcas apareçam no mercado procurando o seu lugar ao sol. Alguns vão conseguindo, aos poucos, abocanhar a sua fatia de clientes e permanecer, enquanto outras simplesmente desaparecem.

O que pegou você e muitos outros de surpresa foi ver a marca TCL sendo veiculada junto com profissionais notórios em suas áreas. O valor de propaganda foi alto, para mostrar ao Brasil que a marca existe, e que vende smartphones.

A TCL é detentora também das marcas Alcatel e BlackBerry, e as utiliza no mundo como suas linhas de smartphone. Aqui, a BlackBerry nunca fez muito sucesso (tem um público específico), e o Alcatel era sinônimo de celular de entrada.

Por este motivo, a TCL usou sua marca principal para chegar no nosso mercado de smartphones. Com uma experiência gigantesca, ela procura vincular a própria marca com os smartphones e se estabelecer no mercado.

E neste interesse, a empresa definiu o lançamento de quatro modelos diferentes de smartphone para o mercado nacional. Cada um com características bastante diferentes entre si, mostrando que há qualidade em bons preços.

Quais os modelos de celular TCL à venda?

Para você agradar alguém, precisa primeiro entender do que ela gosta ou precisa, certo? Com este pensamento a TCL iniciou a produção de quatro modelos de smartphone para o mercado brasileiro.

Algo interessante sobre a TCL é que todos os smartphones fabricados aqui tem a proporção de tela 18:9, com o objetivo de tornar as bordas mais finas possíveis. Com isso, ela consegue a mesma visualização de um smartphone de polegada semelhante, com até 15% menos tamanho.

Apenas para mostrar o distanciamento dos modelos (e do público que eles podem atingir com esta diferença), vamos te mostrar dois deles: o modelo de entrada e o top de linha. Até porque, você tem uma boa descrição dos principais no Ranking.

TCL L9: O modelo de entrada da marca. Apesar de inicial, ele acompanha uma boa câmera tanto frontal quanto distal. Com uma memória de processamento e armazenamento menor, serve para quem procura um smartphone para uso bem discreto.

TCL T7: Um smartphone que já vem com dupla câmera frontal e resolução de tela HD+. Tem uma elevada memória de processamento e funciona com o Android Nougat, é perfeito para uso por qualquer pessoa, sem travamentos. Para você ter uma ideia, o TCL T7 acompanha o Moto G6, de uma marca já há bastante tempo no segmento. Vamos ver o comparativo?

TCL T7 Moto G6
Tela 5.7” formato 18:9 5.7” formato 18:9
Resolução HD+ FullHD+
Câmera Frontal 13 MP + 5 MP 8 MP
Processador 8 x 1,5 Ghz 8 x 1,8 Ghz
Bateria 3000 Mah 3000 Mah

Além disso, a empresa pretende apresentar conceitos totalmente inovadores em termos de telas nos próximos anos, buscando cada vez mais a ausência de bordas e novos sistemas que permitem dobrar e enrolar a tela do smartphone.

Focada em desenvolver também os próprios componentes (principalmente telas), a TCL vem trazendo muita novidade para o mercado. Um diferencial, num mundo onde a maioria das fabricantes se deixou levar por mais do mesmo, e aguardar e copiar.

Quanto custa?

Smartphones não são exatamente baratos. Eles agregam muita tecnologia e praticidade em tamanhos portáteis, e por isso cobram um preço à altura da comodidade que trazem.

Falando em TCL, você vai encontrar o aparelho de entrada a partir dos R$ 600 e vai chegar até mais ou menos de R$ 1.000, dependendo de onde comprar.

Claro, estamos falando das versões atualmente produzidas. Com o foco em aumentar sua margem no mercado brasileiro, é provável que novos lançamentos virão. Você pode esperar bastante desta marca no futuro.

Onde comprar?

Aí vem a vantagem da parceria com a Semp, que já tem toda uma rede logística funcionando no Brasil. Você vai encontrar um smartphone TCL em praticamente todas as lojas de departamento e grandes varejistas do Brasil.

Da mesma forma, é provável que muitas operadoras possuam em suas lojas físicas algumas versões, para escolher junto com o melhor plano.

Pensando em praticidade, você pode também pesquisar e adquirir pela internet. Lojas virtuais como a Amazon oferecem boas opções de compra, com a confiança da entrega.

Sem falar que você poderá comparar e pesquisar à vontade, sem precisar de grandes deslocamentos para isso.

Critérios de compra: O que comparar nos modelos de celular TCL

Agora que você já conhece o suficiente sobre a marca TCL, e também sobre os smartphones que estão fabricando, está na hora de saber como comprar.

Escolher um smartphone novo envolve uma cadeia de decisões, pois eles são muito versáteis em nossas vidas. A qualidade da imagem, o uso de jogos com gráficos perfeitos, a necessidade de visualizar vídeos.

Estas são algumas das possibilidades de um smartphone, e você precisa compreender no que as configurações do smartphone TCL influenciam. Preste atenção nestas cinco especificações, e sua escolha será a melhor possível:

  • Processador
  • Memória RAM
  • Câmera
  • Tela

Confira agora as informações em detalhes para saber tomar a melhor decisão na compra do seu celular TCL.

Processador

Assim como em um tablet, notebook, ou similar, o processador é “o coração” da máquina. Ao longo dos anos os processadores para smartphone evoluíram bastante, e se transformaram em verdadeiras potências.

Eles podem ser divididos em dualcore (dois núcleos), quadcore (quatro núcleos), octatore (oito núcleos).

A TCL já sai na frente, apresentando modelos apenas de Quad para cima. E isso é ótimo, pois, mais do que a velocidade, em si, o número de núcleos importa muito.

Fazendo um comparativo, um núcleo DUAL terá dois processadores, com 1.5 Ghz de velocidade cada (mais ou menos 3 Ghz na soma). Agora um núcleo QUAD terá quatro processadores, com 1 Ghz de velocidade cada, isso significa mais ou menos 4 Ghz na soma.

Imagem de pessoa com celular na mão e sol ao fundo.

O processador é a parte mais importante de um smartphone. (Fonte: pretoperola / 123RF)

Memória RAM

Outro hardware (componente) essencial para a boa velocidade de um smartphone é a memória RAM. Em teoria, quanto mais memória RAM, maior a performance do equipamento.

Claro, contanto que você use aplicativos que demandem toda esta quantidade. No geral, os smartphones costumam trabalhar bem a partir dos 2 Gb de memória RAM nos sistemas operacionais tradicionais.

O smartphone TCL se preocupa muito com isso, oferecendo já a partir do segundo modelo, pelo menos 2 Gb de RAM. E, no primeiro modelo com 1 Gb de RAM, ele traz um sistema operacional feito para rodar leve.

Se você é um usuário mais “hardcore”, com jogos pesados e uso de aplicativos em segundo plano, opte a partir de 3 Gb de RAM. O smartphone TCL T7 já vai dar conta do recado.

Câmera

Eis aqui uma verdade: salvo para uso profissional, é muito incomum você ver câmeras fotográficas nas ruas hoje em dia. O smartphone trouxe uma substituição a estes equipamentos de modo rápido e muito tecnológico.

É difícil mensurar o quanto de resolução mínima você precisa para uma boa foto, então o conselho é: quanto mais melhor. Se você gosta muito de fotografar e tirar selfies, aparelhos com mais de uma câmera vão te auxiliar muito.

Duas fotos batidas ao mesmo tempo e mescladas em uma única com as melhores características de cada. E você ainda pode utilizar aplicativos de filtros e melhoras.

Tome cuidado também na sigla “F”, que geralmente vem perto da resolução da câmera. Ela significa o ângulo de abertura da lente (quanto maior, mais luz entra e mais nítida é a imagem). A proporção é contrária, quanto menor o “F”, melhor.

Tela

Claro que a tela deveria configurar como algo que você deve prestar atenção. Os principais usos do smartphone TCL, o tamanho dos seus dedos, tudo é motivo para se prestar atenção nelas.

Geralmente telas com maior tamanho vêm também com uma maior resolução de imagem. Isso garante um bom tamanho para séries e filmes, principalmente.

Opte por um aparelho com pelo menos 5 polegadas de tela, para que os toque e digitações sejam fáceis de fazer. Por coincidência, todos os smartphones da linha TCL ultrapassam este valor.

(Fonte da imagem destacada: SplitShire / pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.