Imagem mostra uma central multimídia de um carro em destaque.
Ultima atualização: 11 de junho de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

42Comentários coletados

Bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar sobre a central multimídia Pioneer, que pode transformar o seu veículo em uma real fonte de tecnologia. Além de te deixar com recursos fantásticos do mundo moderno, ela ainda traz o nome de uma das marcas mais confiáveis do ramo!

Com uma central multimídia Pioneer, o automóvel passa a contar com vários recursos excelentes como DVD, GPS, rádio AM e FM, sensor de estacionamento e conexão via bluetooth. E o melhor é que tudo isso não resulta em perda de garantia! Preparado para saber tudo que é necessário sobre esse produto?




Primeiro, o mais importante

  • A Pioneer tem décadas de experiência no ramo de entretenimento veicular e hoje é também o grande destaque dentre as fabricantes de centrais multimídia.
  • Você pode escolher entre modelos com o topo da tecnologia e outros ainda muito bons, que cabem perfeitamente no bolso, como os da linha G.
  • Por ser especialista em som automotivo, a Pioneer capricha muito nas características de áudio de suas centrais multimídia. A linha A se destaca bastante no quesito.

Você também pode gostar:

As melhores centrais multimídia Pioneer: Nossas recomendações

De acordo com o site oficial da Pioneer, em média oito novos modelos de central multimídia são lançados por ano. Com tantas opções, como escolher o ideal? Selecionamos alguns dos melhores para te apresentar:

O topo de linha

Com a opção de funcionar com ou sem fio, o AVH-Z9280TV é o topo de linha das centrais multimídia da Pioneer. Oferece o que há de melhor tanto em conectividade, quanto em funcionalidades. Compatível com Android Auto e Apple Carplay, tem até mesmo o recurso de TV digital.

A central multimídia Pioneer que não pesa no bolso

Lançada em 2018, a AVH-G2118BT é uma central multimídia de preço baixo, mas excelente qualidade. Tem tela touchscreen de 6,2 polegadas, entrada para câmera de ré, leitor de DVD e vários outros recursos excepcionais. Há conectividade via bluetooth, USB e HDMI.

Para quem quer tecnologia de smartphone

A SPH-DA138TV da Pioneer é ideal para quem quer praticamente reproduzir seu smartphone em uma central multimídia. Ela permite controlar aplicativos como Waze, Google Maps, Spotify e Siri e faz até a sincronização com a agenda. É possível fazer a conexão tanto por Bluetooth, quanto por USB e a tela é de 6,2 polegadas.

Guia de compra

Você sabe os porquês da Pioneer ser a melhor de seu nicho no que diz respeito a centrais multimídia? E quais os reais benefícios que esse aparelho pode trazer ao seu automóvel?

Fique atento em nosso guia de compra para saber tudo que a marca japonesa pode oferecer em suas centrais multimídia!

Imagem mostra uma mulher mexendo na central multimídia de um carro.

A central multimídia Pioneer melhora muito o entretenimento dentro de seu veículo. (Fonte: Dan Grytsku / 123rf.com)

Por que a Pioneer se destaca no mercado de multimídia veicular?

A Pioneer é uma marca com quase um século de tradição no nicho multimídia veicular: Desde que começou a produzir alto-falantes em 1937, nunca parou de crescer em direção a ser uma das líderes dos mercados de áudio, vídeo, entretenimento e tecnologia para automóveis.

Essa experiência aparece na qualidade dos produtos, que são muito tecnológicos e procuram uma constante inovação. Hoje, a empresa busca não apenas entregar o melhor resultado final, como também passar pelo melhor processo possível para chegar até ele.

São vários os certificados de qualidade e de segurança e são muitas as premiações. Nenhuma outra marca foi tão agraciada com o prêmio “Os Eleitos” da Quatro Rodas. Isso mostra que todo o trabalho por produtos de alto nível resulta em um grande reconhecimento do público.

A liderança da Pioneer é resultado de muita história, trabalho, inovação e respeito com o consumidor.

foco

Você sabia que a Pioneer foi criada no Japão com o nome de Fukuin Denki? A mudança de nome veio apenas na década de 1950, quando a marca buscava se internacionalizar. Fez jus ao nome por ser a pioneira ao instalar sistemas de som estéreo em automóveis nos anos seguintes.

Quais as vantagens das centrais multimídia Pioneer?

Antes de chegar ao mercado de centrais multimídia, a Pioneer passou anos fabricando equipamentos de áudio. Por essa experiência, ela é capaz de oferecer uma grande qualidade sonora em seus produtos, que permitem ao usuário uma nova percepção do entretenimento veicular.

As centrais multimídia da marca oferecem grande quantidade de recursos e excelente conectividade. O alto número de lançamentos de modelos por ano significa que sempre há passos novos em direção ao que há de mais moderno nesse nicho.

Conectividade e quantidade de recursos estão entre as maiores preocupações da Pioneer, bem como o relacionamento com o cliente. Mas a maior vantagem, provavelmente, é a possibilidade de instalação sem a perda da garantia do veículo, ao contrário do que acontece com produtos de baixa qualidade.

Os preços das centrais multimídia Pioneer estão acima da média do mercado, o que é a única desvantagem clara.

Preparamos uma tabela com as vantagens e desvantagens das centrais multimídia Pioneer. Confira:

Vantagens
  • A instalação correta não causa perda da garantia do veículo
  • Produtos sempre atualizados e modernos
  • Excelente conectividade e número de recursos
  • Ótimo relacionamento com o cliente
  • Marca respeitada e com muitos anos de experiência
Desvantagens
  • Preços acima da média do mercado

Quais as linhas de central multimídia Pioneer?

Para identificar o que uma central multimídia oferece, é preciso conhecer a sigla e saber fazer a separação por linhas. A primeira diferença está no prefixo, que pode ser, nos aparelhos mais recentes, “AVH” e “DMH”.

Aqui, a principal diferença é que os modelos “AVH” são capazes de reproduzir mídias físicas externas, como CD e DVD, enquanto os “DMH” conseguem apenas usar a conectividade tradicional por bluetooth, USB e similares.

Em seguida, deve-se observar a primeira letra após o hífen. Ela indica qual é a linha a qual a central multimídia pertence. A mais evoluída em questão de recursos tecnológicos é a Z, e é nela que a Pioneer mais investe suas pesquisas.

A linha A é a que mais investe em tecnologia para som, ou seja, é a ideal para quem prefere ouvir música à qualidade dos demais recursos. A G, por sua vez, é a de preço mais baixo, ainda com muita qualidade, porém indicada para quem deseja pagar menos.

Dentro de uma linha, quanto maior o número após a letra, maior a tecnologia. Logo, o modelo “AVH-Z9280TV” é mais avançado que o “AVH-Z7280TV”. A sigla TV, é claro, indica a presença de TV digital.

Comparamos em uma tabela as principais linhas de central multimídia Pioneer:

Linha Z Linha A Linha G
Diferenciais Mais recursos tecnológicos para tela, interface e conectividade A mais avançada no que diz respeito ao som Linha de entrada, com preços mais acessíveis
Preço Mais alto Intermediário Mais baixo

Quais os recursos especiais das centrais multimídia Pioneer?

Afinal, o que diferencia tanto as centrais multimídia Pioneer das apresentadas pelas demais marcas? Montamos uma lista com o que a marca japonesa oferece de melhor:

  • Tela de qualidade superior: A Pioneer investe muito em interface e já é capaz de apresentar dispositivos similares aos de smartphone. Com modelos de até 8 polegadas muito responsivos ao toque, a experiência passa a ser consideravelmente superior.
  • Conectividade: Os modelos mais recentes de central multimídia Pioneer são compatíveis com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto, tornando o aparelho quase que em um smartphone. A possibilidade de conexão wireless também é bastante positiva.
  • Qualidade de som: Com a longa experiência que tem no mercado do som automotivo, a Pioneer usa recursos como o Bass Boost, que reforça os graves, para tornar transformador o ato de apreciar o áudio dentro de um carro.

Como funciona a assistência técnica da Pioneer?

A Pioneer conta com uma grande rede de assistência técnica espalhada pelo Brasil. Apenas no estado de São Paulo, por exemplo, são trinta e quatro unidades autorizadas. Assim, você poderá ter um bom apoio caso algo aconteça com a sua central multimídia, o que é raro.

O site oficial da Pioneer oferece muitos recursos úteis para o usuário.

Caso haja dúvidas com os produtos, saiba que o site oficial da marca oferece alguns recursos que podem te ajudar. Há um SAC com atendimento das 9h às 18h, manuais de instruções para download, guia de medidas e aplicativos úteis.

É sempre importante lembrar que a instalação de uma central multimídia deve ser feita com um profissional: Não deve haver nenhuma alteração na parte elétrica do carro, ou o veículo fica sem garantia. Os modelos da Pioneer podem ser instalados sem que isso ocorra, mas é preciso bastante cuidado.

Quanto custa e onde comprar uma central multimídia Pioneer?

A linha e a quantidade de recursos são os fatores que mais influem no preço das centrais multimídia Pioneer. É possível encontrar modelos novos a partir de aproximadamente R$ 400, com o topo de linha, o AVH-Z9280TV custando cerca de R$ 2.400.

Lojas especializadas em som automotivo ou autopeças são ótimos lugares para encontrar centrais multimídia Pioneer. A compra pela internet também é uma ótima opção, principalmente em Amazon brasileira, Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma central multimídia Pioneer

Convencido a comprar uma central multimídia Pioneer? É hora de decidir qual modelo mais te agrada! Selecionamos alguns critérios técnicos que podem te ajudar:

Abaixo, mais detalhes sobre cada um deles!

Funções

Quais são as funções mais importantes de uma central multimídia na sua opinião? Boa conectividade com o smartphone? Capacidade de reproduzir diversas mídias de áudio? Qualidade sonora? Ajuda em questões como sensor de estacionamento?

É necessário conhecer essa resposta para saber o que é indispensável em uma central multimídia para você. Caso seja a tecnologia dos recursos, por exemplo, deve optar por um modelo da linha Z, mas se preferir um áudio imbatível, a linha A é a melhor opção. Sempre há uma escolha a ser feita!

Imagem mostra uma pessoa ajustando o volume de uma central multimídia.

Uma boa central multimídia é repleta de funções. (Fonte: Piotr Adamowicz / 123rf.com)

Processador

A qualidade do processador da central multimídia é muito importante para quem deseja exercer muitas funções ao mesmo tempo, como usar o GPS, ouvir música e manter o aplicativo do smartphone conectado.

Para exercer várias funções simultâneas, escolha um modelo com ótimo processador.

Quanto mais avançado o modelo, melhor o processador: Assim como em computadores e smartphones, isso é medido em GhZ e demonstra a real capacidade de operação dessa peça. Para exercer funções diversas simultâneas, você precisa optar por um do topo de linha.

No caso da Pioneer, os processadores mais avançados são os da linha Z, a que recebe a tecnologia de ponta da marca japonesa. Porém, para usuários que não exigem demais do aparelho, todos os modelos são capazes de render muito bem.

Entradas e saídas

Hoje em dia, boa parte da conectividade já é exercida por tecnologias sem fio. Ainda assim, é importante que a central multimídia conte com um número satisfatório de entradas.

As mais importantes são para os componentes de áudio, que irão distribuir as mídias reproduzidas pela central multimídia, além daquelas destinadas à câmera de ré, central multimídia e recursos similares. Também não se esqueça das boas e velhas USB e HDMI.

Tela

Se você opta por uma central multimídia com recursos como reprodução de DVD ou TV digital, certamente quer uma tela de qualidade. Verifique qual é o tamanho, a resolução e a capacidade de exibição de cores antes de finalizar a compra.

A Pioneer investe muito na qualidade da tela de suas centrais multimídia, mas os modelos “AVH” são os que mais se destacam: Afinal, eles reproduzem DVDs com muita eficiência. Seus passageiros podem até ter uma sessão de cinema dentro do automóvel!

(Fonte da imagem destacada: Daniel Iulian/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.