Alt text: Centrífuga com frutas.
Ultima atualização: 22 de junho de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

40Comentários coletados

Se você quer praticidade na cozinha e preza por uma alimentação cheia de nutrientes, seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! No artigo de hoje, nós vamos mostrar o que é, para que serve e como escolher a melhor centrífuga de alimentos.

Equipamento funcional e fácil de usar, a centrífuga é indispensável nos dias de hoje já que prepara sucos em segundos. A seguir, você vai entender porque deve investir em uma máquina como essa e o que levar em conta na hora de comparar os modelos disponíveis.




Primeiro, o mais importante

  • A centrífuga de alimentos é um eletrodoméstico que processa frutas, legumes e verduras transformando-os em sucos.
  • Prática e fácil de usar, a centrífuga separa a polpa, casca e sementes do sumo do suco, que é a parte líquida.
  • Como existem muitos modelos de centrífuga, você deve analisar bem a potência, os recursos e funções de cada um antes de comprar.

Você também pode gostar:

Melhores centrífugas de alimentos: Nossas recomendações

A centrífuga de alimentos mais potente

Da Britânia, a Juicer 700 é uma centrífuga de alimentos de 400W de potência. Com sistema de rotação que permite extrair frutas e hortaliças em segundos, esse modelo tem 2 velocidades, filtro em aço, jarra com separador de espuma e um copo coletor de 450 ml.

A melhor centrífuga com corta-pingos

A centrífuga de alimentos da Mondial, a Turbo Juicer CF-06, possui motor de baixo ruído, com 350W de potência, peneira de aço e duas velocidades, uma para alimentos macios e outra para polpas resistentes e fibrosas. Além disso, essa centrífuga possui função corta-pingos, trava de segurança e jarra.

Guia de Compra

Nunca é tão simples escolher a melhor centrífuga de alimentos em meio a tantas marcas, modelos e configurações. E, como se trata de um electrodoméstico, sabemos que se a escolha não for acertada, o equipamento pode dar muito trabalho com problemas técnicos.

Por isso, antes de comprar a sua centrífuga de alimentos, convidamos você a se informar sobre esse tipo de eletrodoméstico. Para lhe ajudar, criamos esse Guia de Compra com perguntas e respostas que vão tirar suas dúvidas na hora de comprar a melhor centrífuga.

Mulher fazendo suco verde com centrífuga.

A centrífuga facilita sua rotina e ajuda a manter a sua saúde. (Fonte: maridav/ 123rf.com)

O que é uma centrífuga de alimentos?

Especialmente nos dias de hoje a alimentação saudável e natural está se mostrando cada vez mais imprescindível, tanto para manter a saúde como a boa forma física. Mas aliar a alimentação saudável com a rotina agitada não é uma tarefa simples.

Por isso, o ideal é contar com ferramentas que ajudem a consumir verduras, frutas e legumes, regularmente, sem que isso tome tempo demais.

Para tanto, um dos eletrodomésticos mais práticos e funcionais é, de fato, a centrífuga de alimentos.

Copos com suco, limão, pepino, tomate e beterraba.

Com a centrífuga você poderá fazer os mais diversos tipos de sucos nutritivos com frutas e verduras.(Fonte: silviarita/ Pixabay.com)

A centrífuga é um eletrodoméstico que permite que você prepare sucos naturais, seja com frutas ou legumes e verduras.

O equipamento processa os alimentos crus, com casca e até mesmo inteiros e, com isso, não retira os nutrientes e ainda mantém o sabor.

Por conta de sua forma de funcionamento, a centrífuga faz sucos com rapidez e muita praticidade, ao extrair o puro sumo das frutas e vegetais, separando a polpa das cascas e sementes, simultaneamente.

Como funciona uma centrífuga?

A centrífuga de alimentos processa a fruta inteira. Com isso, você nem ao mesmo precisa descascar o alimento. Em seguida, em questão de segundos, a centrífuga extrai o suco das frutas.

Por conta dessa eficiência, a centrífuga também é capaz de processar e transformar em suco, legumes e hortaliças.

Além disso, por conta do método de processamento, ao fazer um suco na centrífuga, o líquido sai pronto sem que você precise usar um coador.

Mulher bebendo suco em copo com canudo.

A centrífuga processar e coa o suco de forma rápida e eficiente. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Isso tudo é possível porque esse tipo de aparelho, de modo geral, conta com uma espécie de pilão e um bocal onde a fruta ou o legume é inserido, inteiro ou em pedaços, e então processado.

Outra parte importante do funcionamento de uma centrífuga de alimentos é que esse eletrodoméstico também conta com um filtro em aço com sistema de alta rotação. Com isso, a centrífuga é capaz de separar cascas e sementes e o seu suco já sai filtrado.

Ainda assim, como hoje em dia existem diversos modelos de centrífugas de alimentos, é possível encontrar outras formas de funcionamento e configurações. Trataremos sobre esses aspectos específicos de cada modelo logo mais em Critérios de Compra.

Qual a diferença entre centrífuga, liquidificador e extrator de frutas?

Você já sabe que a centrífuga processa o alimento inteiro ou em pedaço e a própria máquina separa casca e sementes, liberando então apenas o líquido puro de frutos e verduras.

Mas, então, qual é de fato a diferença entre a centrífuga, o liquidificar e o extrator de frutas? De fato, todos esses eletrodomésticos extraem suco das frutas, mas as diferenças entre eles são imensas.

O extrator, por exemplo, se comparado com a centrífuga de alimentos, tem velocidade e potência menores. Por isso, o extrator de suco é mais barato, mais simples de usar e tem menos funções.

Mas a principal característica de um extrator de frutas é que ele não faz sucos de qualquer alimento como ocorre com a centrífuga. O extrator de sucos só costuma ser funcional com frutas como a laranja e limão.

Já a centrífuga, como vimos, permite usar qualquer fruta, além de legumes e verduras e ainda é bem mais rápida ao processar os alimentos.

O liquidificador é outro eletrodoméstico muito popular na hora de fazer sucos. De fato, o liquidificador é mais fácil de utilizar, mais econômico e ainda serve para outros usos, como fazer bolos, vitaminas, tortas e etc.

foco

Você sabia que o suco verde feito na centrífuga de alimentos deve ser ingerido assim que for feito e, preferencialmente, em jejum?

Com isso, você garante que está absorvendo o máximo de nutrientes de todos os ingredientes.

Mas o liquidificador, além de demandar que você descasque alguns tipos de alimentos, tritura a polpa da fruta junto com o sumo. E é justamente nesse ponto que ele se diferencia da centrífuga de alimentos.

Dependendo do tipo de suco que você fizer, como o suco verde, por exemplo, será preciso coá-lo. E nesse, ponto a centrífuga é mais eficiente.

O suco centrifugado tem valor nutricional mais alto.

Além disso, de acordo com especialistas, o suco centrifugado tem valor nutricional mais alto já que é absorvido mais rapidamente pelo nosso organismo.

Por outro lado, a centrífuga de alimentos costuma ter muitas peças, o que acaba tornado mais trabalhoso limpar esse tipo aparelho.

Além disso, a centrífuga também é maior se comparado ao liquidificado e o extrator o que demanda mais espaço para guardar, seja no armário seja na bancada da cozinha.

Para resumir as principais diferenças entre a centrífuga de alimentos, o extrator de suco e o liquidificador, confira abaixo a tabela comparativa que preparamos para você:

Centrífuga de alimentos Extrator de suco Liquidificador
Vantagens Processa e coa frutas, legumes e verduras Extrai o sumo e coa frutas cítricas Tritura e mistura a polpa
Desvantagens Mais trabalho para limpar e ocupa espaço Não faz suco de todas as frutas nem de legumes Não coa

Quais os benefícios dos sucos centrifugados?

Como vimos, é de senso comum que os sucos feitos em centrífugas de alimentos são mais saudáveis. Isso porque os sucos centrifugados, por serem separados da polpa, acabam sendo mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Além disso, os sucos feitos na centrífuga de alimentos preservam os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Por outro lado, é importante mencionar a desvantagem desse tipo de suco. Ao ser feito na centrífuga de alimentos, eles acabam perdendo a maior parte de suas fibras.

De todo modo, são inúmeros os benefícios dos sucos feitos na centrífuga de alimentos, dependendo do tipo de fruta e vegetal que você utilizar na preparação. Separamos os principais para você. Confira:

  • Desintoxicante;
  • Antioxidante;
  • Fortificante;
  • Regenerador;
  • Estimulante;
  • Digestivo.

Quanto custa uma centrífuga de alimentos e onde comprar?

O valor de uma centrífuga de alimentos vai variar dependendo de alguns aspectos, entre eles a marca fabricante, as configurações e recursos presentes, a potência e o tamanho do eletrodoméstico.

Mas, de modo geral, a centrífuga de alimentos vendida online costuma custar entre R$ 250 e R$ 700. Por isso, recomendamos que você opte por comprar a sua centrífuga em lojas que oferecem as melhores marcas e preços promocionais como, por exemplo, a Amazon Brasil.

Ainda assim, você também vai encontrar a centrífuga de alimentos à venda nas mais variadas lojas de eletrodomésticos, além das lojas de departamento e nas grandes redes de supermercados como, por exemplo, Magazine Luiza, Lojas Americanas e Extra.

Critérios de Compra: Como comparar as centrífugas de alimentos

Pronto, se você chegou até aqui já sabe como funciona uma centrífuga, quais as suas vantagens e benefícios para a sua saúde.

Mas com tanta variedade de modelos à venda, como saber que você está adquirindo a centrífuga de alimentos ideal?

Para tanto, nossa sugestão é que você foque sua atenção nos seguintes critérios, na hora de comparar os modelos disponíveis:

A partir daqui, vamos mostrar de forma detalhada como você pode levar em conta cada um desses critério na hora de comprar a melhor centrífuga de alimentos.

Potência e velocidade

O primeiro fator que você deve analisar na hora de escolher a sua centrífuga de alimentos é a potência do eletrodoméstico e a velocidade com que ele trabalha.

É claro que, quanto maior for a potência mais eficiente a centrífuga irá trabalhar para processar todo o tipo de fruta e verdura, até mesmo as mais duras. Em geral, a potência de uma centrífuga vai variar entre 300 W e 1200 W.

Dois copos com suco de cenoura e várias cenouras ao redor.

Para fazer suco de legumes e verduras, o ideal é que a centrífuga tenha uma potência alta. (Fonte: Couleur/ Pixabay.com

Vale destacar que os melhores modelos de centrífuga de alimentos costumam vir com a opção de duas velocidades para processar os alimentos.

Isso é um ponto positivo, pois você pode regular a velocidade de acordo com o produto que você for utilizar. De modo geral, nesse caso, uma das velocidades serve para processar alimentos macios e a outra velocidade é ideal para processar polpas mais resistentes.

Corta-pingo

Verifique se a centrífuga vem com a função corta-pingo. O corta-pingo, além de evitar que restos de suco fiquem pingando e sujando a sua bancada, ainda economiza e utiliza todo o suco, evitando o desperdício.

Pés com ventosas

Certifique-se também de que sua centrífuga de alimentos possua pés com ventosas. Com isso, o eletrodoméstico ficará totalmente fixo na bancada e não correrá o risco de se mexer quando você ligá-lo.

Observe ainda que os modelos mais simples de centrífuga contam com pé sem ventosas antiderrapantes, o que pode causar acidentes.

Porta-cabo e porta bagaço

Observe também que nem todos os modelos contam com o porta-cabo dentro do aparelho e o porta-bagaço. Esses são dois acessórios que facilitam a rotina ao usar a sua centrífuga de alimentos.

Facilidade para abrir

Como vimos, uma centrífuga de alimentos possui muitas partes e pode ser um pouco mais trabalhoso de limpar um eletrodoméstico como esse.

Por isso, é importante considerar a facilidade de abrir a centrífuga. Os modelos mais modernos permitem que você abra a centrífuga de alimentos com apenas uma ou duas ações. No entanto, nas opções mais simples é preciso desmontar todo o aparelho para realizar a limpeza.

(Fonte da imagem destacada: monticello/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.
Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.