Cerca branca para jardim instalada em área verde.
Ultima atualização: 16 de junho de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

62Comentários coletados

Além de dar um acabamento especial para as flores, a cerca para jardim também protege uma área específica de animais, por exemplo. Está procurando por modelos para compor seu jardim? Seja muito bem-vindo ao ReviewBox Brasil, seu site de guias completos.

As cercas podem ser de diferentes tipos e feitas dos mais diversos materiais. Saber o que procura é o primeiro passo para encontrar a cerca ideal para seu jardim. E é nisso que queremos te ajudar. Siga conosco!




Primeiro, o mais importante

  • A cerca para jardim pode ser de diferentes alturas e espessuras, podendo ser instalada como decoração para flores ou como proteção para uma determinada área.
  • Você pode encontrar modelos de metal, madeira, plástico, entre outros. Aprenda a escolher a sua cerca aqui nesse guia.
  • Elas são vendidas em peças e você pode encaixar e montar a cerca do tamanho que precisar, por esse e outros fatores o preço varia muito.

Você também pode gostar:

Melhores cercas para jardim: Para todos os estilos

Queremos te ajudar na busca de uma cerca para seu jardim, para isso, selecionamos diferentes modelos. Confira:

Cerca decorativa para jardim de plástico

Essa cerca para jardim tem função decorativa. O kit vem com três peças que somam 1,21 metros. É super fácil de instalar, e após fixada ela possui 19 cm de altura. A fixação permite alinhamento da cerca. Esse modelo é de cor branca e feito de plástico.

Cerca de metal para jardim

No products found.

Com acabamento diferenciado, essa cerca para jardim de aço decorativo vai deixar o local mais elegante com suas barras verticais cobertas com pontas de lança. Ela tem um comprimento de 165 cm e após instalada fica com 60 cm de altura. Também está disponível nos tamanhos: 120 cm e 150 cm de altura.

Cerca protetora em estilo barreira

No products found.

Esse modelo não se parece com a tradicional cerca. Ao invés de ser composta de hastes, uma única placa plástica monta uma barreira de 15 cm de altura, com 22 metros de comprimento. É fácil de instalar e de guardar quando removida, já que pode ser enrolada.

Guia de Compra

Cuidar do jardim é uma atividade prazerosa para muitas pessoas. Cultivar flores, aparar a grama e planejar os detalhes decorativos são processos necessários para um belo jardim. E claro que não pode faltar uma bela cerca para proteger e deixar o local ainda mais charmoso.

Quer conhecer mais sobre os diferentes modelos de cerca para jardim? Fique com a gente até o fim desse Guia de Compra completo.

Mão com luva florida plantando flores.

Cuidar do jardim é uma atividade prazerosa tanto para homens quanto mulheres. (Fonte: Alexander Raths / 123rf.com)

Quais os diferentes tipos de cerca para jardim?

As cercas para jardim podem variar em tamanho, estilo e material. Todos esses aspectos influenciam na sua utilização. Podemos dividir então a cerca para jardim em duas categorias: para uso em canteiros ou ainda uma cerca maior protetora para toda a extensão do jardim.

Os modelos para uso em canteiros são mais baixos, geralmente mais finos e delicados. Podem ser de madeira ou até mesmo de plástico. Embora eles também protejam as flores dos animais, uma das suas principais finalidades é decorativa.

Essas cerquinhas possuem entre 20 e 60 cm, também podem ser usadas ao redor de uma horta e são muito fáceis de instalar.

As cercas maiores, possuem a finalidade de delimitar uma área e proteger o local da entrada e saída de animais. Por serem mais altas, são mais fortes, resistentes e pesadas, podendo exigir uma instalação mais minuciosa.

Geralmente são de madeira ou metal. Elas podem cercar toda a extensão de um jardim e costumam ter um acesso através de um portão.

Alguns modelos também servem para limitar o espaço dos animais da casa em determinada área do jardim, por exemplo.

Cerca para canteiro Cerca maior
Ideal para Decorar canteiros e hortas, protegendo de animais Delimitar área do terreno, protegendo o local da entrada e saída de animais
Material Madeira ou plástico Madeira ou metal
Altura Entre 30 e 60 cm Acima de 1 metro
Outras características Fácil instalação Possui portão

Por que comprar uma cerca para seu jardim?

Como vimos acima, as vantagens vão variar de acordo com o modelo da cerca. Porém, todos eles servem basicamente para criar uma proteção no local.

No caso de hortas e pequenos canteiros de flores é bom proteger dos animais domésticos, como cães, que podem cavar no local, destruir as flores ou ainda comer o que foi plantado.

Nesse caso, as cercas ainda podem trazer todo um charme para seus canteiros, embelezando o jardim. São muito fáceis de instalar e duram bastante tempo, aguentando as mais variadas condições climáticas.

Você também pode usar essas cercas para limitar o espaço dos animais. Ao invés de cercar as flores, com a cerca para jardim é possível separar um espaço do terreno exclusivo para os animais.

E se a escolha for pela cerca maior, as vantagens também se baseiam e decoração. Elas são bem resistentes.

Em relação as desvantagens, um ponto é que os modelos maiores podem exigir uma instalação mais trabalhosa, com o uso de ferramentas ou profissionais especializados para fixação de forma segura.

Vantagens
  • Decoram o jardim
  • Protegem flores e hortas de animais
  • Delimitam certo espaço para animais
  • Fáceis de instalar
Desvantagens
  • Modelos maiores podem exigir instalação especializada

Como instalar uma cerca para jardim?

Como vimos, os modelos grandes de proteção de terreno vão precisar de uma instalação mais minuciosa, até mesmo por conta do tamanho e peso das peças da cerca. Nesse caso vale a pena contratar um profissional especializado.

Falando nos modelos de cercas para canteiros pequenos, a fácil instalação é uma grande vantagem. Você mesmo pode fazer a fixação das peças de forma rápida e deixar seu jardim ainda mais bonito.

Para isso, ao invés de simplesmente sair fixando as cerquinhas no chão, temos algumas dicas. Confira:

  1. Limpe o local onde as cercas serão fixadas;
  2. Com uma mangueira, molhe essa área do jardim para facilitar sua fixação;
  3. Antes de fixar, meça o local onde ficarão os pés da cerca e faça uma marca no gramado ou terra, utilizando uma ferramenta. Assim você garante que todas as unidades serão encaixadas, sem deixar sobrar espaço para apenas metade de uma peça, por exemplo;
  4. Se a cerca for de plástico, cave um pouco de terra e com as suas mãos vá empurrando delicadamente toda a parte que deve ficar debaixo da terra. Se for de madeira ou metal, você pode usar um martelo e ir dando leves batidinhas até todo o pezinho fique enterrado. Faça o mesmo com todas as peças;
  5. No fim, alinhe todas as unidades que formam a cerca para que fiquem da mesma altura.

Horta com acabamentos de madeira em cor de rosa.

Você mesmo pode fazer a fixação da sua cerca para jardim. (Fonte: firina / 123rf.com)

Quanto custa e onde comprar uma cerca para jardim?

Você pode comprar as peças de uma cerca para jardim em lojas de material de construção, ou ainda grandes redes que vendem artigos variados para casa, como a Leroy Merlin.

Porém, comprando online você tem mais chances de encontrar exatamente o modelo que procura, no material e medidas que precisa. Nesse caso, indicamos a Amazon Brasil e o Mercado Livre.

O preço vai depender da finalidade, material, tamanho, design e quantas unidades compõem o kit. Como referência, um kit médio de madeira com 10 unidades vai custar cerca de R$ 100.

Critérios de Compra: Fatores para escolher a melhor cerca para seu jardim

Quer deixar o jardim mais bonito e protegido e procura pela cerca ideal? Depois desse guia completo, trouxemos dicas finais para que você saiba escolher o melhor para seu jardim:

Leia abaixo os tópicos mencionados detalhadamente.

Finalidade

Para que você escolha todos os critérios abaixo, primeiro é necessário que você defina a finalidade da sua cerca.

De nada adianta comprar um modelo baixo e frágil de plástico se você pretende dividir o espaço entre flores e um cachorro de médio porte, por exemplo.

Assim como se você deseja apenas decorar seus canteiros, não precisa de um modelo muito robusto e resistente.

Você quer uma cerca para seus canteiros de flores, proteger uma horta ou cercar um grande espaço do jardim? Definir o uso que dará para ela é o primeiro passo para uma escolha acertada.

Material

Uma cerca para jardim pode ser de diferentes materiais: plástico, PVC, metal, bambu, madeira, entre outros. Os materiais influenciam na durabilidade e design.

As cerquinhas de madeira combinam com diversos estilo de jardim.

As cerquinhas de madeira, tanto na cor natural quanto pintadas de branco, combinam com diversos estilo de jardim. Essas são as mais escolhidas e fáceis de serem encontradas.

O bambu e metal são bastante duráveis. As peças de plástico podem ser mais frágeis.

Se você gosta de um acabamento mais rústico, o bambu é a opção ideal. Para aqueles de adoram um estilo mais elegante, as peças de metal podem dar um ar mais requintado.

Altura

A altura da cerca vai depender da proteção que você precisa. Se você quer colocar em volta de canteiro de flores, pode usar modelos baixos de até 30 cm. Eles dão um acabamento bonito sem esconder as flores.

Para proteger uma horta de animais, você pode precisar de modelos mais altos, entre 60 cm, dependendo dos animais de possui em casa. Para cercar todo o terreno, as cercas geralmente possuem mais de um metro.

Família entrando em jardim da sua casa com sacolas de papel.

Se você deseja cercar todo o jardim externamente, escolha modelos de aproximadamente 1 metro. (Fonte: kzenon / 123rf.com)

Quantidade de peças

A quantidade de peças vai depender do tamanho do local que deseja cercar. Meça antes de fazer sua compra e confira a largura de cada unidade, descobrindo o total de peças que precisará.

Existem kits com apenas três cerquinhas, outros com mais de 20. Quanto mais peças compor o kit, melhor será o custo-benefício.

foco

Dica: É bom contar com algumas peças extras caso precise substituir alguma parte da cerca. Se você precisar de 15 unidades, pode ser um bom investimento comprar um kit com 20, por exemplo. Assim não terá trabalho para encontrar o mesmo modelo no futuro.

Design

O design é um critério de escolha bastante pessoal. A cerca pode ser rústica, clássica, básica, entre outros. Você pode preferir ela em branco, preto, cor de madeira ou colorida.

Suas extremidades podem ser retas, arredonda, pontiagudas. O acabamento varia bastante. Qual seu estilo?

Instalação

Um critério importante para escolha é o tipo de instalação que a cerca exige. Você mesmo quer colocá-la no seu jardim? Escolha um modelo de fácil instalação, seguindo as dicas que demos mais acima nesse Guia de Compra.

Algumas cercas podem exigir instalação profissional, esse é o caso dos modelos maiores que protegem todo o terreno do jardim. Se essa for sua necessidade, lembre-se de colocar o preço da instalação no custo total.

(Fonte da imagem destacada: Gui Yong Kang/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.