Imagem de bebê dentro de cercado com brinquedos.
Ultima atualização: 5 de fevereiro de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

21Horas investidas

5Estudos avaliados

82Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo! Hoje vamos falar sobre o cercado para bebê, um móvel fácil de transportar por ser dobrável e desmontável e bastante versátil em relação às formas de usar.

Com o cercado para bebê você pode colocar o seu filho para brincar, dormir, pode trocá-lo ou mesmo deixá-lo em segurança enquanto ele estiver engatinhando ou ensaiando os primeiros passos.

O mais legal é que o cercado para bebê é útil dentro e fora de casa e você pode transportá-lo de um cômodo para o outro, usar em passeios, quando for visitar a casa de um amigo ou parente e durante viagens.

Se você busca conhecer os melhores modelos, queremos te ajudar com essa missão de encontrar o melhor cercado para o seu bebê.




Primeiro, o mais importante

  • O cercado para bebê, também chamado de chiqueirinho ou berço desmontável serve para deixar seu bebê seguro em um espaço delimitado.
  • Um bom modelo de cercadinho tem itens como tela de tecido, estrutura com tubos de plástico ou alumínio e fundo acolchoado com revestimento de espuma.
  • Cercados para bebês costumam ter duas regulagens de altura. A parte de cima serve como um berço e a parte de baixo como um cercado para a criança brincar.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de cercado para bebê: Nossas escolhas

Agora, vamos apresentar quatro dos melhores modelos de cercado para bebê. Para montar este Ranking levamos em consideração os produtos que apresentaram melhores custos-benefícios.

Um cercado para bebê multifuncional

O berço Plus da Baby Style é um modelo multifuncional, pois além de servir como berço, ele pode ser usado como cercadinho e trocador e é indicado para crianças de zero a dois anos.

Este modelo é fácil de abrir e fechar, se torna compacto quando fechado e vem com travas de segurança nas laterais e fundo do berço. Tem sistema de regulagem de altura do colchão, cinto de segurança no trocador, bolso lateral, móbile macio para distrair a criança e acompanha bolsa para transporte.

Vem na cor rosa com desenhos de borboletas. Há outra opção na cor azul com tema de oceano. Este modelo tem selo de aprovação do Inmetro e acompanha manual de instruções.

Um modelo muito completo

O berço portátil Funny da Voyage é um modelo bastante completo, vem com trocador e capota reposicionáveis e removíveis, serve como cercadinho para a criança brincar e dormir e tem regulagem de altura para duas posições.

Vem com bolso lateral para armazenar objetos e itens de higiene do bebê, acompanha um mosquiteiro, colchonete impermeável com zíper e suporta bebês de até 15 kg.

Este modelo pode ser usado no dia a dia ou para passeios e viagens, pois é bem leve, compacto e pode ser desmontado e carregado em uma bolsa com alça que já acompanha o produto. Este modelo recebeu selo de aprovação do Inmetro.

Um cercado para bebê portátil e versátil

O berço portátil da Baby Style é fácil de manusear e versátil, pois tem regulagem de altura, podendo ser usado como berço na primeira altura ou cercadinho na segunda. Vem com colchonete removível e dobrável.

Este modelo é equipado com travas de segurança nas quatro laterais e no fundo do berço, que impedem que ele se feche sozinho. Vem com rodinhas em duas rodas e ambas possuem travas de segurança.

As laterais do produto são feitas de rede anti sufocante e ele acompanha um mosquiteiro. Pode ser desmontado e armazenado em uma bolsa prática e resistente. Tem selo de aprovação do Inmetro e garantia de três meses.

Guia de Compra

Uns meses após o nascimento do bebê, é normal que a mãe precise retomar algumas atividades de rotina, como trabalhar, fazer comida, limpar a casa, entre outras.

Neste momento é ideal que a criança fique em um cantinho só dela, para que possa brincar ou tirar uma soneca em segurança. Para isso você deve usar o cercado para bebê, um acessório bastante versátil, móvel e que vai te ajudar muito no dia a dia.

Imagem de um bebê em pé dentro de um cercadinho.

O cercadinho é uma ótima opção para deixar o bebê brincando seguro enquanto a mãe realiza alguns afazeres diários. (Fonte: Les Anderson / Unsplash)

O que é um cercado para bebê e onde utilizá-lo?

O cercado para bebê é um tipo de berço portátil ideal para ser usado tanto por bebês bem novinhos, quanto para os mais crescidinhos, de até mais ou menos um ano de idade.

Este modelo é dobrável e desmontável, o que o torna ideal para ser levado em passeios e viagens e garantir que o bebê fique em um cantinho seguro para brincar ou tirar uma soneca no meio da tarde.

Você pode espalhar alguns brinquedos no cercado e deixá-lo próximo de você, assim você impede que o bebê se sinta sozinho e ainda consegue prestar atenção nele.

Ele pode ser usado também no dia a dia, enquanto o bebê engatinha, mas não se equilibra sozinho, como um cercadinho para brincar ou mesmo para a criança ficar em segurança enquanto a mãe faz alguma tarefa.

Bebê brinca no chão de casa, sem a segurança que o cercadinho traz.

O cercadinho é um objeto muito útil, pois permite que o seu bebê brinque ou tire um cochilo em segurança e com conforto. A falta desse item não garante a segurança que as mamães precisam para fazer algumas tarefas. (Fonte: Webdesignprof0 / Pixabay)

Se a criança for muito novinha e ainda não conseguir se sentar sozinha, você pode colocar um bebê conforto dentro do cercadinho para ela se deitar. Pode optar também por um tapetinho educativo feito de E.V.A ou um colchão fininho.

Mas nenhuma dessas opções é fundamental, pois o fundo do cercado é revestido com um material acolchoado fácil de limpar. Alguns modelos vêm com travas de segurança, para que que o acessório não se feche por acidente e acabe machucando a criança.

Alguns modelos também têm fechos para encaixar mosquiteiro ou móbile (aquele brinquedinho que fica pendurado no berço para divertir o bebê). Também é comum que venham com bolsos para guardar objetos, toldo e até bandeja.

Se você escolher um modelo com regulagem de altura, também dá para usar a parte de cima como berço (mas não substitui o berço que deve ser usado durante a noite) e a parte de baixo como cercado.

Quando o cercadinho deve ser usado?

Algo que deve ser destacado, é que os bebês precisam de espaço para desenvolver suas habilidades motoras, fortalecer os músculos e criar senso de percepção. Se elas ficam tempo demais em um espaço com limitação de movimento seu desenvolvimento fica comprometido.

O momento ideal para usar o cercado é na fase em que o bebê está começando a engatinhar e quer explorar o ambiente a sua volta. Se ele estiver em fase de transição entre engatinhar e andar também é legal usar o cercadinho como acessório auxiliar.

Mas se a criança já tiver aprendido a andar, é a hora de tirá-la do cercadinho e reavaliar como você pode cuidar da criança, pois assim que ela adquirir habilidades, vai fazer de tudo para escapar do chiqueirinho.

Imagem de um bebê em pé.

Quando a criança adquirir a habilidade de andar, é bom repensar a forma de cuidar dela e aposentar o cercado para bebê. (Fonte: Rawpixel.com / Pexels)

Mas, em geral, o cercadinho serve para ensinar várias coisas para o bebê como imposição de limites pelos pais (nunca deve ser usado como castigo), ajuda a desenvolver as capacidades de concentração, criatividade, organização e autonomia.

O ideal é que crianças de até cinco meses fiquem no cercadinho de 20 a 30 minutos no máximo duas vezes ao dia. Bebês que já conseguem se sentar sozinho podem ficar até 40 minutos duas vezes ao dia.

Crianças que engatinham podem ficar de 20 a 50 minutos, apenas uma vez ao dia. Para bebês com mais de um ano de idade, este acessório só é indicado para ser usado até 1h15 por dia e, no máximo, uma vez.

Confira as principais vantagens e algumas desvantagens do cercado para bebê na tabela abaixo:

Vantagens
  • Pode ser usado dentro e fora de casa
  • Por ser feito de material acolchoado, a criança pode dormir no cercadinho
  • Serve para a criança brincar e engatinhar em segurança
  • Modelos dobráveis e desmontáveis são transportados com facilidade
Desvantagens
  • Não substitui o berço
  • Modelos sem trava de segurança, podem fechar sozinhos, mesmo com a criança dentro

Bolsa berço ou cercado para bebê?

Um equipamento bem parecido com o cercado é a bolsa berço. Esse modelo é tipo de berço com proporção menor, que pode ser usado quando você vai sair de casa e precisa deixar o bebê dormindo em um cantinho confortável.

Este modelo pode ser desmontado (é bem fácil de dobrar e desdobrá-lo) e colocado em uma sacola quando não estiver em uso. Uma vantagem é que ele também serve como trocador. Mas nunca deve substituir a cadeirinha de carro.

A bolsa berço vem com espaços laterais para guardar objetos do bebê ou produtos de higiene como fraldas e lenços umedecidos. Quando está aberto você também pode colocar um mosquiteiro, para proteger o seu bebê dos insetos.

Este acessório suporta crianças de até 20 kg e é um modelo muito indicado para mulheres que passam muitas horas fora de casa e precisam de improvisar um berço para o bebê dormir.

Tanto o cercado como a bolsa berço são acessórios ideais para o bebê descansar fora de casa, mas cada um deve ser usado em um momento diferente. Confira algumas outras similaridades e diferenças entre esses dois modelos:

Bolsa berço Cercado para bebê
Indicações de uso Serve como berço e trocador Serve como berço, trocador e espaço para brincar
Onde pode ser usado Fora de casa, em passeios ou viagens Dentro ou fora de casa
Idade e peso Pode ser usado por bebês de até 20 kg Pode ser usado por bebês de até 30 kg
Mobilidade É dobrável É dobrável e pode ser desmontado

Quanto custa?

O preço de um cercadinho varia de acordo com o tipo, material da peça e pela quantidade de funcionalidades que ele tem. O modelo mais barato custa em torno de R$ 270, e o mais caro pode chegar a R$ 500.

Onde comprar um cercado para bebê?

Você pode comprar um cercadinho em lojas de artigos para bebês como Bmart Baby & Kids e Alô Bebê. Se preferir pode comprar em lojas de departamento como Magazine Luiza, Americanas e Casas Bahia.

Mas com todas as dicas que demos neste Guia de Compra, você nem vai precisar sair de casa para comprar um cercado para o seu bebê. Você optar por comprar em lojas virtuais como Amazon, Mercado Livre e Submarino.

Na Amazon você pode encontrar diversos modelos, de diferentes marcas e faixas de preço. O melhor é que você pode ver a nota e a avaliação que os consumidores fizeram daquele produto, para ter certeza se ele é bom ou não.

Imagem de criança dentro de cercado.

É importante ver avaliações sobre o produto antes de comprá-lo. (Fonte: Samo Trebizan / 123RF)

Critérios de compra: Fatores para comparar os modelos de cercado para bebê

Quando for comprar um modelo de cercadinho para o seu bebê você precisa prestar atenção em algumas características deste produto, para ter certeza que o modelo que você está pensando em comprar é o mais indicado para o seu filho, se é seguro e confortável. Na hora da compra observe os seguintes critérios:

Vamos te explicar cada um desses itens, assim você não fica com nenhuma dúvida. Com essas dicas, com certeza você vai acertar na hora de escolher mais esse acessório para o seu bebê.

Cercado desmontável

Há três tipos de cercado para bebê, os modelos: inflável, com rodinhas e desmontável. E ele pode ser feito de madeira, material metálico, plástico inflável e ter ou não rodinhas ou pezinhos.

Vamos começar pelo modelo mais usado: o cercado desmontável é um modelo versátil e fácil de montar, podendo ser facilmente transportado para outros lugares de dentro e fora da casa. Pode ser usado por crianças de até um ano de idade.

Imagem de bebê brincando dentro de cercado.

O cercado pode ser muito prático para cuidar do bebê. (Fonte: johnalexandr / 123RF)

Leva algum tempo até você montar e desmontar as peças, mas depois de pronto (e verificado), você pode pôr a criança dentro. Alguns modelos são dobráveis, o que os torna mais fáceis de montar, mas modelos assim devem vir com trava de segurança para não fecharem sozinhos.

O cercado desmontável costuma vir com uma bolsa de transporte com ou sem rodinhas.

Cercado inflável

O cercado inflável é uma ótima opção para entreter as crianças por um tempo, já que o forte deste modelo são os acessórios para a criança brincar enquanto estiver ali.

O cercado inflável é ideal para bebês que já tenham um pouco mais de firmeza e força nas pernas.

Esse modelo é compacto, muito fácil de montar (já que é inflável) e pode ser levado para vários lugares, até à praia. Há modelos quadrados, redondos, com penduricalhos, pula-pula e até piscina de bolinhas.

Só é preciso estar atento à superfície em que o cercadinho será posicionado, para que o chão não danifique o plástico ou até fure o acessório, mas saiba que esse acessório é feito com um material bem reforçado.

Cercado com rodinhas

O cercado com rodinhas é o modelo mais fácil de manusear e de transportar de um ambiente para o outro dentro da casa, já que as rodinhas facilitam o deslocamento do acessório.

Só é preciso ficar atento ao travamento das rodas antes de colocar a criança no cercadinho, para evitar que ele se mova sozinho e possa causar algum acidente enquanto a criança estiver lá dentro.

Imagem de um bebê em pé dentro de um cercadinho.

Os cercados com rodinha devem possuir uma trava para não correr. (Fonte: loganban / 123RF)

Material

O cercado para bebê geralmente tem a estrutura de aço ou ferro, as laterais são revestidas de um tecido fino (mas resistente) de tela e as bordas e o fundo são acolchoados, para que o bebê não se machuque.

Veja como o cercadinho é confortável para dormir por causa do material acolchoado:

Quando é feito de materiais de qualidade, o cercado se torna resistente e durável. A sustentação também deve ser observada, pois ele não pode virar se a criança se levantar.

Peso indicado

Na hora de escolher um cercado para o seu bebê, observe qual é o peso máximo que o objeto suporta. Essa informação é importante pois assim você consegue fazer uma estimativa de quanto tempo vai conseguir usar o produto, considerando o peso atual do bebê.

Se você quiser comprar um acessório com a vida útil mais longa, escolha um modelo com indicação de peso máximo maior.

Onde será usado

Na hora de escolher um modelo de cercado para o seu bebê, leve em consideração se o seu uso será apenas dentro de casa, ou se você vai usar o produto fora de casa também.

Os modelos de uso fixo servem apenas para ficar em casa. Mas se você costuma sair muito para visitar parentes, passear ou viajar, a sugestão é que você compre um produto de uso portátil.

Imagem de bebê espiando sobre cercado.

Existem cercados fixos e portáteis. Depende de onde você irá utilizá-lo. (Fonte: tntk / 123RF)

Segurança

Na hora de escolher um cercado para bebê, fique atento a algumas recomendações de segurança, para evitar colocar a criança em alguma situação de risco de queda, sufocamento ou qualquer outro acidente.

Se você estiver na dúvida se o modelo de cercadinho é seguro ou não, verifique se o objeto recebeu selo de segurança do Inmetro.

A altura do cercado deve ser de, no mínimo, 60 centímetros de altura, para evitar que a criança caia caso fique de pé. As extremidades devem ser arredondadas.

Como o cercado é dobrável, é essencial que esse objeto tenha um sistema de travamento, caso contrário, ele pode acabar se fechando com a criança dentro, e isso é muito perigoso.

Se o objeto tiver rodinhas, é ainda mais importante que tenha travas de segurança, para evitar que ele se movimente sozinho. Alguns modelos de cercado têm alça para colocar móbiles e mosquiteiro, mas eles devem ficar longe do alcance das mãos do bebê, para que eles não puxem o acessório.

(Fonte da imagem destacada: Irina Schmidt / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.