Cachorro no cercado.
Ultima atualização: 28 de maio de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

14Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

São várias as situações nas quais um cercado para pet pode ser necessário e funcional. Mas não é qualquer cercadinho que será adequado para o seu cachorro. Se você está em busca de um, seja bem-vindo, pois no artigo de hoje vamos lhe mostrar quais são os melhores modelos.

Mais do que isso, aqui você vai descobrir quando usar o cercado de pet, como acostumar seu bichinho de estimação e por quanto tempo é possível deixar o cachorro dentro do cercadinho sem fazer mal a ele.




Primeiro, o mais importante

  • O cercadinho para cachorro é utilizado por adestradores para treinar o cão, mas pode ser usado também em casa para delimitar o espaço que o animal pode acessar.
  • O uso incorreto do cercado para pet pode causar ansiedade, agitação e até agressividade no animal.
  • Para acertar na escolha do melhor cercado pet, leve em conta o tamanho do seu animal e o formato e material de fabricação do cercadinho.

Melhores cercados para pet: nossas recomendações

Cercado modular, do tipo portão, em tela, grande ou pequeno. São tantos os tipos de cercadinho para pet que você pode acabar confuso. Mas nós reunimos os melhores de cada categoria para você escolher o ideal para o seu cãozinho. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o cercado pet

Comprar o cercado ideal para o seu pet é fundamental para garantir conforto e segurança para o seu cachorro. Nós criamos um Guia de Compra para responder às principais dúvidas que podem surgir quando você for escolher o acessório.

Mulher adestrando três cachorros ao ar livre.

Uma das funções do cercadinho é auxiliar no adestramento. (Fonte: 947051/ Pixabay)

Cercado para pet: Quando usar?

O cercado para cachorro é um acessório que pode ajudar você e seu pet. Se usado adequadamente, ele serve tanto para o adestramento quanto para manter a o animal em segurança.

Não raro o cercado é usado para ensinar o cachorro a fazer xixi e coco no local indicado. Além disso, dependendo do temperamento do animal, ele pode aprender a se acalmar dentro do cercadinho.

Já no quesito segurança, o cercado para pet impede que o animal tenha acesso a certos cômodos em determinados momentos. Ele é um bom local para deixar seu amigo quando você precisar, por exemplo, receber uma encomenda em casa ou até mesmo quando for fazer uma faxina.

Como acostumar o pet no cercadinho?

O cercado para cachorro pode ser utilizado com filhotes ou adultos, de porte grande, médio ou pequeno. Mas, em qualquer caso, é preciso usar algumas estratégias para acostumar o pet a ficar dentro do cercadinho.

Uma boa dica é colocar dentro do cercado do pet os petiscos e brinquedos que seu cachorro mais gosta. O objetivo é ajudar seu pet a associar o cercado a algo bom e até prazeroso.

Cachorro dentro de um cercado.

Você deve deixar o cercado atrativo para o cão. (Fonte: creative_tomek / PIxabay)

Além disso, coloque dentro do cercado para pet o comedouro e o bebedouro, e a caminha. Se o cercadinho for grande o suficiente, você também poderá colocar o tapete higiênico.

Por fim, o ideal é que, nos primeiro dias, você não deixe o pet sozinho. Fique por perto para dar mais segurança a seu amigo.

Quais cuidados você deve ter com o cercado pet?

Apesar do cercado de cachorro ser um excelente acessório, ele deve ser usado apenas em situações específicas e sem excesso para evitar o sofrimento do seu bichinho de estimação.

Afinal, nenhum animal gosta de ficar sozinho nem preso. Isso pode gerar tristeza, ansiedade e até agressividade.

Por isso, além de colocar atrativos dentro do cercado, nunca deixe seu cachorro muito tempo dentro do cercado e nem coloque o seu companheiro lá como forma de punição.

Quais os modelos de cercado para pet?

Existem vários tipos de cercado para cachorro. A seguir você confere as características e indicação de uso dos modelos mais populares.

Portão

Um dos tipos mais comuns de cercado para pet é no formato de um portão. Eficiente para delimitar o espaço do seu cão, esse cercado pode ser colocado em um corredor ou no vão de uma porta.

Você vai encontrar opções feitas em metal, com grades, ou como se fosse uma tela, que impede a passagem do animal. Como é portátil, esse tipo de cercado  de pet pode ser colocado e retirado em qualquer lugar da casa com facilidade.

Casinha

O cercado para pet mais tradicional lembra uma casa de cachorro, mas sem o teto. Esse modelo é perfeito para manter seus bichinhos em segurança dentro ou fora de casa.

Nessa categoria, você também vai poder optar pelo cercado pet de grade ou o de nylon, que possui telas transparentes.

Modular

Agora, se você busca por versatilidade, o cercado pet modular é o ideal. Ele é uma mistura do tipo portão e casinha. Com esse cercadinho, você pode tanto limitar a passagem do animal, colocando o acessório em um corredor, como pode cercá-lo completamente, restringindo ainda mais seu espaço dentro de casa.

Além disso, o modelo modular possibilita que você crie diferentes formatos como o retangular, quadrado ou hexagonal.

Quais os prós e contras do cercado de pet?

Nós já vimos os benefícios que o cercadinho pode trazer para o seu animal de estimação. Mas é preciso lembrar que para ter um acessório como esse, é necessário espaço em casa.

Além disso, se você não tiver paciência para acostumar o bichinho dentro do mercado, ele pode acabar ficando agressivo. Ainda assim, as vantagens do cercado pet são maiores do que os pontos negativos. Veja na tabela:

Vantagens
  • Delimita espaço de acesso do cão
  • Mantém o cachorro em segurança
  • Ajuda no treinamento
Desvantagens
  • Se usado de forma errada pode prejudicar o animal, deixando o agressivo
  • Demanda espaço

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os tipos de cercado pet

Não basta escolher o melhor modelo de cercado para o seu cãozinho. Se o objetivo é garantir segurança e conforto, você vai precisar levar em conta alguns outros fatores que diferem bastante entre um tipo de cercado e outro. Nós listamos os mais importantes para você. Veja:

Material

O primeiro fator que você deve considerar na hora de escolher o melhor cercado de pet é o material de fabricação do acessório.

Dependendo do material, o cercado será mais ou menos resistente às tentativas de fugas, mordidas e brincadeiras dos cachorros.

Tenha em mente que o cercado também precisa ficar seguro e imóvel, ou seja, o seu bichinho de estimação não deve conseguir movê-lo com facilidade. Para isso, você poderá escolher o cercado pet feito de metal, de nylon ou de plástico.

Uso interno ou externo

Também é preciso levar em conta o local onde você vai colocar o cercado do seu pet. Se for em ambientes internos, seja em casa ou no apartamento, o melhor é que o cercadinho tenha opções de fixação práticas e reforçadas.

Outros modelos já são fabricados para serem utilizados também em áreas externas. Esses são mais resistentes para aguentar também as intempéries do clima.

Tamanho

Como vimos, você não deve deixar seu cachorro muito tempo dentro do cercado. Mas sempre que ele estiver lá é preciso que se sinta confortável. E, para isso, ele também vai precisar de espaço.

Dessa forma, quanto maior for o seu bichinho de estimação, maior deverá ser o tamanho do cercado. Se o seu cão também gosta de pular, vale apostar em um modelo com grades mais altas e ajustáveis.

Para você ter uma ideia, um cercado de cachorro grande deve ter, preferencialmente, mais que 70 cm de altura.

Portabilidade e armazenamento

Analise também a portabilidade e a forma de armazenamento do cercado para pet. Afinal, como o cachorro não deve passar longos períodos ali dentro, vai chegar um momento em que você precisará guardar o cercadinho.

Por isso, o mais prático é que o cercado para cachorro seja desmontável e portátil. Verifique também se o tamanho do produto é compatível com o espaço que você tem disponível para guardá-lo quando ele não estiver sendo usado.

Extras

O cercado de pet também poderá ter alguns recursos extras como porta e travas. Outros modelos oferecem a opção de regular a altura das grades. E os modelos que são feitos de nylon podem ser também impermeáveis e laváveis.

Resumo

O cercado para pet é funcional para delimitar o espaço que seu animal de estimação pode acessar. Com isso, fica mais fácil de controlar o seu cãozinho dentor de casa. Além disso, ele é uma forma de deixar o seu pet em segurança enquanto você realiza algumas tarefas ou recebe visitas.

Mas você não deve deixar seu cachorro tempo demais dentro no cercado e nem totalmente sozinho. Para garantir conforto e segurança a ele, compre um cercado do tamanho adequado para o seu pet, que tenha recursos extras de segurança e que seja feito de um material resistente.

(Fonte da imagem destacada: Savkina/ 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas