Long necks na cervejeira.
Ultima atualização: 7 de dezembro de 2019

Como escolhemos

5Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

39Comentários coletados

Cerveja sempre gelada e ao alcance das mãos. Está aí um desejo de boa parte dos brasileiros. Por isso, no artigo de hoje, nós vamos tratar de um dos eletrodomésticos cada vez mais populares nos lares do país: a cervejeira Consul.

Conhecida por oferecer produtos de alta qualidade, por preços acessíveis, a Consul lidera a produção da tão desejada cervejeira doméstica. Sendo assim, vamos mostrar para você como escolher o melhor modelo entre os oferecidos pela marca.




Primeiro, o mais importante

  • A cervejeira Consul conta com design e tecnologia de ponta para deixar sua bebida sempre gelada.
  • Hoje em dia, a marca disponibiliza modelos que permitem até controlar a cervejeira por meio de um aplicativo.
  • Como se trata de um eletrodoméstico especial, é preciso considerar alguns fatores antes de escolher o modelo ideal.

Você também pode gostar:

Melhores cervejeiras Consul: Nossas recomendações

Quem busca por uma cervejeira provavelmente tem em mente as medidas ideais para instalar em casa, além de funcionalidades que garantam ainda mais prazer ao gelar a bebida, certo? Sabendo disso, a Consul disponibiliza modelos para atender a diferentes situações. Confira a seguir as melhores cervejeiras da Consul:

A famosa cervejeira amarela

A cervejeira Consul amarela conta com prateleiras ajustáveis, porta com vidro e painel de controle digital. Esse modelo possui ainda sistema Frost Free e tem cinco níveis de temperatura. Além disso, essa cervejeira Consul tem capacidade para até cinco barris,18 litrões, 75 latas de 350ml, 37 garrafas de 600ml e 60 garrafas de 355ml.

A melhor cervejeira vermelha

A cervejeira Consul Mais na cor vermelha tem voltagem de 110V, além de porta com vidro para visualização interna e painel de controle digital. Com sistema Frost Free, cinco níveis de temperatura, essa cervejeira Consul pode armazenar até cinco barris,18 litrões, 75 latas de 350ml, 37 garrafas de 600ml e 60 garrafas de 355ml.

O melhor produto para quem quer conforto

Para quem gosta de tecnologia, a cervejeira Consul Smartbeer_Carbono avisa quando você esquecer de fechar a porta, mantendo sua cerveja sempre na temperatura ideal. Além disso, por meio do app, você pode controlar o estoque e a temperatura da sua cervejeira de qualquer lugar e ainda comprar mais cerveja e receber em casa.

Guia de Compra

Um cervejeira é bem diferente de uma geladeira ou frigobar. Isso porque ela conta com tecnologia de refrigeração específica para manter a cerveja gelada, na medida, e sem congelar. Em meio a tantas marcas fabricantes, a cervejeira Consul sai na frente por conta da inovação nas funcionalidades.

Nesse Guia de Compra, vamos mostrar para você quais são as características da cervejeira Consul, porque você deve considerar investir nesse eletrodoméstico, quanto custa e onde comprar.

Casal no sofá, comendo pizza e tomando cerveja.

A cervejeira é prática para todos os momentos. (Fonte: Aleksandr Davydov/ 123rf.com)

Quais os diferenciais da cervejeira Consul?

Fundada em 1950, em Santa Catarina, a Consul é uma empresa de eletrodomésticos que se firmou no mercado brasileiro como uma das melhores fabricantes de geladeiras.

Não à toa, hoje a Consul também é reconhecida como uma das líderes na fabricação de cervejeiras. Isso porque a empresa investiu sabiamente em poucos modelos, mas todos com tecnologia de ponta.

Long neck na cervejeira.

A cervejeira Consul refrigera cervejas perfeitamente. (Fonte: haraldheuser / Pixabay)

Assim, independentemente do modelo, a cervejeira Consul conta com algumas características comuns, entre elas a capacidade de gelar a cerveja na temperatura ideal, de acordo com a quantidade e o tipo de cerveja.

E, ainda que os modelos mais modernas possuam, inclusive, um aplicativo exclusivo para administrar a cervejeira, o fato é que todas contam com características e funções como, por exemplo:

  • Função Happy Hour: Mesmo com o abrir e o fechar da porta, essa função mantém a temperatura interna adequada para que as bebidas fiquem sempre geladas.
  • Iluminação Led: Iluminação econômica e diferenciada para facilitar a visualização.
  • Sistema Frost Free: Todas as cervejeiras da Consul contam com esse sistema de degelo, que dispensa o processo de descongelar.
  • Trava do painel de controle: Com esse sistema, a cervejeira Consul fica protegida e a programação que você escolheu não corre o risco de ser alterada sem querer.
  • Controle de temperatura: A temperatura da cervejeira Consul pode ser controlada conforme o grau de utilização, os tipos de cerveja e o seu paladar. A temperatura varia entre -4°C e 5°C e não congela a sua bebida.
  • Prateleiras removíveis: As prateleiras da cervejeira Consul podem ser removidas para que você possa armazenar garrafas ou latas maiores.

Quantas latas e garrafas cabem na cervejeira Consul?

Se você procura por uma cervejeira, um dos fatores mais importantes é a capacidade do eletrodoméstico. Atualmente, a Consul conta com uma capacidade de armazenamento padrão em suas cervejeiras, que é de 82 litros.

Mas, para você entender o que representam 82 litros na prática, confira abaixo a quantidade de bebidas que as cervejeiras Consul conseguem armazenar:

  • Até 75 latas de 350ml
  • Ou até 37 garrafas de 600ml
  • Ou até 60 long necks de 350ml
  • Ou até 5 barris de cerveja

Lembrando que se você misturar latas, garrafas e long necks, a quantidade de cada um vai variar.

Agora, se você quer uma cervejeira Consul que, além de refrigerar perfeitamente a sua bebida, ainda te ajuda a saber quantas cervejas restam, a Consul conta com uma cervejeira inteligente. Vamos falar dela em detalhes a seguir.

Quais são as linhas de cervejeira Consul?

A Consul simplificou a produção e atualmente conta com duas linhas de cervejeiras.

E, ainda que todos os modelos contem com alta tecnologia e a mesma capacidade de armazenamento, existem muitas diferenças entre eles.

Confira a seguir as principais características de cada linha de cervejeira Consul.

Consul Mais

Os modelos de cervejeira da linha Consul Mais se destacam pela variedade de cores. Outro diferencial é o tamanho dessa cervejeira que, como veremos logo mais nesse artigo, é um pouco menor.

Essa é considerada a cervejeira mais básica da Consul, mas ainda assim ela conta com todas as características padrões, como capacidade de armazenamento e variedade de temperaturas.

 

Consul Smartbeer

Se você curte inovação, a Consul também conta com a primeira cervejeira conectada do mercado, que pode ser administrada por meio de um aplicativo que controla o estoque e a temperatura de onde você estiver.

Com o app você também pode comprar mais cerveja sem sair de casa. Além disso, a cervejeira Consul Smartbeer possui display touch e, caso você esqueça a porta aberta, o alarme vai lhe avisar.

O que é preciso para conectar a cervejeira Consul Smartbeer?

Se você optar pela cervejeira Consul Smartbeer é importante que você garanta os acessórios necessários para utilizar de forma eficiente o seu eletrodoméstico inteligente.

Para tanto, você precisa ter um smartphone ou tablet com um sistema operacional Android (versão mínima 5.0) ou IOS (todas as versões).

Homem usando smartphone.

: Com um smartphone você pode ajustar a temperatura da cervejeira Consul de qualquer lugar. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay.com)

Além disso, de acordo com a Consul, para utilizar a cervejeira Smartbeer você vai precisar de conexão com a internet via rede WiFi da sua casa. Isso porque, para fazer a instalação do app, não é possível utilizar redes com protocolos de segurança ou que exijam check in.

A Consul também recomenda que você tenha um roteador com uma frequência de 2.4 GHz, já que a cervejeira Consul Smartbeer não funciona se estiver conectada a uma rede de 5 GHz.

App Smartbeer: Como utilizar a cervejeira Consul Smartbeer?

Como vimos, se você escolher a cervejeira Smartbeer é preciso ter acesso à um sistema operacional e rede Wi-Fi específicos.

Em seguida, você poderá acessar o aplicativo através do qual você vai administrar a temperatura e a quantidade de bebidas da sua cervejeira Consul.

Ao baixar o App Smartbeer, você sincroniza com a cervejeira Consul e, então, pode realizar uma série de ações. Veja as principais:

  • Estoque: Nessa função você consegue, por meio do app e de qualquer lugar, ver a quantidade de cerveja que ainda resta dentro da cervejeira, seja em litros ou em números de garrafas e latas.
  • Notificação: A cervejeira Consul também vai enviar uma notificação para você quando o estoque de cerveja que você definiu como meta for atingido. Assim, você não correr o risco de ficar sem a quantidade certa de bebidas para uma festa, por exemplo.
  • Ajustes: Também por meio do app, você poderá ajustar a temperatura, ativar a função Happy Hour, travar o painel de controle da cervejeira Consul e ainda checar se a porta ficou aberta.
  • Lojas Parceiras: Com essa função, você pode verificar se existem lojas parceiras perto da sua casa e, então, poderá comprar mais cerveja pelo aplicativo, sem sair de casa.

Onde instalar a cervejeira Consul?

Assim como ocorre com a geladeira e outros eletrodomésticos é preciso atenção na hora de escolher o melhor local para instalar a cervejeira.

De acordo com a Consul, a cervejeira deve ser instalada em local plano e longe do sol ou de fontes de calor, como fogão, aquecedores, e etc.

Caso contrário, o funcionamento da cervejeira pode ser prejudicado e o consumo de energia também pode aumentar.

Para garantir o bom desempenho da cervejeira Consul, o ideal é carregá-la com as bebidas pelo menos 24 horas antes do consumo para que haja uma melhor estabilização da temperatura de todas as latas e garrafas.

Agora, se você planeja embutir a sua cervejeira Consul em uma bancada, por exemplo, é preciso que haja uma distância mínima entre a cervejeira e o móvel de 10 cm nas laterais, 10 cm no fundo e 10 cm no topo para garantir o melhor desempenho e também evitar ruídos.

Posso colocar outras bebidas na cervejeira Consul?

O nível de temperatura da cervejeira Consul é perfeito para cervejas. Isso porque esse eletrodoméstico foi projetado especificamente para refrigerar entre -4 e +5°C.

Sob temperaturas negativas, bebidas não alcóolicas podem congelar e até estourar a embalagem.

Por outro lado, para você ter uma ideia, bebidas que não são alcoólicas devem ser armazenadas na regulagem média, de 0°C, ou mínima, de 5°C. Isso porque, sob temperaturas negativas, bebidas não alcóolicas podem congelar e até estourar a embalagem.

Dessa forma, a temperatura da cervejeira, mesmo sendo controlável, é mais baixa do que a de um frigobar ou de uma geladeira. E, com isso, a cervejeira gela mais e mais rápido.

Dito isso, você não deve colocar outras bebidas, que não a cerveja, nem alimentos na sua cervejeira Consul sob o risco de estragar esses produtos.

foco

Você sabia que cada tipo de cerveja tem uma temperatura ideal para armazenamento?

As mais leves como pilsen e lager, por exemplo, demandam temperaturas mais baixas, de -2°C a -4°C.

Como ajustar a temperatura da cervejeira Consul?

A Consul projetou a cervejeira para receber os mais variados tipos de cerveja, desde as consideradas leves, passando pela cerveja do tipo extra até as especiais.

Como vimos, todos os modelos de cervejeira Consul contam com cinco opções de temperatura que podem ser controladas no painel ou até mesmo pelo smartphone.

Mas, para você entender como esse ajuste de temperatura funciona na prática, confira a seguir a tabela que mostra as opções de temperatura que você pode utilizar na cervejeira Consul de acordo com o seu objetivo de uso e o tipo de cerveja que for armazenar:

Condições de uso Consumo de cerveja Tipo de cerveja
Temperatura máxima Dias quentes (+30ºC), cervejeira carregada e uso intenso Temperatura por volta de -4ºC, cerveja muito gelada Cervejas leves: pilsen, larger e draft
Temperatura média Dias amenos (18ºC a 30ºC), poucas cervejas armazenadas e condições normais de uso Temperatura de 0ºC, cerveja gelada Cervejas extras: pale ale, bock, extra malte
Temperatura mínima Dias frios (abaixo de 18ºC), poucas cervejas armazenadas e pouca abertura da porta Temperatura por volta de 5ºC, cerveja refrescada Cervejas especiais: weiss, stout, strong ale, trapistte

Como resolver problemas que podem aparecer na cervejeira Consul?

Assim como todo eletrodoméstico, a cervejeira Consul também não está livre de apresentar problemas. Mas, muitas vezes, é possível solucioná-los de forma simples.

Por exemplo, se a cervejeira Consul Smartbeer não se conecta no roteador, pode ser que a cervejeira não esteja próxima o suficiente do aparelho. Ou ainda podem haver barreiras, como paredes e portas, entre o eletrodoméstico e o roteador.

Outro problema que pode ocorrer é a cervejeira não ligar. Nesse caso, a Consul recomenda que você verifique o fusível e o disjuntor da sua residência e certifique-se de que o plugue está conectado à tomada.

Você também pode checar se a tomada está com defeito, se o plugue está desconectado ou se o cabo de alimentação está danificado.

Além disso, é muito comum que você perceba que cervejeira Consul emite ruídos incômodos. Mas, de acordo com a fabricante, alguns barulhos são normais e têm uma razão. Veja:

  • Estalos: Ocorrem quando as placas de gelo se descolam no produto.
  • Ruído do compressor: Vibração característica de funcionamento de motor.
  • Ruído de expansão de gás: É típico de sistemas de refrigeração.

Quanto custa e onde comprar a cervejeira Consul?

O valor de uma cervejeira Consul pode variar dependendo das funções, tecnologias e até mesmo da cor. Por isso, em geral, você vai encontrar esse eletrodoméstico custando entre R$1,5mil e R$2,8mil.

Para comprar a cervejeira Consul você vai poder optar por lojas de eletrodoméstico, de departamento e até mesmo grandes redes de supermercados como Casas Bahia e Carrefour.

No entanto, se você quer preços promocionais, além de praticidade, recomendamos que você compre a sua cervejeira em lojas online como a Amazon Brasil. Além de todas essas vantagens, você ainda adquire a sua cervejeira Consul sem sair de casa.

Critérios de compra: Como analisar os modelos de cervejeira Consul

Como vimos, a Consul facilitou o lado de quem busca pelo melhor modelo de cervejeira oferecendo duas linhas desse produto. Mas, ainda assim, é preciso que você entenda o que de fato diferencia uma cervejeira Consul da outra.

Dessa forma, você garante que estará investindo o seu dinheiro no produto mais adequado para as suas necessidades e expectativas. Para tanto, sugerimos que você leve em conta os seguintes critérios:

A seguir, nós vamos explicar para você como analisar esses fatores antes de comprar a sua cervejeira Consul.

Medidas da cervejeira

O primeiro ponto que você deve considerar antes de comprar a sua cervejeira Consul são as medidas do eletrodoméstico. Afinal, você precisa ter certeza de que a cervejeira vai caber no local que você tem disponível em casa.

Dessa forma, você poderá escolher entre duas medidas, uma maior e outra menor.

O modelo de cervejeira Consul tradicional mede 48cm de largura, 87cm de altura e 58cm de profundidade. Além disso, essa opção pesa 28kg.

Homem com controle remoto de TV e long necks.

Dependendo do tamanho da cervejeira você pode instalar em diversos locais da sua casa. (Fonte: JESHOOTS.com/ Pexels.com )

Já a cervejeira Consul Smartbeer, que pesa 30kg, tem as seguintes medidas: 48cm de largura, 91cm de altura e 58cm de profundidade.

Manual ou App

Como vimos, a Consul disponibiliza duas linhas de cervejeira que se diferenciam, basicamente, pelo seu modo de controle.

Dessa forma, vale levar em conta qual a maneira você pretende ajustar e administrar a sua cervejeira, seja manual ou remotamente, por meio do celular. Vale lembrar que, quanto mais tecnologia envolvida maior será o preço da cervejeira Consul.

Além disso, como já mencionamos, para ter uma cervejeira Smartbeer é preciso considerar o sistema operacional do seu dispositivo, assim como a rede Wi-Fi e o tipo de roteador. Já para ter uma cervejeira Consul tradicional, não existem pré-requisitos.

Cores

Outro fator que você deve analisar é a cor da cervejeira Consul. Afinal, você poderá colocar a sua cervejeira na sala, na varanda, no jardim ou na cozinha e complementar a decoração.

No entanto, se você optar por uma cervejeira Smartbeer saiba que ela só está disponível na cor preta. Já a linha Consul Mais oferece a cervejeira nas cores titanium, vermelha e amarela.

110V ou 220V

Analise também a voltagem da cervejeira Consul. Pode parecer óbvio, mas o fato é que na hora de comprar é possível deixar essa informação passar batido.

Afinal, você vai poder optar pela cervejeira Consul de 110V ou de 220V. Confira antes a voltagem da sua residência para acertar na escolha e evitar problemas de funcionamento.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap/ Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Izabel Toscano Jornalista
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.