Ultima atualização: 27 de agosto de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

24Horas investidas

3Estudos avaliados

78Comentários coletados

Todos nós sabemos que o chá verde é valorizado mundialmente por seus inúmeros benefícios à saúde, mas o que você pensaria se lhe disséssemos que existe outro chá verde com até 10 vezes mais propriedades?

Descubra o chá matcha, o elixir da juventude. Consumido desde os tempos antigos, o matcha é um chá em pó de origem asiática que é preparado misturado com água, leite, sucos ou alimentos. Fique conosco e saiba mais sobre esta antiga infusão!




O mais importante

  • chá matcha é caracterizado por seus muitos benefícios à saúde, pois fortalece o sistema imunológico e previne doenças como diabetes e câncer.
  • Ele também melhora a aparência da pele e das unhas, ajuda a perder peso e reduz o estresse.
  • Existem diferentes variedades de chá matcha, incluindo o matcha japonês e chinês.
  • Ambas as variantes diferem uma da outra principalmente em qualidade, sabor, cor, textura e custo, entre outros aspectos significativos.
  • É importante que ao comprar chá matcha você leve em conta certos fatores relevantes, tais como suas diferentes combinações, tipos de usos, apresentações e possíveis efeitos colaterais, entre outras particularidades.

Chá matcha: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o chá matcha

O principal objetivo deste guia de compras é fornecer informações relevantes sobre o produto que você está interessado em comprar. Portanto, nós lhe falaremos sobre as características mais importantes do chá matcha, incluindo suas vantagens e aqueles aspectos que não são tão benéficos.

O chá Matcha é caracterizado e destacado por suas muitas propriedades e benefícios à saúde. (Foto: lightfieldstudios / 123rf)

O que é chá matcha e para que serve?

Matcha é um chá verde cujas folhas são moídas em pó, portanto é consumido misturado com água, leite, suco ou comida. Esta forma de consumo aproveita ao máximo todos os seus componentes naturais, que são extremamente benéficos para a saúde.

Entre suas muitas propriedades, o chá matcha é antibacteriano, fortalece o sistema imunológico, reduz os níveis de açúcar no sangue, controla a hipertensão e previne doenças como câncer e diabetes. Ele também relaxa o corpo e estimula a mente.

Este chá chinês também é um poderoso antioxidante contra os radicais livres e é um grande aliado em tratamentos de beleza, pois melhora a aparência da pele e das unhas e ajuda a queimar gordura e perder peso rapidamente, pois gera saciedade.

Vantagens
  • Previne doenças como câncer e diabetes
  • é um poderoso antioxidante
  • relaxa o corpo e estimula a mente
  • melhora a aparência da pele e das unhas
  • ajuda a queimar gordura e a perder peso
  • Fortalece o sistema imunológico
Desvantagens
  • Contém mais cafeína do que chás verdes de folhas
  • O consumo excessivo pode causar ansiedade e insônia
  • Sabe bastante forte e amargo

Chá matcha japonês ou chá matcha chinês - o que deve ser cuidado?

Você pode encontrar diferentes variantes de chá matcha no mercado, incluindo chás matcha japoneses e chineses. Aqui estão as características de cada um, para que você possa conhecer suas principais características e escolher a mais adequada para você.

  • Chá matcha japonês: Devido às suas técnicas precisas de produção, o chá mate japonês preserva todas as suas propriedades naturais intactas e mantém sua cor verde intensa devido à sua alta concentração de clorofila. Por favor, note que embora sua qualidade seja muito superior à do chá chinês, seu custo é significativamente maior.
  • Chá matcha chinês: Este chá, que é feito de folhas ligeiramente mais velhas que em alguns casos podem conter caules, perde algumas de suas propriedades devido à técnica de secagem ao fogo. Por outro lado, seu sabor é mais amargo e sua textura mais terrosa, mas seu custo é significativamente menor do que a variante japonesa.
Japonês Chinês
Cor Verde escuro Verde baço
Textura Fino Arenoso
Conservação das suas propriedades Mantém as suas propriedades intactas Não mantém todas as suas propriedades
Custo comparativo Mais caro (100 g é aproximadamente 300 MXN) Mais barato (100 g é aproximadamente 100 MXN)

Qual o sabor do chá matcha?

Um dos aspectos menos positivos do chá matcha é que seu sabor é bastante forte e amargo, portanto pode não ser para o paladar de todos. Entretanto, como mencionado na tabela de comparação, a variante japonesa desta erva é mais suave e doce.

Entretanto, devido ao seu alto teor de clorofila, seu sabor pode ser semelhante ao das algas nori e até mesmo da grama. Felizmente, você também pode encontrar variedades com essências naturais de framboesa, pêssego, mirtilo, chocolate, etc., que mascaram o sabor desagradável, que disfarçam o gosto não-gourmet deste chá verde.

Você sabia que um copo de chá matcha tem 10 vezes mais antioxidantes que a mesma quantidade de chá verde (uma infusão famosa por seu alto conteúdo antioxidante)?

Como você prepara o chá matcha?

Para preparar o chá matcha, você deve idealmente usar o característico batedor de madeira de bambu, pois colheres de metal podem oxidar a mistura (o que significa que algumas de suas propriedades são perdidas). Se você não tiver este batedor, você pode substituí-lo por um utensílio de plástico ou madeira.

A dosagem recomendada é entre 1 e 3 gramas de matcha por copo

A dosagem recomendada é entre 1 e 3 gramas de matcha por copo, o que equivale a menos de meia colher de chá. Nós recomendamos que você ferva água, deixe ferver por 15 minutos, adicione algumas gotas ao pó, bata em uma pasta e depois adicione a água restante para compor a xícara.

O batedor de bambu é um dos utensílios característicos para preparar o chá matcha. (Foto: Cseh loan / 123rf)

Critérios de compra

Nesta última seção do artigo detalharemos os critérios de compra que você deve considerar ao comprar chá matcha, pois é um produto muito versátil e adaptável a diferentes usos e formas de consumo. Esta informação permitirá que você escolha a variante perfeita para você.

Combinações

O chá Matcha é frequentemente combinado com diferentes alimentos ou essências que complementam suas propriedades e realçam seu sabor. Aqui mencionaremos alguns dos mais comuns para que você possa conhecer seus muitos benefícios para o bom funcionamento do corpo.

  • Matcha e chá de gengibre: O gengibre é um excelente aliado do matcha, pois aumenta suas propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antibacterianas, e é por isso que você pode encontrar esta combinação em várias apresentações. Você também pode encontrar variantes de matcha com gengibre e limão (outro poderoso antibacteriano e digestivo).
  • Matcha e chá de canela: Além de seu delicioso aroma e sabor, a canela é antioxidante e digestiva, portanto ela também otimiza as propriedades naturais do chá matcha e melhora substancialmente seu sabor. Você também pode encontrar combinações de matcha e baunilha ou essências de frutas.
''Quando você bebe Matcha você está comendo a folha, ao contrário do chá tradicional onde você só consome a infusão e a folha é jogada fora. É por isso que as propriedades do chá Matcha são multiplicadas".

Utilizasão

Devido às suas muitas propriedades e benefícios, o chá Matcha é utilizado para uma variedade de fins culinários, cosméticos e medicinais. Aqui estão alguns dos usos mais comuns para que você possa adotá-los em sua rotina diária e aproveitar todos os benefícios deste alimento.

  • Gastronômico: Os usos culinários do matcha são muitos e variados, pois sua consistência significa que pode ser adicionado a bebidas (infusões, smoothies, batidos ou smoothies) ou pratos doces e salgados, como bolos, pães, bolos, sorvetes, arroz, mousses, etc., para que você possa criar inúmeras receitas.
  • Cosméticos: Devido às suas propriedades nutritivas e regenerativas para a pele e unhas, o chá matcha também foi incorporado à indústria cosmética através de vários cremes. Você também pode fazer máscaras caseiras de matcha e mel, azeite de oliva, aloe vera, óleo de coco, etc.
  • Medicinal: Como mencionado em todo o artigo, o chá matcha reduz doenças e previne doenças, por isso também é usado na medicina naturopática na forma de cápsulas. Tenha em mente que muitos desses produtos são para perda de peso, portanto você deve administrar bem as doses e não abusar do seu consumo.

Apresentações

No mercado você pode obter chá matcha em várias apresentações adaptadas às preferências e tipos de usos dos consumidores. Abaixo, nós lhe falaremos sobre as diferentes variantes desta infusão para que você possa escolher a que é mais conveniente ou apropriada para você.

  • Embalagem ou lata. Estas são as apresentações mais comuns de chá matcha, que são vendidas tanto em lojas de alimentos saudáveis quanto em supermercados (embora não em todos). Você pode encontrar diferentes qualidades de matcha em pacotes ou latas de vários tamanhos (de 40 gramas a 2 quilos).
  • Saquetas de chá. Os sachês de chá Matcha são muito convenientes, mas geralmente têm muito menos propriedades do que as outras variantes, devido ao processo de industrialização. Você também pode comprar palitos mate, que são muito convenientes e funcionais, mas têm menos nutrientes (assim como os sachês).
  • Capsules. As cápsulas Matcha são feitas para usos médicos (como a prevenção de várias doenças), mas principalmente para a redução de peso, pois este chá queima gordura e proporciona saciedade. É recomendado que você consulte seu GP antes de tomá-los.
  • Solto. Você também pode obter chá matcha solto; uma opção altamente recomendada, pois esta apresentação é geralmente a mais orgânica de todas (embora a qualidade possa variar, obviamente). É mais provável que você encontre matcha solta em lojas de alimentos saudáveis, que normalmente a vendem por peso.

O chá Matcha é muito versátil, pois é usado tanto na gastronomia quanto na naturopatia e cosmética. (Foto: madllen / 123rf)

Contra-indicações

Apesar de seus muitos benefícios, o chá matcha pode ter certos efeitos colaterais que são importantes de se ter consciência, embora as conseqüências de seu consumo nunca sejam um risco maior. Aqui estão algumas das contra-indicações deste chá verde.

Consumir doses moderadas pela manhã
  • Cafeína. O principal "problema" do chá matcha é que ele tem um alto teor de cafeína, várias vezes superior ao chá verde tradicional, o que pode levar à ansiedade ou insônia. Portanto, recomenda-se consumi-lo em doses moderadas pela manhã para começar o dia com energia.
    Não recomendado para crianças pequenas
  • Crianças pequenas. Devido às suas propriedades estimulantes, o chá matcha não é recomendado para crianças pequenas, pois pode excitá-las e evitar que elas durmam bem (como com produtos açucarados). Também não é recomendado para mulheres grávidas, a menos que consumido em baixas doses.

(Fonte de imagem em destaque: Belchonock/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas