da imagem destacada: chaleira no fogão.
Ultima atualização: 27 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

14Horas investidas

2Estudos avaliados

52Comentários coletados

Seja bem-vindo ao ReviewBox Brasil! Hoje vamos falar de um item indispensável para os amantes de chás: a chaleira.

Pequena e prática, uma chaleira é um item muito útil para ter na cozinha. Quer esteja a preparar uma boa xícara de chá ou uma sopa instantânea, uma boa chaleira ajuda a ferver água de forma rápida, segura e fácil. Mas, para isso, é necessário escolher a chaleira ideal para suas necessidades.

Para ajudar você nesta tarefa, separamos todas as informações necessárias, como modelos indicados, critérios a serem observados e a diferença entre os tipos de chaleiras disponíveis no mercado. Continue lendo e confira a seguir.




Primeiro, o mais importante

  • Chaleiras decorativas são uma ótima opção para quem deseja ter um bom item de cozinha para servir as visitas ou para decorar o ambiente.
  • Considere comprar uma chaleira elétrica para mais praticidade e rapidez na hora de preparar suas bebidas quentes e comidas, ela pode ser um item muito versátil na sua cozinha.
  • Existe uma grande diversidade de chaleiras no mercado, havendo itens disponíveis em muitos tamanhos, materiais e modelos. Mas as clássicas são sempre as mais amadas!

Você também pode gostar:

Melhores chaleiras: Nossas favoritas

Há chaleiras de cerâmica, de aço inox, de porcelana e até mesmo chaleiras elétricas, mas os modelos não param por aí. Com tantas opções e modelos disponíveis, é difícil escolher a melhor chaleira para suas necessidade.

Por isso, separamos alguns dos modelos mais incríveis do mercado para você escolher o mais adequado para o que precisa, tudo com muito estilo e bom gosto.

Uma chaleira inox cheia de estilo

Se você deseja uma chaleira bonita e estilosa, mas que seja perfeita para suprir todas as suas necessidades, esta é a escolha ideal. Por ser em inox, ela é super resistente, mesmo quando submetida a altas temperaturas.

Esta chaleira pode ir direto ao forno e é resistente a choques térmicos. Além disso, ela possui aviso sonoro para quando seu chá estiver pronto.

A chaleira mais versátil

Se você deseja uma chaleira versátil e que será muito útil na sua cozinha, este modelo de chaleira elétrica é perfeito para você. Ela é rápida e fácil de servir, pois não precisa abrir a tampa para derramar a água.

Além disso, seu corpo em inox escovado proporciona maior durabilidade e muito mais requinte para sua cozinha. Para completar, ela possui um led indicador de aquecimento, que fica aceso enquanto está aquecendo a água, e é antiderrapante com porta fio.

Chaleira com apito com design clássico

Se você busca uma chaleira verdadeiramente fina e com um visual clássico, esse modelo da famosa marca KitchenAid é perfeita para você. Ela é durável, versátil e, principalmente, muito linda.

Ela é feita em aço inox, por isso, possui maior durabilidade e aproveitamento da distribuição de calor. Além disso, ela suporta até 204°C de temperatura e seu pegador permite firmeza e conforto ao preparar ou servir as bebidas quentes.

Chaleira para quem quer decorar

Se o que você deseja é uma chaleira mais decorativa, este modelo é perfeito! Ela é feita de cerâmica de cor chocolate e não serve só como decoração, mas também vai ao forno, suportando temperaturas altíssimas.

Além disso, ela também pode ir ao microondas e é feita de material atóxico, que não risca e resiste muito bem aos choques térmicos. Podendo ser colocada da geladeira direto no forno. Para completar, tem um design incrível!

Chaleira elétrica para o dia a dia

Se o que você deseja é uma chaleira elétrica para o dia a dia, que conte com diversas funções e seja bastante útil para o que quer que você faça na cozinha, esse modelo incrível da Black Decker é perfeito para você.

Essa chaleira é super prática e versátil, pois possibilita o preparo de diversas bebidas rapidamente. Além disso, conta com um modo especial para chás e chimarrão e pode ser retirada da base e levada à mesa, por isso, é perfeita para um café da tarde!

Guia de compra

Existe uma infinidade de utensílios de cozinha disponíveis no mercado, entretanto, há poucos tão úteis quanto uma chaleira. Ela pode ser usada em diversas ocasiões, além de ser um item atemporal.

No entanto, é preciso escolher uma chaleira de qualidade para não se decepcionar. Por isso, criamos este guia com todas as informações que você precisa para escolher uma chaleira perfeita.

Mulher servindo chá com uma chaleira decorativa.

As chaleiras são itens atemporais, que fazem parte tanto da decoração da casa, como são peças úteis no dia a dia. (Fonte: jill111/ Pixabay.com)

O que é uma chaleira e para que serve?

As chaleiras são um dos itens mais úteis e tradicionais de uma cozinha. Apesar do nome, elas não são usadas somente para fazer chá, mas sim uma infinidade de bebidas e até mesmo comidas que necessitem de água fervente.

Elas servem principalmente para aquecer água, mas são ótimas para preparar arroz ou ovos cozidos ou até mesmo fazer aquele cafézinho da tarde. É um utensílio que deixa tudo mais rápido e prático na cozinha, ainda mais se for do modelo elétrico.

A chaleira elétrica tem a vantagem extra de contar com controle de temperatura e outras funções super úteis, que melhoram a usabilidade desse item. Além de ser bem prática, pois pode ser ligada em qualquer tomada, sem precisar de uma cozinha para isso.

Mas não se engane, com um modelo de fogão você também ficará bem servido! Elas são clássicas e atemporais, existindo até mesmo chaleiras de fogão que podem ir também ao micro-ondas, dependendo do material, é claro.

Existem aqueles que amam se sujar e consertar as coisas. Eles tomam café ao amanhecer, cerveja depois do trabalho. E aqueles que ficam limpos apenas apreciam as coisas. No café da manhã, eles tomam leite e suco à noite. Há quem faça as duas coisas, esses bebem chá. - Gary Snyder, escritor e poeta americano.

Chaleira azul no fogão de indução.

É preciso sempre escolher a chaleira com cuidado, pois o chá é uma bebida extremamente sensível. (Fonte: p_kennedy123/ Pixabay.com)

Quais as vantagens e desvantagens de ter uma chaleira?

Uma chaleira é um item muito útil e prático para se ter em casa. Ela pode fazer parte da vida diária na cozinha, desempenhando funções nas mais diversas tarefas. Por isso, não se engane, ela não serve só para fazer chá!

Outra vantagem de uma chaleira é, além de ser útil, ser decorativa. Elas podem ajudar a montar uma mesa bonita, se for feita de porcelana ou porcelana chinesa, por exemplo. Além disso, seus formatos diferentes e pinturas externas deixam sua cozinha ainda mais bela.

Mais uma vantagem que podemos pontuar é a questão da variedade e o preço. Há chaleiras para todos os gostos e bolsos, sendo super fácil achar um modelo que possua a sua cara.

A única desvantagem de uma chaleira é que ela é um item extra para se colocar na sua cozinha. Então, se você possui um espaço reduzido, pode ser difícil encontrar um lugar no seu armário para guardar um utensílio de cozinha extra.

Vantagens
  • Simples
  • Útil
  • Versátil
  • Serve para decoração da mesa
  • Permite criar bebidas quentes
Desvantagens
  • Ocupa espaço na cozinha

Chaleira de fogão ou elétrica?

Há muitos dispositivos que podem ser usados para ferver água e fazer chás, mas a chaleira de fogão e a chaleira elétrica são as mais usadas. Mas como escolher entre elas? Esta é uma questão bem difícil pois cada uma possui suas particularidades.

A chaleira de fogão, por exemplo, tem um melhor desempenho quando o assunto é esquentar água. Ela consegue elevá-la a temperaturas que superam o ponto de ebulição, sendo perfeita para quem tem como exigência uma água extremamente quente.

No entanto, a chaleira de fogão também tem desvantagens. É por isso que algumas pessoas optam por comprar uma chaleira elétrica para sua cozinha, em vez de uma chaleira de fogão. E um aspecto em que a chaleira elétrica é superior é a portabilidade e a conveniência.

Embora a chaleira elétrica use eletricidade e precise ser conectada pelo menos durante algum estágio do processo de fervura, ela ainda é mais conveniente do que uma chaleira de fogão. Isso porque ela possui facilidades como o desligamento automático e controle de temperatura. A desvantagem é o gasto de energia, que pode ser grande.

Chaleira comum Chaleira elétrica
Vantagem Possui grande variedade e facilmente encontrável Mais segura, portátil e prática
Desvantagem Mais simples, necessita de gás e é menos decorativa Tem tamanho reduzido
Preço Mais baratas Mais caras
Indicação Boa para esquentar água Boa para fazer chás mais refinados

Que tipo de bebida pode ser feito com a chaleira?

Esta é uma pergunta muito importante a se fazer quando o assunto é escolher as melhores chaleiras para preparar suas bebidas no dia a dia. Isso porque cada bebida possui seu método único e temperatura ideal de preparo.

A água ferve a 212 graus Fahrenheit, que também é a temperatura ideal para preparar o chá preto e também café. Mas a fabricação correta de tipos mais delicados de chá - especialmente o chá verde - requer temperaturas mais baixas da água.

Isso porque preparar chás delicados em água muito quente pode criar um sabor amargo. Se você costuma preparar bastante chás verdes e brancos, investir em uma chaleira elétrica com controle de temperatura variável poupa o incômodo processo de esperar a água ferver e depois aguardar que ela esfrie.

foco

Você sabia que antigamente o há costumava ser muito caro. Foi mantido em uma caixa de chá trancada na sala de estar. A dona da casa era responsável pelo chá e muitas vezes era a única pessoa com a chave para a fechadura.

Quais são as partes de uma chaleira?

Ao comprar uma chaleira, você irá perceber que ela possui diversos aspectos de sua construção que devem ser observados com cuidado. Isso porque a presença ou a falta deles pode afetar bastante as funcionalidades da sua chaleira. Confira quais são eles:

  • Corpo: O corpo da chaleira é onde fica a água. Ele pode variar em forma e tamanho, indo de alto e estreito a curto e redondo. Pode ser feito de metal, plástico ou vidro.
  • Bico: O bico ajuda a direcionar o fluxo de água à medida que é despejada da chaleira.
  • Alça: Chaleiras de fogão apresentam alças que ficam no topo da chaleira, enquanto chaleiras elétricas normalmente apresentam alças laterais.
  • Fonte de energia: Chaleiras elétricas podem vir em modelos com fio e sem fio. Chaleiras sem fio têm uma base de energia que fornece a energia para aquecer a água. A chaleira é removida da base quando a água está pronta para ser servida.
  • Apito: Chaleiras de fogão costumam ter um apito para indicar quando a água atingiu seu ponto de ebulição.
    Controle de temperatura: Algumas chaleiras elétricas têm configurações variáveis ​​que permitem controlar a temperatura da água.
 Pessoa servindo água com a chaleira para fazer chá.

Se a chaleira contar com uma boa alça, você terá mais firmeza na hora de servir suas bebidas quentes. (Fonte: Pexels/ Pixabay.com)

O que fazer se sua água ficar com um gosto estranho?

Há relatos de que algumas chaleiras, particularmente as chaleiras feitas de plástico, podem dar à água fervida um sabor estranho ou desagradável. O que fazer quando isso acontece? É um comportamento normal de uma chaleira?

Essas são algumas das perguntas comuns nessa situação.

Experimentos feitos com uma chaleira de plástico barata confirmaram que isso pode realmente acontecer com a água que foi deixada na chaleira por muito tempo ou for abastecida com água velha ainda dentro dela.

Para evitar este problema, tente encher a chaleira com a quantidade de água necessária. Se sobrar água fervida, despeje-a antes de reabastecer a chaleira. Se o problema persistir, talvez seja hora de substituir sua chaleira de plástico, talvez por um modelo de vidro ou metal.

foco

Você sabia?

Diz a lenda que o chá foi descoberto pelo imperador chinês Shen Nung em 2737 aC.

Isso aconteceu quando, supostamente, uma folha de chá caiu acidentalmente em sua tigela de água quente, dando um sabor singular à água do imperador, o que o agradou muito.

Chaleira, bule ou leiteira?

Apesar desses três itens serem bastante similares e, muitas vezes, acabarem sendo usados para as mesmas funções, eles possuem diversas diferenças entre si. Por isso, fique atento e escolha de maneira correta!

A chaleira, como o nome já denota, é especial para ferver água e preparar chás. Então, se você quer um item perfeito para seu chá da tarde, esta é a escolha ideal. Mas ela também serve para cozinhar alimentos que precisam de água quente.

Já os bules são perfeitos para quem deseja servir café com estilo. Agora, se você deseja ferver o leite a uma temperatura perfeita, sem queimar ou estragar, a leiteira é a mais indicada.

A chaleira, o bule e a leiteira, podem ser intercaláveis, mas, se você quer preparar suas bebidas quentes e comidas da forma ideal, opte por usá-los somente para sua função específica.

É possível usar esses itens para desempenhar as funções uns dos outros, mas eles não o farão de forma impecável. Por esse motivo, o mais indicado é ter um de cada. Mas se isso não for possível, opte pela chaleira, uma vez que elas costumam possuir a melhor relação custo-benefício.

Bule de chá com desenhos floridos feito de porcelana chinesa.

Chaleiras, bules e leiteiras podem se confundir por sua semelhanças. (Fonte: shantanukashyap/ Pixabay.com)

Quanto custa uma chaleira?

A chaleira é um item que pode variar bastante de preço. O principal fator para isso é ela ser elétrica ou comum, pois as chaleiras elétricas custam muito mais caro. Além disso, o material de que são feitas pode fazer com que elas fiquem caras, como a porcelana chinesa, que é fina e decorativa.

Apesar de cara, a porcelana chinesa é um investimento que quase sempre vale a pena, pois é um item para a vida toda, que é tanto decorativo, quanto útil.

De modo geral, as chaleiras comuns custam, em média, R$50. No entanto, há modelos mais simples e baratos que custam a partir de R$25. Já as opções coloridas e mais luxuosas podem passar dos R$300.

Se você irá optar por uma chaleira elétrica, tenha em mente que será necessário gastar pelo menos cerca de R$70 para comprar uma de boa qualidade. Quanto mais funções e controles automáticos a peça possuir, mais caro ficará.

Chaleira decorativa com estampa japonesa em cima da mesa.

Se você ama um delicioso chá da tarde ou deseja dar um charme extra ao seu ambiente, aposte nas chaleiras decorativas. (Fonte: gkgegk/ Pixabay.com)

Onde comprar uma chaleira?

Chaleiras são itens facilmente encontrados em qualquer supermercado ou lojas de utensílios domésticos. Porém, a maior parte das chaleiras no mercado são de modelos mais simples e práticos, principalmente para serem utilizadas no forno.

Caso você queira uma maior variedade, uma chaleira com um preço mais reduzido ou até mesmo uma chaleira elétrica, uma dica é comprar em lojas online, como Amazon. Nelas, você irá encontrar mais produtos e preços mais acessível, além da praticidade da entrega em casa.

Critérios de compra: como comparar chaleiras

Escolher uma chaleira pode parecer uma tarefa fácil, no entanto, tudo fica um pouco mais complicado quando você se depara com a variedade de modelos disponíveis no mercado. Por isso, separamos alguns critérios a serem observados. Confira quais são eles.

A seguir, vamos detalhar cada um desses itens para que você possa escolher a melhor chaleira de acordo com suas necessidades.

Velocidade de ebulição

A velocidade é um critério muito importante quando se trata de comprar chaleiras. Há uma enorme diferença entre os tempos de ebulição, o que pode aumentar significativamente o tempo e a energia usados!

Normalmente, as chaleiras elétricas costumam ser mais rápidas. No entanto, é possível acelerar a velocidade de uma chaleira de fogão apenas aumentando a incidência da chama, o que é muito prático.

Barulho

Chaleiras com maior potência tendem a ser muito mais barulhentas. Isso pode ser especialmente incômodo ao usá-las para fazer um chá ou esquentar água, uma vez que são ruídos extremamente altos, que se igualam quase aos de uma furadeira.

Se uma chaleira silenciosa é importante para você, procure modelos que indiquem que a chaleira é silenciosa, isso fará com que o uso da sua chaleira seja mais tranquilo e frequente.

Chaleira no fogão saindo fumaça ao ferver a água.

O barulho da chaleira pode ajudar quem está sempre fazendo algo em casa, pois assim você não esquecerá ela no fogo. (Fonte: kboyd/ Pixabay.com)

Capacidade

Outro ponto importante a se observar é a capacidade da sua chaleira, pois isso irá fazer com que você gaste mais ou menos gás e energia ao esquentar água. Normalmente, as chaleiras podem conter entre 1,5 e 1,7 litros de água.

Mas o ideal é que você observe atentamente o tamanho e escolha de acordo com suas necessidades. E lembre-se: não se deve encher a chaleira no máximo para não transbordar.

Firmeza

Uma chaleira cheia pode ser pesada, por isso vale a pena verificar a posição e forma da alça. Isso porque estes fatores podem afetar o equilíbrio ao despejar o líquido em seu interior.

Para facilitar, algumas alças têm uma área emborrachada e macia, caso você queira mais firmeza, opte por esses modelos. No caso das chaleiras elétricas, procure por versões que possuam nas suas especificações uma alça antiderrapante, assim, você evitará de derrubar a chaleira pesada cheia de água quente.

(Fonte da imagem destacada: Pexels/Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Helena Sartori Cozinheira Profissional
Helena AINDA não participou do MasterChef, mas tem certeza que sua hora vai chegar. Cozinheira desde os 17 anos, quando ajudava no restaurante de sua tia, ela sabe de cor e salteado quais são os utensílios e ingredientes necessários para preparar cada uma das receitas especiais de seu livro. No ReviewBox, compartilha esse conhecimento com o público.